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Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q900743 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

As duas modalidades da língua portuguesa, a oral e a escrita, são vistas como práticas sociais, já que o estudo das línguas se funda em usos (MARCUSCHI, 2001, p. 16). Essas modalidades não devem ser vistas de forma dicotômica, mas fazendo parte de um continuum tipológico que vai do texto mais formal ao mais informal, tendo como perspectiva o gênero discursivo (conversação, carta familiar, entrevista de televisão, relatório, conferência, artigo de divulgação, artigo científico) que está sendo observado.

Fonte: Língua: modalidade or al/escrita Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - São Paulo - USP. Acesso em https: //acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40355/1/ 01d17t04.pdf

A oralidade e a escrita são, portanto:
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22Q898471 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Em relação às teorias de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, o construtivismo e a abordagem sociointeracionista têm sido amplamente discutidos. Ao planejar uma aula de Língua Portuguesa para alunos do Ensino Fundamental, considerando essas teorias, um professor pode:
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23Q988617 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Durante uma oficina de interpretação de textos, a professora apresenta um poema que aborda temas contemporâneos e complexos, pedindo que os alunos interpretem as possíveis metáforas e subentendidos. Qual objetivo educacional essa atividade atende?
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24Q989924 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere os aspectos fonéticos e fonológicos da linguagem escrita. Dentre as opções, identifique aquela que expressa corretamente a relação entre fonemas e grafemas.
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25Q897189 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Português, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Invertemos o jogo, começando pela formulação de perguntas, para as quais juntos buscaremos as respostas. O tratamento da língua materna tem esse objetivo maior entre seus falantes: provocar a indagação, desenvolver o espírito crítico que se espera de cidadãos de uma democracia.
CASTILHO, A. T. de; ELIAS, V. M. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012. [Adaptado].

Com base na leitura do texto, infere-se que o ensino da língua deve promover, sobretudo, o espírito crítico entre os alunos, em vez de apenas oferecer respostas prontas ou regras fixas, como ocorre no processo tradicional. Nesse sentido, na escola, o ensino de gramática deve
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26Q988611 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Português e Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Em contextos interculturais, o conceito de “competência comunicativa” envolve vários aspectos da interação, além da gramática. Qual das alternativas descreve a competência comunicativa mais completa para garantir uma interação eficaz?
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27Q898986 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A sociolinguística é fundamental no ensino de língua portuguesa, pois ajuda a compreender como variações linguísticas refletem contextos sociais, culturais e históricos. Ela enriquece o aprendizado ao mostrar a diversidade das formas de comunicação e a relação entre linguagem e identidade.
As contribuições da sociolinguística que o professor deve promover no ensino de língua portuguesa incluem:
I.Mostrar aos alunos que o ensino da língua culta não terá nenhuma relevância, já que deve-se priorizar o uso coloquial, visando não deixar os alunos fora do contexto linguístico em que representam, ou seja, dependendo da classe social e o meio, a compreensão da norma culta não é essencial para a comunicação eficaz.
II.Desenvolver práticas de linguagem significativas, no sentido de incluir alunos oriundos das classes sociais menos favorecidas, fazendo com esses alunos deixem de se sentir estrangeiros em relação à língua utilizada pela escola, e com isso consigam participar de forma satisfatória das práticas sociais que demandam conhecimentos linguísticos diversos.
III.Ao introduzir a variação linguística, o professor deve, ao mesmo tempo, cultivar o respeito e a aceitação das diversas formas de falar dos alunos (MOLLICA, 1998) e promover uma prática de ensino e aprendizagem que se concentre nos próprios textos dos alunos, tanto orais quanto escritos.

Estão corretas:
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28Q898298 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Com base na abordagem da análise linguística no ensino de língua portuguesa, considere as afirmações abaixo:

I.A análise linguística deve ser integrada às práticas de leitura e produção textual, com foco na reflexão sobre o funcionamento da língua em diferentes contextos discursivos.
II.A sistematização do código linguístico, embora necessária, não deve ser dissociada das situações concretas de uso da linguagem.
III.O ensino de gramática prescritiva é suficiente para desenvolver a competência leitora e escritora dos alunos, conforme a perspectiva defendida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
IV.A análise linguística contribui para a compreensão crítica dos textos e para a ampliação do repertório linguístico dos alunos, promovendo a autonomia no uso da língua.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:
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29Q910971 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre o Documento Curricular do Tocantins, Linguagens, Ensino Fundamental, componente Língua Portuguesa, julgue as afirmativas a seguir:
I. O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta)cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das materialidades dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido. II. O Eixo da Leitura refere-se às práticas de linguagem voltadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico, com diferentes finalidades e projetos enunciativos. O tratamento das práticas de leitura compreende dimensões inter-relacionadas às práticas de uso e reflexão, como: dialogia e relação entre textos; construção da textualidade; aspectos notacionais e gramaticais; estratégias de produção etc. III. O Eixo da Oralidade envolve as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral com ou sem contato face a face, como aula dialogada, webconferência, mensagem gravada, spot de campanha, jingle, seminário, debate, dentre outras. IV. O trabalho com a variedade linguística, nos anos finais do ensino fundamental, em todos os campos de atuação (artístico-literário; das práticas de estudo e pesquisa; jornalísticomidiático; de atuação na vida pública), envolve o conhecimento de algumas das variedades linguísticas do português do Brasil e suas diferenças fonológicas, prosódicas, lexicais e sintáticas, avaliando seus efeitos semânticos.
Fonte: TOCANTINS. Documento Curricular do Tocantins. Linguagens. Ensino Fundamental. Palmas: Seduc, 2019.
A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa CORRETA.
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30Q989923 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

O conhecimento sobre sílabas tônicas e átonas é fundamental para compreender a estrutura das palavras na linguagem escrita. Sobre isso, assinale a alternativa que indica qual dos seguintes aspectos fonéticos e fonológicos está relacionado ao desenvolvimento da linguagem escrita de forma mais específica:
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31Q910974 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre a formação do leitor literário, leia as alternativas para responder a questão.
I. As escolas desempenham um papel importante no processo de formação de leitores. Há escolas que fazem um esforço para formar leitores literários perenes, enquanto outras usam a literatura paraatender esta ou aquela atividade que visa diretamente ao aprendizado escolar. II. Pela leitura, o leitor, ao entrar em contato com o mundo da literatura, com a grande variedade de temas, obras e escritores, estará experienciando o conhecer a si mesmo e o outro, com a construção de outras visões da realidade. III. O professor mediador potencializa a aquisição da prática de leitura e da formação do leitor literário na sala de aula. Para que a leitura alcance o seu potencial transformador e humanizador, faz-se necessário promover a formação de um leitor-fruidor. IV. O professor, para atuar como um mediador de leitura em sala de aula, precisa ser leitor, falar sobre sua experiência como leitor, criar e utilizar estratégias de leitura, potencializar a prática e o gosto pelo ato de ler. Se as relações do professor com os livros forem débeis, grandes serão as chances de que a sua atuação não favoreça a formação de leitores.
Fonte: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013. (adaptado). Fonte: SANTOS, F. dos; NETO, J. C. M.; RÖSING, T. M. K. Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.
Sobre a formação do leitor literário, assinale a alternativa CORRETA.
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32Q897004 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

De acordo com a variedade padrão da língua escrita, assinale a alternativa correta em relação à sintaxe e ao encadeamento entre as sentenças.

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