Início

Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino Religioso

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q901601 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Levando em conta a unidade temática "Manifestações Religiosas", avalie as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) Os ritos religiosos são práticas individuais que não envolvem gestos ou narrativas.


(__) Líderes religiosos exercem funções que podem repercutir sobre outras esferas sociais, como política e educação.


(__) As doutrinas religiosas orientam as formas de relacionamento com a(s) divindade(s) e com a natureza.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q904496 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Tendo como premissa o candomblé, analise as proposições a seguir.


I- Na Bahia, no século XIX, apesar de existir espaço para participação dos vários grupos sociais e africanos de diversas origem, cada candomblé possuía características diferentes e modos diversos de professar a fé, cuja diferenciação era feita com base nas tradições religiosas de diferentes localidades africanas.


II- A umbanda é uma manifestação religiosa genuinamente africana, não admite o sincretismo e caracteriza-se pela prática de um culto que oferece oferendas aos ancestrais.


III- Os candomblés de angolas que cultuam os orixás, que são divindades tipicamente iorubas influenciaram fortemente a criação da umbanda no sudeste brasileiro, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo, no século XX.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q897847 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

O caráter inerente a um ser divino que ultrapassa a realidade e com a qual mantém uma relação de soberania e distância é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q898871 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A evangelização no período colonial brasileiro foi um dos pilares da colonização, tendo sido conduzida principalmente por ordens religiosas, como os jesuítas. Esse processo envolveu a tentativa de conversão das populações indígenas ao cristianismo, integrando-as à cultura europeia. Diante disso, qual das alternativas a seguir melhor caracteriza as implicações da evangelização no Brasil colonial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q984712 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Leonardo Boff, catarinense e filho de imigrantes italianos, teólogo, filósofo, escritor e professor, desde muito jovem trabalhou para uma conscientização das responsabilidades da Igreja Católica para com as questões sociais, especialmente para com a fome e a pobreza. Em relação à teologia da qual Boff é praticante, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q984713 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A Ética é um conceito amplamente discutido no ambiente acadêmico, contemplada em todas as áreas do conhecimento. No caso do contexto teológico, nos deparamos com a Ética Cristã ou Teológica mas, também, os propósitos estão diretamente ligados às discussões acerca da Ética Humanitária. A Ética é a parte da Filosofia dedicada a pensar sobre as ações humanas e seus fundamentos. Sendo assim, de acordo com a etimologia da palavra Ética, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q899492 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a época do nascimento de Jesus em Belém da Judeia, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Ao saber do nascimento do “Filho de Deus”, e que esse bebê era o esperado Rei dos Judeus, __________ ordenou a morte de crianças, com até dois anos, que tivessem nascido em Belém, intencionando matar entre elas o menino Jesus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q903848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre as habilidades definidas na Matriz Curricular do Ensino Religioso, anos finais (9º ano), da Prefeitura Municipal de Palhoça, quando trata dos Objetos de Conhecimento denominados “Princípios e Valores”.


1. Discutir as diferentes expressões de valorização e de respeito à vida, à pátria e ao meio ambiente.

2. Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.

3. Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida.

4. Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos.

5. Identificar sentidos do viver e do morrer em diferentes tradições religiosas e de gênero.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q903850 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Os indivíduos que acreditam na existência de vários deuses, na reencarnação e que os seres humanos morrem e renascem várias vezes, tendo a oportunidade de evoluir, até chegar a um estágio em que se unem a Brahman, são denominados seguidores do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q903853 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre verdades de fé do Catolicismo.


1. Há um só Deus.

2. Deus é justo e retribui a cada um conforme as suas obras.

3. A alma humana é incorruptível, mas mortal.

4. Jesus, Filho de Deus, se fez Homem e morreu na cruz para nos salvar.

5. A graça de Deus é indispensável para a salvação.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q905969 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A origem da palavra "Bíblia" está no grego biblos, que significa livros. Este conjunto de escrituras é considerado sagrado e inspirado por Deus. A Bíblia é dividida em duas partes principais: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Assinale a assertiva que apresenta a quantidades de livros que possui no antigo testamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q904501 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O ensino religioso no Brasil teve sua origem ligada ao processo de colonização, fruto de um projeto que uniu a cruz, poder espiritual e a espada, poder temporal no contexto do século XVI.

Avalie as assertivas a seguir, considerando o ensino religioso na América portuguesa.


I- O ensino destinado aos próprios religiosos, aos filhos de colonos e aos indígenas dava consistência ao projeto de uniformização da consciência com base num fundamento comum cristão e clássico.


II- Ensinar era próprio da Igreja: vivo, autêntico e perene magistério instituído por Jesus Cristo, fazendo-se prática cotidiana do clero; o colégio foi expressão instrumental de pregação e conservação da fé e o ensino tinha característica dogmática.


III- Apesar do protagonismo, em geral ignorado ou silenciado de franciscanos, beneditinos entre outras ordens religiosas e do empreendimento jesuítico frente aos nativos, a hegemonia do ensino religioso na América portuguesa entre os séculos XVI e meados do século XVIII foi dos franciscanos.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q904502 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

“Os mitos são histórias exemplares vividas pelos ancestrais e pelos heróis.” (CALEFFI, 2011)

Fonte: CALEFFI, Paula. Educação autóctone nos séculos XVI ao XVIII ou Américo Vespúcio tinha razão? In: STEPHANOU, Maria. BASTOS, Maria Helena Camara (organizadoras). História e memórias da educação no Brasil:séculos XVI-XVIII. Volume I. RJ. Vozes. 2011.

Considerando as manifestações religiosas dos povos originários no Brasil, avalie as proposições a seguir.


I- Os registros históricos que tratam das culturas dos povos originários foram produzidos pelo colonizador e desta forma, eles não tratam das manifestações religiosas por entenderem que eram práticas demoníacas.


II- As normas de conduta social, bem como tudo o que os indivíduos aprendem e necessitam saber para fazer parte de uma comunidade de tradição oral, encontram-se presentes nos mitos da cultura desta comunidade, nas histórias sagradas.


III- Os mitos ou histórias sagradas são muito contadas pelos idosos da tribo, que não monopolizam estas histórias e geralmente as revelam de acordo com o sexo e a faixa de maturidade do indivíduo.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q984711 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso Anos Iniciais e Finais, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A respeito das religiões afro-brasileiras, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) As religiões afro-brasileiras surgiram após a junção da cultura de diversos povos africanos trazidos entre os séculos XVI e XIX, possuindo influências de religiões vindas da Europa, como o catolicismo.
( ) Como as religiões foram se formando em diversas regiões e estados do país, elas foram aderindo formas diferentes umas das outras, inclusive os nomes. Assim, temos nos dias de hoje o Candomblé e a Umbanda.
( ) As religiões afro-brasileiras possuem diferentes influências e denominações regionais. Entre as religiões, a reforma protestante, através de Martin Lutero, foi motivadora para as religiões afro-brasileiras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q991958 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Diferentes tradições religiosas têm abordagens distintas em relação ao cuidado com a vida, valorizando aspectos morais, éticos e espirituais. Sobre esse tema, marque V para os itens verdadeiros e F para os itens falsos:

( ) A caridade (zakat) é um dos pilares do Islamismo, incentivando o cuidado com os necessitados e a comunidade.

( ) O Hinduísmo valoriza todas as formas de vida, promovendo a violência (ahimsa) e a compaixão para com todos os seres vivos.

( ) O Cristianismo enfatiza a sacralidade da vida e a importância de cuidar dos necessitados, dos doentes e dos marginalizados.

( ) O Budismo compartilha da ênfase na não violência (ahimsa), valorizando a compaixão e o cuidado com todos os seres.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q991959 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, DT Ensino Religioso, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos é um evento importante, marcando o início da disseminação do Cristianismo e a formação da igreja cristã primitiva. Esse acontecimento é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q907991 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

“O _________________ é a religião original do Japão. Focada na natureza, incorpora uma série de antigos ritos mitológicos desse país e passou por muitas formulações e revisões estruturais ao longo dos séculos. Está relacionada às religiões da Manchúria, Coreia e a da região que hoje é conhecida como Sibéria. Em seus primórdios, não tinha um nome, texto ou dogma. É uma das religiões mais antigas do mundo; suas origens remontam à Pré-história. A institucionalização formal de muitas de suas formas não ocorreu até a metade do primeiro milênio a.C., quando foi considerado necessário distinguir as formas originárias japonesas das influências religiosas da China.”


Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q907993 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O professor de ensino religioso do ensino fundamental entregou aos alunos uma filipeta contendo as duas definições a seguir e propôs que eles criassem grupos, discutissem e chegassem a uma conclusão a respeito do assunto.


I. Aquele que proclama que toda e qualquer religião é alienada e alienante, em termos sociais e/ou individuais. Para combater a alienação, o Estado tenta suprimir toda e qualquer religião. Se não consegue proibi-la, completamente, dificulta ao máximo suas práticas, inibe sua difusão e desenvolve contínua e sistemática propaganda antirreligiosa.

(MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. P. 10.)


II. Aquele que tem sua legitimidade em todo o povo, ou seja, na soberania popular. O Estado é imparcial em matéria de religião. Ele respeita todas as crenças religiosas, desde que não atentem contra a ordem pública, assim como também respeita a não crença religiosa.

(MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. p 10-11.)

Antes de iniciar o momento de discussão, o professor foi explícito quanto ao objetivo da aula, que era refletir sobre a relação entre o homem e a religiosidade na construção do contrato sociopolítico nacional. Ao final, os grupos manifestaram as seguintes conclusões:
GRUPO 01 – No tópico I existe a definição de um Estado ateu, enquanto no tópico II há a identificação de um Estado laico.
GRUPO 02 – No tópico I existe a definição de um Estado laico, enquanto no tópico II há a identificação de um Estado ateu.
GRUPO 03 – Os dois tópicos apresentam pequenos textos com lastros concretos e que configuram entre si uma relação de antagonismo.
GRUPO 04 – Os dois tópicos apresentam textos com relação lexical de simetria, contudo o primeiro não representa uma base na realidade.

A respeito das conclusões dos grupos sobre os conteúdos dos tópicos e suas relações, as únicas manifestações corretas foram as dos grupos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.