Questões de Concursos Texto

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141Q373974 | Português, Texto, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, FEPESE, 2017

A nulidade ou a validade do contrato era assunto de direito civil.
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142Q374503 | Português, Texto, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Com fundamento no que dizem Costa e Foltran (2013)*- “A escola concebe que a realidade representada por esses gêneros (narrativos) é simples e, por essa razão, recomenda que sua exploração didática aconteça primordialmente no ensino fundamental”, deve-se afirmar, corretamente, que:
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143Q374509 | Português, Texto, Delegado de Polícia, Polícia Civil RS, FUNDATEC, 2018

Relativamente aos três textos que compõem esta prova, afirma-se que:

I. Todos os três abordam o tema sustentabilidade.

II. O primeiro texto faz referências às ações necessárias à manutenção do meio ambiente com vistas à sustentabilidade.

III. O segundo texto constrói sua argumentação, relacionando sustentabilidade e ações em nível de pesquisas que futuramente farão a diferença.

IV. No terceiro texto, o foco é a política brasileira no que tange ao meio ambiente.

Quais estão corretas?

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144Q374603 | Português, Texto, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Sobre a estruturação geral do texto 1, é correto afirmar que:
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145Q374630 | Português, Texto, Consultor Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, FCC, 2018

Como forma de garantir a coesão e a clareza, o período que ilustra o uso adequado de anafóricos encontra-se em:
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146Q373995 | Português, Texto, Analista Judiciário, Tribunal Superior do Trabalho, FCC, 2017

As formas verbais exprimem de modo claro e correto a relação lógica entre as ideias enunciadas na frase em:
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147Q1036412 | Comunicação Social, Texto, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Os manuais de redação costumam ressaltar a importância de evitar cacófatos mesmo nos veículos impressos.
Identifique a sentença a seguir que não apresenta esse problema.
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148Q1062984 | Comunicação Social, Texto, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

O editor de um telejornal de Mato Grosso do Sul precisa definir qual reportagem será o destaque da edição vespertina da primeira sexta-feira do mês de março. Para tanto, ele utilizou critérios de noticiabilidade como “proximidade geográfica”, “atualidade” e “consequências”.

O título que conjuga os três critérios estabelecidos pelo editor é:
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149Q1062985 | Comunicação Social, Texto, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, TJ MS, FGV, 2024

Ao observarmos o jornalismo contemporâneo brasileiro, é possível distinguir categorias discursivas de, pelo menos, cinco gêneros: informativo; interpretativo; opinativo; diversional; utilitário. O último, em particular, pode ser qualificado como “jornalismo de serviço” e pode ser observado de forma recorrente na imprensa diária. Para aumentar o grau de apreensão da informação assim categorizada, certo recurso de redação pode ser empregado em textos radiofônicos factuais quando o acontecimento apresenta características “de serviço”.

Dessa maneira, tendo como base os manuais de redação e estilo, é recomendado:
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150Q958112 | Comunicação Social, Texto, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Estão corretas as grafias dos seguintes cargos compostos: diretora-geral; Vice-Presidente; e secretário executivo interino.
II. Interino é aquele designado para exercer as atribuições de cargo público vago ou no caso de afastamento e impedimentos legais ou regulamentares do titular.
III. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula.
IV. Para autoridades de hierarquia superior à do remetente, utiliza-se o fecho “respeitosamente”.
V. Utiliza-se o “ofício circular” quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor.
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151Q1085362 | Comunicação Social, Texto, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao texto literário típico da cultura de massa, julgue o item a seguir.


A compreensão dos significados dos textos literários e a capacidade para interpretá-los são habilidades próprias dos adolescentes, que as desenvolvem na fase em que geralmente estão em séries/anos finais do ensino fundamental.


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152Q1089888 | Texto associado, Texto, Área 2, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O analfabeto do futuro

Competitividade, globalização e empregabilidade são expressões repetidas como palavras de ordem. O seu real significado, porém, está distorcido pela banalização do uso. A base de todo o movimento de mudanças representado por essas palavras é a competência, que precisa ser vista como a habilidade de realizar.

Estamos, em pleno século XXI, travando uma luta contra o analfabetismo, a exclusão social e a desigualdade. Contudo, é preciso notar que a própria evolução competitiva dá uma nova proporção a essas dificuldades. No início do século passado, a alfabetização era a condição de o indivíduo escrever seu próprio nome. Hoje, ela exige uma competência mais complexa. É preciso, em uma folha de papel, saber exprimir ideias com coerência e fluidez. Por esse critério, podemos perceber que o problema do analfabetismo brasileiro é mais grave do que supúnhamos.

Entre a necessidade de assinar o nome e a urgência em dominar a redação, passaram-se cem anos. Para darmos o salto em direção à elaboração de teses científicas para a competitividade do país, não teremos sequer uma década.

Para isso, precisamos investir no desenvolvimento intelectual de nossos jovens. Precisamos de gente preparada para observar, conceber, desenvolver e exprimir ideias com desenvoltura e conhecimento. Precisamos de gente que, em uma simples redação, seja capaz de fazer a narrativa que irá contar a história do futuro.

Dulce Magalhães. O analfabeto do futuro. In: Revista Amanhã, p.74. Disponível em: (com adaptações).

Com referência ao textoO analfabeto do futuro,julgue o item a seguir.


De modo a convencer o leitor a respeito de seu ponto de vista, a autora amplia o conceito tradicional de analfabetismo como a incapacidade de escrever informações básicas para um conceito moderno segundo o qual analfabeto é o indivíduo desprovido de habilidade de expressar ideias de modo claro e organizado.


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