Início

Questões de Concursos Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática

Resolva questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q896672 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O ensino de matemática mais tradicional é aquele em que o professor assume o papel de protagonista e compila conceitos de livros didáticos, levando em conta o que considera importante, cabendo ao aluno acreditar que a aprendizagem de matemática se resume em acumular e aplicar fórmulas, algoritmos e regras transmitidas pelo professor e não vem se mostrado muito eficaz. Esse conceito, em que a prioridade não é a aprendizagem do aluno e sim o volume de conteúdo a ser trabalhado, dificulta a percepção do estudante da relação entre a matemática e a realidade em que ele está inserido. A fim de aumentar o estímulo e a motivação dos estudantes, novas abordagens metodológicas que contribuem para uma maior motivação dos alunos e para a melhoria na aprendizagem desses estudantes estão sendo aplicadas. Qual das alternativas a seguir NÃO é exemplo dessas novas abordagens metodológicas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q890366 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Na aula de figuras geométricas, um professor enfrenta o desafio de introduzir o conceito de simetria aos alunos do ensino fundamental. A meta é assegurar que os alunos não apenas compreendam o conceito, mas também participem ativamente na atividade. O professor deve alinhar sua estratégia com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que se alinha aos princípios da teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo. Este professor reconhece a importância de adaptar sua abordagem de ensino de acordo com o estágio de desenvolvimento cognitivo de seus alunos, que, em sua maioria, têm entre 11 e 12 anos. A prioridade é criar uma aula que estimule a construção ativa do conhecimento, alinhando-se com os princípios piagetianos. Está de acordo com os princípios piagetianos e considera a fase do desenvolvimento da inteligência em que provavelmente se encontram os alunos a estratégia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q994543 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Leia o fragmento de texto abaixo.
Aprender matemática é mais do que manejar fórmulas, saber fazer contas ou marcar x nas respostas: é interpretar, criar significados, construir seus próprios instrumentos para resolver problemas, estar preparado para perceber estes mesmos problemas, desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de conceber, projetar e transcender o imediatamente sensível. (PARANÁ, 1990, p.66)

Nesse contexto, o ensino de Matemática deve contemplar:

I. o desenvolvimento de habilidades, como calcular e resolver problemas ou fixar conceitos pela memorização ou listas de exercícios.

II. os modelos clássicos de ensino, como exposição oral e resolução de exercícios.

III. o desenvolvimento de competências e habilidades que permitem ao aluno perceber a importância dessa área na vida pessoal e social.

IV. as estratégias que possibilitam ao aluno atribuir sentido e construir significado às ideias matemáticas de modo a tornar-se capaz de estabelecer relações, justificar, analisar, discutir e criar.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q984724 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática Anos Finais Direitos, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Em uma sala de aula de matemática, os alunos estão trabalhando em grupos para resolver um problema desafiador de geometria em que precisam projetar o layout de um parque com diferentes formas geométricas e área total definida. A professora atua como facilitadora, guiando os alunos na discussão e na exploração de diferentes estratégias para resolver o problema. Qual o tipo de metodologia de ensino está sendo utilizada nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q908443 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Na etnomatemática, buscamos entender a matemática em suas múltiplas manifestações culturais, reconhecendo que ela é uma criação humana que reflete as diferentes formas de pensar e agir no mundo.

(Professor Ubiratan D'Ambrosio.)


Segundo as ideias do professor Ubiratan D’Ambrosio, a etnomatemática pode ser interpretada como uma abordagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q901290 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Anos Iniciais, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Segundo Paulus Gerdes ao estudar a matemática em sociedades africanas, qual é o impacto de ignorar as práticas culturais locais na educação matemática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q898951 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Para tornar o ensino de frações mais interativo, um professor de Matemática decide utilizar jogos como parte do processo de ensino-aprendizagem. Segundo Piaget (1975), qual das seguintes características de um jogo pedagógico sobre frações seria mais efetiva para promover a construção do conhecimento entre os alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q898954 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Ao trabalhar com alunos sobre a interpretação de problemas matemáticos, um professor usa um problema contextualizado que requer a leitura detalhada e a análise das condições apresentadas para encontrar uma solução. Segundo os prinpais autores que abordam essa temática, qual das etapas seguintes é fundamental e deve ser priorizada para que os alunos desenvolvam uma habilidade de interpretação sólida de problemas matemáticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q898952 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Em uma aula de Geometria Analítica, o professor propõe a análise de posições relativas entre retas no plano. Ele solicita que os alunos determinem se duas retas são paralelas, perpendiculares ou concorrentes, dadas as equações 3x + 4y = 7 e 6x + 8y = 12. Qual método analítico mais adequado pode ser utilizado para chegar a uma conclusão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q906393 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

“Mais interessante é saber por que razões essa matemática e não outra, essa forma de organizá-la [...] e não outra, essa forma de ensiná-la e não outra acabaram sendo vistas como válidas e legítimas.”


SILVA, Tomaz Tadeu da. Apresentação. In: GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e educação. Tradução: Attílio Brunetta. Petrópolis, RJ: Vozes, pp. 8, 1995.


A discussão indicada pelo autor relaciona-se, mais especificamente, com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q906394 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

“Matemática Financeira é um conjunto de conhecimentos, conceitos e algoritmos que os professores problematizam em suas aulas buscando resolver problemas de Matemática com foco em finanças, juros, capitalização, etc. É uma ferramenta que pode compor a Educação Financeira de um indivíduo-consumidor [...]”

VAZ, R. F. N.; KISTEMANN JR., M. A. Uma avaliação feita por licenciandos sobre atividades investigativa-exploratórias de matemática financeira. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 3, n. 2, pp. 317. 2019.


Sobre Matemática Financeira, de acordo com o trecho acima, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q894400 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Quais são as abordagens conceituais e metodológicas de ensino-aprendizagem da matemática adotadas na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça?
1. Resolução de Problemas (RP) 2. Educação Matemática Realística (EMR) 3. Educação Matemática Segmentada (EMS) 4. Educação Matemática Utilitarista (MEU)

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q994546 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Leia o fragmento de texto abaixo.

Tradicionalmente, a sala de aula de matemática centra-se no trabalho com os conteúdos factuais e conceituais, que são importantes para a formação do aluno. Contudo, existem outros conteúdos que são essenciais para a formação do cidadão: os procedimentais e os atitudinais. Nesse contexto, podemos inferir que, no ensino de Matemática, os conteúdos procedimentais contemplam:


I. o estudo de técnicas e estratégias para o avanço do conhecimento proporcionado através da experiência do fazer.

II. o aprender a fazer, envolvimento de regras, técnicas, métodos, estratégias e habilidades.

III. as ideias éticas que permitem emitir um juízo sobre uma conduta.

IV. o aprender a conhecer, a necessidade de elaborações de caráter pessoal e vinculação afetiva.

V. a realização de uma série de ações, de forma ordenada e não aleatória, para atingir uma meta.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q899686 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Um conceito matemático que se desenvolveu e evoluiu ao longo do tempo, contribuído de forma significativa para a evolução das ciências e até mesmo da vida em sociedade é citado em qual das opções abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q985084 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor PB20Professor PB40 Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Assinalar a alternativa que apresenta uma forma de contextualizar o ensino da matemática na Educação Infantil, levando em consideração o impacto dessa abordagem na compreensão e aplicação dos conceitos matemáticos pelas crianças.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q898959 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Considerando a importância da educação matemática no contexto global, um professor propõe um projeto interdisciplinar com o tema "Matemática e Sustentabilidade". Com base nas práticas de EducaçãoMatemática para a Sustentabilidade, qual das seguintes atividades seria mais eficaz para que os alunos compreendam o impacto ambiental e econômico dos recursos naturais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1003664 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2025

"A didática da matemática define os problemas como aquelas situações que criam um obstáculo a vencer, que promovem a busca dentro de tudo o que se sabe para decidir em cada caso aquilo que é mais pertinente, forçando, assim, a utilização de conhecimentos anteriores e mostrando-os ao mesmo tempo insuficientes e muito difíceis." (MORENO in PANIZZA, MABEL & cols, 2011, P.51)
A partir desse pressuposto, Moreno apresenta várias reflexões sobre esse recurso didático, dentre as quais não está aquela descrita em qual alternativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q898988 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A leitura dos objetos de conhecimento e habilidades essenciais nas cinco unidades temáticas previstas para o componente curricular de Matemática na Base Nacional Comum Curricular permite ver articulações entre as habilidades de cada tema. Além disso, é recomendada uma análise vertical de cada unidade temática, do 6º ao 9º ano, para identificar a progressão das habilidades.
Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q894024 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

“Surgiu na década de 1970, como uma contraproposta do ensino tradicional de matemática. Tem arte ou técnica de ensinar, explicar, entender e se desempenhar na realidade dentro de um contexto cultural próprio. É um método de pesquisa e de ensino que cria condições para que o pesquisador reconheça e compreenda o modo como um saber matemático foi gerado e difundido dentro de determinados grupos culturais, sendo uma abordagem histórico-cultural da disciplina. Essa prática enaltece a matemática dos diferentes grupos culturais, povos com suas diferentes culturas. Ela valoriza tais diferenças, afirmando que toda a construção do conhecimento matemático é válida e está ligada à tradição, à sociedade e à cultura de cada povo. Pode ser entendida como um programa interdisciplinar que engloba as ciências da cognição, epistemologia, história, sociologia e difusão.” As afirmações anteriores se referem a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q906391 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

“A visão convencional da matemática como ciência da lógica, da exatidão e da certeza pode descrever a ordem da estrutura, isto é, a organização do conhecimento matemático científico e seus critérios de legitimação aceitos hoje –porém, não corresponde às ordens de invenção, ou seja, às formas de produção de conhecimento que estiveram e estão presentes nas diversas práticas hoje chamadas de matemáticas.”


GIRALDO, V.; ROQUE, T. Por uma Matemática Problematizada: as Ordens de (Re)Invenção. Perspectivas da Educação Matemática: INMA/UFMS – v. 14, n. 35, 2021.

No trecho acima, os autores defendem que o conhecimento matemático científico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.