Início

Questões de Concursos Tipos

Resolva questões de Tipos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q629986 | Informática, Tipos, Agente de Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Um SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular Bases de Dados para as mais diversas finalidades. Para que um sistema de manipulação de dados seja considerado um SGBD, deve conter determinadas características, dentre as quais destacam-se:

I. Auto-contenção - Um SGBD não contém apenas os dados em si, mas armazena completamente toda a descrição dos dados, seus relacionamentos e formas de acesso, sem depender de nenhum programa externo para isso.

 II. Independência dos dados - As aplicações devem estar imunes a mudanças na estrutura de armazenamento ou na estratégia de acesso aos dados. Nenhuma definição dos dados deverá estar contida nos programas da aplicação.

III. Visões - Um SGBD deve permitir que cada usuário visualize os dados de forma diferente daquela existente previamente no Banco de Dados.

 IV. Transações - Um SGBD deve gerenciar completamente a integridade referencial definida em seu esquema, mesmo que tenha que se valer do auxílio de um programa aplicativo.

 É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q611103 | Informática, Tipos, Analista Judiciário, Tribunal Regional Federal 4a Região, ESAF

Em serviço de diretório do ambiente Windows, os containers significam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q620831 | Informática, Tipos, Técnico de Laboratório, UFCE CE, CCV UFC

Considere o arquivo de nome arq com direitos de acesso -rw-r--r-- e seu link simbólico de nome sl_arq com direitos de acesso lrwxr-xr-x. Considere também o comando abaixo, emitido a partir de um terminal em um computador com o sistema MAC OS X.

User$ chmod 753 sl_arq

Assinale a alternativa abaixo que apresenta os direitos de acesso, respectivamente, para os arquivos arq e sl_arq após a execução do comando acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q622675 | Informática, Tipos, Gestor Fazendário, SEF MG, NCE

As transações processadas pelos sistemas gerenciadores de bancos de dados devem ter garantidas quatro propriedades principais. Essas propriedades são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q628067 | Informática, Tipos, Técnico em Tecnologia da Informação, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Quanto ao Linux, julgue os itens subseqüentes.

Uma ligação simbólica (symbolic link) pode ser estabelecida entre arquivos e, dessa forma, se o arquivo nome1 for uma ligação simbólica para o arquivo nome2, a eliminação de nome1 resultará na eliminação do arquivo nome2.

  1. ✂️
  2. ✂️

226Q634529 | Informática, Tipos, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 17a Região, CESPE CEBRASPE

A respeito do sistema operacional Windows, julgue os próximos itens.

No Windows XP, o Windows Explorer apresenta uma série de utilitários que auxiliam a manter o sistema funcionando de forma adequada. Para acessar esses utilitários, deve-se procurar a janela propriedades do disco e selecionar a guia Ferramentas.

  1. ✂️
  2. ✂️

227Q644061 | Informática, Tipos, Técnico, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

A respeito de configuração de serviços em sistemas operacionais, julgue os itens de 86 a 90.

O Windows Vista inclui uma implementação atualizada da pilha do TCP/IP, que oferece melhorias significativas para a solução de vários problemas importantes do sistema de rede, proporcionando melhor desempenho e transferência. Por enquanto, no ambiente ainda não é incluída uma arquitetura Wi-Fi nativa, embora o software contenha o WFP (Windows Filtering Platform) para suporte a APIs que fazem inspeção de pacotes de rede.

  1. ✂️
  2. ✂️

228Q642797 | Informática, Tipos, Técnico, CEFET RJ, CONSULPLAN

Considerando que, quando se usa Windows 95/98 em rede, os recursos compartilhados (diretórios e impressoras) aparecem a todos que pesquisarem o seu computador através do Ambiente de Rede, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I. Você, pode torná-los ocultos, colocando um "$", no final do nome do recurso. Por exemplo, "C$", ao invés de "C". 
II. Você, pode torná-los ocultos, colocando um "?", no final do nome do recurso. Por exemplo, "C?", ao invés de "C". 
III. O recurso (oculto) estará disponível, mas não será exibido na janela do Ambiente de Rede. Para acessá-lo, pode-se clicar o botão Iniciar, Executar. Digitar o comando "/NomedoComputadorRede/Recurso".

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q612217 | Informática, Tipos, Analista de Sistemas, Prefeitura de Campinas SP, IMES

No sistema operacional Linux, o comando empregado para assinalarmos valores de configuração TCP/IP a interfaces de rede é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q638903 | Informática, Tipos, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da implementação e da administração do ambiente Linux, julgue os itens subseqüentes.

Em um servidor FTP, pode haver uma conta para usuários anonymous. Pode-se limitar os acessos desses usuários criando-se diretórios para armazenar os arquivos que esses usuários podem acessar.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q623465 | Informática, Tipos, Analista de Finanças, CGU, ESAF

São objetos suportados pelo SQL Server 2008 R2:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q612183 | Informática, Tipos

Como você pode promover no Windows NT um stand-alone ou member para um PDC ou BDC em um domínio?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q636273 | Informática, Tipos, Técnico Judiciário, TRT 22a, FCC

No Windows 7, a barra de menus do Windows Explorer, que é padrão no Windows XP, pode ser exibida por meio de simples toque na tecla

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q638384 | Informática, Tipos, Analista de Finanças, CGU, ESAF

SQL Server Utility do SQL Server 2008 R2 permite a monitoração e a gestão centralizada de aplicações de bases de dados e instâncias do SQL Server, a partir de uma única interface de gestão designada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q614102 | Informática, Tipos, Analista de Sistemas, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Durante a execução de processos em um sistema operacional Windows NT ou Unix, um processo usualmente referencia uma fração relativamente pequena das páginas de seu espaço de endereçamento. Cada um dos passos de um compilador, por exemplo, só referencia um subconjunto de todas as suas páginas e uma fração diferente a cada passo de execução. Esta propriedade é conhecida por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q616431 | Informática, Tipos, Tecnólogo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CONSULPLAN

Qual é o espaço padrão que o Windows XP reserva para a Lixeira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q625654 | Informática, Tipos, Técnico, Ministério Público Estadual RR, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema operacional Linux, julgue os itens a seguir.

Durante a carga do sistema operacional, após a descompactação do kernel e a leitura e o processamento dos arquivos necessários, o último run level tratado é o 2.

  1. ✂️
  2. ✂️

238Q623401 | Informática, Tipos, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos de clusters, gerência de recursos e sistema operacional Linux com Kernel 2.4:

I. No Linux, os processos denominados "zumbis" são aqueles cujas execuções foram interrompidas, podendo voltar a atividade através de um comando. Esses processos podem estar "travados", inativos ou, em alguns casos, executando em segundo plano.

II. Um cluster de máquinas Linux é composto por um conjunto de PCs heterogêneos que atuam compartilhando entre si seus recursos computacionais. Por exemplo, se um usuário executar uma aplicação que exige um uso extraordinário de CPU, todas as máquinas envolvidas no cluster irão iniciar a aplicação e aquela que terminar primeiro irá avisar às outras máquinas do cluster que podem abandonar a execução da tarefa em questão. Todos os procedimentos para o uso do cluster são transparentes à aplicação e ao usuário final.

III. O Linux com Kernel 2.4 suporta quase todos os sistemas de arquivos existentes. Uma exceção é o sistema NTFS do Windows 2000, que é suportado apenas em modo de "somente leitura".

IV. Ao utilizar uma máquina que tenha dual-boot entre o Linux com Kernel 2.4 e o Windows XP, uma forma de se manter uma partição que possa ser utilizada para escrita e leitura pelos dois sistemas operacionais é por meio da criação de uma partição FAT 32 que sirva como uma "área de transferência" para troca de arquivos, já que o Windows não é capaz de escrever nas partições Linux.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q645719 | Informática, Tipos, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

A crescente evolução da computação tem sido impulsionada pelo melhoramento do hardware e pelo surgimento dos sistemas operacionais. No que concerne a sistema operacional, julgue os itens de 51 a 60.

O Windows XP utiliza o NTFS como o seu sistema de arquivo básico. Contudo, ele continua a usar o FAT16 para ler disquetes e outras formas de mídia removível. E, apesar das vantagens do NTFS, o FAT32 continua a ser importante para garantir a interoperabilidade de mídia com outras versões da família Windows.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q633452 | Informática, Tipos, Técnico Judiciário, Supremo Tribunal Federal, CESPE CEBRASPE

No que concerne a instalação e customização do sistema operacional Windows XP Professional, julgue os itens a seguir.

A criação de contas de usuários requer poderes administrativos no sistema operacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.