Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino de Artes

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Teorias e Práticas para o Ensino de Artes. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q901201 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um seminário sobre a BNCC em Queimadas-PB, discutiu-se como as competências e habilidades específicas para o ensino de artes podem ser desenvolvidas nas escolas. Avalie as afirmativas a seguir:

1. A BNCC propõe que o ensino de artes deve desenvolver nos alunos a capacidade de interpretar e criticar as diferentes manifestações artísticas e culturais.

2. A criatividade e a expressão pessoal são competências centrais na BNCC, sendo incentivadas através de práticas pedagógicas que valorizam a experimentação e a inovação.

3. A BNCC prioriza a técnica e a reprodução fiel de obras consagradas, em detrimento da expressão criativa e da autonomia do aluno.

4. A educação em artes, segundo a BNCC, deve integrar diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, dança e artes visuais, para promover uma formação integral.

5. As habilidades desenvolvidas no ensino de artes, conforme a BNCC, incluem a capacidade de trabalhar coletivamente, respeitando a diversidade de ideias e formas de expressão.

Alternativas:

32 Q906146 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A respeito da relação entre danças circulares, ancestralidade e educação, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Danças como a ciranda, o jongo, a roda de capoeira ou o samba de roda do Recôncavo Baiano são tradições de roda que fazem parte da experiência e da memória coletiva e expressam a pluralidade da cultura brasileira.
( ) As danças circulares são transmitidas de geração em geração, pela oralidade, corporeidade e gestualidade, permitindo valorizar a memória dos que as transmitiram e transmitem.
( ) As danças de roda, vivificadas no tempo presente pelos corpos de mulheres, homens e crianças, assumem significados e sentidos próprios, atualizando seus contextos sociais, políticos, espirituais e emocionais.

As afirmativas são, respectivamente,

33 Q906144 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Movimento Arte-Educação instituiu uma nova concepção de ensino da Arte no Brasil.
A respeito das iniciativas que integraram a trajetória da Arte-Educação no Brasil, no decorrer do século XX, assinale a afirmativa correta.

34 Q906148 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Arte-Educação é um campo que permite estabelecer diálogos, entre imaginário, ciência e técnica, fato relevante para uma geração marcada pela cibercultura.
A esse respeito, leia o trecho a seguir.

Se o papel decisivo da imaginação na produção do pensamento é reconhecido há muito tempo, o das imagens e das operações de visualização tem sido objeto de renovado interesse pelos historiadores das ciências desde os anos 1990. Com efeito, muitas vezes, os textos acadêmicos derivam sua cientificidade da dimensão visual, da maneira como se relacionam precisamente com as imagens. A imaginação científica assumiu formas muito variadas ao longo do tempo, dando lugar a dispositivos de reprodução gráfica ou fotográfica, bem como a construções geométricas e digitais: desenhos, mapas, maquetes, diagramas, modelos, simulações, radiografias, esquemas, gráficos, tabelas, telas (de cinema, televisão, radiologia, imagens médicas, computadores); todos são próteses da percepção, graças às quais o olho e a mente humanos podem compreender realidades que, de outra forma, permaneceriam invisíveis.

Adaptado de Laurence Dahan-Gaida, L’imagination visuelle dans l’invention scientifique: schèmes, images de pensée, diagrames, in: Imaginários tecnocientíficos. v. 1, São Paulo: FEUSP, 2020, p 18.

Com base no trecho, é correto afirmar que os dispositivos visuais na ciência
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.