Questões de Concursos Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física

Resolva questões de Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q975579 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre a técnica de Facilitação NeuromuscularProprioceptiva (FNP), utilizada no processo dereeducação neuromuscular, analise as afirmativas aseguir:

I. A FNP baseia-se na estimulação dos receptoresproprioceptivos por meio de padrões de movimento em diagonais, promovendo o recrutamento muscular e o aumento da consciência corporal.
II. As técnicas da FNP utilizam comandos verbais, contato manual e resistência progressiva como ferramentas para facilitar a ativação muscular.
III. A reeducação muscular por meio da FNP buscacompensar a função muscular perdida através de adaptações posturais e movimentos substitutivos, evitando a ativação dos músculos enfraquecidos.
IV. O uso da FNP é restrito à fase crônica de reabilitação motora, sendo contraindicada em fases agudas de lesões neurológicas devido à sua ênfase em movimentos amplos e ativos.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1035326 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapia Ocupacional, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

No contexto da Terapia Ocupacional hospitalar, a avaliação multidimensional do paciente deve considerar instrumentos e procedimentos que possibilitem identificar aspectos funcionais, cognitivos, emocionais e sociais.
Entre os instrumentos listados a seguir, assinale aquele cuja principal finalidade é mensurar o grau de independência funcional nas atividades de cuidado pessoal, mobilidade e locomoção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q990852 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Avalie as seguintes afirmativas sobre o raciocínio clínico ou profissional em terapia ocupacional, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O raciocínio clínico em terapia ocupacional é exclusivamente baseado na aplicação de protocolos de tratamento estandardizados.
( ) A capacidade de adaptar intervenções às necessidades únicas de cada cliente é um componente chave do raciocínio clínico em terapia ocupacional.
( ) Raciocínio clínico envolve apenas a análise da condição física do cliente, desconsiderando aspectos psicossociais.
( ) A reflexão sobre a própria prática e a avaliação contínua do processo terapêutico são fundamentais para o aprimoramento do raciocínio clínico.
( ) A colaboração com outros profissionais de saúde não contribui para o desenvolvimento do raciocínio clínico em terapia ocupacional.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q989040 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

No contexto de práticas colaborativas e trabalho interprofissional, terapeutas ocupacionais enfrentam desafios únicos ao integrar suas competências específicas com as de outras disciplinas, visando a promoção da saúde e bem-estar dos pacientes. Neste cenário, considera-se que a comunicação eficaz e a compreensão mútua dos papéis profissionais são fundamentais. Um estudo de caso em um hospital de reabilitação relata a implementação de uma nova metodologia de trabalho interprofissional para pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral), envolvendo terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos e enfermeiros. O objetivo era criar um plano de cuidados integrado, focando na recuperação funcional, apoio emocional e preparação para o retorno ao domicílio.

Baseando-se no estudo de caso acima, qual das seguintes ações NÃO contribuiria efetivamente para o sucesso da metodologia de trabalho interprofissional proposta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1004433 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapia Ocupacional, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Márcio, 27 anos, trabalhava como estoquista em um mercado e se acidentou trabalhando. Caiu de uma escada ao abastecer prateleiras altas e sofreu uma lesão medular alta completa. Considerando que a fase aguda da lesão já se encerrou, e que Márcio apresenta movimentos preservados de extensão de cotovelo com ação do tríceps braquial, assinale a alternativa que apresenta corretamente a altura da lesão medular de Márcio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1021341 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) a respeito dos aspectos psicossociais e espirituais nos cuidados ao paciente hospitalizado.
( ) Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os cuidados paliativos melhoram a qualidade de vida de pacientes com doenças terminais, prevenindo e aliviando o sofrimento com auxílio de identificação precoce, avaliação correta, diminuição da dor e outras questões físicas, espirituais e psicossociais.
( ) Nos cuidados paliativos, o apoio psicossocial, espiritual, além do trabalho conjunto da equipe de saúde, paciente e familiares parece ser a chave para prolongar a vida.
( ) O Terapeuta Ocupacional (TO) tem por objetivos aliviar a dor, promover qualidade de vida, conforto espiritual, manter o significado da vida e fazer com que o paciente entenda a morte como processo natural.
( ) Os princípios para cuidados paliativos são: grau de agressividade da doença, sobrecarga familiar, cuidados intensivos feitos por equipe multiprofissional, prognóstico ruim.
( ) A intervenção da TO nos cuidados paliativos limita-se ao apoio para desempenho ocupacional interrompido pela disfunção física.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1051658 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, relativo à atuação do terapeuta ocupacional no atendimento a pacientes politraumatizados.


Órteses que promovam a extensão de punho e a concomitante flexão das articulações metacarpofalangianas e extensão das interfalangianas são indicadas como forma de evitar encurtamentos causados pela hipertonia presente na fase aguda do cuidado ao paciente com lesão medular.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q1021348 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) sobre Terapia Ocupacional (TO) no cuidado do paciente crônico em agudização nos casos de artrite reumatóide (AR).
( ) Trata-se de patologia reumática, articular, inflamatória crônica, autoimune, de caráter progressivo com períodos de agudização e remissão, com fatores exclusivamente genéticos.
( ) Envolve processo inflamatório intenso, degeneração das fibras de colágeno, sinovite e inflamação dos tecidos periarticulares causando lesões na cartilagem, osso subcondral, erosão óssea e destruição articular.
( ) O tratamento preventivo da TO é direcionado para as deformidades mais comuns: dedos em pescoço de cisne, em botoeira, desvio cubital das metacarpofalangianas, subluxação do cotovelo e peito de pombo.
( ) O tratamento de TO enfatiza a diminuição da dor, prevenção ou controle de lesões articulares, promoção da funcionalidade e independência, otimização das adaptações ocupacionais e ajustes psicossociais.
( ) A TO como parte da equipe multidisciplinar no cuidado de AR é imprescindível para abordagem holística.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q975580 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Durante o atendimento de um paciente comhemiparesia esquerda pós-AVC, em fase subaguda, o Terapeuta Ocupacional decide utilizar técnicas de reeducação neuromuscular para estimular o retorno da funcionalidade do membro superior afetado. Uma das estratégias escolhidas envolve movimentos diagonais com resistência manual controlada, instruções verbais claras e contato tátil direcionado.
Com base nesse caso, assinale a alternativa quemelhor descreve a técnica e sua finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1051650 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item que segue, acerca das intervenções da terapia ocupacional no ambiente hospitalar.


Na atuação em cuidados paliativos, o terapeuta ocupacional deve prover técnicas e recursos para o controle da dor, os quais independem do ambiente no qual o paciente esteja inserido.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.