Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q902701 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em sua obra “Educação matemática da teoria à prática”, o autor Ubiratan D’Ambrósio expõe que uma percepção da história da matemática é essencial em qualquer discussão sobre essa disciplina e seu ensino, pois sua história é um elemento fundamental para se perceber como teorias e práticas matemáticas foram criadas, desenvolvidas e utilizadas em um contexto específico de sua época. De acordo com as ideias do autor, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q902702 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Helena, professora de matemática, possui doutorado em matemática pura, trabalha com pesquisas em uma renomada universidade e leciona em uma escola. Ao preparar a aula de matemática para os alunos de ensino fundamental, ela precisou adaptar os conhecimentos científicos que possui para explicar determinado fenômeno, que envolve conceitos científicos avançados. O processo utilizado por Helena para transformar o conhecimento científico em conhecimento escolar é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q910385 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

São perspectivas que estão de acordo com a modelagem matemática apresentadas por Meyer, Caldeira e Malheiros (2011), exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q910387 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Na perspectiva da investigação matemática, o professor tem um papel importante na aula, mas esse papel é diferente do desempenhado na aula tradicional.
Acerca do que o professor deve fazer na aula de investigação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q994102 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Orientador Escolar Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Durante uma aula de matemática, um professor observa que alguns alunos estão tendo dificuldade em resolver um problema complexo.
Qual das seguintes estratégias é mais consistente com a abordagem interacionista de Lev Vygotsky para a aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q894023 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Conhecida também como didática matemática nos países europeus, a educação matemática surgiu em meados do século XIX, sendo uma área das ciências socias, que se empenha ao estudo da aprendizagem e ensino da matemática. Ao discorrer a educação matemática no âmbito do ensino, supõe-se em matemática como disciplina escolar de modo mais amplo do que o da transmissão de conhecimentos, pois engloba processos formativos de crianças, adolescentes, jovens e adultos em contextos escolares. Dessa forma, implica em articulações com a pedagogia, a sociologia, a antropologia, a história e outros conhecimentos. A resolução de problemas é uma habilidade de ensino da matemática, que promove ao aluno uma construção de saberes para encontrar a solução, utilizando de seus conhecimentos prévios para construir estratégias e a partir do raciocínio lógico, questionar se sua estratégia é válida. Portanto, compete ao professor apresentar e, incentivar os seus alunos a utilizarem dessas etapas como auxílio para encontrar soluções dos problemas propostos, que, ao surgir outros, terão o instinto de utilizar a tendência, possibilitando-os de alcançar maior aproveitamento na aprendizagem. Considerando o exposto, relacione adequadamente os itens às suas respectivas definições.


1. Etnomatemática.
2. História da matemática.
3. Jogos no ensino de matemática.


( ) O lúdico, ao ser levado para a sala de aula, desperta a atenção dos alunos, que ao se utilizar jogos no contexto escolar, permite ao aluno construir seu próprio conhecimento, pois, como afirma Grando (2000, p. 16), “o jogo de regras possibilita à criança a construção de relações quantitativas ou lógicas, que se caracterizam pela aprendizagem em raciocinar e demonstrar, questionar o como e o porquê dos erros e acertos”.


( ) É uma tendência que possibilita a compreensão da originalidade de ideias que deram formas à cultura, podendo observar, também, os aspectos humanos do seu desenvolvimento como, por exemplo, os homens que criaram essas ideias e estudar as circunstâncias em que elas se desenvolveram. Torna-se um instrumento valioso para o ensino-aprendizagem da matemática, que visa à construção histórica do conhecimento matemático, contribuindo para um melhor entendimento da evolução do conceito, dando ênfase às dificuldades epistemológicas inerentes ao conceito que está sendo desenvolvido.


( ) Surgiu na década de 1970; visa valorizar a matemática de diferentes grupos socioculturais, propondo uma maior valorização dos conceitos matemáticos informais construídos pelos educandos por meio de suas experiências, fora do contexto escolar. Compreende-se como o ato de entender e valorizar a existência da matemática vivenciada por artesãos, comerciantes, ambulantes, dentre outros, em sua própria leitura de mundo por meio dessa ciência.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q902727 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Sobre o Soroban, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q894024 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

“Surgiu na década de 1970, como uma contraproposta do ensino tradicional de matemática. Tem arte ou técnica de ensinar, explicar, entender e se desempenhar na realidade dentro de um contexto cultural próprio. É um método de pesquisa e de ensino que cria condições para que o pesquisador reconheça e compreenda o modo como um saber matemático foi gerado e difundido dentro de determinados grupos culturais, sendo uma abordagem histórico-cultural da disciplina. Essa prática enaltece a matemática dos diferentes grupos culturais, povos com suas diferentes culturas. Ela valoriza tais diferenças, afirmando que toda a construção do conhecimento matemático é válida e está ligada à tradição, à sociedade e à cultura de cada povo. Pode ser entendida como um programa interdisciplinar que engloba as ciências da cognição, epistemologia, história, sociologia e difusão.” As afirmações anteriores se referem a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q911184 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Ainda de acordo com o DCT-TO, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental devem desenvolver, dentre outras, as seguintes habilidades:
• Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita; • Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um triângulo qualquer, conhecidas as medidas dos três lados; • Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde às unidades temáticas a que essas habilidades estão respectivamente associadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q905820 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares de Matemática, deve-se tomar como ponto de partida a ideia de que aprender Matemática vai além de simplesmente acumular um conteúdo. Assim, saber e saber fazer Matemática está associado à ideia de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q899681 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual das seguintes afirmações cita de maneira correta a contribuição de uma civilização para o desenvolvimento da Matemática ao longo da história?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q899684 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Visando que o desenvolvimento do pensamento crítico e de habilidades para a resolução de problemas na educação matemática aconteça de forma significativa, é essencial criar um ambiente de aprendizagem que estimule os alunos a pensar de forma independente e explorar diferentes estratégias para alcançar seus objetivos. Qual das práticas citadas abaixo melhor reflete essa abordagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q899685 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A Educação Matemática desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, pois é fundamental na formação de habilidades lógicas e analíticas. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente um dos principais impactos do ensino da Matemática nesse contexto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q899686 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Um conceito matemático que se desenvolveu e evoluiu ao longo do tempo, contribuído de forma significativa para a evolução das ciências e até mesmo da vida em sociedade é citado em qual das opções abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q895607 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Polo I SEDE, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a porcentagem e sua aplicação no contexto social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q898426 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Licenciatura em Computação, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas abaixo que tratam sobre a Lógia Matemática. A seguir aponte a alternativa CORRETA.

I - Um dos tipos mais conhecidos é a lógica modal, que lida com proposições simples e os conectivos lógicos.
II - A lógica de primeira ordem, por sua vez, permite a quantificação sobre objetos e variáveis.
III - A lógica fuzzy lida com a incerteza e a imprecisão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q889985 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de 1° ao 5° Ano, Prefeitura de Turilândia MA, LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Limita, 2024

Esta propriedade é um conceito matemático fundamental e a compreensão dela é importante para os professores do ensino infantil por vários motivos, ela afirma que a ordem das parcelas não altera o resultado de uma adição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q897924 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Por uma definição simplificada, a etnomatemática pode ser descrita como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q898951 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Para tornar o ensino de frações mais interativo, um professor de Matemática decide utilizar jogos como parte do processo de ensino-aprendizagem. Segundo Piaget (1975), qual das seguintes características de um jogo pedagógico sobre frações seria mais efetiva para promover a construção do conhecimento entre os alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q898952 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Em uma aula de Geometria Analítica, o professor propõe a análise de posições relativas entre retas no plano. Ele solicita que os alunos determinem se duas retas são paralelas, perpendiculares ou concorrentes, dadas as equações 3x + 4y = 7 e 6x + 8y = 12. Qual método analítico mais adequado pode ser utilizado para chegar a uma conclusão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.