Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Artes

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q883340 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Séries Iniciais, SEEDPR, Consulplan, 2024

A arte é conhecimento construído pelo homem através dos tempos, é uma forma de significação da realidade e expressão de subjetividades, de identidades sociais e culturais, as quais foram construídas historicamente. (SEED, 2019, s/p.)
Sobre os objetivos de aprendizagem de artes integradas – Patrimônio Cultural e Artes e Tecnologia, analise as afirmativas a seguir.
I. Construir um espaço cultural com fotos, reportagens, convites, catálogos, emissão de opinião, curiosidades, entre outros, sobre eventos culturais locais relacionados às artes visuais, dança, música e teatro, na sala de aula, para que ao aluno saiba sobre a vida cultural de seu munícipio, valorize-a e se sinta-se pertencente ao mesmo.
II. Conhecer produtores de arte e suas obras: artes visuais, dança, música e teatro, que representam em seus trabalhos artísticos temáticas lúdicas, que abordam brincadeiras, brinquedos, fatos inusitados, criança, infância etc., para compará-los entre si e com seus contextos.
III. Relacionar obras de arte e objetos artísticos de diferentes períodos (pré-história à contemporaneidade) a linguagens audiovisuais (cinema, televisão, computador, vídeo e outros) e midiáticas.
IV. Saber pesquisar na internet, de forma reflexiva, ética, crítica e criativa, sobre artistas visuais e suas obras, grupos musicais, espetáculos de dança e de teatro, entre outros.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q881924 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A Semana de Arte Moderna, realizada na cidade de São Paulo em 1922, é considerada um marco fundamental na história da arte brasileira. No tocante a esse evento, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q906156 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os processos avaliativos em Artes são mais complexos do que os de outras áreas de atuação, pois, em geral, exigem maior sensibilidade do professor.
A respeito da avaliação em Arte, assinale a afirmativa que indica uma orientação válida para uma avaliação diagnóstica inicial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1009351 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Em uma aula de música do 4º ano, cujo objetivo é apresentar uma música em coro, a professora pediu que os estudantes se reunissem em grupos para ensaiar a música que apresentarão no evento do Dia da Família e, depois, realizar o ensaio com toda a turma. Ao monitorar o trabalho dos grupos, a professora percebe que vários têm dificuldade de começar e terminar a música de forma sincronizada.

Quais das seguintes ações o professor pode implementar para lidar com a dificuldade apresentada pelo estudante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q897465 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

A Abordagem Triangular é uma metodologia de ensino de Artes desenvolvida pela artista e pesquisadora Ana Mae Barbosa, que propõe um ensino mais integrado e abrangente.

O primeiro eixo da Abordagem Triangular diz respeito ...............................; o segundo eixo fala sobre a ............................; e o terceiro eixo trata ...................................

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q906147 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre arte e cultura, considere as reflexões antropológicas a seguir.

I. Para Marcel Mauss, um objeto de arte é por definição, um objeto definido como tal por um determinado grupo.

II. Para Clifford Geertz, a teoria da arte se integra a uma teoria do simbólico, pois o homem é dirigido por padrões culturais - sistemas organizados de símbolos significantes.

Adaptado de DAMISCH, Hubert, Arte, in Enciclopédia Einaudi, vol. 3, Lisboa: Imprensa nacional, 1984.


A respeito da relação entre arte, cultura e educação, assinale a afirmativa que está de acordo com as perspectivas antropológicas citadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q906145 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Maria Heloisa Ferraz e Maria Fusari defendem que a metodologia do ensino e aprendizagem em arte integra os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas que se constituem em um conjunto de ideias e teorias educativas em arte transformadas em opções e atos que são concretizados em projetos ou no próprio desenvolvimento das aulas de Arte. São posições a respeito de “como devem” ou “como deveriam ser” as práticas educativas em arte baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas.

Adaptado de FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001, p. 98.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que, para as autoras, descreve corretamente a concepção de metodologia do ensino da Arte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q896092 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor/Artes, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

No que se refere às competências específicas de arte para o ensino fundamental, analise os itens abaixo:

I – Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

II- Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.

III - Analisar e valorizar exclusivamente o patrimônio artístico nacional material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.


Estão corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q906144 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Movimento Arte-Educação instituiu uma nova concepção de ensino da Arte no Brasil.
A respeito das iniciativas que integraram a trajetória da Arte-Educação no Brasil, no decorrer do século XX, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q906155 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Martins, Picosque e Guerra sugerem que, para a avaliação do conhecimento da produção artística dos alunos, o docente responda às seguintes perguntas:

O aprendiz constrói conceitos sobre arte? Relaciona e compara intenções e valores nas manifestações artísticas e estéticas do passado e da atualidade, na sua própria cultura e na de outros povos? Em que nível de profundidade? Produz trabalhos artísticos utilizando sua poética pessoal para expressar e comunicar imagens? Ele frui arte? É sensível a ela?

Adaptado de MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino de Arte. São Paulo: FTD, 1998, p. 142.

Com base no trecho, é correto afirmar que, para as autoras, a avaliação em Arte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.