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Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q899489 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

De acordo com Pascual (2005), “É porque a vida está cheia de mistérios e Deus é um mistério, que a revelação está na base da experiência humana religiosa”. Livros sagrados são, basicamente, revelação e inspiração divina. Considerando-se os principais Livros Sagrados de cada crença, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Religião Cristã. (2) Religião Judaica. (3) Religião Islâmica. (4) Religião Budista.

( ) Torá. ( ) Corão. ( ) Bíblia. ( ) Tripitaka.
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22Q897837 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo sobre o artigo 5ºda Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.
“É inviolável a liberdade de ..................... e de crença sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”. […] Também “é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades ................. e militares de internação coletiva”.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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23Q945135 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

O tema do pluralismo religioso, com suas várias facetas nas sociedades modernas, altera significativamente as configurações religiosas. Três conceitos oriundos dos estudos migratórios são muito úteis para examinar o fenômeno do pluralismo religioso: fronteira (não mais geográfica mas formas da pessoa inserir-se no mundo e nas suas relações com os outros), identidade religiosa (multiplicidade de identidades: não só religiosas,mastambémsimbólicas, profissionais, étnicas) e errância (pessoas que vivem na fronteira em busca de um território para se fixar. Têm consciência de que estão em saída, mesmo sem saber para onde ir e onde estabelecer-se).
COUTINHO, S. R.; SANCHES, J. W. L. O pluralismo religioso e as religiões em movimento. Revista de Cultura Teológica, 2021.

Considerando a abordagem realizada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os estudos migratórios demonstram que a globalização vem alterando profundamente as fronteiras, diminuindo as barreiras quanto à entrada de imigrantes na maioria dos países, estes ao saírem de seus locais de origem encontram abrigo e proteção, reafirmando suas identidades através do pluralismo religioso.
II. Os estudos migratórios tem constatado que as identidades religiosas sinalizam para as concepções absolutas e heterogêneas da sociedade contemporânea e oferecem a solução de problemas de ordem de intolerância, preconceito e discriminação religiosa.
III. O tema de estudo da fronteira perpassa a movimentação das pessoas que se deslocam pelos espaços e, procuram ultrapassar os limites fronteiriços demorando a fixar residência, aspecto que demostra a errância.
IV. O estudo sobre as fronteiras entre as religiões e, por conseguinte, sobre identidade religiosa e errância religiosa, traz contribuições importantes e fundamentais para o conhecimento do fenômeno do pluralismo religioso e as relações entre as religiões nos dias atuais.

É correto apenas o que se afirma em
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24Q945116 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

Uma fonte de inspiração para os que se aventuraram pelo ramo da administração no século XX foi o austríaco Peter Drucker. Nascido em 1909, ele foi um aclamado professor, escritor e consultor administrativo. É reconhecido como um dos maiores pensadores sobre os impactos da globalização na economia e nas organizações. Entre suas frases mais famosas estão: “o problema em nossas vidas não é a ausência de saber o que fazer, mas a ausência de fazê-lo” e “administração é fazer as coisas direito, liderança é fazer as coisas certas.”
Disponível em: https://www.napratica.org.br/peter-drucker-paida-administracao-moderna/. Acesso em: 22 jul. 2022 (adaptado).

A partir da reflexão proposta por Drucke sobre liderança, avalie as afirmações a seguir.
I. O líder religioso precisa ser uma referência verdadeira para sua comunidade. II. A liderança gera um nível de influência que transforma e impacta um grupo. III. O líder religioso tem a capacidade inata de fazer com que as pessoas o sigam. IV. A boa administração é suficiente para formar um grupo coeso e unido pelos mesmos ideais.
É correto apenas o que se afirma em
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25Q899495 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A respeito da Imanência e Transcendência, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Imanência. (2) Transcendência.

( ) Está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.
( ) As tradições judaico-cristã e islâmica estão baseadas na noção de um Deus sublime.
( ) Está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo. Relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo.
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26Q945115 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

A diversidade religiosa presente não só no Brasil, mas também em todos os continentes, implica um desafio cada vez maior ao ecumenismo. Isso porque nem sempre a diversidade é vista como riqueza, mas como competição, proselitismo e ameaça para as igrejas tradicionais. O grande desafio está em favorecer um espírito de abertura para compreender essa realidade diversificada, rompendo com qualquer resquício de intolerância, o que não significa abdicar de nossa identidade religiosa singular, condição fundamental para qualquer processo dialogal, nem renunciar à consciência crítica para avaliar os limites presentes nas experimentações em curso. É contra essa tendência, veiculada nos diversos fundamentalismos, que se impõe, hoje, o imperativo de pensar no diálogo inter-religioso como condição de possibilidade para um mundo mais pacífico e mais solidário.
STÜRMER, R. Diálogo inter-religioso. Revista de Teologia & Cultura, vol. IV, n. 15, p. 53, 2008 (adaptado).

A partir das concepções de diálogo inter-religioso e diversidade religiosa, apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A diversidade religiosa na sociedade brasileira tem se mostrado como um fator de agregação social que contribuiu com a convivência de diferentes credos, além de garantir a inexistência de conflitos étnico religiosos.
II. A diversidade religiosa implica em atitude de respeito pelo outro, em reconhecer que a pluralidade não é uma ameaça e que cada pessoa humana tem direito a expressar a sua espiritualidade e o seu pertencimento religioso.
III. O diálogo inter-religioso abarca um vasto campo, que inclui a explanação teológica da doutrina, a comunicação das respectivas experiências espirituais, bem como o empenho comum em favor dos grandes projetos da humanidade.
IV. O diálogo inter-religioso implica a superação de atitudes intolerantes para com os diversos grupos, evitando postura crítica diante das experiências do próprio grupo religioso.

É correto apenas o que se afirma em
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27Q897838 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Ensino Religioso, de acordo como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018):

1. Busca construir, por meio do estudo dos conhecimentos religiosos e das filosofias de vida, atitudes de reconhecimento e respeito às alteridades.
2. Trata-se de um instrumento útil e necessário para evitar a utilização do Ensino Religioso como instrumento de alienação política e ideológica.
3. Trata-se de um espaço de aprendizagens, experiências pedagógicas, intercâmbios e diálogos permanentes, que visam o acolhimento das identidades culturais, religiosas ou não, na perspectiva da interculturalidade, direitos humanos e cultura da paz.
4. Tem por finalidades a formação intelectual e científica dos educandos, na medida em que fomenta a aprendizagem cultural como princípio básico à vida comunitária.
5. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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28Q945119 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

Com a globalização, a noção de tempo-espaço ganhou novo significado na sociedade contemporânea. A intimidade pode ser vivida, mesmo à distância, com a utilização dos recursos disponíveis provenientes do avanço tecnológico que foi trazido com fenômeno da tecnologização da mídia globalizada. Por isso mesmo é que a globalização tem atingido a estrutura dos nossos pressupostos básicos como um fenômeno daqui, produzindo alterações substantivas em nossa maneira de ser, pensar, compreender e explicar o mundo que nos circunda e as relações necessárias que nele se estabelecem. Certamente, a variável globalização e sistema de crença religiosa deve ser aqui analisada em termos de uma relação geracional. Nessa relação é possível compreender a natureza da mudança ocorrida na estrutura ontológica da fé. Essa estrutura é incorporada cada vez mais no cotidiano, alterando, positivamente, o turvo horizonte da vivência humana em que se configura o complexo mundo da competitividade.
PIRES, A. C. Globalização, desconfessionalização e espiritualidade evangélica no Brasil: uma análise socioteológica. Estudos de Religião, v. 24, n. 38, 25-36, jan./jun. 2010 (adaptado).
A partir das considerações do texto, no que diz respeito à espiritualidade, a globalização
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29Q897839 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Certamente, entre os objetivos do Ensino Religioso atualmente, destacam-se as reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das diferentes religiões existentes na sociedade, explorando os conteúdos de maneira interdisciplinar, com atividades que estimulem o diálogo e o respeito entre as religiões.
Diante disso, a disciplina pode ser ministrada de forma ................................... , ou seja, abordando temas de uma determinada religião. Muitas escolas particulares adotam esse modelo de ensino, no qual, a escolha de quem realiza a matrícula, tem consciência da modalidade. Contudo, a disciplina também pode ser oferecida de forma ............................ , ou seja, são ministrados conteúdos sobre os principais grupos religiosos existentes.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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30Q897840 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso, os ritos, como práticas celebrativas das tradições religiosas, podem ser agrupados em três categorias principais, que são:

1. os propiciatórios, que se constituem principalmente de orações, sacrifícios e purificações;
2. os de mistério, que compreendem as várias cerimônias relacionadas com certas práticas limitadas a um número restrito de fiéis; e
3. aqueles que visam conhecer os desígnios do Transcendente em relação aos acontecimentos futuros, denominados ......................... .

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
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31Q945114 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

Para que seja possível desenvolver um novo paradigma em teologia faz-se necessário abordar a história do divórcio entre teologia e espiritualidade, tendo em vista a necessidade de integração entre essas realidades. A dinâmica da teologia é cada vez mais interpelada a ter a espiritualidade como lugar privilegiado (metodológico), a lhe dar plausibilidade histórica e, assim, tornar a teologia instrumento adequado para a ação pastoral e a evangelização. Nestes termos é necessário que a espiritualidade transpasse todo o processo da construção teológica, como consequência de uma profunda relação entre teologia e espiritualidade.
COSTA, R. C. C. Teologia e espiritualidade hoje: do divórcio ao romance. Estudos de Religião, v. 24, n. 39, jul./dez. 2010 (adaptado).

Considerando a abordagem realizada no texto, sobre a espiritualidade e sua relação com a teologia, assinale a opção correta.
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32Q897836 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre a história do Ensino Religioso no Brasil.

1. No período denominado Brasil Colônia, o Ensino Religioso tinha como objetivos a catequização dos povos originais e a conversão dos grupos africanos residentes no Brasil.

2. Com a promulgação da Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, em 1891, o Ensino Religioso tornou-se facultativo nas escolas.

3. A Constituição Federal de 1988 estabeleceu a proibição da promoção de doutrinas de qualquer religião por parte do Estado.

4. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação ficou estabelecido que a matrícula é obrigatória na disciplina de Ensino Religioso e ministrada por professor com formação religiosa.

5. A Resolução CNE/CEB nº 04/2010 e a Resolução CNE/CEB nº 07/2010 reconheceram o Ensino Religioso como uma das cinco áreas de conhecimento do Ensino Fundamental, de nove anos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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33Q945113 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

O que significaria para o mundo de amanhã se os líderes religiosos de todas as grandes e também das pequenas religiões se pronunciassem decididamente em favor da responsabilidade pela paz, pelo amor ao próximo, pela não-violência, pela reconciliação e pelo perdão? Se, em vez de ajudar a provocar conflitos, elas se engajassem em solucionar conflitos? Todas as religiões do mundo devem hoje reconhecer a sua corresponsabilidade pela paz mundial.
KÜNG, H. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. São Paulo: Paulinas, 2002 (adaptado).

Em relação ao papel das instituições e dos líderes religiosos para a construção de uma ética mundial, avalie as afirmações a seguir.
I. O diálogo construtivo entre os mais diversos grupos religiosos em favor da paz mundial é uma responsabilidade de todos os crentes e, de modo particular, dos que exercem posições de liderança entre os que partilham da mesma fé.
II. O fundamentalismo religioso, por facilitar uma compreensão mais aprofundada do que é específico da fé de um determinado grupo e do que o distingue dos demais, favorece uma adesão mais fervorosa à fé e consequentemente um maior empenho pela paz.
III. A capacidade de reconhecer que Deus, assim como está em nossa Igreja, está também em todas as Igrejas e em todos os grupos religiosos que buscam viver autenticamente a sua fé, favorece a unidade e a realização de projetos interconfessionais em favor da paz entre os povos.
IV. A religião, ao longo da história, foi capaz de produzir uma mentalidade ambivalente que provocou diversos conflitos econômico-político-militares, bem como diversos acordos de paz.

É correto apenas o que se afirma em
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34Q945129 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
A troca de informações pode transformar-se numa verdadeira comunicação, os contatos podem amadurecer em amizade, as conexões podem facilitar a comunhão. Se as redes sociais são chamadas a concretizar esse grande potencial, as pessoas que delas participam devem esforçar-se por serem autênticas, porque nesses espaços não se partilhamapenasideias e informações,mas, emúltima instância, a pessoa comunica-se a si mesma.
BENTO XVI. Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização, 2013. (adaptado).

TEXTO 2
Há um uso do ouvido que não é verdadeira escuta, mas o contrário: o espionar. De fato, uma tentação sempre presente, mas que neste tempo da internet parece mais assanhada, é a de procurar saber e espiar, instrumentalizando os outros para os nossos interesses. Por outro lado, aquilo que torna boa e plenamente humana a comunicação é precisamente a escuta de quem está à nossa frente, face a face; a escuta do outro aproximando-nos, dele com abertura leal, confiante e honesta.
FRANCISCO. Escutar com o ouvido do coração. 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, 2022. (adaptado).
As mensagens do Papa Bento XVI e do Papa Francisco, proferidas em diferentes contextos de evolução das redes sociais, apontam para a
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35Q899490 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se as doutrinas religiosas, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Doutrina, um termo que deriva do latim doctrīna, sendo um conjunto de ensinamentos que se baseia num sistema de crenças. A noção de doutrina também está relacionada com o corpo de um ____________ (formado por enunciados certos e irrefutáveis) e com os princípios legislativos.
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36Q907989 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas correlatas a seguir e a relação proposta entre elas.


I. “Hinduísmo, que tem cerca de 800 milhões de praticantes em todo o mundo (em sua maioria pessoas que nasceram na Índia ou descendentes de indianos), destaca-se das outras grandes religiões pelo fato de que sua origem não remonta a nenhum indivíduo ou acontecimento histórico específico. A fé, que é tão diversa quanto a própria Índia, é uma extraordinária coleção de variações e expansões – algumas antigas, outras mais recentes. Essa religião profundamente variada dá uma ênfase muito grande ao ato de libertar-se do mundo que vemos e na eliminação das amarras que nos prendem ao plano material da existência, chegando a incluir a identidade pessoal. Por toda a sua complexidade, interconexão e desenvolvimento contínuo, esse cerne místico do Hinduísmo perdura até hoje.”


PORQUE


II. “Segundo a tradição, Brahma teve quatro filhos que deram origem às quatro castas: brâmanes (os que saíram da boca de Brahma) são a mais elevada; os sudras (os que saíram dos braços de Brahma) são os guerreiros; os xátrias (os que saíram das pernas de Deus ou Brahma) são os camponeses e comerciantes; os vaishya (aqueles que saíram dos pés de Brahma), são os servos e escravos. Os párias, a quinta categoria, nem são considerados uma casta. São pessoas que ou cometeram ‘crimes’ e desobedeceram às leis sagradas ou tiveram ascendentes ‘acusados’ disso. Portanto, filho de pária, pária é. Socialmente são considerados um ‘nada’. A eles, em tese, é proibido viver nas cidades e até mesmo ler qualquer um dos livros sagrados. Em alguns pontos da Índia, essa determinação tem sido rejeitada mesmo por membros de castas mais elevadas.”


Assinale a afirmativa correta.

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37Q904492 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Privilegiamos o aspecto sociocultural das crenças e expressões religiosas em função de nossa preocupação inicial: o que pode ser considerado uma contribuição da religião para a humanidade do século XXI?” (Hontart, 2003, p. 20).

Fonte: Hontart, François. Mercado e religião. São Paulo. Editora Cortez.2003.


Analise as proposições a seguir considerando a imersão do social no sagrado.


I- Uma das contribuições da religião para a humanidade do século XXI é a descoberta da globalização do real, isto é, da harmonia entre o cosmos e o gênero humano bem como de uma ordem social como exigência do bem-estar coletivo da humanidade.


II- A visão do universo como um conjunto em que não há fronteiras entre o sagrado e a vida cotidiana da humanidade distinguiu muitas sociedades na história.


III- Para os pós-modernistas, a religião garante a sua legitimidade ao dar ênfase aos dogmas e moralizar crenças sistemáticas, construindo um universo de sacralidade.


É CORRETO o que se afirma em:

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38Q899862 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma análise comparativa das influências sociais da religião, considere os seguintes aspectos: a construção de identidades culturais, a coesão social e os mecanismos de controle social. Qual das alternativas a seguir melhor sintetiza a relação entre religião e religiosidade em contextos contemporâneos?
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39Q945123 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

A lei procura tornar os homens virtuosos, e o objeto dos preceitos da lei são os atos de virtude. Mas é condição da virtude que os virtuosos operem de modo deleitável e com firmeza. E isso faz principalmente o amor, pois pelo amor fazemos as coisas com deleite e firmeza. Logo, o amor do bem é a última intenção da lei. Além disso, os legisladores, pela determinação da lei promulgada, movem aqueles para os quais a lei foi estabelecida. Em todas as coisas que são movidas por um primeiro movente, tanto uma é mais perfeitamente movida, quanto mais participa da moção do primeiro movente, como também da sua semelhança. Deus, que é quem dá a lei divina, faz todas as coisas pelo seu amor. Por isso, o que para Deus tende desse modo, isto é, amando, move-se perfeitamente para Deus. Ora, todo agente procura a perfeição naquilo que opera. Porisso, este é o fim de toda a legislação: que o homem ame a Deus.
AQUINO, T. de. Suma contra os gentios. Vol. 2. Porto Alegre: EDIPUCRS (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O objetivo do legislador deve ser promover a virtude.
PORQUE
II. A lei promulgada move a lei divina.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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40Q899864 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em um curso de Formação de Professores, discute-se a importância da metodologia de ensino de Ciências da Religião. Qual das seguintes abordagens metodológicas é mais eficaz para promover uma compreensão crítica e interdisciplinar das diferentes tradições religiosas entre os alunos?
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