Início

Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q904495 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“O século IV testemunhou uma mudança radical na situação política das igrejas cristãs no império romano.” ( , 2004. p. 201)

Fonte: IRVIN, Dale T; Sunquist, Scott W. História do movimento cristão mundial. Volume 1. Tradução José Raimundo Vidigal. SP. Paulus. 2004.

Tendo como premissa o movimento cristão mundial a partir do século IV, avalie as proposições a seguir.


I- Com a oficialização do cristianismo como religião de Estado, no século IV, houve uma unificação cristã, erradicando as concepções teológicas do arianismo e donatismo, favorecendo a instabilidade do império romano ocidental.


II- No início do século IV, uma nova instituição organizada surgiu dos desertos do Egito para se tornar um importante veículo da missão e da renovação para as igrejas cristãs – o monasticismo.


III- No século VII, o cristianismo sofreu grandes transformações provocadas, entre outros fatores, por um movimento religioso oriundo da Arábia, irrompeu o mundo cristão com uma combinação de fervor religioso e força militar.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q907994 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Sobre os objetivos do ensino religioso na educação básica brasileira, analise as afirmativas a seguir.

(03) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos.

(06) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos cânones.

(09) Desenvolver competências e habilidades, que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o pluralismo de ideias.

(15) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.


O somatório de todos os números identificadores de afirmativas corretas resulta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q904498 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Embora a secularização possa ser vista como um fenômeno global das sociedades modernas, sua distribuição entre elas não é uniforme.” (BERGER, 1985. p.120)

Fonte: BERGER, Peter. O dossel sagrado – elementos para uma teoria sociológica da religião. SP. Paulus. 1985.

Considerando a temática do secularismo, analise as proposições a seguir.


I- No mundo ocidental, a presença da religião no âmbito das instituições modernas, na esfera da família e das relações sociais estreitamente ligadas a ela, perdeu todo o seu potencial devido ao fenômeno da secularização.


II- A secularização causa o fim dos monopólios das tradições religiosas e conduz a uma realidade de pluralismo presente em sociedades contemporâneas, como a brasileira.


III- Os diferentes grupos religiosos, presentes nas sociedades ocidentais, procuram por diversos meios, manter seus mundos em face da pluralidade tornando-se, na maioria dos casos, religiões de Estado, garantindo o seu monopólio.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q904505 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Considerando a história do ensino religioso no Brasil, avalie as proposições a seguir.


I- Com o advento da república, o Estado passou a ser laico e o ensino religioso perdeu no seu exercício a sua sacralidade, privilegiou uma educação religiosa que, desde as origens do período republicano, estava antenada com uma prática docente que valorizava os direitos do homem e do cidadão.


II- O ensino religioso, estabelecido a partir da migração da religião para a escola como uma estratégia de garantir a manutenção da cristandade, foi erradicado, no Brasil, com a proclamação da República e esta é uma das características do ensino religioso apenas no período imperial.


III- Historicamente, a gênese do ensino religioso nas escolas brasileiras ocorreu em aulas de religião, nas quais os professores podiam ser representantes do clero, religiosos ou seminaristas e tinham como modelo didático-pedagógico a catequese e a vida sacramental.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q897851 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A religião que tem o maior número de seguidores no território japonês, que se caracteriza pelo seu politeísmo e grande valor atribuído à pureza espiritual e à celebração da existência de Kami, é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q900415 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Sobre o ensino religioso como componente curricular, é correto afirmar que

I. deve ser organizado a partir de confissões religiosas.
II. é compreendido, em termos legais ou jurídicos, como área de conhecimento, a partir de pressupostos científicos.
III. permite estudar as religiões e os sem-religião, sem recair nos juízos de valores preconcebidos, que, muitas vezes, podem chegar à intolerância religiosa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q897841 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação aos objetivos do Ensino Religioso estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

( ) Despertar o interesse dos educandos pelos temas sociais e culturais relacionados com a espiritualidade e a fé, fontes essenciais da formação humana e ética.
( ) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos.
( ) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos.
( ) Desenvolver competências e habilidades que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o pluralismo de ideias, de acordo com a ConstituiçãoFederal.
( ) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q991962 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Os ritos e símbolos desempenham papéis importantes nas tradições religiosas, sendo fundamentais para a expressão da fé, a transmissão de valores e a conexão espiritual. Nesse sentido, é correto afirmar que é um rito tradicional da religião islâmica a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q945134 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Teologia, MEC, INEP, 2022

Durante os períodos iniciais da pandemia de Covid-19, percebeu-se atitudes negacionistas diante da gravidade e mesmo da inexistência da doença. Muitas dessas atitudes usaram um discurso religioso para justificar a inexistência da doença ou mesmo que bastaria a fé para a cura e para impedir a disseminação do vírus. Numa situação semelhante, no Século XVI, durante a “Peste Negra”, Martinho Lutero deixou por escrito um conselho pastoral, nos seguintes termos:
“Pedirei a Deus para, misericordiosamente, proteger-nos. Então farei vapor, ajudarei a purificar o ar, a administrar remédios e a tomá-los. Evitarei lugares e pessoas onde minha presença não é necessária para não ficar contaminado e, assim, porventura infligirepoluiroutrose,portanto, causar a morte como resultado da minha negligência. Se Deus quiser me levar, ele certamente me levará e eu terei feito o que ele esperava de mim e, portanto, não sou responsável pela minha própria morte ou pela morte de outros. Se meu próximo precisar de mim, não evitarei o lugar ou a pessoa, mas irei livremente conforme declarado acima. Veja que essa é uma fé que teme a Deus, porque não é ousada nem insensata e não tenta a Deus".
LUTHER, M. O Conselho pastoral de Lutero durante a peste negra. In: Luther´s Works, vol. 43, pp. 365 - 366.

A partir da temática presente no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A ação pastoral em situações de crise tem como fundamento o princípio do cuidado. II. O aconselhamento pastoral possui uma dimensão ampla, incluindo aspectos sociais. III. O cuidado espiritual dispensa o cumprimento dos protocolos sanitários. IV. A fé lúcida receia a Deus e não o desafia.
É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q904499 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Outro exemplo interessante é o Templo de Umbanda Cristã Santo Antônio de Ouro Fino, em Trindade - no sertão pernambucano, quase na fronteira com o Piauí. Ali a jurema bebida é a da tradição indígena, contudo, é uma casa de “Umbanda Cristã” com uma liturgia característica da umbanda, mas cujo “culto à jurema sagrada descende das tribos indígenas e do catimbó de jurema”. Para eles, beber jurema, feita sem adição de álcool, mas só com água e mel, significa limpar o corpo, purificar a alma e receber a ciência espiritual deixada pelo Rei Salomão. A jurema promove um “encontro com as forças astrais superiores” e, segundo os adeptos, só os que a beberam sentiram uma sensação maravilhosa como a que sentiram “os discípulos do Mestre Jesus no dia de pentecostes”. (GRUNWALD, 2018)

Fonte: GRUNWALD, Rodrigo de Azevedo. Nas trilhas da Jurema. In Religião & Sociedade. 38(1). Abril. 2018. https://doi.org/10.1590/0100-85872018v38n1cap05. Acesso em 02/09/2024)


Este exemplo de religiosidade popular presente na sociedade brasileira expressa a presença de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q901593 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Qual das seguintes afirmações melhor explica a relação entre o Fenômeno Religioso e a necessidade humana de um ser superior?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q901601 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Levando em conta a unidade temática "Manifestações Religiosas", avalie as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) Os ritos religiosos são práticas individuais que não envolvem gestos ou narrativas.


(__) Líderes religiosos exercem funções que podem repercutir sobre outras esferas sociais, como política e educação.


(__) As doutrinas religiosas orientam as formas de relacionamento com a(s) divindade(s) e com a natureza.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q901604 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

De que maneira o pentecostalismo pode contribuir para a inclusão social no Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q902519 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
Considerando os trechos textuais fornecidos, relacione-os adequadamente às subdisciplinas da ciência da religião.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q902525 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
As frases a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.

1. Não é exatamente uma religião. A doutrina surgiu na França e se expandiu pelo mundo.

2. Atualmente, a maior parte dos seus seguidores no mundo vive em Israel e nos Estados Unidos.

3. É a principal doutrina no Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda mais praticada.

4. Representa mais de 80% da população na Índia e no Nepal. É a terceira maior religião do mundo.
Ao aplicar as frases, o professor pretende abordar com os alunos, respectivamente, as realidades de quais religiões/doutrinas do mundo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q903852 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Os comentários ou dissertações para esclarecimento ou minuciosa interpretação de um texto ou de uma palavra, de modo especial, aplicam-se aos sagrados e jurídicos.


Esta investigação crítica aplicada às Escrituras Sagradas é denominada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q907991 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

“O _________________ é a religião original do Japão. Focada na natureza, incorpora uma série de antigos ritos mitológicos desse país e passou por muitas formulações e revisões estruturais ao longo dos séculos. Está relacionada às religiões da Manchúria, Coreia e a da região que hoje é conhecida como Sibéria. Em seus primórdios, não tinha um nome, texto ou dogma. É uma das religiões mais antigas do mundo; suas origens remontam à Pré-história. A institucionalização formal de muitas de suas formas não ocorreu até a metade do primeiro milênio a.C., quando foi considerado necessário distinguir as formas originárias japonesas das influências religiosas da China.”


Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q904496 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Tendo como premissa o candomblé, analise as proposições a seguir.


I- Na Bahia, no século XIX, apesar de existir espaço para participação dos vários grupos sociais e africanos de diversas origem, cada candomblé possuía características diferentes e modos diversos de professar a fé, cuja diferenciação era feita com base nas tradições religiosas de diferentes localidades africanas.


II- A umbanda é uma manifestação religiosa genuinamente africana, não admite o sincretismo e caracteriza-se pela prática de um culto que oferece oferendas aos ancestrais.


III- Os candomblés de angolas que cultuam os orixás, que são divindades tipicamente iorubas influenciaram fortemente a criação da umbanda no sudeste brasileiro, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo, no século XX.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q897850 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A religião abraâmica que tem na unicidade absoluta de Deus um dos seus princípios fundamentais e a Torá como livro sagrado, que contém leis e ensinamentos, é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q910399 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

O tratamento didático dos conteúdos de Ensino Religioso, de acordo com o Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano, da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, precisa considerar os seguintes fatores, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.