Início

Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q910400 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Eid al Fitr é o nome árabe da celebração muçulmana conhecida como “a festa do fim do jejum”, pois nela se celebra o final do Ramadã.
Assinale a alternativa que apresenta o sentido religioso desse ritual, o qual deverá ser apresentado pelo professor de Ensino Religioso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q984712 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Leonardo Boff, catarinense e filho de imigrantes italianos, teólogo, filósofo, escritor e professor, desde muito jovem trabalhou para uma conscientização das responsabilidades da Igreja Católica para com as questões sociais, especialmente para com a fome e a pobreza. Em relação à teologia da qual Boff é praticante, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q984713 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A Ética é um conceito amplamente discutido no ambiente acadêmico, contemplada em todas as áreas do conhecimento. No caso do contexto teológico, nos deparamos com a Ética Cristã ou Teológica mas, também, os propósitos estão diretamente ligados às discussões acerca da Ética Humanitária. A Ética é a parte da Filosofia dedicada a pensar sobre as ações humanas e seus fundamentos. Sendo assim, de acordo com a etimologia da palavra Ética, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q899492 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a época do nascimento de Jesus em Belém da Judeia, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Ao saber do nascimento do “Filho de Deus”, e que esse bebê era o esperado Rei dos Judeus, __________ ordenou a morte de crianças, com até dois anos, que tivessem nascido em Belém, intencionando matar entre elas o menino Jesus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q903848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre as habilidades definidas na Matriz Curricular do Ensino Religioso, anos finais (9º ano), da Prefeitura Municipal de Palhoça, quando trata dos Objetos de Conhecimento denominados “Princípios e Valores”.


1. Discutir as diferentes expressões de valorização e de respeito à vida, à pátria e ao meio ambiente.

2. Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.

3. Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida.

4. Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos.

5. Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas e de gênero.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q903850 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Os indivíduos que acreditam na existência de vários deuses, na reencarnação e que os seres humanos morrem e renascem várias vezes, tendo a oportunidade de evoluir, até chegar a um estágio em que se unem a Brahman, são denominados seguidores do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q903853 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre verdades de fé do Catolicismo.


1. Há um só Deus.

2. Deus é justo e retribui a cada um conforme as suas obras.

3. A alma humana é incorruptível, mas mortal.

4. Jesus, Filho de Deus, se fez Homem e morreu na cruz para nos salvar.

5. A graça de Deus é indispensável para a salvação.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q991958 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Diferentes tradições religiosas têm abordagens distintas em relação ao cuidado com a vida, valorizando aspectos morais, éticos e espirituais. Sobre esse tema, marque V para os itens verdadeiros e F para os itens falsos:

( ) A caridade (zakat) é um dos pilares do Islamismo, incentivando o cuidado com os necessitados e a comunidade.

( ) O Hinduísmo valoriza todas as formas de vida, promovendo a violência (ahimsa) e a compaixão para com todos os seres vivos.

( ) O Cristianismo enfatiza a sacralidade da vida e a importância de cuidar dos necessitados, dos doentes e dos marginalizados.

( ) O Budismo compartilha da ênfase na não violência (ahimsa), valorizando a compaixão e o cuidado com todos os seres.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q905974 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de transcendência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q897844 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Confucionismo.

1. Religião fundada pelo sábio Confúcio com o objetivo de combater os avanços do Cristianismo no Tibete.
2. É, na verdade, uma filosofia ética e moral que prioriza a orientação da vida dos indivíduos e a promoção da harmonia social.
3. Seus rituais mais relevantes estão relacionados à família, sendo o casamento e os funerais os significativos.
4. Seus seguidores acreditam que todos os seres humanos são naturalmente maus e que a educação é a fonte primordial para transformá-los em indivíduos bons.
5. Amor ao próximo, ser justo, ter um comportamento condizente com os valores morais, cultivar a sabedoria e manter a consciência das vontades dos céus são virtudes essenciais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q904501 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O ensino religioso no Brasil teve sua origem ligada ao processo de colonização, fruto de um projeto que uniu a cruz, poder espiritual e a espada, poder temporal no contexto do século XVI.

Avalie as assertivas a seguir, considerando o ensino religioso na América portuguesa.


I- O ensino destinado aos próprios religiosos, aos filhos de colonos e aos indígenas dava consistência ao projeto de uniformização da consciência com base num fundamento comum cristão e clássico.


II- Ensinar era próprio da Igreja: vivo, autêntico e perene magistério instituído por Jesus Cristo, fazendo-se prática cotidiana do clero; o colégio foi expressão instrumental de pregação e conservação da fé e o ensino tinha característica dogmática.


III- Apesar do protagonismo, em geral ignorado ou silenciado de franciscanos, beneditinos entre outras ordens religiosas e do empreendimento jesuítico frente aos nativos, a hegemonia do ensino religioso na América portuguesa entre os séculos XVI e meados do século XVIII foi dos franciscanos.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q897847 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

O caráter inerente a um ser divino que ultrapassa a realidade e com a qual mantém uma relação de soberania e distância é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q910398 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Educação Religiosa, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A coordenação pedagógica de uma Escola Municipal de Montes Claros orientou a professora do 4º ano a desenvolver, no terceiro bimestre, a seguinte habilidade:
“(EF04ER07) Reconhecer e respeitar as ideias de divindades de diferentes manifestações e tradições religiosas.”

MONTES CLAROS. Secretaria Municipal de Educação. Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 1º ao 5º ano. Disponível em https://anosiniciais.edu. montesclaros.mg.gov.br/. Acesso em: 26 jun. 2024.

Ao final do bimestre, a professora aplicou uma proposta avaliativa. Ela dividiu a sala em grupos, entregando a cada grupo duas plaquinhas: uma com a letra F – de falso e outra com a letra V – de verdadeiro. Em seguida, ela escreveu no quadro quatro afirmativas sobre as ideias de divindades nas diferentes tradições religiosas. Por fim, orientou aos grupos que, após a leitura de cada uma das afirmativas, eles deveriam conversar entre si e levantar uma das plaquinhas, de modo a responder se a afirmação é falsa ou verdadeira.
Analise as afirmativas que a professora escreveu no quadro sobre as ideias de divindades nas diferentes tradições religiosas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(    ) No Budismo não há uma ideia de um Deus Criador.
(    ) No Hinduísmo um dos deuses é chamado de Zoroastro.
(    ) No Islamismo a divindade é nomeada como Alá.
(    ) No Judaísmo a divindade pode ser chamada de Javé.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q902515 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O ensino religioso que vigorou no Brasil desde os seus primórdios deu ênfase ao aspecto doutrinário enquanto Igreja Católica Apostólica Romana como religião oficial. Com o advento da República, recebeu ênfase catequética cristã. Posteriormente, em algumas Unidades da Federação, as igrejas criaram uma entidade ecumênica para ministrar as aulas e elaborar material didático. O desenvolvimento socioeconômico-político-cultural do Brasil gerou uma situação na qual não se podia mais ter em sala de aula apenas conteúdo cristão de ensino religioso. A partir de 1995, grupos de educadores ligados a escolas, entidades religiosas, universidades e secretarias de educação reuniram-se para avaliar e pensar um conteúdo que abrangesse a realidade cultural religiosa brasileira nesse processo e de encaminhar uma nova forma de ministrar o ensino religioso. Neste contexto, em um encontro realizado entre 24 e 26 de setembro de 1995, na cidade de Florianópolis–SC, foi criado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q907993 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O professor de ensino religioso do ensino fundamental entregou aos alunos uma filipeta contendo as duas definições a seguir e propôs que eles criassem grupos, discutissem e chegassem a uma conclusão a respeito do assunto.


I. Aquele que proclama que toda e qualquer religião é alienada e alienante, em termos sociais e/ou individuais. Para combater a alienação, o Estado tenta suprimir toda e qualquer religião. Se não consegue proibi-la, completamente, dificulta ao máximo suas práticas, inibe sua difusão e desenvolve contínua e sistemática propaganda antirreligiosa.

(MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. P. 10.)


II. Aquele que tem sua legitimidade em todo o povo, ou seja, na soberania popular. O Estado é imparcial em matéria de religião. Ele respeita todas as crenças religiosas, desde que não atentem contra a ordem pública, assim como também respeita a não crença religiosa.

(MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. p 10-11.)

Antes de iniciar o momento de discussão, o professor foi explícito quanto ao objetivo da aula, que era refletir sobre a relação entre o homem e a religiosidade na construção do contrato sociopolítico nacional. Ao final, os grupos manifestaram as seguintes conclusões:
GRUPO 01 – No tópico I existe a definição de um Estado ateu, enquanto no tópico II há a identificação de um Estado laico.
GRUPO 02 – No tópico I existe a definição de um Estado laico, enquanto no tópico II há a identificação de um Estado ateu.
GRUPO 03 – Os dois tópicos apresentam pequenos textos com lastros concretos e que configuram entre si uma relação de antagonismo.
GRUPO 04 – Os dois tópicos apresentam textos com relação lexical de simetria, contudo o primeiro não representa uma base na realidade.

A respeito das conclusões dos grupos sobre os conteúdos dos tópicos e suas relações, as únicas manifestações corretas foram as dos grupos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q901599 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Sobre a influência da proposta do Papa Francisco para a Educação no Ensino Religioso, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) A formação teológica proposta pelo Vicariato da Educação não está alinhada com a visão contemporânea do Papa Francisco.


(__) O curso de especialização em Teologia e Ensino Religioso visa desenvolver critérios para a iniciação cristã em ambiente escolar.


(__) A interdisciplinaridade é desencorajada no diálogo entre Teologia e outras áreas do conhecimento.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem dejulgamento esteja correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q905971 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta de forma correta o significado de politeísta no âmbito religioso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.