Início

Questões de Concursos Tipologias documentais e suportes físicos

Resolva questões de Tipologias documentais e suportes físicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q350270 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Analista Legislativo, CD, FCC

Segundo o Dicionário brasileiro de terminologia arquivística, “decreto” é exemplo de espécie e “decreto sem número” é exemplo de tipo documental. Consoante normas de elaboração de atos normativos, sabe-se que somente são numerados os decretos que contêm regras jurídicas de caráter geral e abstrato; as de caráter singular produzem documentos em que a numeração é dispensada.

Os exemplos que ilustram corretamente os conceitos de espécie e tipo são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q350149 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Quanto à tipologia e suporte documentais em arquivística, julgue os itens seguintes.

Define-se declaração de bens como tipologia documental porque nela se encontra a junção da espécie com a atividade que gerou o documento.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q350267 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Arquivologista, UFABC, UFABC

Tipologia documental é um dos temas centrais da Arquivologia. Trata-se de um método de análise que estuda o documento a partir de sua gênese, revelando o porque e o como ele é formatado. Estes estudos são fundamentais para o desenvolvimento das metodologias da avaliação, classificação e descrição, aplicadas aos documentos ao longo do seu ciclo de vida. Analise as características que apresenta o tipo documental e assinale a alternativa ERRADA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q349924 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Técnico, SAD MT, NCE

Pesquisando no acervo de sua instituição, o técnico de arquivo encontra um documento com fortes indícios de falsificação. Conclui, após análise junto à chefia, que se trata de um documento cuja autenticidade não se pode reconhecer. O técnico de Arquivo deparou-se então com uma espécie de documento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q351142 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

A assinatura de testemunhas e os sinais de validação, com os quais se reitera a legalidade de um documento dispositivo, integram, na partição diplomática,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q349886 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Arquivologista, UFABC, UFABC

O documento público é aquele exarado oficialmente por pessoa pública, no desempenho de suas funções. Podemos citar como exemplo de documento público:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q351171 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Na identificação diplomática do documento, deve-se estabelecer e reconhecer, seqüencialmente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q350099 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Quanto à tipologia e suporte documentais em arquivística, julgue os itens seguintes.

Entre as tipologias documentais que podem ser encontradas nos arquivos da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) do GDF estão as atas das reuniões, relatórios de atividades e livros de ponto.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q350542 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

De acordo com Janice Gonçalves (Como classificar e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1998. p. 29.), o conjunto de documentos de um mesmo tipo documental – passível de disposição física sucessiva, a partir de critérios comuns – é o que mais coerentemente se identifica com a série. Tal acepção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q349658 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Paraíba, FCC

Relatório, relatório de fiscalização, caderno e minuta são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q349538 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE

Acerca da análise topológica de documentos, julgue os itens a seguir.

O tipo documental consiste na associação entre a espécie documental e a função que o documento representa. São exemplos de tipos documentais: o memorando, o ofício, o relatório, a carta e a fotografia.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q349866 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Técnico legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos suportes documentais tradicionais e eletrônicos e às noções básicas da arquivologia a respeito dos elementos para análise documental, julgue os itens que se seguem. O termo formato é usado para designar a configuração física do material sobre o qual as informações são registradas, de acordo com a natureza e com o modo como foi confeccionado. Cartaz, caderno, livro, mapa, rolo de filme são exemplos de formato.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q349560 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Analista, MPU, FCC

Segundo a disposição e a natureza das informações que ostentam, as espécies documentais diplomáticas obedecem a fórmulas convencionadas, servindo de base jurídica ou consensualmente válida para que o documento, correto em sua estrutura semântica, se apresente como legítimo, fidedigno ou credível (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado / Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 27). Assim é que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q351191 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

O exercício do direito à informação no Brasil é limitado pelos aspectos legais e pela situação arquivística dos documentos públicos. Com relação a este último fator, a classificação e a descrição desempenham papel fundamental. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

O inventário é o mais abrangente e o mais conhecido dos instrumentos de pesquisa, pois utiliza uma linguagem acessível também ao grande público e não apenas restrita aos consulentes típicos de um arquivo permanente.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q351010 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à análise tipológica no trabalho arquivístico, julgue os itens que se seguem.

O item atribuições da entidade produtora acumuladora faz parte do elenco de elementos necessários para se fazer análise tipológica na arquivística.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q349546 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Arquivologista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Para a arquivologia, como para toda área do conhecimento humano, um princípio é uma lei aplicável para tudo, por todos e em todas as situações. Acerca dos princípios arquivísticos, julgue os seguintes itens.

Fundo de arquivo é uma coleção de registros do mesmo gênero documental.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.