Questões de Concurso Teorias e Práticas para o Ensino de Artes

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q906151 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na escola, a escuta musical é uma ação reflexiva da atividade auditiva, a fim de promover uma apreciação significativa, que inclui escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.

Quanto às atividades relacionadas à apreciação significativa em Música, analise as propostas a seguir.

I. Audição, comparação, apreciação e discussão de obras que apresentam concepções estéticas musicais diferenciadas.
II. Análise dos usos e funções da música no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discussões grupais sobre estéticas e preferências por determinadas músicas e estilos.
III. Elaboração e leitura de trechos simples de música grafados de modo convencional e/ou não-convencional, que registrem altura, duração, intensidade, timbre, textura e silêncio.

Está correto o que se afirma em

22 Q906155 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Martins, Picosque e Guerra sugerem que, para a avaliação do conhecimento da produção artística dos alunos, o docente responda às seguintes perguntas:

O aprendiz constrói conceitos sobre arte? Relaciona e compara intenções e valores nas manifestações artísticas e estéticas do passado e da atualidade, na sua própria cultura e na de outros povos? Em que nível de profundidade? Produz trabalhos artísticos utilizando sua poética pessoal para expressar e comunicar imagens? Ele frui arte? É sensível a ela?

Adaptado de MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino de Arte. São Paulo: FTD, 1998, p. 142.

Com base no trecho, é correto afirmar que, para as autoras, a avaliação em Arte

23 Q897974 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

O ensino das artes nos anos iniciais da educação básica tenta superar o universalismo de alguns códigos dominantes, como a leitura por meio do letramento e investe na:

24 Q897464 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

O ensino de Artes na Educação Básica deve contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo, proporcionando a expressão de sentimentos e ideias, o desenvolvimento da criatividade e a construção de conhecimentos. A experiência artística, portanto, envolve descoberta, criação, construção e experimentação.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ), com base nessa informação.

( ) É papel do professor de Artes na Educação Básica proporcionar o contato do estudante com diferentes materiais e suportes.
( ) O professor de Artes na Educação Básica deve avaliar a capacidade do estudante de reproduzir obras clássicas.
( ) Na Educação Básica, o foco é o ensino das Belas Artes e, como instrumento, o professor pode utilizar visitas presenciais ou virtuais a museus.
( ) O professor de Artes na Educação Básica deve mostrar diferentes movimentos artísticos produzidos em diversas culturas e em diferentes tempos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

25 Q906144 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Movimento Arte-Educação instituiu uma nova concepção de ensino da Arte no Brasil.
A respeito das iniciativas que integraram a trajetória da Arte-Educação no Brasil, no decorrer do século XX, assinale a afirmativa correta.

26 Q897463 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Ponto, linha, luz, sombra e volume são alguns elementos básicos das artes visuais que permitem criar um ritmo na composição visual, trazendo sensação de movimento, que pode se dar de forma regular, com a repetição de formas, ou irregular, com variações ou quebra nas repetições.

A ........................ surgiu nos anos 1950, na França, e tem como principal característica o uso de elementos das artes visuais para dar sensação de movimento e de ilusão de ótica às obras. No Brasil, o pioneiro dessa corrente artística foi Abraham Palatnik.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

27 Q901201 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um seminário sobre a BNCC em Queimadas-PB, discutiu-se como as competências e habilidades específicas para o ensino de artes podem ser desenvolvidas nas escolas. Avalie as afirmativas a seguir:

1. A BNCC propõe que o ensino de artes deve desenvolver nos alunos a capacidade de interpretar e criticar as diferentes manifestações artísticas e culturais.

2. A criatividade e a expressão pessoal são competências centrais na BNCC, sendo incentivadas através de práticas pedagógicas que valorizam a experimentação e a inovação.

3. A BNCC prioriza a técnica e a reprodução fiel de obras consagradas, em detrimento da expressão criativa e da autonomia do aluno.

4. A educação em artes, segundo a BNCC, deve integrar diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, dança e artes visuais, para promover uma formação integral.

5. As habilidades desenvolvidas no ensino de artes, conforme a BNCC, incluem a capacidade de trabalhar coletivamente, respeitando a diversidade de ideias e formas de expressão.

Alternativas:

28 Q906149 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Uma das modalidades de orientação didática em Arte é o trabalho por projetos. Cada equipe de trabalho pode eleger projetos a serem desenvolvidos em caráter interdisciplinar, ou mesmo referentes a apenas uma das linguagens artísticas.
Para que uma unidade didática se configure como projeto são necessárias as ações a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

29 Q897973 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Na pré-adolescência o uso da narrativa ainda é muito comum, sobretudo quando a estética está no contexto da discussão de alguma imagem artística. Nesses casos, a narrativa considera mais os aspectos:

30 Q896093 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor/Artes, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A palavra diversidade nos remete a tudo aquilo que é diferente, diverso, plural. Ela é uma multiplicidade cultural, biológica, étnica e linguística. Sobre algumas categorias referentes à diversidade temos:


I - Etnia: Refere-se à diversidade de grupos étnicos, ou seja, à variedade de culturas, tradições, histórias, e identidades de diferentes grupos raciais ou étnicos.

II - Gênero: Refere-se à diversidade de identidades e expressões de gênero, abrangendo homens, mulheres, pessoas não-binárias, entre outras identidades de gênero.

III - Idade: Refere-se à diversidade etária, reconhecendo a importância da inclusão de pessoas de diferentes idades (crianças, jovens, adultos, idosos).

IV - Orientação Sexual: Refere-se à diversidade de orientações sexuais, incluindo heterossexuais, homossexuais, bissexuais, assexuais, etc. Correto.

V - Pessoas com Deficiência: Refere-se à inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência (física, sensorial, intelectual, etc.), abordando a diversidade funcional.


Estão corretos:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.