Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino de Artes

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21 Q906145 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Maria Heloisa Ferraz e Maria Fusari defendem que a metodologia do ensino e aprendizagem em arte integra os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas que se constituem em um conjunto de ideias e teorias educativas em arte transformadas em opções e atos que são concretizados em projetos ou no próprio desenvolvimento das aulas de Arte. São posições a respeito de “como devem” ou “como deveriam ser” as práticas educativas em arte baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas.

Adaptado de FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001, p. 98.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que, para as autoras, descreve corretamente a concepção de metodologia do ensino da Arte.

22 Q906151 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na escola, a escuta musical é uma ação reflexiva da atividade auditiva, a fim de promover uma apreciação significativa, que inclui escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.

Quanto às atividades relacionadas à apreciação significativa em Música, analise as propostas a seguir.

I. Audição, comparação, apreciação e discussão de obras que apresentam concepções estéticas musicais diferenciadas.
II. Análise dos usos e funções da música no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discussões grupais sobre estéticas e preferências por determinadas músicas e estilos.
III. Elaboração e leitura de trechos simples de música grafados de modo convencional e/ou não-convencional, que registrem altura, duração, intensidade, timbre, textura e silêncio.

Está correto o que se afirma em

23 Q897974 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

O ensino das artes nos anos iniciais da educação básica tenta superar o universalismo de alguns códigos dominantes, como a leitura por meio do letramento e investe na:

24 Q897463 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de Pinhalzinho SC, FEPESE, 2024

Ponto, linha, luz, sombra e volume são alguns elementos básicos das artes visuais que permitem criar um ritmo na composição visual, trazendo sensação de movimento, que pode se dar de forma regular, com a repetição de formas, ou irregular, com variações ou quebra nas repetições.

A ........................ surgiu nos anos 1950, na França, e tem como principal característica o uso de elementos das artes visuais para dar sensação de movimento e de ilusão de ótica às obras. No Brasil, o pioneiro dessa corrente artística foi Abraham Palatnik.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

25 Q896093 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor/Artes, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

A palavra diversidade nos remete a tudo aquilo que é diferente, diverso, plural. Ela é uma multiplicidade cultural, biológica, étnica e linguística. Sobre algumas categorias referentes à diversidade temos:


I - Etnia: Refere-se à diversidade de grupos étnicos, ou seja, à variedade de culturas, tradições, histórias, e identidades de diferentes grupos raciais ou étnicos.

II - Gênero: Refere-se à diversidade de identidades e expressões de gênero, abrangendo homens, mulheres, pessoas não-binárias, entre outras identidades de gênero.

III - Idade: Refere-se à diversidade etária, reconhecendo a importância da inclusão de pessoas de diferentes idades (crianças, jovens, adultos, idosos).

IV - Orientação Sexual: Refere-se à diversidade de orientações sexuais, incluindo heterossexuais, homossexuais, bissexuais, assexuais, etc. Correto.

V - Pessoas com Deficiência: Refere-se à inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência (física, sensorial, intelectual, etc.), abordando a diversidade funcional.


Estão corretos:

26 Q897971 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

As artes na escola oferecem seguramente oportunidades de produzir e apreender conhecimentos quando os procedimentos de apreciação de obras de arte, da sua contextualização e da criação plástica / poética acontecem de forma articulada. Nesse processo a contextualização da obra de arte começa com:

27 Q897975 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Arte, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Entre os muitos argumentos que justificam a importância do ensino das artes, está o fato de a arte:

28 Q881914 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Professor de Artes, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

O objetivo de uma avaliação transformadora é que seus resultados se configurem como um diagnóstico para que, a partir dessa análise da realidade em sala de aula, possam ser tomadas decisões no sentido de superar eventuais problemas de aprendizagem apresentados pelos estudantes. Já o portfólio é uma estratégia didática reconhecida em diferentes abordagens contemporâneas do ensino de Arte na escola como um instrumento que pode ou não servir à avaliação dos estudantes. Acerca da utilização do portfólio como estratégia para uma avaliação transformadora no ensino escolar de Arte, assinale a alternativa correta.

29 Q906149 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Uma das modalidades de orientação didática em Arte é o trabalho por projetos. Cada equipe de trabalho pode eleger projetos a serem desenvolvidos em caráter interdisciplinar, ou mesmo referentes a apenas uma das linguagens artísticas.
Para que uma unidade didática se configure como projeto são necessárias as ações a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

30 Q906155 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Martins, Picosque e Guerra sugerem que, para a avaliação do conhecimento da produção artística dos alunos, o docente responda às seguintes perguntas:

O aprendiz constrói conceitos sobre arte? Relaciona e compara intenções e valores nas manifestações artísticas e estéticas do passado e da atualidade, na sua própria cultura e na de outros povos? Em que nível de profundidade? Produz trabalhos artísticos utilizando sua poética pessoal para expressar e comunicar imagens? Ele frui arte? É sensível a ela?

Adaptado de MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino de Arte. São Paulo: FTD, 1998, p. 142.

Com base no trecho, é correto afirmar que, para as autoras, a avaliação em Arte
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