Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

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21 Q945129 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
A troca de informações pode transformar-se numa verdadeira comunicação, os contatos podem amadurecer em amizade, as conexões podem facilitar a comunhão. Se as redes sociais são chamadas a concretizar esse grande potencial, as pessoas que delas participam devem esforçar-se por serem autênticas, porque nesses espaços não se partilhamapenasideias e informações,mas, emúltima instância, a pessoa comunica-se a si mesma.
BENTO XVI. Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização, 2013. (adaptado).

TEXTO 2
Há um uso do ouvido que não é verdadeira escuta, mas o contrário: o espionar. De fato, uma tentação sempre presente, mas que neste tempo da internet parece mais assanhada, é a de procurar saber e espiar, instrumentalizando os outros para os nossos interesses. Por outro lado, aquilo que torna boa e plenamente humana a comunicação é precisamente a escuta de quem está à nossa frente, face a face; a escuta do outro aproximando-nos, dele com abertura leal, confiante e honesta.
FRANCISCO. Escutar com o ouvido do coração. 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, 2022. (adaptado).
As mensagens do Papa Bento XVI e do Papa Francisco, proferidas em diferentes contextos de evolução das redes sociais, apontam para a

22 Q899855 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A religião e a religiosidade são elementos centrais na constituição das sociedades, influenciando tanto as práticas sociais quanto as dinâmicas políticas e econômicas. No entanto, o modo como esses conceitos se manifestam varia significativamente de acordo com o contexto cultural e histórico. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:


I. A secularização, fenômeno observado em várias sociedades contemporâneas, implica necessariamente a diminuição da religiosidade individual, visto que a esfera pública se torna cada vez mais distante de valores religiosos.


II. A religiosidade popular muitas vezes se diferencia da ortodoxia religiosa, pois combina crenças e práticas religiosas oficiais com elementos locais e culturais, sendo um fenômeno típico em várias regiões da América Latina.


III. O fundamentalismo religioso surge como uma reação à modernidade, buscando restaurar práticas e doutrinas tradicionais, mas, paradoxalmente, pode adotar estratégias modernas, como o uso das mídias sociais para difusão de seus ideais.


IV. O sincretismo religioso é um processo de fusão de tradições religiosas distintas, como ocorre em muitas religiões afro-brasileiras, mas sua presença está limitada às regiões em que ocorreram intensos processos de colonização europeia.


A partir dessa análise, assinale a alternativa correta:

23 Q945113 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

O que significaria para o mundo de amanhã se os líderes religiosos de todas as grandes e também das pequenas religiões se pronunciassem decididamente em favor da responsabilidade pela paz, pelo amor ao próximo, pela não-violência, pela reconciliação e pelo perdão? Se, em vez de ajudar a provocar conflitos, elas se engajassem em solucionar conflitos? Todas as religiões do mundo devem hoje reconhecer a sua corresponsabilidade pela paz mundial.
KÜNG, H. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. São Paulo: Paulinas, 2002 (adaptado).

Em relação ao papel das instituições e dos líderes religiosos para a construção de uma ética mundial, avalie as afirmações a seguir.
I. O diálogo construtivo entre os mais diversos grupos religiosos em favor da paz mundial é uma responsabilidade de todos os crentes e, de modo particular, dos que exercem posições de liderança entre os que partilham da mesma fé.
II. O fundamentalismo religioso, por facilitar uma compreensão mais aprofundada do que é específico da fé de um determinado grupo e do que o distingue dos demais, favorece uma adesão mais fervorosa à fé e consequentemente um maior empenho pela paz.
III. A capacidade de reconhecer que Deus, assim como está em nossa Igreja, está também em todas as Igrejas e em todos os grupos religiosos que buscam viver autenticamente a sua fé, favorece a unidade e a realização de projetos interconfessionais em favor da paz entre os povos.
IV. A religião, ao longo da história, foi capaz de produzir uma mentalidade ambivalente que provocou diversos conflitos econômico-político-militares, bem como diversos acordos de paz.

É correto apenas o que se afirma em

24 Q945130 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

A muitos terá ocorrido entrar domingo de manhã em uma igreja com o propósito de observar os afrescos que ornamentam as paredes, de estudar a arquitetura, de olhar bem de perto as estátuas e os baixos-relevos. Mas é domingo, está em curso uma missa, os fiéis nos seus bancos estão devotamente atentos a rezar ou a escutar a homilia. O turista cultural, se (como ocorre muitas vezes) não se deteve pelo cartaz “proibida a entrada aos turistas durante as funções religiosas”; movimenta-se com certo embaraço, tem a impressão de perturbar, de estar fora de lugar. O fiel, rezando, olha-o com sentimentos mistos, por um lado, deveria acolhê-lo com atitude caridosa, respeitando seus interesses e propósitos; por outro lado, entretanto, sente a estranheza que conflita com o que, pelo menos naquele momento, parece-lhe o sentido mais próprio do lugar.
Uma situação análoga, simetricamente invertida, poderia verificar-se se qualquer devoto da Virgem ou dos Santos entrasse em um dos tantos museus de arte, aonde se vai com o propósito de contemplar esteticamente as obras, e se ajoelhasse diante de qualquer imagem do altar. Essa situação é bem menos habitual, talvez nem mesmo aconteça; e também é algo sobre o que devemos refletir. Além do que, enquanto na igreja é proibida a entrada aos turistas somente na hora das funções sacras, nunca se viu um museu que reserve alguns de seus horários de abertura para os devotos que querem rezar diante dos quadros com temática sagrada.
VATTIMO, G. Para além da interpretação: O significado da hermenêutica para a filosofia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999, p. 91 (adaptado).
Com base no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A esfera cultural estética e turística apresenta, na sociedade moderna, uma sobrevalorização assimétrica e conflituosa com a esfera cultural religiosa e litúrgica.
PORQUE
II. A secularização do religioso fez a experiência estética e a instituição que a representa terem maior relevância cultural do que a experiência religiosa.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

25 Q945115 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

A diversidade religiosa presente não só no Brasil, mas também em todos os continentes, implica um desafio cada vez maior ao ecumenismo. Isso porque nem sempre a diversidade é vista como riqueza, mas como competição, proselitismo e ameaça para as igrejas tradicionais. O grande desafio está em favorecer um espírito de abertura para compreender essa realidade diversificada, rompendo com qualquer resquício de intolerância, o que não significa abdicar de nossa identidade religiosa singular, condição fundamental para qualquer processo dialogal, nem renunciar à consciência crítica para avaliar os limites presentes nas experimentações em curso. É contra essa tendência, veiculada nos diversos fundamentalismos, que se impõe, hoje, o imperativo de pensar no diálogo inter-religioso como condição de possibilidade para um mundo mais pacífico e mais solidário.
STÜRMER, R. Diálogo inter-religioso. Revista de Teologia & Cultura, vol. IV, n. 15, p. 53, 2008 (adaptado).

A partir das concepções de diálogo inter-religioso e diversidade religiosa, apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A diversidade religiosa na sociedade brasileira tem se mostrado como um fator de agregação social que contribuiu com a convivência de diferentes credos, além de garantir a inexistência de conflitos étnico religiosos.
II. A diversidade religiosa implica em atitude de respeito pelo outro, em reconhecer que a pluralidade não é uma ameaça e que cada pessoa humana tem direito a expressar a sua espiritualidade e o seu pertencimento religioso.
III. O diálogo inter-religioso abarca um vasto campo, que inclui a explanação teológica da doutrina, a comunicação das respectivas experiências espirituais, bem como o empenho comum em favor dos grandes projetos da humanidade.
IV. O diálogo inter-religioso implica a superação de atitudes intolerantes para com os diversos grupos, evitando postura crítica diante das experiências do próprio grupo religioso.

É correto apenas o que se afirma em

26 Q899854 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A formação e a prática do professor de Educação Religiosa no Brasil são temas que envolvem a compreensão das diretrizes legais, éticas e pedagógicas que orientam a docência dessa disciplina. Considerando a natureza plural da sociedade brasileira e o caráter laico do Estado, o professor de Educação Religiosa deve atuar de forma inclusiva e respeitosa em relação às diversas tradições religiosas, assim como às visões de mundo não religiosas. Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma prática pedagógica adequada para o professor de Educação Religiosa em uma escola pública.

27 Q910395 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

No terceiro bimestre do 7º ano, a professora de Ensino Religioso promoveu uma atividade em grupo para tratar da temática “A origem e formação dos textos sagrados nos monoteísmos – Judaísmo, Cristianismo e Islamismo”. Cada grupo foi orientado a pesquisar e preparar uma apresentação criativa sobre as diferenças e proximidades entre os livros sagrados dessas tradições. Ao final das apresentações, a professora propôs um jogo, no qual os alunos deveriam identificar a resposta correta sobre as diferenças e proximidades sobre os textos sagrados dessas tradições.
Considerando esse contexto, assinale a alternativa que apresenta as diferenças e proximidades sobre os textos sagrados dessas tradições.

28 Q899495 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A respeito da Imanência e Transcendência, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Imanência. (2) Transcendência.

( ) Está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.
( ) As tradições judaico-cristã e islâmica estão baseadas na noção de um Deus sublime.
( ) Está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo. Relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo.

29 Q899859 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor Ensino Religioso, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A evangelização no período colonial brasileiro foi um processo central na consolidação do domínio europeu sobre as populações indígenas e africanas, desempenhando um papel fundamental na construção da sociedade colonial. Sobre esse processo, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

30 Q945119 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

Com a globalização, a noção de tempo-espaço ganhou novo significado na sociedade contemporânea. A intimidade pode ser vivida, mesmo à distância, com a utilização dos recursos disponíveis provenientes do avanço tecnológico que foi trazido com fenômeno da tecnologização da mídia globalizada. Por isso mesmo é que a globalização tem atingido a estrutura dos nossos pressupostos básicos como um fenômeno daqui, produzindo alterações substantivas em nossa maneira de ser, pensar, compreender e explicar o mundo que nos circunda e as relações necessárias que nele se estabelecem. Certamente, a variável globalização e sistema de crença religiosa deve ser aqui analisada em termos de uma relação geracional. Nessa relação é possível compreender a natureza da mudança ocorrida na estrutura ontológica da fé. Essa estrutura é incorporada cada vez mais no cotidiano, alterando, positivamente, o turvo horizonte da vivência humana em que se configura o complexo mundo da competitividade.
PIRES, A. C. Globalização, desconfessionalização e espiritualidade evangélica no Brasil: uma análise socioteológica. Estudos de Religião, v. 24, n. 38, 25-36, jan./jun. 2010 (adaptado).
A partir das considerações do texto, no que diz respeito à espiritualidade, a globalização
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