Início Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino Religioso Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Teorias e Práticas para o Ensino Religioso Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 121Q907982 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024Um dos princípios mais marcantes do Hinduísmo é o da não violência, que guiou os indianos para a liberdade nos séculos XIX e XX. Mahatma Gandhi, líder do movimento pela independência do país, apostou no princípio do Satyagraha, que quer dizer “força da verdade” e, segundo o qual, as pessoas deveriam se recusar a se submeter à injustiça. O auge da desobediência foi com a Marcha do Sal, quando Gandhi estimulou a população a desobedecer à lei que proibia o povo hindu de fazer seu próprio sal. Em 15 de agosto de 1947, a Índia se tornou independente do domínio britânico. (Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Adaptado.) No texto, é possível perceber que: ✂️ a) A religião se configurou como uma ferramenta inequívoca de geopolítica. ✂️ b) O satyagraha representou uma força militar no processo de independência. ✂️ c) Gandhi liderou a independência a partir de princípios do liberalismo econômico. ✂️ d) O movimento de guerra civil de independência foi viabilizado por questões internacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 122Q991954 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024Originário do subcontinente indiano, essa religião tem raízes antigas nas escrituras védicas, como os Vedas e os Upanishads, datando de aproximadamente 1500-500 a.C. Sua filosofia inclui conceitos como karma, dharma e a busca pela libertação (moksha). Nesse sentido, é correto afirmar que essa religião é denominada de: ✂️ a) cristianismo; ✂️ b) islamismo; ✂️ c) budismo; ✂️ d) protestantismo; ✂️ e) hinduísmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 123Q907986 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024No tocante ao ensino religioso, observe as legislações constitucionais a seguir: ➢ Art 168: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas oficiais de grau primário e médio.” ➢ Art. 210: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.” ➢ Art.72: “Todos os indivíduos e confissões religiosas podem exercer pública e livremente o seu culto...”; “Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos públicos”; “Nenhum culto ou igreja gozará de subvenção oficial nem terá relações de dependência ou aliança com o governo.” ➢ Art. 153: “O ensino religioso será de frequência facultativa e ministrado de acordo com os princípios da confissão religiosa do aluno manifestada pelos pais ou responsáveis e constituirá matéria dos horários nas escolas públicas primárias, secundárias, profissionais e normais.” As matérias das legislações citadas no enunciado são encontradas, respectivamente, nos textos constitucionais brasileiros de: ✂️ a) 1967; 1988; 1991; 1934. ✂️ b) 1934; 1991; 1924; 1988. ✂️ c) 1988; 1946; 1934; 1924. ✂️ d) 1937; 1967; 1946; 1991. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 124Q991960 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024As histórias de criação do mundo e do homem variam amplamente entre as tradições religiosas. Sobre isso, assinale a alternativa correta: ✂️ a) a narrativa judaica da criação é similar ao relato no livro do Gênesis da Bíblia, destacando a criação do mundo em vinte dias e a criação do homem e da mulher por Deus; ✂️ b) a bíblia hebraica descreve a criação do mundo e dos seres humanos por Allah, destacando a responsabilidade dos humanos como vice-regentes (califas) na Terra e enfatizando a unidade e o poder de Allah como criador; ✂️ c) o Budismo possui várias narrativas de criação, incluindo a história do nascimento de Brahma, o criador, e a crença na existência cíclica do universo, passando por ciclos de criação, preservação e destruição; ✂️ d) o Budismo não tem uma narrativa detalhada de criação do mundo. Em vez disso, sua cosmologia enfatiza a interdependência de todos os fenômenos e a ausência de um criador supremo; ✂️ e) no livro do Gênesis da Bíblia, a criação do mundo e do homem é descrita enfatizando a unidade e o poder de Allah como criador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 125Q991961 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024A cosmologia budista se concentra mais na natureza cíclica do universo e na interdependência de todos os fenômenos. Sobre isso, marque V para os itens verdadeiros e F para os falsos: ( ) O Budismo enfatiza a criação de um universo por uma divindade ou entidade superior. ( ) Não há um Deus criador supremo no Budismo. ( ) A cosmologia budista gira em torno do conceito de samsara, o ciclo contínuo de nascimentos e mortes. ( ) Para o budismo, tudo no universo está sujeito à impermanência, constantemente passando por mudanças. Assinale a alternativa que indica a sequência correta: ✂️ a) V - F - F - V; ✂️ b) F - V - V - V; ✂️ c) F - F - F - V; ✂️ d) V - V - V -V; ✂️ e) F - V - F- V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 126Q905969 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024A origem da palavra "Bíblia" está no grego biblos, que significa livros. Este conjunto de escrituras é considerado sagrado e inspirado por Deus. A Bíblia é dividida em duas partes principais: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Assinale a assertiva que apresenta a quantidades de livros que possui no antigo testamento. ✂️ a) 27 Livros. ✂️ b) 32 Livros. ✂️ c) 28 Livros. ✂️ d) 39 Livros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 127Q905978 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024Assinale a assertiva que apresenta de forma correta o nome dado ao nono mês do calendário islâmico. ✂️ a) Muharram. ✂️ b) Safar. ✂️ c) Rabi al-Awwal. ✂️ d) Ramadã. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 128Q897842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024De acordo com o teor da Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Religioso é voltado para as Ciências das Religiões, que investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e sociedades e abordado na área das Ciências: ✂️ a) Humanas e Sociais. ✂️ b) Filosóficas Morais. ✂️ c) Históricas e culturais. ✂️ d) Teológicas e Espiritualidades. ✂️ e) Antropológicas e Humanas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 129Q897848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024No calendário muçulmano, o período no qual as pessoas adultas praticam jejuns de alimento, bebida, tabaco e relações sexuais, desde o nascer até ao pôr- -do-sol, é denominado: ✂️ a) Samsara. ✂️ b) Hedonismo. ✂️ c) Karma. ✂️ d) Quaresma. ✂️ e) Ramadã. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 130Q898882 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024As crenças e as mitologias desempenham um papel central na construção das identidades culturais e na interpretação do mundo em diferentes sociedades. Ao longo da história, mitologias foram utilizadas não apenas para explicar fenômenos naturais, mas também para legitimar valores e normas sociais. Considerando essa função das crenças e mitologias, qual das alternativas a seguir melhor representa seu papel nas sociedades contemporâneas? ✂️ a) As crenças e as mitologias contemporâneas são exclusivamente resquícios de sociedades tradicionais e não exercem qualquer impacto relevante sobre as culturas modernas globalizadas. ✂️ b) As crenças e as mitologias perderam completamente seu valor nas sociedades contemporâneas, sendo substituídas por explicações científicas e racionais para todos os aspectos da vida social. ✂️ c) As crenças e mitologias são irrelevantes na era contemporânea, pois as religiões monoteístas e as filosofias seculares substituíram completamente suas narrativas e práticas. ✂️ d) As crenças e as mitologias continuam exercendo influência sobre comportamentos e visões de mundo em sociedades contemporâneas, muitas vezes ressurgindo em movimentos culturais e políticos, ainda que sob novas formas de simbolismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 131Q898884 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A formação do professor de Educação Religiosa envolve não apenas o conhecimento teórico sobre diversas tradições religiosas, mas também habilidades pedagógicas específicas para abordar temas sensíveis e promover o respeito à diversidade. Considerando os desafios contemporâneos dessa disciplina, qual das alternativas a seguir melhor descreve as competências necessárias para a prática de um professor de Educação Religiosa? ✂️ a) O professor de Educação Religiosa deve ter um profundo conhecimento sobre uma única tradição religiosa, para que possa transmitir aos alunos a verdade dessa religião e desmistificar outras crenças. ✂️ b) O professor de Educação Religiosa deve limitar-se a ensinar fatos históricos e geográficos sobre as religiões, sem discutir questões éticas ou contemporâneas ligadas à prática religiosa. ✂️ c) O professor de Educação Religiosa deve ser capaz de abordar as religiões de maneira neutra e respeitosa, promovendo a compreensão inter-religiosa, a reflexão crítica sobre o papel da religiosidade e o respeito às diversas crenças presentes na sociedade. ✂️ d) O professor de Educação Religiosa deve seguir um currículo fixo, que apresenta uma visão dogmática sobre as religiões, sem espaço para debates ou questionamentos em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 132Q902516 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024Feriados religiosos no Brasil1. Natal (25 de dezembro)2. Páscoa (data móvel)3. Carnaval (data móvel)4.Corpus Christi(data móvel)5. Sexta-feira Santa (data móvel)6. Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)7. Dia de Finados (2 de novembro)PORQUEA Igreja Católica Apostólica Romana, por seu peso social e político, consegue impor, no âmbito das instituições e dos espaços públicos, suas concepções doutrinárias, enquanto outras sofrem discriminações. [...] Na realidade, o pluralismo religioso, como algo de consenso, ainda se coloca como um desafio e um projeto para a sociedade brasileira.Considerando o exposto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A informação I é uma proposição verdadeira e a II é falsa. ✂️ b) A informação I é uma proposição falsa e a II é verdadeira. ✂️ c) As informações I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. ✂️ d) As informações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 133Q896889 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024O termo de origem grega que significa interpretação, tradução ou forma de expor os fatos, relevante para a compreensão de obras artísticas, jurídicas e, principalmente, para explicar o teor de textos de cunho religioso, é conhecido como: ✂️ a) Exegese. ✂️ b) Heurística. ✂️ c) Metempsicose. ✂️ d) Dedução. ✂️ e) Método. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 134Q896891 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024O movimento surgido nas igrejas protestantes e, posteriormente, na Igreja Católica, originado na crença de que ambas tinham uma identidade substancial, a doutrina e a mensagem de Cristo, fenômeno que envolve o crente que manifesta disposição à convivência e ao diálogo com outras confissões religiosas é conhecido como: ✂️ a) Fraternidade. ✂️ b) Interreligiosidade. ✂️ c) Panteísmo. ✂️ d) Mimetismo. ✂️ e) Ecumenismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 135Q903851 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024Escritos como a Bíblia do cristianismo, o Alcorão islâmico, o Torá judaico, entre outros escritos, são considerados sagrados porque têm em comum a crença de que sua origem está vinculada à(a): ✂️ a) tradição oral. ✂️ b) história de um povo. ✂️ c) inspiração divina. ✂️ d) comprovação inquestionável. ✂️ e) Jesus de Nazaré. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 136Q903854 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa correta sobre o que representa a figura de Jesus Cristo para os seguidores do Islamismo. ✂️ a) Um profeta, morto na cruz, mas que não pode ser identificado como Deus. ✂️ b) Uma das pessoas da Santíssima Trindade enviada para salvar a humanidade. ✂️ c) Um mito judaico de paz utilizado como justificativa para as guerras santas. ✂️ d) Um rebelde judaico, considerado herético, por desafiar as lideranças religiosas. ✂️ e) Um sábio interessado na expulsão dos romanos do território da Palestina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 137Q903855 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024Entre os teólogos cristãos, a ação divina que comunica aos homens os desígnios de Deus e a verdade que estes envolvem, sobretudo através da palavra consignada nos livros sagrados, é conhecida como: ✂️ a) Mandamento. ✂️ b) Imanência. ✂️ c) Exemplo. ✂️ d) Transcendência. ✂️ e) Revelação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 138Q897846 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre as competências da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, determinadas pelo Decreto nº 3882, de dezembro de 2005. ( ) Estabelecer as normas para a habilitação e a admissão dos professores. ( ) Executar a qualificação, atualização, aperfeiçoamento didático-pedagógico e formação continuada dos professores. ( ) Regulamentação dos procedimentos para a definição dos conteúdos do Ensino Religioso. ( ) Subsidiar as instituições estaduais e comunitárias na criação cursos de licenciatura plena em Ensino Religioso. ( ) Selecionar os professores responsáveis pela disciplina, enquanto não houver oferta suficiente de professores habitados para ministrá-la. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V • V • V • F • F ✂️ b) V • V • F • F • V ✂️ c) V • F • V • V • F ✂️ d) F • V • F • V • F ✂️ e) F • F • V • V • F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 139Q898873 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Os padrões da cultura religiosa influenciam profundamente a organização social e as práticas culturais de diferentes grupos ao longo da história. No entanto, em contextos contemporâneos, esses padrões são frequentemente desafiados e ressignificados. Considerando as dinâmicas entre tradição e modernidade, qual das alternativas abaixo melhor descreve como os padrões da cultura religiosa se transformam em sociedades plurais e globalizadas? ✂️ a) Os padrões da cultura religiosa são completamente substituídos por valores seculares em sociedades globalizadas, já que a racionalidade científica e o multiculturalismo tornam obsoletos os fundamentos religiosos. ✂️ b) Os padrões da cultura religiosa permanecem imutáveis em sociedades contemporâneas, resistindo às pressões da globalização e mantendo suas práticas e valores tradicionais intactos. ✂️ c) Os padrões da cultura religiosa se adaptam às novas realidades sociais e culturais, incorporando elementos da modernidade e da globalização, sem necessariamente perder sua essência ou significado para as comunidades religiosas. ✂️ d) Os padrões da cultura religiosa se enfraquecem em sociedades plurais, à medida que a secularização avança, reduzindo a influência das tradições religiosas sobre os comportamentos e as normas sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 140Q898874 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A distinção entre religião e religiosidade é um tema central nos estudos sobre o comportamento religioso em diferentes culturas. Considerando essa diferença, assinale a alternativa correta que interpreta o fenômeno da espiritualidade sem religião, amplamente presente nas sociedades contemporâneas. ✂️ a) A espiritualidade sem religião é uma forma de rejeição completa das tradições religiosas e demonstra a falência das religiões organizadas em oferecer respostas às questões existenciais contemporâneas. ✂️ b) A espiritualidade sem religião está estritamente ligada ao materialismo e ao individualismo das sociedades modernas, indicando uma perda do sentido religioso autêntico. ✂️ c) A espiritualidade sem religião é uma forma de religiosidade inferior, pois não possui a legitimidade e a estrutura de uma tradição religiosa organizada e acaba sendo superficial. ✂️ d) A espiritualidade sem religião reflete a busca por uma conexão com o transcendente de forma personalizada, frequentemente integrando elementos de diferentes tradições, mas sem a necessidade de pertencer a uma religião específica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
121Q907982 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024Um dos princípios mais marcantes do Hinduísmo é o da não violência, que guiou os indianos para a liberdade nos séculos XIX e XX. Mahatma Gandhi, líder do movimento pela independência do país, apostou no princípio do Satyagraha, que quer dizer “força da verdade” e, segundo o qual, as pessoas deveriam se recusar a se submeter à injustiça. O auge da desobediência foi com a Marcha do Sal, quando Gandhi estimulou a população a desobedecer à lei que proibia o povo hindu de fazer seu próprio sal. Em 15 de agosto de 1947, a Índia se tornou independente do domínio britânico. (Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Adaptado.) No texto, é possível perceber que: ✂️ a) A religião se configurou como uma ferramenta inequívoca de geopolítica. ✂️ b) O satyagraha representou uma força militar no processo de independência. ✂️ c) Gandhi liderou a independência a partir de princípios do liberalismo econômico. ✂️ d) O movimento de guerra civil de independência foi viabilizado por questões internacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
122Q991954 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024Originário do subcontinente indiano, essa religião tem raízes antigas nas escrituras védicas, como os Vedas e os Upanishads, datando de aproximadamente 1500-500 a.C. Sua filosofia inclui conceitos como karma, dharma e a busca pela libertação (moksha). Nesse sentido, é correto afirmar que essa religião é denominada de: ✂️ a) cristianismo; ✂️ b) islamismo; ✂️ c) budismo; ✂️ d) protestantismo; ✂️ e) hinduísmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
123Q907986 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024No tocante ao ensino religioso, observe as legislações constitucionais a seguir: ➢ Art 168: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas oficiais de grau primário e médio.” ➢ Art. 210: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.” ➢ Art.72: “Todos os indivíduos e confissões religiosas podem exercer pública e livremente o seu culto...”; “Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos públicos”; “Nenhum culto ou igreja gozará de subvenção oficial nem terá relações de dependência ou aliança com o governo.” ➢ Art. 153: “O ensino religioso será de frequência facultativa e ministrado de acordo com os princípios da confissão religiosa do aluno manifestada pelos pais ou responsáveis e constituirá matéria dos horários nas escolas públicas primárias, secundárias, profissionais e normais.” As matérias das legislações citadas no enunciado são encontradas, respectivamente, nos textos constitucionais brasileiros de: ✂️ a) 1967; 1988; 1991; 1934. ✂️ b) 1934; 1991; 1924; 1988. ✂️ c) 1988; 1946; 1934; 1924. ✂️ d) 1937; 1967; 1946; 1991. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
124Q991960 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024As histórias de criação do mundo e do homem variam amplamente entre as tradições religiosas. Sobre isso, assinale a alternativa correta: ✂️ a) a narrativa judaica da criação é similar ao relato no livro do Gênesis da Bíblia, destacando a criação do mundo em vinte dias e a criação do homem e da mulher por Deus; ✂️ b) a bíblia hebraica descreve a criação do mundo e dos seres humanos por Allah, destacando a responsabilidade dos humanos como vice-regentes (califas) na Terra e enfatizando a unidade e o poder de Allah como criador; ✂️ c) o Budismo possui várias narrativas de criação, incluindo a história do nascimento de Brahma, o criador, e a crença na existência cíclica do universo, passando por ciclos de criação, preservação e destruição; ✂️ d) o Budismo não tem uma narrativa detalhada de criação do mundo. Em vez disso, sua cosmologia enfatiza a interdependência de todos os fenômenos e a ausência de um criador supremo; ✂️ e) no livro do Gênesis da Bíblia, a criação do mundo e do homem é descrita enfatizando a unidade e o poder de Allah como criador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
125Q991961 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024A cosmologia budista se concentra mais na natureza cíclica do universo e na interdependência de todos os fenômenos. Sobre isso, marque V para os itens verdadeiros e F para os falsos: ( ) O Budismo enfatiza a criação de um universo por uma divindade ou entidade superior. ( ) Não há um Deus criador supremo no Budismo. ( ) A cosmologia budista gira em torno do conceito de samsara, o ciclo contínuo de nascimentos e mortes. ( ) Para o budismo, tudo no universo está sujeito à impermanência, constantemente passando por mudanças. Assinale a alternativa que indica a sequência correta: ✂️ a) V - F - F - V; ✂️ b) F - V - V - V; ✂️ c) F - F - F - V; ✂️ d) V - V - V -V; ✂️ e) F - V - F- V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
126Q905969 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024A origem da palavra "Bíblia" está no grego biblos, que significa livros. Este conjunto de escrituras é considerado sagrado e inspirado por Deus. A Bíblia é dividida em duas partes principais: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Assinale a assertiva que apresenta a quantidades de livros que possui no antigo testamento. ✂️ a) 27 Livros. ✂️ b) 32 Livros. ✂️ c) 28 Livros. ✂️ d) 39 Livros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
127Q905978 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024Assinale a assertiva que apresenta de forma correta o nome dado ao nono mês do calendário islâmico. ✂️ a) Muharram. ✂️ b) Safar. ✂️ c) Rabi al-Awwal. ✂️ d) Ramadã. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
128Q897842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024De acordo com o teor da Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Religioso é voltado para as Ciências das Religiões, que investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e sociedades e abordado na área das Ciências: ✂️ a) Humanas e Sociais. ✂️ b) Filosóficas Morais. ✂️ c) Históricas e culturais. ✂️ d) Teológicas e Espiritualidades. ✂️ e) Antropológicas e Humanas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
129Q897848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024No calendário muçulmano, o período no qual as pessoas adultas praticam jejuns de alimento, bebida, tabaco e relações sexuais, desde o nascer até ao pôr- -do-sol, é denominado: ✂️ a) Samsara. ✂️ b) Hedonismo. ✂️ c) Karma. ✂️ d) Quaresma. ✂️ e) Ramadã. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
130Q898882 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024As crenças e as mitologias desempenham um papel central na construção das identidades culturais e na interpretação do mundo em diferentes sociedades. Ao longo da história, mitologias foram utilizadas não apenas para explicar fenômenos naturais, mas também para legitimar valores e normas sociais. Considerando essa função das crenças e mitologias, qual das alternativas a seguir melhor representa seu papel nas sociedades contemporâneas? ✂️ a) As crenças e as mitologias contemporâneas são exclusivamente resquícios de sociedades tradicionais e não exercem qualquer impacto relevante sobre as culturas modernas globalizadas. ✂️ b) As crenças e as mitologias perderam completamente seu valor nas sociedades contemporâneas, sendo substituídas por explicações científicas e racionais para todos os aspectos da vida social. ✂️ c) As crenças e mitologias são irrelevantes na era contemporânea, pois as religiões monoteístas e as filosofias seculares substituíram completamente suas narrativas e práticas. ✂️ d) As crenças e as mitologias continuam exercendo influência sobre comportamentos e visões de mundo em sociedades contemporâneas, muitas vezes ressurgindo em movimentos culturais e políticos, ainda que sob novas formas de simbolismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
131Q898884 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A formação do professor de Educação Religiosa envolve não apenas o conhecimento teórico sobre diversas tradições religiosas, mas também habilidades pedagógicas específicas para abordar temas sensíveis e promover o respeito à diversidade. Considerando os desafios contemporâneos dessa disciplina, qual das alternativas a seguir melhor descreve as competências necessárias para a prática de um professor de Educação Religiosa? ✂️ a) O professor de Educação Religiosa deve ter um profundo conhecimento sobre uma única tradição religiosa, para que possa transmitir aos alunos a verdade dessa religião e desmistificar outras crenças. ✂️ b) O professor de Educação Religiosa deve limitar-se a ensinar fatos históricos e geográficos sobre as religiões, sem discutir questões éticas ou contemporâneas ligadas à prática religiosa. ✂️ c) O professor de Educação Religiosa deve ser capaz de abordar as religiões de maneira neutra e respeitosa, promovendo a compreensão inter-religiosa, a reflexão crítica sobre o papel da religiosidade e o respeito às diversas crenças presentes na sociedade. ✂️ d) O professor de Educação Religiosa deve seguir um currículo fixo, que apresenta uma visão dogmática sobre as religiões, sem espaço para debates ou questionamentos em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
132Q902516 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024Feriados religiosos no Brasil1. Natal (25 de dezembro)2. Páscoa (data móvel)3. Carnaval (data móvel)4.Corpus Christi(data móvel)5. Sexta-feira Santa (data móvel)6. Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)7. Dia de Finados (2 de novembro)PORQUEA Igreja Católica Apostólica Romana, por seu peso social e político, consegue impor, no âmbito das instituições e dos espaços públicos, suas concepções doutrinárias, enquanto outras sofrem discriminações. [...] Na realidade, o pluralismo religioso, como algo de consenso, ainda se coloca como um desafio e um projeto para a sociedade brasileira.Considerando o exposto, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A informação I é uma proposição verdadeira e a II é falsa. ✂️ b) A informação I é uma proposição falsa e a II é verdadeira. ✂️ c) As informações I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. ✂️ d) As informações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
133Q896889 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024O termo de origem grega que significa interpretação, tradução ou forma de expor os fatos, relevante para a compreensão de obras artísticas, jurídicas e, principalmente, para explicar o teor de textos de cunho religioso, é conhecido como: ✂️ a) Exegese. ✂️ b) Heurística. ✂️ c) Metempsicose. ✂️ d) Dedução. ✂️ e) Método. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
134Q896891 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024O movimento surgido nas igrejas protestantes e, posteriormente, na Igreja Católica, originado na crença de que ambas tinham uma identidade substancial, a doutrina e a mensagem de Cristo, fenômeno que envolve o crente que manifesta disposição à convivência e ao diálogo com outras confissões religiosas é conhecido como: ✂️ a) Fraternidade. ✂️ b) Interreligiosidade. ✂️ c) Panteísmo. ✂️ d) Mimetismo. ✂️ e) Ecumenismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
135Q903851 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024Escritos como a Bíblia do cristianismo, o Alcorão islâmico, o Torá judaico, entre outros escritos, são considerados sagrados porque têm em comum a crença de que sua origem está vinculada à(a): ✂️ a) tradição oral. ✂️ b) história de um povo. ✂️ c) inspiração divina. ✂️ d) comprovação inquestionável. ✂️ e) Jesus de Nazaré. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
136Q903854 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa correta sobre o que representa a figura de Jesus Cristo para os seguidores do Islamismo. ✂️ a) Um profeta, morto na cruz, mas que não pode ser identificado como Deus. ✂️ b) Uma das pessoas da Santíssima Trindade enviada para salvar a humanidade. ✂️ c) Um mito judaico de paz utilizado como justificativa para as guerras santas. ✂️ d) Um rebelde judaico, considerado herético, por desafiar as lideranças religiosas. ✂️ e) Um sábio interessado na expulsão dos romanos do território da Palestina. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
137Q903855 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024Entre os teólogos cristãos, a ação divina que comunica aos homens os desígnios de Deus e a verdade que estes envolvem, sobretudo através da palavra consignada nos livros sagrados, é conhecida como: ✂️ a) Mandamento. ✂️ b) Imanência. ✂️ c) Exemplo. ✂️ d) Transcendência. ✂️ e) Revelação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
138Q897846 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre as competências da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, determinadas pelo Decreto nº 3882, de dezembro de 2005. ( ) Estabelecer as normas para a habilitação e a admissão dos professores. ( ) Executar a qualificação, atualização, aperfeiçoamento didático-pedagógico e formação continuada dos professores. ( ) Regulamentação dos procedimentos para a definição dos conteúdos do Ensino Religioso. ( ) Subsidiar as instituições estaduais e comunitárias na criação cursos de licenciatura plena em Ensino Religioso. ( ) Selecionar os professores responsáveis pela disciplina, enquanto não houver oferta suficiente de professores habitados para ministrá-la. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V • V • V • F • F ✂️ b) V • V • F • F • V ✂️ c) V • F • V • V • F ✂️ d) F • V • F • V • F ✂️ e) F • F • V • V • F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
139Q898873 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Os padrões da cultura religiosa influenciam profundamente a organização social e as práticas culturais de diferentes grupos ao longo da história. No entanto, em contextos contemporâneos, esses padrões são frequentemente desafiados e ressignificados. Considerando as dinâmicas entre tradição e modernidade, qual das alternativas abaixo melhor descreve como os padrões da cultura religiosa se transformam em sociedades plurais e globalizadas? ✂️ a) Os padrões da cultura religiosa são completamente substituídos por valores seculares em sociedades globalizadas, já que a racionalidade científica e o multiculturalismo tornam obsoletos os fundamentos religiosos. ✂️ b) Os padrões da cultura religiosa permanecem imutáveis em sociedades contemporâneas, resistindo às pressões da globalização e mantendo suas práticas e valores tradicionais intactos. ✂️ c) Os padrões da cultura religiosa se adaptam às novas realidades sociais e culturais, incorporando elementos da modernidade e da globalização, sem necessariamente perder sua essência ou significado para as comunidades religiosas. ✂️ d) Os padrões da cultura religiosa se enfraquecem em sociedades plurais, à medida que a secularização avança, reduzindo a influência das tradições religiosas sobre os comportamentos e as normas sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
140Q898874 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024A distinção entre religião e religiosidade é um tema central nos estudos sobre o comportamento religioso em diferentes culturas. Considerando essa diferença, assinale a alternativa correta que interpreta o fenômeno da espiritualidade sem religião, amplamente presente nas sociedades contemporâneas. ✂️ a) A espiritualidade sem religião é uma forma de rejeição completa das tradições religiosas e demonstra a falência das religiões organizadas em oferecer respostas às questões existenciais contemporâneas. ✂️ b) A espiritualidade sem religião está estritamente ligada ao materialismo e ao individualismo das sociedades modernas, indicando uma perda do sentido religioso autêntico. ✂️ c) A espiritualidade sem religião é uma forma de religiosidade inferior, pois não possui a legitimidade e a estrutura de uma tradição religiosa organizada e acaba sendo superficial. ✂️ d) A espiritualidade sem religião reflete a busca por uma conexão com o transcendente de forma personalizada, frequentemente integrando elementos de diferentes tradições, mas sem a necessidade de pertencer a uma religião específica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro