Início

Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q953094 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Séries Iniciais, Prefeitura de Bocaina do Sul SC, INAZ do Pará, 2025

O desenvolvimento da leitura e escrita nos anos iniciais é um processo fundamental para a formação das habilidades de comunicação dos alunos, e envolve tanto a aquisição das competências linguísticas quanto o uso dessas competências em diferentes contextos.
Analise as assertivas abaixo sobre o desenvolvimento da leitura e escrita nos anos iniciais e a seguir, assinale a alternativa CORRETA.
I. O desenvolvimento da leitura nos anos iniciais deve ser centrado em estratégias de decodificação fonética, com ênfase na memorização de palavras, sem que haja a necessidade de contextualização ou reflexão sobre o significado do texto.
II. A escrita nos anos iniciais deve focar unicamente na forma correta de escrever palavras e frases, sem considerar o uso da escrita como uma ferramenta para expressar ideias, emoções e pensamentos de forma pessoal e criativa.
III. O desenvolvimento da leitura e escrita nos anos iniciais envolve a interação contínua entre o ensino das habilidades técnicas (como fonemas, palavras e frases) e o uso dessas habilidades em atividades de leitura e produção textual que desenvolvam a criatividade e a expressão do aluno.
IV. Nos anos iniciais, o foco do ensino da leitura e escrita deve ser exclusivamente em habilidades técnicas, como gramática e ortografia, deixando de lado aspectos mais amplos, como a interpretação de textos e a utilização de diferentes formas de escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q899685 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A Educação Matemática desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, pois é fundamental na formação de habilidades lógicas e analíticas. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente um dos principais impactos do ensino da Matemática nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q905820 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares de Matemática, deve-se tomar como ponto de partida a ideia de que aprender Matemática vai além de simplesmente acumular um conteúdo. Assim, saber e saber fazer Matemática está associado à ideia de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q895607 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Polo I SEDE, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a porcentagem e sua aplicação no contexto social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q907959 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor Anos Iniciais, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O componente curricular de Matemática do Ensino Fundamental, na proposta da BNCC, apresenta cinco unidades temáticas, interligadas, que guiam a formulação das habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. Cada unidade temática pode receber destaque variado, dependendo do ano de escolarização.
Em relação às unidades temáticas do componente de Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental, analise os itens a seguir.
I. Na unidade temática números, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa em relação a essa temática é que os alunos resolvam problemascom números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, além de diferentes estratégias para a obtenção dos resultados, sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de algoritmos e uso de calculadoras.
II. Na unidade temática álgebra é imprescindível que algumas dimensões do trabalho com a álgebra estejam presentes nos processos de ensino e aprendizagem desde o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, como as ideias de regularidade, generalização de padrões e propriedades da igualdade.
III. Na unidade geometria Ensino Fundamental – Anos Iniciais espera-se que os alunos sejam capazes de reconhecer as condições necessárias e suficientes para obter triângulos congruentes ou semelhantes e que saibam aplicar esse conhecimento para realizar demonstrações simples, contribuindo para a formação de um tipo de raciocínio importante para a Matemática, o raciocínio hipotético-dedutivo.
IV. Na unidade temática grandezas e medidas no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a expectativa é que os alunos reconheçam que medir é comparar uma grandeza com uma unidade e expressar o resultado da comparação por meio de um número. Bem como, resolvam problemas oriundos de situações cotidianas que envolvem grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área de triângulos e retângulos e capacidade e volume de sólidos formados por blocos retangulares, sem uso de fórmulas, recorrendo, quando necessário, a transformações entre unidades de medida padronizadas mais usuais.
É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1003660 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

Moreno (In: PANIZZA, MABEL & cols, 2011, P.44), ao tratar do ensino do número e do sistema de numeração na educação infantil e na primeira série, apresenta uma comparação entre o ensino clássico e a "matemática moderna".
Na perspectiva da "matemática moderna":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q910387 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Na perspectiva da investigação matemática, o professor tem um papel importante na aula, mas esse papel é diferente do desempenhado na aula tradicional.
Acerca do que o professor deve fazer na aula de investigação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q994102 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Orientador Escolar Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Durante uma aula de matemática, um professor observa que alguns alunos estão tendo dificuldade em resolver um problema complexo.
Qual das seguintes estratégias é mais consistente com a abordagem interacionista de Lev Vygotsky para a aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q902727 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Sobre o Soroban, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q899681 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual das seguintes afirmações cita de maneira correta a contribuição de uma civilização para o desenvolvimento da Matemática ao longo da história?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q889985 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de 1° ao 5° Ano, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Esta propriedade é um conceito matemático fundamental e a compreensão dela é importante para os professores do ensino infantil por vários motivos, ela afirma que a ordem das parcelas não altera o resultado de uma adição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q894023 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Conhecida também como didática matemática nos países europeus, a educação matemática surgiu em meados do século XIX, sendo uma área das ciências socias, que se empenha ao estudo da aprendizagem e ensino da matemática. Ao discorrer a educação matemática no âmbito do ensino, supõe-se em matemática como disciplina escolar de modo mais amplo do que o da transmissão de conhecimentos, pois engloba processos formativos de crianças, adolescentes, jovens e adultos em contextos escolares. Dessa forma, implica em articulações com a pedagogia, a sociologia, a antropologia, a história e outros conhecimentos. A resolução de problemas é uma habilidade de ensino da matemática, que promove ao aluno uma construção de saberes para encontrar a solução, utilizando de seus conhecimentos prévios para construir estratégias e a partir do raciocínio lógico, questionar se sua estratégia é válida. Portanto, compete ao professor apresentar e, incentivar os seus alunos a utilizarem dessas etapas como auxílio para encontrar soluções dos problemas propostos, que, ao surgir outros, terão o instinto de utilizar a tendência, possibilitando-os de alcançar maior aproveitamento na aprendizagem. Considerando o exposto, relacione adequadamente os itens às suas respectivas definições.


1. Etnomatemática.
2. História da matemática.
3. Jogos no ensino de matemática.


( ) O lúdico, ao ser levado para a sala de aula, desperta a atenção dos alunos, que ao se utilizar jogos no contexto escolar, permite ao aluno construir seu próprio conhecimento, pois, como afirma Grando (2000, p. 16), “o jogo de regras possibilita à criança a construção de relações quantitativas ou lógicas, que se caracterizam pela aprendizagem em raciocinar e demonstrar, questionar o como e o porquê dos erros e acertos”.


( ) É uma tendência que possibilita a compreensão da originalidade de ideias que deram formas à cultura, podendo observar, também, os aspectos humanos do seu desenvolvimento como, por exemplo, os homens que criaram essas ideias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram. Torna-se um instrumento valioso para o ensino-aprendizagem da matemática, que visa à construção histórica do conhecimento matemático, contribuindo para um melhor entendimento da evolução do conceito, dando ênfase às dificuldades epistemológicas inerentes ao conceito que está sendo desenvolvido.


( ) Surgiu na década de 1970; visa valorizar a matemática de diferentes grupos socioculturais, propondo uma maior valorização dos conceitos matemáticos informais construídos pelos educandos por meio de suas experiências, fora do contexto escolar. Compreende-se como o ato de entender e valorizar a existência da matemática vivenciada por artesãos, comerciantes, ambulantes, dentre outros, em sua própria leitura de mundo por meio dessa ciência.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q898261 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

No ensino dos campos numéricos, é importante que o aluno compreenda o conceito de número em diferentes contextos. Qual das atividades a seguir é mais adequada para desenvolver o conceito de números fracionários em uma turma de 5º ano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q954712 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ensinar matemática no enfoque da didática da matemática implica aceitar uma mudança profunda nas relações entre os alunos, o professor e o saber. Conforme Moreno (In: Panizza et alii, 2006), se o que se quer é que os alunos tomem consciência de que fazer matemática é resolver problemas e refletir sobre eles, para isso é preciso ter como objetivo específico do ensino o desenvolvimento de certas competências e atitudes nos alunos que lhes permitam, entre outros,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q984667 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Anos Iniciais Ensino Fundamental, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a prática contínua na aprendizagem de habilidades matemáticas, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q898809 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

A capacidade de resolver problemas usando a relação lógica entre informações, chamamos de raciocínio lógico matemático.
Para desenvolver esse raciocínio lógico matemático e ensinar matemática, uma das ações pode ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q897924 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Por uma definição simplificada, a etnomatemática pode ser descrita como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q908683 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Uma das formas mais acessíveis de proporcionar aos alunos que aprendam a aprender é a utilização da resolução de problemas. A solução de problemas baseia-se na apresentação de situações abertas e sugestivas que exijam dos alunos uma atitude ativa ou um esforço para buscar suas próprias respostas, seu próprio conhecimento. A resolução do(s) problema(s) confere à Educação Matemática a etapa em que se faz uso de todo o ferramental matemático disponível.
Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os conteúdos matemáticos ganham importância e significado e, para tanto, precisam estar indicados nos problemas para que o aluno tenha clareza de quais conceitos está trabalhando.
II. Os alunos desenvolvem a capacidade de aprender a aprender habituando-se a determinar por si próprios respostas às questões que os inquietam, sejam elas questões escolares ou da vida cotidiana.
III. É suficiente compreender as palavras, a linguagem e os símbolos apresentados. Não há necessidade de um plano que permita a sua resolução, isto é, quais os procedimentos que deverão ser utilizados para que seja alcançada a meta final.
IV. A maioria das pessoas, inclusive os grandes matemáticos, a riqueza e os valores que se ligam à matemática derivam de seu uso no estudar o mundo real. A matemática é um meio que conduz a uma solução.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q890367 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Determinado professor do 5º ano do ensino fundamental percebe que seus alunos apresentam dificuldades na compreensão e resolução de problemas matemáticos envolvendo frações. Após uma análise mais aprofundada, ele observa que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para o ensino de matemática, seus alunos deveriam estar aptos a compreender e operar com frações nesse estágio. No entanto, muitos deles ainda têm dificuldades nesse tópico. O professor precisa desenvolver um plano de aula que siga as diretrizes dos PCNs e ajude os alunos a superarem essas dificuldades, tornando o aprendizado de frações mais acessível e significativo. Para responder ao desafio de como planejar uma aula que esteja alinhada com os PCNs, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode desenvolver uma série de aulas expositivas unidirecionais, pois os alunos estão dispersos em relação aos conceitos básicos que envolvem as operações matemáticas que subsidiam o conceito de frações. Isso ajudaria a tornar o conceito mais tangível para os alunos e permitir que eles visualizem a divisão de um todo ou em partes.

II. Pode incorporar situações do mundo real em seus problemas matemáticos que envolvam frações, como dividir uma pizza entre amigos, medir ingredientes em receitas ou compartilhar brinquedos com irmãos. Isso ajudaria a mostrar a relevância das frações em suas vidas cotidianas.

III. Deve utilizar estratégias de ensino de reforço, deixando a turma no contraturno e ministrando aulas extras a todos os alunos, pois reforço nunca é demais até mesmo para os que foram bem avaliados nos conceitos envolvendo frações. Esta ação reforça o conceito de equidade tão presente nos PCNs.

IV. Pode incentivar a colaboração entre os alunos, promovendo discussões e troca de ideias sobre problemas envolvendo frações. Isso não apenas desenvolveria suas habilidades matemáticas, mas também melhoraria suas habilidades de comunicação e resolução de problemas em grupo.

V. Deve avaliar o progresso dos alunos e ajustar seu planejamento de acordo com as necessidades individuais. Os PCNs enfatizam a importância da avaliação somativa para adaptar o ensino às necessidades de aprendizado de cada aluno.

As atividades que respondem ao desafio de planejar em acordo com os parâmetros curriculares nacionais estão descritas nas afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q896672 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O ensino de matemática mais tradicional é aquele em que o professor assume o papel de protagonista e compila conceitos de livros didáticos, levando em conta o que considera importante, cabendo ao aluno acreditar que a aprendizagem de matemática se resume em acumular e aplicar fórmulas, algoritmos e regras transmitidas pelo professor e não vem se mostrado muito eficaz. Esse conceito, em que a prioridade não é a aprendizagem do aluno e sim o volume de conteúdo a ser trabalhado, dificulta a percepção do estudante da relação entre a matemática e a realidade em que ele está inserido. A fim de aumentar o estímulo e a motivação dos estudantes, novas abordagens metodológicas que contribuem para uma maior motivação dos alunos e para a melhoria na aprendizagem desses estudantes estão sendo aplicadas. Qual das alternativas a seguir NÃO é exemplo dessas novas abordagens metodológicas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.