Questões de Concursos Texto

Resolva questões de Texto comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21Q374795 | Português, Texto, Advogado, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Chama-se neologismo formal ao emprego de palavras novas, derivadas ou formadas de outras já existentes, na mesma língua ou não, e de neologismo semântico à atribuição de novos sentidos a palavras já existentes na língua. No trecho a seguir, o autor lançou mão de um neologismo, expediente facultado pela língua portuguesa, com determinada intenção comunicativa.

“Sem o resgate da ética, da cidadania e das esperanças libertárias, e do Estado-síndico dos interesses da maioria, não haverá justiça, exceto aquela que o mais forte faz com as próprias mãos.”

Com o composto criado, a argumentação do autor se baseia no recurso a uma formação lexical resultante de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q374498 | Português, Texto, Auxiliar Administrativo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

A revista Veja nº 2605 informou: “A Receita anunciou que premiará empresas e indivíduos que pagam seus impostos em dia. Os mais pontuais terão prioridade em restituições, crédito tributário e atendimento”. Sobre essa notícia, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q374785 | Português, Texto, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Evandro Lins e Silva é autor da seguinte frase:

“A prisão é uma incubadora cara, eficaz e prolífica para a geração e crescimento de marginais, aperfeiçoados pelo convívio com outros marginais já reincidentes”.

A crítica na frase se dirige essencialmente para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q373934 | Português, Texto, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

A bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas/bioéticas que surgirão na vida profissional. Sem esses conceitos básicos, dificilmente alguém consegue enfrentar um dilema ou um conflito e se posicionar diante dele de maneira ética. Assim, esses conceitos (e teorias) devem ficar bem claros.

Com relação aos princípios que norteiam a bioética, julgue os itens a seguir.

Beneficência significa “fazer o bem”, e não maleficência significa “evitar o mal”. Desse modo, sempre que o profissional propuser um tratamento a um paciente, ele deverá reconhecer a dignidade deste e considerá-lo em sua totalidade (todas as dimensões do ser humano devem ser consideradas: física, psicológica, social e espiritual), visando oferecer o melhor tratamento ao paciente, tanto no que diz respeito à técnica quanto no que se refere ao reconhecimento das necessidades físicas, psicológicas ou sociais do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q374533 | Português, Texto, Pedagogo, Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte RN, FUNCERN, 2018

Considere o período:

Portanto, mais do que uma expressão, a exclusão social é, de certo modo, uma forma de violência ao ser ou à dignidade humana, uma vez que impede um indivíduo de exercer a sua cidadania por razões eticamente não justificáveis.

No trecho, o autor constrói uma afirmativa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q373151 | Português, Texto, Professor do Ensino Técnico, Instituto Federal de Educação, FUNCAB

Sobre a construção do texto de Umberto Eco, leia as afirmativas.

I. A coesão é explicitamente revelada através das marcas linguísticas e se manifesta na organização sequencial do texto.

II. A coesão textual é sintática e gramatical, mas também semântica, pois, os mecanismos coesivos se baseiam na relação entre os elementos do texto.

III. A coesão do texto possibilita a manutenção temática e os encadeamentos realizados.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q374802 | Português, Texto, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018

Assinale a alternativa em que, no trecho, NÃO há opinião da autora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q374828 | Português, Texto, Técnico de Biodiagnóstico, Secretaria Estadual de Saúde RN, COMPERVE, 2018

A leitura do infográfico presente no texto confirma a seguinte conclusão da pesquisa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q373936 | Português, Texto, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

“Estácio gostava de lhe ver o airoso do busto e a firme serenidade com que ela conduzia o animal”.

Nesse segmento de um romance machadiano, o autor realiza o que se chama uma substantivação de um adjetivo; o mesmo acontece no seguinte trecho abaixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.