Início

Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q907864 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A Geografia brasileira tem nas publicações de R. Lobato Corrêa um marco indiscutível no uso e na difusão da expressão rede geográfica. [...] Corrêa (1997, p. 107) concebe a rede geográfica como “um conjunto de localizações geográficas interconectadas entre si por um certo número de ligações”.

DIAS, 2020. [Adaptado].

Uma rede que almeje ser considerada geográfica, precisa ter sua complexidade baseada em três dimensões, são elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q898933 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A diversificação dos métodos e técnicas didáticas é essencial para o ensino de Geografia, uma vez que permite atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos. Considerando essa diversidade, qual das alternativas abaixo melhor exemplifica uma estratégia eficaz para o ensino de Geografia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q898938 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A análise e interpretação de textos e mapas geográficos são fundamentais para a compreensão dos fenômenos espaciais e sociais. Ao interpretar um mapa geográfico que apresenta diferentes áreas de uso do solo em uma região, qual das alternativas abaixo demonstra uma abordagem adequada para uma análise crítica e contextualizada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q902586 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo Morais e Lima (2018, p. 101), “o trabalho de campo se configura como importante referencial para o desenvolvimento do conhecimento geográfico. Ele está presente nesta ciência desde a sua sistematização. Embora seja utilizado com maior ou menor evidência em diferentes períodos da história, ele sempre deixou suas marcas”.

(MORAIS, Eliana M. B. de; LIMA, Cláudia V. de. Trabalho de campo e ensino de geografia: proposições metodológicas para o ensino dos componentes físico-naturais do espaço na geografia. In: MORAIS, E. M. B. de; ALVES, A. O.; ASCENÇÃO, V. de O. R. (Orgs.). Contribuições da geografia física para o ensino de geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2018, p. 101-120.)


A respeito do trabalho de campo como metodologia para o ensino de geografia, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q906211 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Ao refletir sobre a Cartografia Escolar para o ensino de Geografia contemporâneo é preciso pensar essa interface a partir de novas formas de ensinar e de aprender no século XXI. A multimodalidade e os multiletramentos são possibilidades teórico-metodológicas para o ensino de Geografia na atualidade.

Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97186/56315

Avalie se a discussão do tema apresentado deve:


I. perceber que a vida atual em sociedade é algo permeado pela fluidez e desterritorialização, onde a população vive o local e o global ao mesmo tempo;

II. entender a pedagogia dos multiletramentos a partir de suas características fortemente vinculadas às “novas” organizações sociais e às novas mídias e tecnologias, que surgem e diversificam as formas de linguagem.

III. compreender que a multimodalidade atravessada pela simultaneidade de duas ou mais modalidades de comunicação, em um recurso ou objeto de análise, propicia “novas” formas de produção, sistematização e apresentação.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q907863 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Os impasses colocados à política de assentamentos no Brasil têm fomentado os debates no âmbito da Educação do Campo, referentes ao uso e apropriação da terra rural. A pertinência de serem abordados os conceitos-chave da Geografia como metodologia de ensino escolar, parte da mediação para a ação, que centraliza essa mobilização através do conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q994268 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Com a finalidade de representar e interpretar o mundo em permanente transformação relacionando componentes da sociedade e da natureza, ___________________ se constitui como uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplicar determinados princípios e compreender aspectos fundamentais da realidade.

O termo que completa corretamente o texto acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q898932 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

No ensino de Geografia, desenvolver a compreensão espacial e o pensamento crítico dos alunos é essencial para que eles possam interpretar e analisar a organização do espaço geográfico. Uma estratégia metodológica eficaz para alcançar esse objetivo é o uso de mapas mentais. Qual é a principal contribuição pedagógica dos mapas mentais para a compreensão espacial e o pensamento crítico geográfico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q911224 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O Documento Curricular do Tocantins para o ensino fundamental de Geografia da área de Ciências Humanas e Ensino Religioso “propõe um novo estudo para a geografia escolar, no qual o educando consiga desenvolver um pensamento espacial e através disso, construir um raciocínio geográfico, para que a partir daí, compreenda as diferentes situações geográficas que ocorrem na esfera local e no mundo como um todo” (p.17). Segundo o referido documento, a construção do raciocínio geográfico requer o domínio de sete princípios geográficos, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q907875 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, IFSE, IV UFG, 2024

Durante o processo de ensino e aprendizagem de Geografia, é importante considerar a interação de qualidade entre o estudante e o conhecimento geográfico, por meio de adequação das práticas pedagógicas, ancorado no discurso de igualdade de direitos e na perspectiva da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q903881 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo de acordo com a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça.


1. A necessidade de contextualização no espaço/ tempo do ensino de Geografia aparece na necessidade de ir ao encontro da utilização da tecnologia, como por exemplo, o letramento cartográfico que ajuda a compreender a ler e interpretar o mundo e o espaço vivido pelos alunos em seu aprendizado escolar.

2. A valorização das narrativas e experiências dos alunos é chave em um cenário no qual se entende a escola como local também de socialização.

3. Um dos grandes desafios escolares atualmente é a necessidade de valorizar a heterogeneidade e a diversidade sem criar ou fortalecer quaisquer tipos de caricaturas de estereótipos sociais para a construção de uma sociedade mais justa.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q994266 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Devido à tendência atual de um ensino fora da tradição conteudista, mais voltado para os quatro pilares da educação, há uma crescente valorização na área da Geografia das habilidades, valores, atitudes e competências. Assim, é fundamental trabalhar em sala de aula as principais questões que norteiam o século XXI.

Neste contexto, são questões trabalhadas pelo componente curricular de Geografia – Anos Finais Ensino Fundamental, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q994272 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Geografia, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

O ensino da Geografia deve estimular competências e habilidades que permitam que o sujeito construa o seu conhecimento realizando uma leitura contextualizada do espaço geográfico. Sendo assim, analise os itens a seguir:


I - As Habilidades, por sua vez, expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.

II - Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência (bairro, cidade, estado) e os usos desses lugares em diferentes tempos, aprofundando os conceitos de paisagem e lugar é uma habilidade da unidade temática: o sujeito e seu lugar no mundo.

III - Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, caracteriza-se como uma das sete competências do componente curricular de Geografia.

IV - Nesse sentido, a BNCC está organizada tendo como base os principais conceitos da Geografia tradicional.

V - O professor não precisa se preocupar em trabalhar os conhecimentos necessários acerca das inter-relações sociais presentes no espaço geográfico.


Estão corretos apenas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.