Início Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino Religioso Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Teorias e Práticas para o Ensino Religioso Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 161Q898876 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024No contexto da Metodologia do Ensino de Ciências da Religião, um dos principais desafios é promover o diálogo inter-religioso e a convivência pacífica em sala de aula. Considerando esse objetivo, qual prática pedagógica a seguir melhor contribui para a construção de um ambiente de respeito mútuo entre os estudantes, de acordo com os princípios de uma educação inclusiva e pluralista? ✂️ a) Organizar atividades em que os alunos investiguem conjuntamente diferentes tradições religiosas, promovendo a empatia, o entendimento mútuo e a reflexão crítica, sem impor juízos de valor ou promover uma hierarquização das crenças. ✂️ b) Dividir os alunos em grupos de acordo com sua religião, para que cada grupo apresente a sua perspectiva, garantindo que os estudantes pratiquem e defendam suas crenças pessoais. ✂️ c) Privilegiar o estudo de religiões universais e globais, evitando focar nas religiões locais ou tradicionais, para não criar polarizações entre os estudantes. ✂️ d) Realizar debates em sala de aula, nos quais os alunos são incentivados a defender a superioridade de sua própria tradição religiosa sobre as outras, a fim de fortalecer suas convicções. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 162Q898883 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024O mito e a espiritualidade, ao longo da história, foram usados como formas de explicar o mundo e de dar sentido à experiência humana. Em muitos contextos contemporâneos, essas narrativas continuam a desempenhar um papel significativo, mesmo em sociedades tecnologicamente avançadas. Assinale a alternativa correta que melhor descreve como os mitos influenciam a espiritualidade nas sociedades contemporâneas, considerando tanto sua relevância quanto possíveis limitações em diferentes contextos. ✂️ a) Os mitos, por serem construções arcaicas e ultrapassadas, não têm mais relevância na vida espiritual contemporânea e são vistos como mera superstição. ✂️ b) Os mitos continuam a influenciar a espiritualidade moderna, muitas vezes reaparecendo em formas culturais como filmes, livros e movimentos espirituais, ajudando a moldar a busca por sentido e transcendência. ✂️ c) A espiritualidade moderna rejeita os mitos tradicionais, concentrando-se exclusivamente em práticas meditativas e introspectivas desvinculadas de qualquer narrativa mítica. ✂️ d) Os mitos são completamente substituídos pela ciência nas sociedades contemporâneas, o que elimina seu papel na construção de significados espirituais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 163Q907984 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024Os tópicos a seguir procuram demonstrar elementos que, quando em conjunto, são identificadores de grupos extremistas religiosos no século XXI. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Visão totalitária, isto é, em que o mundo é visto, por um lado, completamente bom, em luta com outro, completamente mau. Verdades absolutas sustentam as ações e pensamentos. ( ) Liderança carismática que, em público, fala de maneira provocativa e contundente por meio de generalizações vagas. ( ) Crença de que aproveitar ou criar um ambiente de caos e injustiça seja a pior maneira de gerar pessoas com real disposição para se envolver em suas causas. ( ) Interpretações abrangentes, adequadamente contextualizadas e com profundo rigor teológico dos textos das escrituras religiosas. A sequência está correta em ✂️ a) V, V, F, F. ✂️ b) V, F, V, F. ✂️ c) F, V, F, V. ✂️ d) F, F, V, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 164Q901603 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024Considere as afirmativas relacionadas à Bíblia, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas: (__) A Bíblia é uma coleção de livros que inclui textos deuterocanônicos no cânone da Igreja Católica.(__) Todas as igrejas cristãs, incluindo as protestantes, aceitam os livros apócrifos como divinamente inspirados. (__) A Bíblia do Rei James e a Bíblia espanhola Reina-Valera contêm textos deuterocanônicos em algumas de suas edições. Assinale a alternativa com a sequência respectivamente correta: ✂️ a) V − F − F. ✂️ b) V − V − V. ✂️ c) F − F − F. ✂️ d) V − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 165Q984708 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025Podemos dividir o início da história hebraica em três grandes momentos: a era dos patriarcas, a era dos juízes e a era dos reis. A era dos juízes foi marcada pela regência de líderes escolhidos por Deus, que eram denominados juízes. O Primeiro juiz dos Hebreus foi: ✂️ a) Moisés. ✂️ b) Abraão. ✂️ c) Judá. ✂️ d) Isaque. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 166Q898872 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024As igrejas, enquanto instituições religiosas, desempenham um papel central em muitas sociedades, tanto como centros de culto quanto como espaços de interação social, cultural e política. Considerando essa multiplicidade de funções, qual das alternativas a seguir melhor descreve o papel contemporâneo das igrejas em contextos de crescente pluralismo religioso e secularização? ✂️ a) As igrejas perdem relevância em contextos de pluralismo e secularização, pois seus ensinamentos se tornam obsoletos e sua influência é progressivamente substituída por organizações seculares. ✂️ b) As igrejas, em contextos de pluralismo, passam a atuar exclusivamente como espaços de culto, sem interferência nas questões sociais, políticas ou culturais, mantendo sua função exclusivamente espiritual. ✂️ c) As igrejas se adaptam ao pluralismo religioso oferecendo serviços sociais, como educação e assistência comunitária, ampliando sua atuação para além das questões estritamente religiosas e buscando formas de diálogo com outras religiões. ✂️ d) As igrejas se fecham em seus próprios dogmas, resistindo à secularização e ao pluralismo, buscando preservar suas tradições intactas e sem influência de novas correntes culturais e sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 167Q995020 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O Ensino Religioso da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis é marcado pelo compromisso como o respeito e a aproximação entre as religiões. Sobre o tema orientado na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), analise as afirmativas abaixo: 1. entende-se que o objeto de estudo restringem as instituições e as denominações religiosas desde que assegure o respeito à diversidade de credos e acolha o proselitismo, ou seja, a tentativa de impor um dogma ou converter alguém a ele; 2. o Ensino Religioso tem como enfoque o fenômeno religioso e como finalidade a sua releitura sob a perspectiva epistemológica, tendo como substrato as ciências da religião como Cultura e Antropologia da Religião; 3. os conhecimentos relacionados às religiões e a suas histórias e manifestações, são indiferentes para a compreensão da cultura em sua diversidade e da constituição da vida em sociedade. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. ✂️ b) É correta apenas a afirmativa 1. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4. ✂️ d) Todas as afirmativas são corretas. ✂️ e) É correta apenas a afirmativa 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 168Q898875 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Na Metodologia do Ensino de Ciências da Religião, é fundamental adotar práticas pedagógicas que promovam o respeito à diversidade religiosa e garantam o desenvolvimento de uma visão crítica nos alunos sobre as diferentes manifestações de fé. Com base nisso, qual das abordagens abaixo é mais adequada para o ensino plural e dialógico da disciplina em uma escola pública brasileira? ✂️ a) Propor uma metodologia investigativa, na qual os alunos pesquisem sobre as diferentes tradições religiosas, incentivando o debate, a reflexão crítica e o respeito às crenças pessoais de cada um, sem privilegiar nenhuma delas. ✂️ b) Privilegiar o estudo de uma tradição religiosa, como o cristianismo, por ser a religião mais praticada no país, estabelecendo as demais como secundárias e opcionais para o currículo. ✂️ c) Desenvolver atividades que abordem as diversas tradições religiosas, permitindo comparações entre elas, mas sem priorizar o diálogo com os alunos, para evitar controvérsias. ✂️ d) Utilizar uma abordagem confessional, onde o ensino de uma religião predominante é prioritário, assegurando que todos os alunos conheçam seus preceitos e dogmas, independente de sua religião de origem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 169Q898880 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Religião e religiosidade são conceitos frequentemente discutidos na disciplina de Ciências da Religião. Enquanto a religião é compreendida como um sistema institucionalizado de crenças e práticas, a religiosidade refere-se à vivência individual e pessoal da fé. Diante dessa distinção, qual das alternativas abaixo melhor explica como a religiosidade se manifesta no contexto social e cultural contemporâneo? ✂️ a) A religiosidade moderna reflete a secularização completa da sociedade, levando à diminuição da fé pessoal e ao desaparecimento das práticas religiosas informais. ✂️ b) A religiosidade se caracteriza pela expressão subjetiva e individual da fé, muitas vezes desvinculada de instituições religiosas, e pode envolver sincretismo e novas formas de espiritualidade. ✂️ c) A religiosidade só é legítima quando seguida dentro dos preceitos de uma religião organizada, já que a prática independente de fé carece de base teológica. ✂️ d) A religiosidade se manifesta exclusivamente através da prática formal de ritos e tradições religiosas estabelecidas, sendo sempre dependente de instituições religiosas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
161Q898876 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024No contexto da Metodologia do Ensino de Ciências da Religião, um dos principais desafios é promover o diálogo inter-religioso e a convivência pacífica em sala de aula. Considerando esse objetivo, qual prática pedagógica a seguir melhor contribui para a construção de um ambiente de respeito mútuo entre os estudantes, de acordo com os princípios de uma educação inclusiva e pluralista? ✂️ a) Organizar atividades em que os alunos investiguem conjuntamente diferentes tradições religiosas, promovendo a empatia, o entendimento mútuo e a reflexão crítica, sem impor juízos de valor ou promover uma hierarquização das crenças. ✂️ b) Dividir os alunos em grupos de acordo com sua religião, para que cada grupo apresente a sua perspectiva, garantindo que os estudantes pratiquem e defendam suas crenças pessoais. ✂️ c) Privilegiar o estudo de religiões universais e globais, evitando focar nas religiões locais ou tradicionais, para não criar polarizações entre os estudantes. ✂️ d) Realizar debates em sala de aula, nos quais os alunos são incentivados a defender a superioridade de sua própria tradição religiosa sobre as outras, a fim de fortalecer suas convicções. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
162Q898883 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024O mito e a espiritualidade, ao longo da história, foram usados como formas de explicar o mundo e de dar sentido à experiência humana. Em muitos contextos contemporâneos, essas narrativas continuam a desempenhar um papel significativo, mesmo em sociedades tecnologicamente avançadas. Assinale a alternativa correta que melhor descreve como os mitos influenciam a espiritualidade nas sociedades contemporâneas, considerando tanto sua relevância quanto possíveis limitações em diferentes contextos. ✂️ a) Os mitos, por serem construções arcaicas e ultrapassadas, não têm mais relevância na vida espiritual contemporânea e são vistos como mera superstição. ✂️ b) Os mitos continuam a influenciar a espiritualidade moderna, muitas vezes reaparecendo em formas culturais como filmes, livros e movimentos espirituais, ajudando a moldar a busca por sentido e transcendência. ✂️ c) A espiritualidade moderna rejeita os mitos tradicionais, concentrando-se exclusivamente em práticas meditativas e introspectivas desvinculadas de qualquer narrativa mítica. ✂️ d) Os mitos são completamente substituídos pela ciência nas sociedades contemporâneas, o que elimina seu papel na construção de significados espirituais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
163Q907984 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024Os tópicos a seguir procuram demonstrar elementos que, quando em conjunto, são identificadores de grupos extremistas religiosos no século XXI. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Visão totalitária, isto é, em que o mundo é visto, por um lado, completamente bom, em luta com outro, completamente mau. Verdades absolutas sustentam as ações e pensamentos. ( ) Liderança carismática que, em público, fala de maneira provocativa e contundente por meio de generalizações vagas. ( ) Crença de que aproveitar ou criar um ambiente de caos e injustiça seja a pior maneira de gerar pessoas com real disposição para se envolver em suas causas. ( ) Interpretações abrangentes, adequadamente contextualizadas e com profundo rigor teológico dos textos das escrituras religiosas. A sequência está correta em ✂️ a) V, V, F, F. ✂️ b) V, F, V, F. ✂️ c) F, V, F, V. ✂️ d) F, F, V, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
164Q901603 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024Considere as afirmativas relacionadas à Bíblia, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas: (__) A Bíblia é uma coleção de livros que inclui textos deuterocanônicos no cânone da Igreja Católica.(__) Todas as igrejas cristãs, incluindo as protestantes, aceitam os livros apócrifos como divinamente inspirados. (__) A Bíblia do Rei James e a Bíblia espanhola Reina-Valera contêm textos deuterocanônicos em algumas de suas edições. Assinale a alternativa com a sequência respectivamente correta: ✂️ a) V − F − F. ✂️ b) V − V − V. ✂️ c) F − F − F. ✂️ d) V − F − V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
165Q984708 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025Podemos dividir o início da história hebraica em três grandes momentos: a era dos patriarcas, a era dos juízes e a era dos reis. A era dos juízes foi marcada pela regência de líderes escolhidos por Deus, que eram denominados juízes. O Primeiro juiz dos Hebreus foi: ✂️ a) Moisés. ✂️ b) Abraão. ✂️ c) Judá. ✂️ d) Isaque. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
166Q898872 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024As igrejas, enquanto instituições religiosas, desempenham um papel central em muitas sociedades, tanto como centros de culto quanto como espaços de interação social, cultural e política. Considerando essa multiplicidade de funções, qual das alternativas a seguir melhor descreve o papel contemporâneo das igrejas em contextos de crescente pluralismo religioso e secularização? ✂️ a) As igrejas perdem relevância em contextos de pluralismo e secularização, pois seus ensinamentos se tornam obsoletos e sua influência é progressivamente substituída por organizações seculares. ✂️ b) As igrejas, em contextos de pluralismo, passam a atuar exclusivamente como espaços de culto, sem interferência nas questões sociais, políticas ou culturais, mantendo sua função exclusivamente espiritual. ✂️ c) As igrejas se adaptam ao pluralismo religioso oferecendo serviços sociais, como educação e assistência comunitária, ampliando sua atuação para além das questões estritamente religiosas e buscando formas de diálogo com outras religiões. ✂️ d) As igrejas se fecham em seus próprios dogmas, resistindo à secularização e ao pluralismo, buscando preservar suas tradições intactas e sem influência de novas correntes culturais e sociais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
167Q995020 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Artes Cênicas eou Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024O Ensino Religioso da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis é marcado pelo compromisso como o respeito e a aproximação entre as religiões. Sobre o tema orientado na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), analise as afirmativas abaixo: 1. entende-se que o objeto de estudo restringem as instituições e as denominações religiosas desde que assegure o respeito à diversidade de credos e acolha o proselitismo, ou seja, a tentativa de impor um dogma ou converter alguém a ele; 2. o Ensino Religioso tem como enfoque o fenômeno religioso e como finalidade a sua releitura sob a perspectiva epistemológica, tendo como substrato as ciências da religião como Cultura e Antropologia da Religião; 3. os conhecimentos relacionados às religiões e a suas histórias e manifestações, são indiferentes para a compreensão da cultura em sua diversidade e da constituição da vida em sociedade. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. ✂️ b) É correta apenas a afirmativa 1. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4. ✂️ d) Todas as afirmativas são corretas. ✂️ e) É correta apenas a afirmativa 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
168Q898875 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Na Metodologia do Ensino de Ciências da Religião, é fundamental adotar práticas pedagógicas que promovam o respeito à diversidade religiosa e garantam o desenvolvimento de uma visão crítica nos alunos sobre as diferentes manifestações de fé. Com base nisso, qual das abordagens abaixo é mais adequada para o ensino plural e dialógico da disciplina em uma escola pública brasileira? ✂️ a) Propor uma metodologia investigativa, na qual os alunos pesquisem sobre as diferentes tradições religiosas, incentivando o debate, a reflexão crítica e o respeito às crenças pessoais de cada um, sem privilegiar nenhuma delas. ✂️ b) Privilegiar o estudo de uma tradição religiosa, como o cristianismo, por ser a religião mais praticada no país, estabelecendo as demais como secundárias e opcionais para o currículo. ✂️ c) Desenvolver atividades que abordem as diversas tradições religiosas, permitindo comparações entre elas, mas sem priorizar o diálogo com os alunos, para evitar controvérsias. ✂️ d) Utilizar uma abordagem confessional, onde o ensino de uma religião predominante é prioritário, assegurando que todos os alunos conheçam seus preceitos e dogmas, independente de sua religião de origem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
169Q898880 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Religião e religiosidade são conceitos frequentemente discutidos na disciplina de Ciências da Religião. Enquanto a religião é compreendida como um sistema institucionalizado de crenças e práticas, a religiosidade refere-se à vivência individual e pessoal da fé. Diante dessa distinção, qual das alternativas abaixo melhor explica como a religiosidade se manifesta no contexto social e cultural contemporâneo? ✂️ a) A religiosidade moderna reflete a secularização completa da sociedade, levando à diminuição da fé pessoal e ao desaparecimento das práticas religiosas informais. ✂️ b) A religiosidade se caracteriza pela expressão subjetiva e individual da fé, muitas vezes desvinculada de instituições religiosas, e pode envolver sincretismo e novas formas de espiritualidade. ✂️ c) A religiosidade só é legítima quando seguida dentro dos preceitos de uma religião organizada, já que a prática independente de fé carece de base teológica. ✂️ d) A religiosidade se manifesta exclusivamente através da prática formal de ritos e tradições religiosas estabelecidas, sendo sempre dependente de instituições religiosas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro