Início

Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Artes

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Artes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q897463 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Ponto, linha, luz, sombra e volume são alguns elementos básicos das artes visuais que permitem criar um ritmo na composição visual, trazendo sensação de movimento, que pode se dar de forma regular, com a repetição de formas, ou irregular, com variações ou quebra nas repetições.

A ........................ surgiu nos anos 1950, na França, e tem como principal característica o uso de elementos das artes visuais para dar sensação de movimento e de ilusão de ótica às obras. No Brasil, o pioneiro dessa corrente artística foi Abraham Palatnik.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q906156 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os processos avaliativos em Artes são mais complexos do que os de outras áreas de atuação, pois, em geral, exigem maior sensibilidade do professor.
A respeito da avaliação em Arte, assinale a afirmativa que indica uma orientação válida para uma avaliação diagnóstica inicial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q989434 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Ao ser introduzido na educação escolar brasileira, o ensino de Arte incorpora-se aos processos pedagógicos e de política educacional que vão caracterizar e delimitar sua participação na estrutura curricular. Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de Arte é identificado pela visão humanista e cientificista que demarcou as tendências pedagógicas da escola tradicional e nova. Na primeira metade do século XX, as disciplinas _____________________________ faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das classes sociais dominantes.
Marque a asserção que completa corretamente o texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q906147 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre arte e cultura, considere as reflexões antropológicas a seguir.

I. Para Marcel Mauss, um objeto de arte é por definição, um objeto definido como tal por um determinado grupo.

II. Para Clifford Geertz, a teoria da arte se integra a uma teoria do simbólico, pois o homem é dirigido por padrões culturais - sistemas organizados de símbolos significantes.

Adaptado de DAMISCH, Hubert, Arte, in Enciclopédia Einaudi, vol. 3, Lisboa: Imprensa nacional, 1984.


A respeito da relação entre arte, cultura e educação, assinale a afirmativa que está de acordo com as perspectivas antropológicas citadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q897464 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

O ensino de Artes na Educação Básica deve contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, proporcionando a expressão de sentimentos e ideias, o desenvolvimento da criatividade e a construção de conhecimentos. A experiência artística, portanto, envolve descoberta, criação, construção e experimentação.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ), com base nessa informação.

( ) É papel do professor de Artes na Educação Básica proporcionar o contato do estudante com diferentes materiais e suportes.
( ) O professor de Artes na Educação Básica deve avaliar a capacidade do estudante de reproduzir obras clássicas.
( ) Na Educação Básica, o foco é o ensino das Belas Artes e, como instrumento, o professor pode utilizar visitas presenciais ou virtuais a museus.
( ) O professor de Artes na Educação Básica deve mostrar diferentes movimentos artísticos produzidos em diversas culturas e em diferentes tempos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q897465 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

A Abordagem Triangular é uma metodologia de ensino de Artes desenvolvida pela artista e pesquisadora Ana Mae Barbosa, que propõe um ensino mais integrado e abrangente.

O primeiro eixo da Abordagem Triangular diz respeito ...............................; o segundo eixo fala sobre a ............................; e o terceiro eixo trata ...................................

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1009352 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental divergem sobre a escolha das músicas para o evento de formatura, causando discussões acaloradas em sala de aula.
A professora propôs aos estudantes que se organizem em duplas e argumentem sobre os motivos da escolha de determinado ritmo, compositor e letra de música. Entre as apresentações a considerada correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q989433 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Ao ser introduzido na educação escolar brasileira, o ensino de Arte incorpora-se aos processos pedagógicos e de política educacional que vão caracterizar e delimitar sua participação na estrutura curricular. Dentro deste contexto, na primeira metade do século XIX, já se encontram referências a matérias, de caráter artístico, introduzidas na educação escolar pública brasileira por exemplo, em 1854, foi constituído, por decreto federal, o ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q989435 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A partir dos anos 30, dominou o Canto Orfeônico, que teve à frente o compositor Villa-Lobos. Embora não tenha sido o primeiro programa de educação musical brasileiro sério, nem o único, pois coexistiu em um emaranhado de tendências diversas, notadamente a escola-novista (tratada a seguir), esse projeto pretendia levar a linguagem musical de maneira sistemática a todo o país. Com a criação e supervisão da Superintendência de Educação Musical e Arte do Distrito Federal (Sema), o Canto Orfeônico, além das orientações musicais, procurou difundir idéias de coletividade e civismo, princípios condizentes com o momento político de então (Estado Novo). O Canto Orfeônico acabou transformando a aula de música em uma teoria musical baseada nos aspectos matemáticos e visuais do código musical, com a memorização de peças orfeônicas que, refletindo a época, eram de caráter folclórico, cívico e de exaltação.

Depois de cerca de 30 anos de atividades em todo o Brasil, o Canto Orfeônico foi substituído:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q881914 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O objetivo de uma avaliação transformadora é que seus resultados se configurem como um diagnóstico para que, a partir dessa análise da realidade em sala de aula, possam ser tomadas decisões no sentido de superar eventuais problemas de aprendizagem apresentados pelos estudantes. Já o portfólio é uma estratégia didática reconhecida em diferentes abordagens contemporâneas do ensino de Arte na escola como um instrumento que pode ou não servir à avaliação dos estudantes. Acerca da utilização do portfólio como estratégia para uma avaliação transformadora no ensino escolar de Arte, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q906148 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Arte-Educação é um campo que permite estabelecer diálogos, entre imaginário, ciência e técnica, fato relevante para uma geração marcada pela cibercultura.
A esse respeito, leia o trecho a seguir.

Se o papel decisivo da imaginação na produção do pensamento é reconhecido há muito tempo, o das imagens e das operações de visualização tem sido objeto de renovado interesse pelos historiadores das ciências desde os anos 1990. Com efeito, muitas vezes, os textos acadêmicos derivam sua cientificidade da dimensão visual, da maneira como se relacionam precisamente com as imagens. A imaginação científica assumiu formas muito variadas ao longo do tempo, dando lugar a dispositivos de reprodução gráfica ou fotográfica, bem como a construções geométricas e digitais: desenhos, mapas, maquetes, diagramas, modelos, simulações, radiografias, esquemas, gráficos, tabelas, telas (de cinema, televisão, radiologia, imagens médicas, computadores); todos são próteses da percepção, graças às quais o olho e a mente humanos podem compreender realidades que, de outra forma, permaneceriam invisíveis.

Adaptado de Laurence Dahan-Gaida, L’imagination visuelle dans l’invention scientifique: schèmes, images de pensée, diagrames, in: Imaginários tecnocientíficos. v. 1, São Paulo: FEUSP, 2020, p 18.

Com base no trecho, é correto afirmar que os dispositivos visuais na ciência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q897973 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Na pré-adolescência o uso da narrativa ainda é muito comum, sobretudo quando a estética está no contexto da discussão de alguma imagem artística. Nesses casos, a narrativa considera mais os aspectos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q906155 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Martins, Picosque e Guerra sugerem que, para a avaliação do conhecimento da produção artística dos alunos, o docente responda às seguintes perguntas:

O aprendiz constrói conceitos sobre arte? Relaciona e compara intenções e valores nas manifestações artísticas e estéticas do passado e da atualidade, na sua própria cultura e na de outros povos? Em que nível de profundidade? Produz trabalhos artísticos utilizando sua poética pessoal para expressar e comunicar imagens? Ele frui arte? É sensível a ela?

Adaptado de MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino de Arte. São Paulo: FTD, 1998, p. 142.

Com base no trecho, é correto afirmar que, para as autoras, a avaliação em Arte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q897972 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Uma das possibilidades de aplicação da interdisciplinaridade nas artes no ensino fundamental é propor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q906149 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Uma das modalidades de orientação didática em Arte é o trabalho por projetos. Cada equipe de trabalho pode eleger projetos a serem desenvolvidos em caráter interdisciplinar, ou mesmo referentes a apenas uma das linguagens artísticas.
Para que uma unidade didática se configure como projeto são necessárias as ações a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q897971 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

As artes na escola oferecem seguramente oportunidades de produzir e apreender conhecimentos quando os procedimentos de apreciação de obras de arte, da sua contextualização e da criação plástica / poética acontecem de forma articulada. Nesse processo a contextualização da obra de arte começa com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q897975 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Entre os muitos argumentos que justificam a importância do ensino das artes, está o fato de a arte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q906151 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na escola, a escuta musical é uma ação reflexiva da atividade auditiva, a fim de promover uma apreciação significativa, que inclui escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.

Quanto às atividades relacionadas à apreciação significativa em Música, analise as propostas a seguir.

I. Audição, comparação, apreciação e discussão de obras que apresentam concepções estéticas musicais diferenciadas.
II. Análise dos usos e funções da música no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discussões grupais sobre estéticas e preferências por determinadas músicas e estilos.
III. Elaboração e leitura de trechos simples de música grafados de modo convencional e/ou não-convencional, que registrem altura, duração, intensidade, timbre, textura e silêncio.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q906146 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A respeito da relação entre danças circulares, ancestralidade e educação, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Danças como a ciranda, o jongo, a roda de capoeira ou o samba de roda do Recôncavo Baiano são tradições de roda que fazem parte da experiência e da memória coletiva e expressam a pluralidade da cultura brasileira.
( ) As danças circulares são transmitidas de geração em geração, pela oralidade, corporeidade e gestualidade, permitindo valorizar a memória dos que as transmitiram e transmitem.
( ) As danças de roda, vivificadas no tempo presente pelos corpos de mulheres, homens e crianças, assumem significados e sentidos próprios, atualizando seus contextos sociais, políticos, espirituais e emocionais.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1009346 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Habilitação Artes, SEDUCMT, FGV, 2025

Um professor de música está planejando uma aula na qual abordará o seguinte objetivo de aprendizagem com seus estudantes: Reconhecer e valorizar a diversidade cultural por meio da exploração de um repertório musical amplo e variado.

Qual das seguintes atividades propostas pelo professor permite que os estudantes abordem o objetivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.