Início

Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q904498 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Embora a secularização possa ser vista como um fenômeno global das sociedades modernas, sua distribuição entre elas não é uniforme.” (BERGER, 1985. p.120)

Fonte: BERGER, Peter. O dossel sagrado – elementos para uma teoria sociológica da religião. SP. Paulus. 1985.

Considerando a temática do secularismo, analise as proposições a seguir.


I- No mundo ocidental, a presença da religião no âmbito das instituições modernas, na esfera da família e das relações sociais estreitamente ligadas a ela, perdeu todo o seu potencial devido ao fenômeno da secularização.


II- A secularização causa o fim dos monopólios das tradições religiosas e conduz a uma realidade de pluralismo presente em sociedades contemporâneas, como a brasileira.


III- Os diferentes grupos religiosos, presentes nas sociedades ocidentais, procuram por diversos meios, manter seus mundos em face da pluralidade tornando-se, na maioria dos casos, religiões de Estado, garantindo o seu monopólio.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q904503 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Nos séculos XVII e XVIII, “calundu representava a prática de curandeirismo e uso de ervas com ajuda de métodos de adivinhação e possessão.” ( 2009. p. 156) MATTOS,

Fonte: MATTOS, Regiane Augusto. História e cultura afro-brasileira. SP. Contexto. 2009. p.156.

Sobre esta prática assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q910396 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A coordenação pedagógica escolar organizou uma Semana de Promoção da Cultura da Paz no ambiente escolar. O professor do componente curricular Ensino Religioso – 8º Ano – integrou o projeto e foi orientado a desenvolver o tema da cultura da paz a partir da apresentação de líderes religiosos que se comprometeram com a pacificação. A partir dessas orientações, ele escolheu o líder Mahatma Gandhi.
Assinale a alternativa que apresenta a prática pela qual Mahatma Gandhi é reconhecido como um líder religioso que promoveu a paz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q902517 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
No que concerne às subdisciplinas da ciência da religião, o trecho I remete diretamente à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q901593 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Qual das seguintes afirmações melhor explica a relação entre o Fenômeno Religioso e a necessidade humana de um ser superior?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q904495 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“O século IV testemunhou uma mudança radical na situação política das igrejas cristãs no império romano.” ( , 2004. p. 201)

Fonte: IRVIN, Dale T; Sunquist, Scott W. História do movimento cristão mundial. Volume 1. Tradução José Raimundo Vidigal. SP. Paulus. 2004.

Tendo como premissa o movimento cristão mundial a partir do século IV, avalie as proposições a seguir.


I- Com a oficialização do cristianismo como religião de Estado, no século IV, houve uma unificação cristã, erradicando as concepções teológicas do arianismo e donatismo, favorecendo a instabilidade do império romano ocidental.


II- No início do século IV, uma nova instituição organizada surgiu dos desertos do Egito para se tornar um importante veículo da missão e da renovação para as igrejas cristãs – o monasticismo.


III- No século VII, o cristianismo sofreu grandes transformações provocadas, entre outros fatores, por um movimento religioso oriundo da Arábia, irrompeu o mundo cristão com uma combinação de fervor religioso e força militar.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q897844 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Confucionismo.

1. Religião fundada pelo sábio Confúcio com o objetivo de combater os avanços do Cristianismo no Tibete.
2. É, na verdade, uma filosofia ética e moral que prioriza a orientação da vida dos indivíduos e a promoção da harmonia social.
3. Seus rituais mais relevantes estão relacionados à família, sendo o casamento e os funerais os significativos.
4. Seus seguidores acreditam que todos os seres humanos são naturalmente maus e que a educação é a fonte primordial para transformá-los em indivíduos bons.
5. Amor ao próximo, ser justo, ter um comportamento condizente com os valores morais, cultivar a sabedoria e manter a consciência das vontades dos céus são virtudes essenciais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q904500 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“A nossa história foi tecida pela presença de escravos originários do credo islâmico”. (COSTA, 2002)

Fonte: COSTA, Sebastião Heber Vieira. Em nome de Alá: algumas notas sobre a presença mulçumana entre os escravos da Bahia. in SYLVANA, Brandão (Organizadora) Histórias das Religiões no Brasil. Vol.2. Recife. Editora Universitária. UFPE. 2002.

Tendo como premissa a presença do islamismo em solo baiano, avalie as assertivas a seguir.


I- O islamismo espalhou-se de forma própria na Bahia e seus seguidores eram geralmente os negros que possuíam maior grau de instrução, em suas reuniões de oração, tanto na vida privada, como nas mesquitas o uso do tecebá era uma marca do sagrado.


II- Na Bahia, no século XIX, não há registros de revoltas dos negros com a dimensão religiosa islâmica, inclusive os estudiosos garantem que a Revolta dos Malês é simplesmente uma representação revestida das caraterísticas típicas de luta de classe.


III- A função agregadora do Islã foi a solidariedade entre as etnias negras, na Bahia, ajudando a promover a unidade entre muitos escravos e até entre os libertos africanos.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q904506 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Sobre a cristandade no mundo europeu é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q945131 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

O maior dos acontecimentos recentes — que “Deus está morto”, que a crença no Deus cristão caiu em descrédito — já começa a lançar suas primeiras sombras sobre a Europa. Mas no principal pode-se dizer: o próprio acontecimento é grande demais, distante demais, demasiado à parte da capacidade de apreensão de muitos para que sequer sua notícia pudesse já chamar-se chegada:sem falar que muitosjá soubessem o que propriamente se deu com isso — e tudo quanto, depois de solapada esse crença, tem agora de cair, porque estava edificada sobre ela, apoiado a ela, arraigado nela; por exemplo, toda a nossa moral europeia. De fato, nós filósofos e “espíritos livres” sentimo-nos, à notícia de que “o velho Deus está morto”, como que iluminados pelos raios de uma nova aurora; nosso coração transborda de gratidão, assombro, pressentimento, expectativa — eis que enfim o horizonte nos aparece livre outra vez, posto mesmo que não esteja claro, enfim podemos lançar outra vez ao largo nossos navios, navegar a todo perigo, toda ousadia do conhecedor é outra vez permitida, o mar, nosso mar, está outra vez aberto, nunca dantes houve tanto mar aberto.
NIETZSCHE, F. W. A Gaia Ciência. In: Obras incompletas. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. 3ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 211-212 (adaptado).

A expressão “Deus está morto”, utilizada no texto, refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q904505 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Considerando a história do ensino religioso no Brasil, avalie as proposições a seguir.


I- Com o advento da república, o Estado passou a ser laico e o ensino religioso perdeu no seu exercício a sua sacralidade, privilegiou uma educação religiosa que, desde as origens do período republicano, estava antenada com uma prática docente que valorizava os direitos do homem e do cidadão.


II- O ensino religioso, estabelecido a partir da migração da religião para a escola como uma estratégia de garantir a manutenção da cristandade, foi erradicado, no Brasil, com a proclamação da República e esta é uma das características do ensino religioso apenas no período imperial.


III- Historicamente, a gênese do ensino religioso nas escolas brasileiras ocorreu em aulas de religião, nas quais os professores podiam ser representantes do clero, religiosos ou seminaristas e tinham como modelo didático-pedagógico a catequese e a vida sacramental.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q910401 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

As diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas consistem em: ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição. Ao tratar didaticamente essas ideias de imortalidade, o docente de Ensino Religioso poderá agrupar as religiões de acordo com a ideia comum de imortalidade que elas compartilham.
Considerando essa orientação didática, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a ideia de imortalidade e a tradição religiosa agrupadas pela professora à respectiva crença de imortalidade.

COLUNA I
1. Ancestralidade
2. Ressurreição
3. Reencarnação
COLUNA II
(    ) Islamismo
(    ) Sikhismo
(    ) Candomblé

Assinale a sequência correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q902519 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
Considerando os trechos textuais fornecidos, relacione-os adequadamente às subdisciplinas da ciência da religião.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q903852 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Os comentários ou dissertações para esclarecimento ou minuciosa interpretação de um texto ou de uma palavra, de modo especial, aplicam-se aos sagrados e jurídicos.


Esta investigação crítica aplicada às Escrituras Sagradas é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q901604 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

De que maneira o pentecostalismo pode contribuir para a inclusão social no Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q897841 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação aos objetivos do Ensino Religioso estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

( ) Despertar o interesse dos educandos pelos temas sociais e culturais relacionados com a espiritualidade e a fé, fontes essenciais da formação humana e ética.
( ) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos.
( ) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos.
( ) Desenvolver competências e habilidades que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o pluralismo de ideias, de acordo com a ConstituiçãoFederal.
( ) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q904499 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Outro exemplo interessante é o Templo de Umbanda Cristã Santo Antônio de Ouro Fino, em Trindade - no sertão pernambucano, quase na fronteira com o Piauí. Ali a jurema bebida é a da tradição indígena, contudo, é uma casa de “Umbanda Cristã” com uma liturgia característica da umbanda, mas cujo “culto à jurema sagrada descende das tribos indígenas e do catimbó de jurema”. Para eles, beber jurema, feita sem adição de álcool, mas só com água e mel, significa limpar o corpo, purificar a alma e receber a ciência espiritual deixada pelo Rei Salomão. A jurema promove um “encontro com as forças astrais superiores” e, segundo os adeptos, só os que a beberam sentiram uma sensação maravilhosa como a que sentiram “os discípulos do Mestre Jesus no dia de pentecostes”. (GRUNWALD, 2018)

Fonte: GRUNWALD, Rodrigo de Azevedo. Nas trilhas da Jurema. In Religião & Sociedade. 38(1). Abril. 2018. https://doi.org/10.1590/0100-85872018v38n1cap05. Acesso em 02/09/2024)


Este exemplo de religiosidade popular presente na sociedade brasileira expressa a presença de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q910400 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Eid al Fitr é o nome árabe da celebração muçulmana conhecida como “a festa do fim do jejum”, pois nela se celebra o final do Ramadã.
Assinale a alternativa que apresenta o sentido religioso desse ritual, o qual deverá ser apresentado pelo professor de Ensino Religioso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q902525 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
As frases a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.

1. Não é exatamente uma religião. A doutrina surgiu na França e se expandiu pelo mundo.

2. Atualmente, a maior parte dos seus seguidores no mundo vive em Israel e nos Estados Unidos.

3. É a principal doutrina no Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda mais praticada.

4. Representa mais de 80% da população na Índia e no Nepal. É a terceira maior religião do mundo.
Ao aplicar as frases, o professor pretende abordar com os alunos, respectivamente, as realidades de quais religiões/doutrinas do mundo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q907982 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Um dos princípios mais marcantes do Hinduísmo é o da não violência, que guiou os indianos para a liberdade nos séculos XIX e XX. Mahatma Gandhi, líder do movimento pela independência do país, apostou no princípio do Satyagraha, que quer dizer “força da verdade” e, segundo o qual, as pessoas deveriam se recusar a se submeter à injustiça. O auge da desobediência foi com a Marcha do Sal, quando Gandhi estimulou a população a desobedecer à lei que proibia o povo hindu de fazer seu próprio sal. Em 15 de agosto de 1947, a Índia se tornou independente do domínio britânico.

(Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Adaptado.)


No texto, é possível perceber que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.