Questões de Concursos: Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q902697 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Na semana de aperfeiçoamento docente para o ensino básico da Escola Horizonte do Saber, durante um grupo de discussão sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, os professores debateram os aspectos cognitivos da leitura e três deles se posicionaram do seguinte modo:


I. A professora Ana afirmou que, ao interpretar um texto, sempre considera o conhecimento prévio dos alunos, priorizando não só o que eles, enquanto leitores, já conhecem, mas também o conhecimento acumulado ao longo da vida, além de acionar os conhecimentos linguísticos e textuais durante a leitura.


II. O professor Bruno mencionou que diversos coeficientes de conhecimento são acionados durante a leitura. Por isso, ele incentiva seus alunos a fazerem inferências por conta própria enquanto leem, evitando interferir nas conclusões deles.


III. A professora Camila disse que avalia mais os conhecimentos linguísticos e textuais do que o conhecimento de mundo dos alunos, pois esses são os elementos que precisam ser ativados para que o leitor compreenda o que está lendo.


Com base nas concepções sobre as relações entre texto e leitor, é correto o que se afirma apenas em

22 Q895811 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor Ensino Fundamental Anos Iniciais 1° ao 5°, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Marque a alternativa que representa uma prática de análise linguística apropriada para os Anos Iniciais:

23 Q910971 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre o Documento Curricular do Tocantins, Linguagens, Ensino Fundamental, componente Língua Portuguesa, julgue as afirmativas a seguir:
I. O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta)cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das materialidades dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido. II. O Eixo da Leitura refere-se às práticas de linguagem voltadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico, com diferentes finalidades e projetos enunciativos. O tratamento das práticas de leitura compreende dimensões inter-relacionadas às práticas de uso e reflexão, como: dialogia e relação entre textos; construção da textualidade; aspectos notacionais e gramaticais; estratégias de produção etc. III. O Eixo da Oralidade envolve as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral com ou sem contato face a face, como aula dialogada, webconferência, mensagem gravada, spot de campanha, jingle, seminário, debate, dentre outras. IV. O trabalho com a variedade linguística, nos anos finais do ensino fundamental, em todos os campos de atuação (artístico-literário; das práticas de estudo e pesquisa; jornalísticomidiático; de atuação na vida pública), envolve o conhecimento de algumas das variedades linguísticas do português do Brasil e suas diferenças fonológicas, prosódicas, lexicais e sintáticas, avaliando seus efeitos semânticos.
Fonte: TOCANTINS. Documento Curricular do Tocantins. Linguagens. Ensino Fundamental. Palmas: Seduc, 2019.
A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa CORRETA.

24 Q897189 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Português, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Invertemos o jogo, começando pela formulação de perguntas, para as quais juntos buscaremos as respostas. O tratamento da língua materna tem esse objetivo maior entre seus falantes: provocar a indagação, desenvolver o espírito crítico que se espera de cidadãos de uma democracia.
CASTILHO, A. T. de; ELIAS, V. M. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012. [Adaptado].

Com base na leitura do texto, infere-se que o ensino da língua deve promover, sobretudo, o espírito crítico entre os alunos, em vez de apenas oferecer respostas prontas ou regras fixas, como ocorre no processo tradicional. Nesse sentido, na escola, o ensino de gramática deve

25 Q898986 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A sociolinguística é fundamental no ensino de língua portuguesa, pois ajuda a compreender como variações linguísticas refletem contextos sociais, culturais e históricos. Ela enriquece o aprendizado ao mostrar a diversidade das formas de comunicação e a relação entre linguagem e identidade.
As contribuições da sociolinguística que o professor deve promover no ensino de língua portuguesa incluem:
I.Mostrar aos alunos que o ensino da língua culta não terá nenhuma relevância, já que deve-se priorizar o uso coloquial, visando não deixar os alunos fora do contexto linguístico em que representam, ou seja, dependendo da classe social e o meio, a compreensão da norma culta não é essencial para a comunicação eficaz.
II.Desenvolver práticas de linguagem significativas, no sentido de incluir alunos oriundos das classes sociais menos favorecidas, fazendo com esses alunos deixem de se sentir estrangeiros em relação à língua utilizada pela escola, e com isso consigam participar de forma satisfatória das práticas sociais que demandam conhecimentos linguísticos diversos.
III.Ao introduzir a variação linguística, o professor deve, ao mesmo tempo, cultivar o respeito e a aceitação das diversas formas de falar dos alunos (MOLLICA, 1998) e promover uma prática de ensino e aprendizagem que se concentre nos próprios textos dos alunos, tanto orais quanto escritos.

Estão corretas:

26 Q898298 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Com base na abordagem da análise linguística no ensino de língua portuguesa, considere as afirmações abaixo:

I.A análise linguística deve ser integrada às práticas de leitura e produção textual, com foco na reflexão sobre o funcionamento da língua em diferentes contextos discursivos.
II.A sistematização do código linguístico, embora necessária, não deve ser dissociada das situações concretas de uso da linguagem.
III.O ensino de gramática prescritiva é suficiente para desenvolver a competência leitora e escritora dos alunos, conforme a perspectiva defendida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
IV.A análise linguística contribui para a compreensão crítica dos textos e para a ampliação do repertório linguístico dos alunos, promovendo a autonomia no uso da língua.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:

27 Q897004 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2024

De acordo com a variedade padrão da língua escrita, assinale a alternativa correta em relação à sintaxe e ao encadeamento entre as sentenças.

28 Q910974 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Sobre a formação do leitor literário, leia as alternativas para responder a questão.
I. As escolas desempenham um papel importante no processo de formação de leitores. Há escolas que fazem um esforço para formar leitores literários perenes, enquanto outras usam a literatura paraatender esta ou aquela atividade que visa diretamente ao aprendizado escolar. II. Pela leitura, o leitor, ao entrar em contato com o mundo da literatura, com a grande variedade de temas, obras e escritores, estará experienciando o conhecer a si mesmo e o outro, com a construção de outras visões da realidade. III. O professor mediador potencializa a aquisição da prática de leitura e da formação do leitor literário na sala de aula. Para que a leitura alcance o seu potencial transformador e humanizador, faz-se necessário promover a formação de um leitor-fruidor. IV. O professor, para atuar como um mediador de leitura em sala de aula, precisa ser leitor, falar sobre sua experiência como leitor, criar e utilizar estratégias de leitura, potencializar a prática e o gosto pelo ato de ler. Se as relações do professor com os livros forem débeis, grandes serão as chances de que a sua atuação não favoreça a formação de leitores.
Fonte: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013. (adaptado). Fonte: SANTOS, F. dos; NETO, J. C. M.; RÖSING, T. M. K. Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009.
Sobre a formação do leitor literário, assinale a alternativa CORRETA.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.