Início

Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


102Q897848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

No calendário muçulmano, o período no qual as pessoas adultas praticam jejuns de alimento, bebida, tabaco e relações sexuais, desde o nascer até ao pôr- -do-sol, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q910398 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A coordenação pedagógica de uma Escola Municipal de Montes Claros orientou a professora do 4º ano a desenvolver, no terceiro bimestre, a seguinte habilidade:
“(EF04ER07) Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.”

MONTES CLAROS. Secretaria Municipal de Educação. Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 1º ao 5º ano. Disponível em https://anosiniciais.edu. montesclaros.mg.gov.br/. Acesso em: 26 jun. 2024.

Ao final do bimestre, a professora aplicou uma proposta avaliativa. Ela dividiu a sala em grupos, entregando a cada grupo duas plaquinhas: uma com a letra F – de falso e outra com a letra V – de verdadeiro. Em seguida, ela escreveu no quadro quatro afirmativas sobre as ideias de divindades nas diferentes tradições religiosas. Por fim, orientou aos grupos que, após a leitura de cada uma das afirmativas, eles deveriam conversar entre si e levantar uma das plaquinhas, de modo a responder se a afirmação é falsa ou verdadeira.
Analise as afirmativas que a professora escreveu no quadro sobre as ideias de divindades nas diferentes tradições religiosas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(    ) No Budismo não há uma ideia de um Deus Criador.
(    ) No Hinduísmo um dos deuses é chamado de Zoroastro.
(    ) No Islamismo a divindade é nomeada como Alá.
(    ) No Judaísmo a divindade pode ser chamada de Javé.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q902515 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O ensino religioso que vigorou no Brasil desde os seus primórdios deu ênfase ao aspecto doutrinário enquanto Igreja Católica Apostólica Romana como religião oficial. Com o advento da República, recebeu ênfase catequética cristã. Posteriormente, em algumas Unidades da Federação, as igrejas criaram uma entidade ecumênica para ministrar as aulas e elaborar material didático. O desenvolvimento socioeconômico-político-cultural do Brasil gerou uma situação na qual não se podia mais ter em sala de aula apenas conteúdo cristão de ensino religioso. A partir de 1995, grupos de educadores ligados a escolas, entidades religiosas, universidades e secretarias de educação reuniram-se para avaliar e pensar um conteúdo que abrangesse a realidade cultural religiosa brasileira nesse processo e de encaminhar uma nova forma de ministrar o ensino religioso. Neste contexto, em um encontro realizado entre 24 e 26 de setembro de 1995, na cidade de Florianópolis–SC, foi criado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q902522 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em uma aula de ensino religioso, o professor escreveu o seguinte trecho:


Doutrina monoteísta fundada no século XVI por Guru Nanak, que se baseia em seus ensinamentos. Surgiu na província de Punjab, na Índia, e grande parte de seus seguidores ainda vivem na região. Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji.

(Disponível em: https://super.abril.com.br/coluna/superlistas/as-8-maiores-religioes-do-mundo. Acesso em: julho de 2024.)


Com essa iniciativa, o professor pretende fazer uma exposição sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q903855 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Entre os teólogos cristãos, a ação divina que comunica aos homens os desígnios de Deus e a verdade que estes envolvem, sobretudo através da palavra consignada nos livros sagrados, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q991954 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Originário do subcontinente indiano, essa religião tem raízes antigas nas escrituras védicas, como os Vedas e os Upanishads, datando de aproximadamente 1500-500 a.C. Sua filosofia inclui conceitos como karma, dharma e a busca pela libertação (moksha). Nesse sentido, é correto afirmar que essa religião é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q991961 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A cosmologia budista se concentra mais na natureza cíclica do universo e na interdependência de todos os fenômenos. Sobre isso, marque V para os itens verdadeiros e F para os falsos:

( ) O Budismo enfatiza a criação de um universo por uma divindade ou entidade superior.

( ) Não há um Deus criador supremo no Budismo.

( ) A cosmologia budista gira em torno do conceito de samsara, o ciclo contínuo de nascimentos e mortes.

( ) Para o budismo, tudo no universo está sujeito à impermanência, constantemente passando por mudanças.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q905971 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta de forma correta o significado de politeísta no âmbito religioso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q905974 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de transcendência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q910397 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Em uma aula do componente de Ensino Religioso para o 9º ano, a professora apresentou um vídeo de uma influenciadora digital que aborda o tema da vida após a morte. No vídeo, é comentado que “a reencarnação é a crença de que a alma pode renascer em diferentes corpos após a morte, sem a continuidade da identidade e memória anteriores”. A partir dessa informação, a professora exemplificou como o Hinduísmo crê na reencarnação por meio da explicação do Ciclo de Samsara e do conceito de Karma.
Assinale a alternativa que apresenta a explicação correta dada pela professora quanto à relação entre Karma e Ciclo de Samsara.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q898879 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A compreensão das manifestações culturais, no contexto da Metodologia do Ensino de Ciências da Religião, exige uma abordagem crítica que integre a diversidade religiosa e sua relação com as práticas culturais de diferentes grupos. Qual prática pedagógica abaixo melhor contribui para que os alunos reconheçam a inter-relação entre manifestações religiosas e culturais, respeitando as particularidades de cada grupo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q910399 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O tratamento didático dos conteúdos de Ensino Religioso, de acordo com o Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, precisa considerar os seguintes fatores, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

115Q896886 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

As diferentes práticas espirituais, que incluem a realização de cerimônias, celebrações, orações, festividades, entre outras, e que narram, encenam, repetem e representam histórias e acontecimentos religiosos, são também conhecidas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q902520 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
A respeito dos trechos II e IV, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q896891 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

O movimento surgido nas igrejas protestantes e, posteriormente, na Igreja Católica, originado na crença de que ambas tinham uma identidade substancial, a doutrina e a mensagem de Cristo, fenômeno que envolve o crente que manifesta disposição à convivência e ao diálogo com outras confissões religiosas é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q902523 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em uma aula de ensino religioso, foram aplicados os trechos a seguir:


A mais breve síntese da fé cristã:


1. Há um só Deus.

2. Deus é justo e retribui a cada um conforme as suas obras.

3. São três pessoas divinas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

4. O Deus Filho se fez Homem e morreu na cruz para nos salvar.

5. A alma humana é imortal.

6. A graça de Deus é indispensável para a salvação.

(Disponível em: https://www.diocesedeanapolis.org.br/principais-verdades-da-fe/ Acesso em: julho de 2024.)


[...] são cinco os pilares do Islã:


1. A profissão da fé, com um Deus único e absoluto (Allah), e Muhammad é seu profeta;

2. Orações 5 vezes ao dia: às 5h30, 12h, 15h30, 18h e 19h30;

3. Jejum no mês do Ramadã;

4. Caridade;

5. Peregrinação à Meca, se o fiel tiver condições financeiras.

(Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/ Acesso em: julho de 2024.)


Algumas teologias do Hinduísmo:


1. Tudo é Deus, Deus é tudo: o hinduísmo ensina, como no Panteísmo, que o homem está unido com a natureza e com o universo. O universo é Deus, e estando unido ao universo, todos são Deuses. Ensina também que esse mesmo Deus é impessoal. Muitos Deuses adorados pelos hindus são amorais e imorais.

2. O mundo físico é uma ilusão: no mundo tridimensional, designada de Maya, o homem e sua personalidade não passam de um sonho. Para se ver livre dos sofrimentos (pagamento daquilo que foi feito na encarnação passada), a pessoa deve ficar livre da ilusão da existência pessoal e física. ]

3. A lei do carma: o bem e o mal que a pessoa faz, determinará como ela virá na próxima reencarnação. A maior esperança de um hinduísta é chegar no estágio de se transformar no inexistente. Vir ser parte deste Deus impessoal, do universo.

(Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/religiao/religiao-hinduismo.htm. Acesso em: julho de 2024.)


Ao utilizar esse material em sua aula, o professor de ensino religioso pretende:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q984715 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Considerando-se o que se entende por mobilidade religiosa e trânsito religioso, analisar os itens.

I. A mobilidade religiosa se dá quando um fiel cristão católico frequenta, esporadicamente, reuniões de um centro budista, sem necessariamente se considerar um “católico-budista”.
II. Quando um fiel católico opta por abandonar sua fé católica e se declarar um budista, ele praticou o trânsito religioso.
III. O trânsito religioso é caracterizado por apresentar uma mudança dos modelos religiosos, do movimento ou da circulação de um ou vários indivíduos entre as mais diversas religiões.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q899488 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

De acordo com Matos (2008), “O estudo da Teologia não se restringe aos intelectuais e acadêmicos. Não é um meio de se destacar entre os sábios e entendidos em matéria de religião”. A etimologia da palavra Teologia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.