Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa

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11 Q900743 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

As duas modalidades da língua portuguesa, a oral e a escrita, são vistas como práticas sociais, já que o estudo das línguas se funda em usos (MARCUSCHI, 2001, p. 16). Essas modalidades não devem ser vistas de forma dicotômica, mas fazendo parte de um continuum tipológico que vai do texto mais formal ao mais informal, tendo como perspectiva o gênero discursivo (conversação, carta familiar, entrevista de televisão, relatório, conferência, artigo de divulgação, artigo científico) que está sendo observado.

Fonte: Língua: modalidade or al/escrita Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - São Paulo - USP. Acesso em https: //acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40355/1/ 01d17t04.pdf

A oralidade e a escrita são, portanto:

12 Q895603 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Polo I SEDE, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Assinale a alternativa correta sobre os gêneros textuais orais:

13 Q894054 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

É incumbência da escola ensinar o português padrão, já que esse, usualmente, o aluno não domina. Levando-se em consideração que a língua é um fator de interação social, torna-se necessário que, EXCETO:

14 Q895809 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor Ensino Fundamental Anos Iniciais 1° ao 5°, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Marque a alternativa que melhor caracteriza uma prática de leitura eficaz nos Anos Iniciais:

15 Q895612 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Polo I SEDE, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Marque a alternativa correta sobre a prática de leitura nas séries iniciais:

16 Q898471 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Em relação às teorias de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, o construtivismo e a abordagem sociointeracionista têm sido amplamente discutidos. Ao planejar uma aula de Língua Portuguesa para alunos do Ensino Fundamental, considerando essas teorias, um professor pode:

17 Q898851 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Por muito tempo, o conceito de alfabetização esteve ligado apenas à habilidade de ler, decodificando símbolos e escrever, transformando sons em palavras. Nos anos 1980, surge o termo "letramento", que enfatiza não apenas a habilidade de ler e escrever, mas também a compreensão desses processos. O letramento surgiu para descrever um novo fenômeno na sociedade: o fato de que muitas pessoas, embora alfabetizadas, não compreendiam plenamente o que liam ou escreviam. Assim, ser apenas "alfabetizado" já não era suficiente.
De acordo com essa perspectiva teórica, alfabetizado é o indivíduo:

18 Q898853 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O método________, aplicado na alfabetização, envolve quatro etapas. Na primeira, a palavra geradora é codificada, podendo ser representada por uma imagem que estimula o diálogo e desenvolve a criticidade e a autonomia dos alunos. O professor promove discussões para fortalecer a linguagem oral. Na segunda etapa, os alunos decodificam a palavra, escrevem-na na lousa e formam outras palavras a partir dela, destacando letras no alfabeto. Na terceira, ocorre a análise e síntese, com a decomposição da palavra em sílabas e atividades com as famílias silábicas. Na quarta etapa, foca-se na fixação da leitura e escrita, revisitando as famílias e explorando letras maiúsculas e minúsculas.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna no excerto:

19 Q899906 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Fundamental, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

De acordo com o estudo sobre a metodologia de ensino de língua portuguesa, quais foram os principais desafios enfrentados na institucionalização das didáticas disciplinares no Brasil durante a primeira metade do século XX?

20 Q898799 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Estrangeira Inglês, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Em uma aula de Língua Portuguesa, o(a) professor(a) planeja trabalhar com seus alunos as recentes mudanças ortográficas do português, especialmente a queda do trema e a modificação nas regras de acentuação. Qual das estratégias abaixo é a mais adequada para garantir uma compreensão significativa e contextualizada dessas mudanças?
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