Questões de Concursos Teorias e Técnicas Psicoterápicas

Resolva questões de Teorias e Técnicas Psicoterápicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1001834 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Barra de São Miguel AL, COPEVEUFAL, 2017

Na terapia cognitivo-comportamental, o manejo da ansiedade é uma intervenção que tem como objetivo ajudar a criança e/ou adolescente a reconceituar os seus problemas, aprendendo a lidar com as novas situações sem sentir-se em constante ameaça ou perigo. Qual a técnica utilizada para corrigir pensamentos antecipatórios catastróficos e expectativas negativas sobre acontecimentos futuros não realistas que contribuem para o agravamento de comportamentos disfuncionais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q989317 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogoa, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

Sobre o mindfulness como técnica psicoterápica, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q972205 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

Segundo Bee, considerando-se o modelo de condicionamento operante de Skinner, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Reforço negativo.

(2) Punição.

(3) Reforço positivo.

( ) O processo de fortalecimento de um comportamento pela remoção ou cessação de um estímulo desagradável.

( ) A remoção de um estímulo desejável ou a administração de uma consequência desagradável após algum comportamento indesejado a fim de pará-lo.

( ) O processo de fortalecimento de um comportamento pela apresentação de algum estímulo prazeroso ou positivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q903621 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) se baseia em dois princípios centrais: o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamentos e emoções e, além disso, nossas cognições têm influência sobre nossas emoções e sobre nosso comportamento. As opções a seguir apresentam técnicas da terapia cognitivo-comportamental, marque a que não faz parte das práticas da abordagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q903718 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Uma visão-chave da terapia cognitiva é de que depressão, ansiedade e raiva são, com frequência, resultados de padrões recorrentes de distorções cognitivas. (Leahy, Robert, L. 2006 P. 30.8.)
Com base na citação, considere o caso hipotético:
Marina, 38 anos, fisioterapeuta, busca acompanhamento psicológico após o final de seu relacionamento de seis anos. Durante a entrevista inicial, relatou à psicóloga que o seu relacionamento era bom. Apesar de o namorado ser possessivo e, às vezes, agressivo, o final do relacionamento aconteceu por sua culpa. Por não saber lidar com as fragilidades do namorado, Marina resume que o namoro acabou porque eu fracassei.

A frase em destaque no caso exemplifica uma distorção cognitiva denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1008180 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia, MPU, FGV, 2025

Beatriz, 20 anos, tem bulimia nervosa desde a adolescência e, por fim, concordou em passar por uma entrevista psicológica.

A escolha da abordagem da entrevista motivacional pelo terapeuta nesse contexto visa a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q911169 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, CAGEPA PB, CESPE CEBRASPE, 2024

Texto associado.
Texto 17A2-I

Clara, com 4 anos de idade, foi encaminhada pelo pediatra para avaliação e acompanhamento psicológico. Ela vem apresentando comportamento de bater e morder outras crianças, dificuldade em acatar regras e limites, pouca empatia, preferência por brincadeiras não compartilhadas e ansiedade de separação, especialmente quando a genitora precisa se ausentar, e está sempre com a mão ou algum objeto na boca, se negando a acatar o que é dito por adultos, especialmente figuras de autoridade. Diante de algumas tentativas frustradas de conduzir as situações juntamente com a família, o pediatra decidiu encaminhá-la para avaliação com especialista.
Acerca do caso clínico fictício apresentado no texto 17A2-I, levando em consideração as contribuições da psicopatologia, as teorias e técnicas psicoterápicas, bem como o papel e a intervenção do psicólogo, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1032308 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, SEASIC SE, FGV, 2025

Para a psicanálise, espera-se que no decurso do tratamento se estabeleça um fenômeno inconsciente no qual o paciente atualiza na relação com o analista os protótipos infantis de sua relação recalcada com as imagos parentais. Embora Freud considere tal fenômeno como uma forma de resistência ao tratamento, ele também o concebeu como um poderoso instrumento de cura analítica, portanto, aberto às intervenções do analista.

Trata-se do fenômeno de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q994453 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Educação, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Sobre as diversas Teorias Psicoterápicas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q907235 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre terapia breve.

1. Sándor Ferenczi, um dos precursores da psicoterapia breve, cunhou o conceito de “motivação para a mudança”, considerado, atualmente, como um dos critérios para indicação ou não de tratamentos breves.

2. Independentemente da modalidade, o diferencial básico da Psicoterapia Breve em relação a outros tipos de psicoterapia é o tempo de duração do atendimento, que pode durar de alguns meses a algumas sessões, geralmente em transcurso máximo não superior a um ano.

3. Para ser considerada breve, uma psicoterapia, além de ser circunscrita no tempo, deve estabelecer um foco a ser trabalhado, bem como definir objetivos a serem alcançados no processo psicoterapêutico, mediante planejamento e adoção de estratégias.

4. É comum o emprego da psicoterapia breve em contextos hospitalares, onde o atendimento precisa ser breve e assertivo, em função do tempo reduzido disponível. Já em psicoterapias de aconselhamento, essa modalidade psicoterapêutica não se mostra recomendada, devido ao risco de oferecer “soluções mágicas” aos indivíduos.

5. O modelo psicoterapêutico breve pode ser aplicado e desenvolvido de modo eficiente em quadros de sofrimento psíquico como traumas, fobias, síndrome do pânico, estresse, ansiedade, compulsões, dependência emocional e vícios, dentre outros.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q901616 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Com base na escuta ativa, a_________permite que o outro reflita sobre o que disse, de modo que consiga esclarecer seus pensamentos, que foram expostos. Complete a afirmativa acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1081710 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

Sobre a utilização do termo “pulsão” na psicanálise, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Surgiu na França, em 1625, derivado do latim pulsio, para designar o ato de impulsionar, sendo empregado por Freud a partir de 1905.
( ) Freud o utilizou como tradução do termo alemão Instinkt, evitando confusões com Trieb, o qual reservava aos comportamentos animais.
( ) A pulsão é a representação psíquica de uma fonte endossomática de estimulações, situando-se entre o psíquico e o somático.
( ) Freud estabeleceu um dualismo pulsional, opondo as pulsões sexuais, cuja energia é libidinal, e as pulsões de autoconservação, que estão a serviço do desenvolvimento psíquico pelo princípio de realidade.
( ) Da infância à puberdade, a pulsão sexual não existe como tal, mas assume a forma de um conjunto de pulsões parciais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1073095 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Sobre a Psicoterapia Breve (PB), assinale a alternativa correta abaixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1068769 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Especialidade Psicologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Durante o acompanhamento psicoterápico de um homem de 29 anos diagnosticado com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), observa-se uma grande dificuldade em compreender as motivações alheias, interpretar corretamente os estados emocionais de outras pessoas e manter vínculos afetivos estáveis. Em situações de conflito, o paciente demonstra reações impulsivas e dificuldade em reconhecer as intenções dos outros, levando a rupturas frequentes nos relacionamentos interpessoais.

Com base em Cordioli e Grevet (2018), a abordagem psicoterápica mais adequada ao caso descrito seria a terapia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1032255 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Emergências e desastres impactam de forma trágica indivíduos e comunidades, não apenas no plano material, mas também no emocional. Entre as abordagens utilizadas na intervenção em crises, destacam-se aquelas voltadas à reestruturação de pensamentos disfuncionais e ao desenvolvimento de estratégias de enfrentamento mais saudáveis.
Essas intervenções têm como referencial técnico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1032257 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicologia Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

A partir das suas próprias experiências como prisioneiro em um campo de concentração, Victor Frankl considera que o encontro do sentido da vida funciona como a maior força motivadora das pessoas. Ele preceitua que a criação ou o desenvolvimento de manifestações artísticas pode ajudar nesse processo de autoconhecimento.
A proposta teórica de Frankl é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q899395 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicólogo, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

De acordo com os pressupostos da teoria psicanalítica, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q966544 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Ainda de acordo com a abordagem cognitiva social, julgue o
próximo item.
De acordo com essa abordagem, para se obterem resultados desejáveis no processo de exploração e manipulação do ambiente, são essenciais os seguintes traços: intencionalidade, premeditação, autorreatividade e autorreflexividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

80Q996544 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Especialidade Psicologia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Sobre a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), observamos em Beck (2022) que: “A TCC tem sido adaptada a clientes com diferentes níveis de educação e renda, bem como a uma variedade de culturas e idades, desde crianças pequenas até adultos com idade mais avançada.” (p. 3). Assinale a alternativa correta com relação à TCC.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.