Início

Questões de Concursos Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares

Resolva questões de Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1021341 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) a respeito dos aspectos psicossociais e espirituais nos cuidados ao paciente hospitalizado.
( ) Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os cuidados paliativos melhoram a qualidade de vida de pacientes com doenças terminais, prevenindo e aliviando o sofrimento com auxílio de identificação precoce, avaliação correta, diminuição da dor e outras questões físicas, espirituais e psicossociais.
( ) Nos cuidados paliativos, o apoio psicossocial, espiritual, além do trabalho conjunto da equipe de saúde, paciente e familiares parece ser a chave para prolongar a vida.
( ) O Terapeuta Ocupacional (TO) tem por objetivos aliviar a dor, promover qualidade de vida, conforto espiritual, manter o significado da vida e fazer com que o paciente entenda a morte como processo natural.
( ) Os princípios para cuidados paliativos são: grau de agressividade da doença, sobrecarga familiar, cuidados intensivos feitos por equipe multiprofissional, prognóstico ruim.
( ) A intervenção da TO nos cuidados paliativos limita-se ao apoio para desempenho ocupacional interrompido pela disfunção física.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1035326 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapia Ocupacional, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

No contexto da Terapia Ocupacional hospitalar, a avaliação multidimensional do paciente deve considerar instrumentos e procedimentos que possibilitem identificar aspectos funcionais, cognitivos, emocionais e sociais.
Entre os instrumentos listados a seguir, assinale aquele cuja principal finalidade é mensurar o grau de independência funcional nas atividades de cuidado pessoal, mobilidade e locomoção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1035308 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapia Ocupacional, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Com relação à atuação da Terapia Ocupacional na Síndrome da Dor Complexa Regional (SDCR), avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A SDCR está associada a alterações autonômicas como sudorese assimétrica, alterações de temperatura e mudanças tróficas na pele, unhas e pelos.
( ) Entre os recursos terapêuticos utilizados por terapeutas ocupacionais, destaca-se a terapia do espelho, que pode auxiliar na reabilitação sensório-motora e no alívio da dor.
( ) A aplicação de gelo é uma prática recomendada na fase crônica da SDCR, pois faz uma vasoconstrição e melhora o quadro álgico de forma prolongada.
( ) A SDCR costuma se restringir à distribuição de um nervo específico, sendo essa característica importante para seu diagnóstico diferencial.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q975579 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre a técnica de Facilitação NeuromuscularProprioceptiva (FNP), utilizada no processo dereeducação neuromuscular, analise as afirmativas aseguir:

I. A FNP baseia-se na estimulação dos receptoresproprioceptivos por meio de padrões de movimento em diagonais, promovendo o recrutamento muscular e o aumento da consciência corporal.
II. As técnicas da FNP utilizam comandos verbais, contato manual e resistência progressiva como ferramentas para facilitar a ativação muscular.
III. A reeducação muscular por meio da FNP buscacompensar a função muscular perdida através de adaptações posturais e movimentos substitutivos, evitando a ativação dos músculos enfraquecidos.
IV. O uso da FNP é restrito à fase crônica de reabilitação motora, sendo contraindicada em fases agudas de lesões neurológicas devido à sua ênfase em movimentos amplos e ativos.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q990852 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Avalie as seguintes afirmativas sobre o raciocínio clínico ou profissional em terapia ocupacional, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O raciocínio clínico em terapia ocupacional é exclusivamente baseado na aplicação de protocolos de tratamento estandardizados.
( ) A capacidade de adaptar intervenções às necessidades únicas de cada cliente é um componente chave do raciocínio clínico em terapia ocupacional.
( ) Raciocínio clínico envolve apenas a análise da condição física do cliente, desconsiderando aspectos psicossociais.
( ) A reflexão sobre a própria prática e a avaliação contínua do processo terapêutico são fundamentais para o aprimoramento do raciocínio clínico.
( ) A colaboração com outros profissionais de saúde não contribui para o desenvolvimento do raciocínio clínico em terapia ocupacional.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1004433 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapia Ocupacional, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Márcio, 27 anos, trabalhava como estoquista em um mercado e se acidentou trabalhando. Caiu de uma escada ao abastecer prateleiras altas e sofreu uma lesão medular alta completa. Considerando que a fase aguda da lesão já se encerrou, e que Márcio apresenta movimentos preservados de extensão de cotovelo com ação do tríceps braquial, assinale a alternativa que apresenta corretamente a altura da lesão medular de Márcio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1021344 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) sobre o cotidiano de crianças com disfunções crônicas e complexas que necessitam de grande suporte hospitalar.
( ) Essas crianças necessitam, com maior frequência e intensidade, dos serviços de saúde, pelo acesso ao tratamento de alta complexidade, pois em casa não há possibilidade de obter os recursos necessários (respiradores, aspiradores, equipe).
( ) No hospital, as rotinas de cuidados de saúde são considerados pelas mães como normal e entendido como garantia de manutenção da vida do filho.
( ) O cuidado com o filho representa uma atividade extremamente significativa que viabiliza o cotidiano dessas mães, mesmo permanecendo todo tempo com ele no hospital.
( ) Diante da equipe de saúde, a mãe faz a interlocução da criança comprometida com o ambiente, pois ela entende olhares e movimentos, esse papel costuma ser imparcial, não interferindo na escolha dos procedimentos.
( ) A mediação saudável dos familiares com os profissionais de saúde, pode tornar a rotina hospitalar menos sofrida e mais acolhedora.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1020894 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, VUNESP, 2020

A respeito da participação dos visitantes e acompanhantes no processo de internação hospitalar, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q975580 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante o atendimento de um paciente comhemiparesia esquerda pós-AVC, em fase subaguda, o Terapeuta Ocupacional decide utilizar técnicas de reeducação neuromuscular para estimular o retorno da funcionalidade do membro superior afetado. Uma das estratégias escolhidas envolve movimentos diagonais com resistência manual controlada, instruções verbais claras e contato tátil direcionado.
Com base nesse caso, assinale a alternativa quemelhor descreve a técnica e sua finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1021345 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas abaixo. O adoecer e o processo de hospitalização interfere na vida dos pacientes de modo intenso contextualizado por:
I. Ao ser hospitalizado, deixa de ter seu próprio nome e torna-se um número, um leito ou o portador de determinada patologia.
II. Contato com suas limitações, dependências e impotência, desenvolvendo abruptamente tristeza, ansiedade e depressão.
III. Tratar-se de processo vergonhoso, limitante e doloroso, porém os profissionais de saúde minimizam essa vivência, explicando repetidamente os procedimentos de forma acolhedora.
IV. Esses processos não fazem parte dos projetos existenciais da maioria das pessoas causando ansiedade e medo.
V. Provocar, precipitar ou agravar desequilíbrios psicológicos tanto na vida do individuo, quanto na vida dos que o cercam.

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1021348 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) sobre Terapia Ocupacional (TO) no cuidado do paciente crônico em agudização nos casos de artrite reumatóide (AR).
( ) Trata-se de patologia reumática, articular, inflamatória crônica, autoimune, de caráter progressivo com períodos de agudização e remissão, com fatores exclusivamente genéticos.
( ) Envolve processo inflamatório intenso, degeneração das fibras de colágeno, sinovite e inflamação dos tecidos periarticulares causando lesões na cartilagem, osso subcondral, erosão óssea e destruição articular.
( ) O tratamento preventivo da TO é direcionado para as deformidades mais comuns: dedos em pescoço de cisne, em botoeira, desvio cubital das metacarpofalangianas, subluxação do cotovelo e peito de pombo.
( ) O tratamento de TO enfatiza a diminuição da dor, prevenção ou controle de lesões articulares, promoção da funcionalidade e independência, otimização das adaptações ocupacionais e ajustes psicossociais.
( ) A TO como parte da equipe multidisciplinar no cuidado de AR é imprescindível para abordagem holística.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1055157 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

De acordo com De Carlo (2006), o uso das ocupações para a melhoria do estado geral de bem-estar humano é relatado desde a antiguidade clássica, quando não havia ainda a noção de processos de saúde-doença, como a compreendemos hoje. O surgimento da Terapia Ocupacional como profissão, oficialmente reconhecido como tendo ocorrido na segunda década do século XX, está profundamente ligado ao trabalho hospitalar, seja por suas raízes no uso das ocupações nos manicômios psiquiátricos, seja por seu “nascimento”, entre as guerras mundiais, relacionado ao trabalho nos hospitais civis e militares junto a incapacitados físicos e doentes crônicos, como tuberculosos e sequelados por acidentes de trabalho. A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social; considera-se que a atuação do terapeuta ocupacional é fundamental em programas de assistência à saúde integral do indivíduo, sendo por analisar e promover a vida ocupacional do paciente em seus diferentes aspectos. Sobre a intervenção da Terapia Ocupacional no contexto hospitalar, assinale e alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.