Início

Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


103Q904502 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Os mitos são histórias exemplares vividas pelos ancestrais e pelos heróis.” (CALEFFI, 2011)

Fonte: CALEFFI, Paula. Educação autóctone nos séculos XVI ao XVIII ou Américo Vespúcio tinha razão? In: STEPHANOU, Maria. BASTOS, Maria Helena Camara (organizadoras). História e memórias da educação no Brasil:séculos XVI-XVIII. Volume I. RJ. Vozes. 2011.

Considerando as manifestações religiosas dos povos originários no Brasil, avalie as proposições a seguir.


I- Os registros históricos que tratam das culturas dos povos originários foram produzidos pelo colonizador e desta forma, eles não tratam das manifestações religiosas por entenderem que eram práticas demoníacas.


II- As normas de conduta social, bem como tudo o que os indivíduos aprendem e necessitam saber para fazer parte de uma comunidade de tradição oral, encontram-se presentes nos mitos da cultura desta comunidade, nas histórias sagradas.


III- Os mitos ou histórias sagradas são muito contadas pelos idosos da tribo, que não monopolizam estas histórias e geralmente as revelam de acordo com o sexo e a faixa de maturidade do indivíduo.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q898871 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A evangelização no período colonial brasileiro foi um dos pilares da colonização, tendo sido conduzida principalmente por ordens religiosas, como os jesuítas. Esse processo envolveu a tentativa de conversão das populações indígenas ao cristianismo, integrando-as à cultura europeia. Diante disso, qual das alternativas a seguir melhor caracteriza as implicações da evangelização no Brasil colonial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

105Q897849 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e seus objetivos gerais para o ensino fundamental.

1. Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando.
2. Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para dar respostas aos questionamentos existenciais como a dor, a morte e a finitude humana.
3. Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais.
4. Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas.
5. Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q904506 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Sobre a cristandade no mundo europeu é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q898877 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O ensino de Ciências da Religião abrange não apenas a compreensão dos sistemas de crença, mas também suas manifestações culturais. Considerando a importância de respeitar e valorizar a diversidade cultural no ambiente escolar, qual das práticas pedagógicas a seguir melhor aborda o tema das manifestações culturais religiosas em uma perspectiva crítica e inclusiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

108Q910397 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Em uma aula do componente de Ensino Religioso para o 9º ano, a professora apresentou um vídeo de uma influenciadora digital que aborda o tema da vida após a morte. No vídeo, é comentado que “a reencarnação é a crença de que a alma pode renascer em diferentes corpos após a morte, sem a continuidade da identidade e memória anteriores”. A partir dessa informação, a professora exemplificou como o Hinduísmo crê na reencarnação por meio da explicação do Ciclo de Samsara e do conceito de Karma.
Assinale a alternativa que apresenta a explicação correta dada pela professora quanto à relação entre Karma e Ciclo de Samsara.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q898878 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Durante o período colonial brasileiro, a evangelização dos povos indígenas foi um processo intrinsecamente ligado ao projeto de colonização. Entre as ordens religiosas, os jesuítas tiveram um papel central nesse processo. Em relação à atuação dos jesuítas, qual das seguintes afirmações melhor representa sua estratégia de evangelização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

110Q902522 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em uma aula de ensino religioso, o professor escreveu o seguinte trecho:


Doutrina monoteísta fundada no século XVI por Guru Nanak, que se baseia em seus ensinamentos. Surgiu na província de Punjab, na Índia, e grande parte de seus seguidores ainda vivem na região. Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji.

(Disponível em: https://super.abril.com.br/coluna/superlistas/as-8-maiores-religioes-do-mundo. Acesso em: julho de 2024.)


Com essa iniciativa, o professor pretende fazer uma exposição sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q902523 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em uma aula de ensino religioso, foram aplicados os trechos a seguir:


A mais breve síntese da fé cristã:


1. Há um só Deus.

2. Deus é justo e retribui a cada um conforme as suas obras.

3. São três pessoas divinas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

4. O Deus Filho se fez Homem e morreu na cruz para nos salvar.

5. A alma humana é imortal.

6. A graça de Deus é indispensável para a salvação.

(Disponível em: https://www.diocesedeanapolis.org.br/principais-verdades-da-fe/ Acesso em: julho de 2024.)


[...] são cinco os pilares do Islã:


1. A profissão da fé, com um Deus único e absoluto (Allah), e Muhammad é seu profeta;

2. Orações 5 vezes ao dia: às 5h30, 12h, 15h30, 18h e 19h30;

3. Jejum no mês do Ramadã;

4. Caridade;

5. Peregrinação à Meca, se o fiel tiver condições financeiras.

(Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/ Acesso em: julho de 2024.)


Algumas teologias do Hinduísmo:


1. Tudo é Deus, Deus é tudo: o hinduísmo ensina, como no Panteísmo, que o homem está unido com a natureza e com o universo. O universo é Deus, e estando unido ao universo, todos são Deuses. Ensina também que esse mesmo Deus é impessoal. Muitos Deuses adorados pelos hindus são amorais e imorais.

2. O mundo físico é uma ilusão: no mundo tridimensional, designada de Maya, o homem e sua personalidade não passam de um sonho. Para se ver livre dos sofrimentos (pagamento daquilo que foi feito na encarnação passada), a pessoa deve ficar livre da ilusão da existência pessoal e física. ]

3. A lei do carma: o bem e o mal que a pessoa faz, determinará como ela virá na próxima reencarnação. A maior esperança de um hinduísta é chegar no estágio de se transformar no inexistente. Vir ser parte deste Deus impessoal, do universo.

(Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/religiao/religiao-hinduismo.htm. Acesso em: julho de 2024.)


Ao utilizar esse material em sua aula, o professor de ensino religioso pretende:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q984715 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Considerando-se o que se entende por mobilidade religiosa e trânsito religioso, analisar os itens.

I. A mobilidade religiosa se dá quando um fiel cristão católico frequenta, esporadicamente, reuniões de um centro budista, sem necessariamente se considerar um “católico-budista”.
II. Quando um fiel católico opta por abandonar sua fé católica e se declarar um budista, ele praticou o trânsito religioso.
III. O trânsito religioso é caracterizado por apresentar uma mudança dos modelos religiosos, do movimento ou da circulação de um ou vários indivíduos entre as mais diversas religiões.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

113Q899488 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

De acordo com Matos (2008), “O estudo da Teologia não se restringe aos intelectuais e acadêmicos. Não é um meio de se destacar entre os sábios e entendidos em matéria de religião”. A etimologia da palavra Teologia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q991955 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

As estruturas hierárquicas das religiões variam significativamente de uma tradição para outra. Algumas religiões têm uma estrutura muito definida, com hierarquias claras, enquanto outras são mais descentralizadas ou flexíveis. Sobre a estrutura hierárquica do catolicismo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q907988 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Observe as citações a seguir:


“Todos os Budas dos dez cantos do Universo entram na estrada única do Nirvana. Onde começa essa estrada...”

(koan Zen – budista.)

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o Universo.”

(Hebreus 1:1-2.)

“O mestre disse: ‘Transmiti o que me foi ensinado sem acrescentar nada de mim. Fui fiel aos antigos e os amei’.”

(Analectos de Confúcio, 7.1.)

“Eu nasço em todas as eras para proteger os bons, destruir o mal e restabelecer a lei.”

(Bhagavad Gita 4.7-8.)

“Nada é dito para você (Maomé), exceto o que foi dito para os mensageiros que vieram antes de você.”

(Alcorão, 41-43.)

“Disse Moisés a Deus: ‘Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?’. Disse Deus a Moisés: ‘EU SOU O QUE SOU’. Disse mais: ‘Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros’.”

(Êxodos 3, 13-14.)


A partir da relação entre as citações, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q896886 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

As diferentes práticas espirituais, que incluem a realização de cerimônias, celebrações, orações, festividades, entre outras, e que narram, encenam, repetem e representam histórias e acontecimentos religiosos, são também conhecidas como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q902520 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
A respeito dos trechos II e IV, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

118Q896893 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

A ciência dos deuses, ou o estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os seres humanos e à verdade religiosa, é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q984711 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A respeito das religiões afro-brasileiras, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) As religiões afro-brasileiras surgiram após a junção da cultura de diversos povos africanos trazidos entre os séculos XVI e XIX, possuindo influências de religiões vindas da Europa, como o catolicismo.
( ) Como as religiões foram se formando em diversas regiões e estados do país, elas foram aderindo formas diferentes umas das outras, inclusive os nomes. Assim, temos nos dias de hoje o Candomblé e a Umbanda.
( ) As religiões afro-brasileiras possuem diferentes influências e denominações regionais. Entre as religiões, a reforma protestante, através de Martin Lutero, foi motivadora para as religiões afro-brasileiras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

120Q897977 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

De um ponto de vista geográfico, é fundamental entender a lógica das grandes redes terroristas não apenas como uma lógica “reticular” ou de redes, mas também como uma lógica de um novo tipo de território – um território-rede – e, ao mesmo tempo, a utilização de uma enorme gama de diferentes tipos de territorialidade.

HAESBAERT, Rogério e PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora Unesp, 2006, p. 66.

Sobre a temática extraída do excerto acima, podemos considerar o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.