Questões de Concursos Teste de Hipótese

Resolva questões de Teste de Hipótese comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q543431 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Economista, Embratur, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta a respeito da Teoria da Decisão Estatística, dos testes de hipóteses e significância, assim como dos erros do tipo I e do tipo II.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q542630 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Com relação a inferência estatística, julgue os itens a seguir.

A região crítica definida pela razão entre as verossimilhanças sob a hipótese nula e a hipótese alternativa é aquela que minimiza a soma das probabilidades dos erros do tipo I e do tipo II.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q543036 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

O peso de pacotes de café é uma variável aleatória X : N (?, ?2). Uma máquina de encher pacotes de café está regulada para fazê-lo com ? = 500 g e ?2 = 100 g2. Com o objetivo de manter sob controle a variabilidade do produto, a cada 30 minutos uma amostra aleatória de alguns pacotes é selecionada e testa-se se a variabilidade está controlada. Assim, desejando-se testar H0 : ?2 = 100 contra ?2 ? 100 toma-se uma amostra de n = 16 pacotes de café e observa-se para a variância amostral o valor 160 g2. O valor observado da estatística apropriada ao teste é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q543385 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista Superior II, INFRAERO, FCC

A proporção de pessoas favoráveis a certo projeto governamental, em uma população, é p. Sorteiam-se 4 pessoas ao acaso e com reposição desta população e calcula-se a proporção pˆ de pessoas na amostra favoráveis ao projeto. Desejando-se testar H0: p = 0,5 versus H1: p = 0,7, decidiu-se rejeitar a hipótese nula se a região crítica do teste relativa a pˆ for {1}. Nessas condições, a probabilidade do erro do tipo II é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q541916 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Técnico em Gestão Pública, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Ainda com base nas informações do texto, julgue os itens a seguir.

I Fixando-se a probabilidade de ocorrer um erro do tipo I em 0,025, é correto afirmar que há evidências estatísticas contra a hipótese nula.

II Fixando-se a probabilidade de ocorrer um erro do tipo I em um valor superior a 0,025, a hipótese nula não seria rejeitada.

III O nível descritivo do teste (p-valor) é um valor inferior a 0,024.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q542571 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ SC, FEPESE

Sejam as seguintes hipóteses estatísticas sobre a média de uma variável X em uma população:

- Hipótese nula: média = 100

- Hipótese alternativa: média ? 100

Para testar as hipóteses coletou-se uma amostra aleatória de 16 elementos da população citada, registrando os valores de X, resultando em: média amostral = 110; erro padrão = 4. Admite-se que X tem distribuição normal na população. Deseja-se que o teste tenha significância de 1%, acarretando em um valor crítico para a estatística de teste t, com 15 graus de liberdade, aproximadamente igual a 3.

Com base nas informações existentes, o valor da estatística de teste e a decisão do teste serão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q542655 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista Superior II, INFRAERO, FCC

Seja X uma variável aleatória normalmente distribuída com média ? e variância populacional desconhecida. Deseja-se testar a hipótese em que a média ? da população, considerada de tamanho infinito, é superior a 20, ao nível de significância de 5%. Para testar a hipótese, foi extraída uma amostra aleatória de 9 elementos, apurando-se uma média igual a 21 e com a soma dos quadrados destes elementos igual a 3.987. As hipóteses formuladas foram H0: ? = 20 (hipótese nula) e H1: ? > 20 (hipótese alternativa). Utilizando o teste t de Student, obtém-se que o valor da estatística tc (t calculado), para ser comparado com o t tabelado, é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q541868 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Economista, MJ, FUNRIO

A respeito dos testes de hipótese é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q541755 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Para testar a hipótese da igualdade de médias da variável X de três grupos A, B e C, cada um contendo 6 observações, foi construída a tabela de análise de variância (ANOVA) a seguir.

Utilizando os dados da tabela de análise de variância fornecida acima, o valor de a (estatística F calculada) e a conclusão do teste, ao nível de 5%, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q542891 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Os lucros brutos anuais das empresas de um determinado ramo de atividade apresentam uma distribuição normal com média ? e variância populacional ?2 desconhecidas. A partir de uma amostra aleatória de tamanho 25 da população considerada de tamanho infinito, deseja-se testar a hipótese H0: ? = 20 milhões de reais contra a alternativa H1: ? > 20 milhões de reais, com a realização do teste t de Student. A média e o desvio padrão da amostra são iguais a 23 e 8, respectivamente, em milhões de reais. Seja tc o valor calculado correspondente para comparar com o valor tabelado tt da distribuição t de Student, com n graus de liberdade, ao nível de significância ?. Então, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q543214 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Considerando um modelo de regressão linear com intercepto b0 e três variáveis regressoras cujos respectivos coeficientes são b1, b2 e b3, julgue os itens subsequentes.

É correta a utilização de um teste t com base na estimativa da soma b1 + b3 para se testar H0: b1 + b3 = 5.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q541777 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista Ministerial, MPE PE, FCC

Instruções: Para responder às questões de números 55 a 57, considere as tabelas a seguir.

Elas fornecem alguns valores da função de distribuição F(x). A tabela 1 refere-se à variável normal padrão, as tabelas 2 e 3 referem-se à variável t de Student com 15 e 16 graus de liberdade, respectivamente:

Seja X uma variável aleatória, com distribuição normal, com média ? e desvio padrão 6. Para o teste da média ? = 11 contra ? = 13, retirou-se uma amostra aleatória de 100 elementos de X, tendo-se observado para a média amostral o valor 12,2. O nível descritivo do teste é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q543619 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Segundo notícia veiculada recentemente, em rede nacional, os processos do judiciário estão demorando mais que o razoável porque os juízes têm de analisar, em média, 3 mil processos por ano. Para verificar o fato, um analista coletou a quantidade de processos de uma amostra de 10 juízes, estando os resultados dispostos a seguir (em mil processos por ano).

2 5 4 3 2 2 3 3,5 2,5 5

Com base nessas informações e considerando que ? representa a média populacional por juiz, julgue os itens subsequentes.

A estatística do teste para se testar se H0: ? = 3 mil possui 8 graus de liberdade, dada a necessidade de se estimarem a média e o desvio-padrão e sabendo que os dados seguem uma distribuição normal.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q542334 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista em Ciência Júnior, CAPES, CESGRANRIO

Considere as asserções a seguir.

A região de rejeição de um teste de hipóteses é obtida sob a suposição de que a hipótese da nulidade (H0) é verdadeira.

PORQUE

Em testes de hipóteses, o erro do tipo I é aquele cometido ao se rejeitar a hipótese da nulidade (H0) quando esta é verdadeira.

Analisando-se as asserções, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q542618 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista Judiciário, TRT 7a, FCC

O dirigente de uma empresa deverá decidir entre dois candidatos, Antônio e Paulo, qual ocupará o cargo de gerente administrativo. Para cada candidato foi aplicada uma mesma prova constituída de 16 testes de assuntos diversos. Subtraindo dos escores apresentados por Antônio os respectivos escores apresentados por Paulo, observa-se a presença de sinal negativo nas diferenças dos escores de 4 testes e sinal positivo nas 12 restantes, não ocorrendo diferença nula. Aplica-se o teste dos sinais para decidir se a proporção populacional de sinais negativos (p) é igual a 0,50, ao nível de significância de 2?, considerando as hipóteses: H0 : p = 0,50 (hipótese nula) e H1 : p ? 0,50 (hipótese alternativa). Aproximando a distribuição binomial pela normal, obteve-se o escore reduzido r correspondente para comparação com o valor crítico z da distribuição normal padrão (Z) tal que P(|Z| ? z) = 2?. Então,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q543111 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

Em relação a Testes de Hipóteses sabe-se que existem os métodos paramétricos e os não-paramétricos. Sabe-se que:

I. Os teste paramétricos supõem que os dados se distribuem Normalmente.

II. Os testes não paramétricos são aplicados a dados com nível de mensuração qualitativa.

Considerando as assertivas acima, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q541998 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Estatística, Prefeitura de Santana AP, NCE

Deseja-se testar H0: p = 1/2 contra H1: p = 2/3, em que p é uma proporção populacional de "sucessos", com base numa amostra aleatória simples de tamanho 5 e com o critério que rejeita a hipótese nula de a proporção de "sucessos" na amostra for maior do que 70%. A probabilidade de se cometer erro tipo I com esse critério é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q542554 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

No que concerne à teoria de inferência estatística, julgue os itens subsecutivos.

Suponha que, no teste de hipóteses, seja rejeitada a hipótese nula sempre que valor p < ?, em que ? é a probabilidade de se cometer o erro do tipo I. Nessa situação, se ? = 5 %, o poder do teste será igual a 1 – ? = 95 %.
  1. ✂️
  2. ✂️

59Q541904 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

A análise de variância de um modelo estatístico de regressão linear ordinária com uma variável dependente, um termo constante mais três variáveis como regressores, forneceu uma soma dos quadrados devido à regressão de 13 590 e uma soma dos quadrados dos resíduos de 6 795. Dado que foram usadas 14 observações, calcule o valor mais próximo da estatística F para o teste de hipótese da não-existência da regressão linear estudada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q543533 | Probabilidade e Estatística, Teste de Hipótese, Analista Judiciário, TJ MA, IESES

Uma instituição está avaliando o tempo de recuperação de processos arquivados. O Setor de Arquivamento apresentou uma nova proposta que julga melhor que a atual forma de recuperação, pois esta leva em média 5 dias. A nova proposta foi observada na recuperação de 100 documentos e observou-se um tempo médio de 4 dias e desvio-padrão de 2 dias. Considerando um nível de significância de 5%, estatisticamente pode-se recomendar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.