Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino de Artes

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Teorias e Práticas para o Ensino de Artes. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q883340 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Séries Iniciais, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

A arte é conhecimento construído pelo homem através dos tempos, é uma forma de significação da realidade e expressão de subjetividades, de identidades sociais e culturais, as quais foram construídas historicamente. (SEED, 2019, s/p.)
Sobre os objetivos de aprendizagem de artes integradas – Patrimônio Cultural e Artes e Tecnologia, analise as afirmativas a seguir.
I. Construir um espaço cultural com fotos, reportagens, convites, catálogos, emissão de opinião, curiosidades, entre outros, sobre eventos culturais locais relacionados às artes visuais, dança, música e teatro, na sala de aula, para que ao aluno saiba sobre a vida cultural de seu munícipio, valorize-a e se sinta-se pertencente ao mesmo.
II. Conhecer produtores de arte e suas obras: artes visuais, dança, música e teatro, que representam em seus trabalhos artísticos temáticas lúdicas, que abordam brincadeiras, brinquedos, fatos inusitados, criança, infância etc., para compará-los entre si e com seus contextos.
III. Relacionar obras de arte e objetos artísticos de diferentes períodos (pré-história à contemporaneidade) a linguagens audiovisuais (cinema, televisão, computador, vídeo e outros) e midiáticas.
IV. Saber pesquisar na internet, de forma reflexiva, ética, crítica e criativa, sobre artistas visuais e suas obras, grupos musicais, espetáculos de dança e de teatro, entre outros.

Está correto o que se afirma em

12 Q881924 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A Semana de Arte Moderna, realizada na cidade de São Paulo em 1922, é considerada um marco fundamental na história da arte brasileira. No tocante a esse evento, assinale a alternativa correta.

13 Q906147 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre arte e cultura, considere as reflexões antropológicas a seguir.

I. Para Marcel Mauss, um objeto de arte é por definição, um objeto definido como tal por um determinado grupo.

II. Para Clifford Geertz, a teoria da arte se integra a uma teoria do simbólico, pois o homem é dirigido por padrões culturais - sistemas organizados de símbolos significantes.

Adaptado de DAMISCH, Hubert, Arte, in Enciclopédia Einaudi, vol. 3, Lisboa: Imprensa nacional, 1984.


A respeito da relação entre arte, cultura e educação, assinale a afirmativa que está de acordo com as perspectivas antropológicas citadas.

14 Q906156 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os processos avaliativos em Artes são mais complexos do que os de outras áreas de atuação, pois, em geral, exigem maior sensibilidade do professor.
A respeito da avaliação em Arte, assinale a afirmativa que indica uma orientação válida para uma avaliação diagnóstica inicial.

15 Q897972 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Uma das possibilidades de aplicação da interdisciplinaridade nas artes no ensino fundamental é propor:

16 Q897464 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

O ensino de Artes na Educação Básica deve contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, proporcionando a expressão de sentimentos e ideias, o desenvolvimento da criatividade e a construção de conhecimentos. A experiência artística, portanto, envolve descoberta, criação, construção e experimentação.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ), com base nessa informação.

( ) É papel do professor de Artes na Educação Básica proporcionar o contato do estudante com diferentes materiais e suportes.
( ) O professor de Artes na Educação Básica deve avaliar a capacidade do estudante de reproduzir obras clássicas.
( ) Na Educação Básica, o foco é o ensino das Belas Artes e, como instrumento, o professor pode utilizar visitas presenciais ou virtuais a museus.
( ) O professor de Artes na Educação Básica deve mostrar diferentes movimentos artísticos produzidos em diversas culturas e em diferentes tempos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

17 Q897973 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Na pré-adolescência o uso da narrativa ainda é muito comum, sobretudo quando a estética está no contexto da discussão de alguma imagem artística. Nesses casos, a narrativa considera mais os aspectos:

18 Q897465 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

A Abordagem Triangular é uma metodologia de ensino de Artes desenvolvida pela artista e pesquisadora Ana Mae Barbosa, que propõe um ensino mais integrado e abrangente.

O primeiro eixo da Abordagem Triangular diz respeito ...............................; o segundo eixo fala sobre a ............................; e o terceiro eixo trata ...................................

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

19 Q896092 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor/Artes, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

No que se refere às competências específicas de arte para o ensino fundamental, analise os itens abaixo:

I – Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

II- Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

III - Analisar e valorizar exclusivamente o patrimônio artístico nacional material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.


Estão corretos:

20 Q906143 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

No final da década de 1980, Ana Mae Barbosa adaptou o Projeto Discipline Based Art Education (DBAE) e criou a proposta que denominou de Metodologia Triangular, por envolver três vertentes. Assinale a opção que as indica.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.