Leia o fragmento de texto abaixo.
Aprender matemática é mais do que manejar fórmulas, saber
fazer contas ou marcar x nas respostas: é interpretar, criar
significados, construir seus próprios instrumentos para resolver
problemas, estar preparado para perceber estes mesmos
problemas, desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de
conceber, projetar e transcender o imediatamente sensível.
(PARANÁ, 1990, p.66)
Nesse contexto, o ensino de Matemática deve contemplar:
I. o desenvolvimento de habilidades, como calcular e resolver
problemas ou fixar conceitos pela memorização ou listas de
exercícios.
II. os modelos clássicos de ensino, como exposição oral e
resolução de exercícios.
III. o desenvolvimento de competências e habilidades que
permitem ao aluno perceber a importância dessa área na vida
pessoal e social.
IV. as estratégias que possibilitam ao aluno atribuir sentido e
construir significado às ideias matemáticas de modo a tornar-se
capaz de estabelecer relações, justificar, analisar, discutir e
criar.
Está correto o que se afirma em:
✂️ a) I, II e III. ✂️ b) III e IV. ✂️ c) II e III. ✂️ d) I, II e IV. ✂️ e) IV, apenas.