Questões de Concursos Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física

Resolva questões de Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

31Q1051650 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item que segue, acerca das intervenções da terapia ocupacional no ambiente hospitalar.


Na atuação em cuidados paliativos, o terapeuta ocupacional deve prover técnicas e recursos para o controle da dor, os quais independem do ambiente no qual o paciente esteja inserido.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q1051655 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, relativo à atuação do terapeuta ocupacional no atendimento a pacientes politraumatizados.
Órteses para pacientes que sofreram lesões cortocontusas de espessura parcial profunda na região palmar da mão devem posicionar as articulações metacarpofalangianas em extensão de 0º e o polegar em completa abdução radial.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q1051656 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, relativo à atuação do terapeuta ocupacional no atendimento a pacientes politraumatizados.


Protocolos de mobilização precoce para o período pós-cirúrgico de reconstrução dos tendões flexores dos dedos devem incluir exercícios que estimulem a flexão ativa das articulações metacarpofalangianas — entre 20º e 45º — e a extensão completa das articulações interfalangianas.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q1051657 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, relativo à atuação do terapeuta ocupacional no atendimento a pacientes politraumatizados.


Ao se posicionar o paciente vítima de traumatismo craniencefálico em decúbito dorsal, deve-se favorecer a extensão de punhos, dedos, cotovelos e joelhos, assim como ligeira abdução de ombros e extensão do quadril.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q1001544 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2024

A neuropatia periférica relacionada à quimioterapia impacta a qualidade de vida de pacientes em tratamento oncológico, por causar da dor e das limitações funcionais.
Quanto ao tratamento dessa condição de saúde, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1021344 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) sobre o cotidiano de crianças com disfunções crônicas e complexas que necessitam de grande suporte hospitalar.
( ) Essas crianças necessitam, com maior frequência e intensidade, dos serviços de saúde, pelo acesso ao tratamento de alta complexidade, pois em casa não há possibilidade de obter os recursos necessários (respiradores, aspiradores, equipe).
( ) No hospital, as rotinas de cuidados de saúde são considerados pelas mães como normal e entendido como garantia de manutenção da vida do filho.
( ) O cuidado com o filho representa uma atividade extremamente significativa que viabiliza o cotidiano dessas mães, mesmo permanecendo todo tempo com ele no hospital.
( ) Diante da equipe de saúde, a mãe faz a interlocução da criança comprometida com o ambiente, pois ela entende olhares e movimentos, esse papel costuma ser imparcial, não interferindo na escolha dos procedimentos.
( ) A mediação saudável dos familiares com os profissionais de saúde, pode tornar a rotina hospitalar menos sofrida e mais acolhedora.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1051649 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item que segue, acerca das intervenções da terapia ocupacional no ambiente hospitalar.


A reaquisição de habilidades consistentes com o padrão funcional anterior ao período de internação deve ser o principal objetivo terapêutico no atendimento de crianças hospitalizadas com quadro agudo de artrite reumatoide juvenil.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q1001537 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapia Ocupacional, EBSERH, FGV, 2024

O terapeuta ocupacional de um hospital universitário recebeu um pedido de parecer para avaliar uma senhora de 43 anos, cujo desempenho ocupacional está prejudicado devido a dificuldades nas seguintes áreas: discriminação de frio e calor, julgamento do peso dos objetos e alteração no esquema corporal.
Essas dificuldades sugerem uma lesão na seguinte região do sistema nervoso central:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q998517 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Neurofisiologia Clínica, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 62 anos sofreu um AVC isquêmico que afetou principalmente o lado direito do seu corpo, resultando em limitações significativas na destreza manual e na força da mão direita. O paciente, que é destro, está preocupado com sua capacidade de realizar atividades diárias que requerem habilidades motoras finas, como escrever e manusear utensílios. Durante a reabilitação, o terapeuta ocupacional propõe várias técnicas para auxiliar na recuperação dessas habilidades.
Dentre as intervenções a seguir, a mais apropriada para integrar o plano de tratamento desse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1021345 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional Nos Contextos Hospitalares e Reabilitação Física, Terapeuta Ocupacional, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas abaixo. O adoecer e o processo de hospitalização interfere na vida dos pacientes de modo intenso contextualizado por:
I. Ao ser hospitalizado, deixa de ter seu próprio nome e torna-se um número, um leito ou o portador de determinada patologia.
II. Contato com suas limitações, dependências e impotência, desenvolvendo abruptamente tristeza, ansiedade e depressão.
III. Tratar-se de processo vergonhoso, limitante e doloroso, porém os profissionais de saúde minimizam essa vivência, explicando repetidamente os procedimentos de forma acolhedora.
IV. Esses processos não fazem parte dos projetos existenciais da maioria das pessoas causando ansiedade e medo.
V. Provocar, precipitar ou agravar desequilíbrios psicológicos tanto na vida do individuo, quanto na vida dos que o cercam.

Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.