Questões de Concursos Tipos de Planos de Ensino

Resolva questões de Tipos de Planos de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q863918 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Sobre o planejamento e execução de atividades pedagógicas para crianças, qual das alternativas abaixo descreve a melhor prática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q901390 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Assessor Técnico de Ensino Fundamental, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Em relação aos principais componentes do planejamento escolar, analise as afirmativas a seguir:

I. Metodologia - Domínio e à aplicação de procedimentos e técnicas.

II. Objetivos - Devem estar relacionados com a realidade para torná-los significativos.

III. Assunto - Consiste na indicação da temática a ser trabalhada em sala de aula.

IV. Conteúdos - Descrição daquilo que se quer alcançar como resultados da atividade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q911383 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° Ano, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

Segundo Libâneo (2004), qual é a finalidade principal do planejamento pedagógico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q902268 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

São finalidades do planejamento educacional, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q908959 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Complete o enunciado a seguir:

O/A ___________________ é um processo de sistematização e organização das ações do professor. É um instrumento da racionalização do trabalho pedagógico que articula a atividade escolar com os conteúdos do contexto social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q907218 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

O processo de planejamento permite ao professor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q902655 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Horas, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Segundo “Vasconcellos”, o planejamento escolar deve ser organizado e integrado por meio de três níveis.

(VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 7º Ed. São Paulo. 2000.)

Assinale a alternativa que demonstra os três níveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q909306 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

No campo educacional compreender o processo de planejar a organização do trabalho didático-pedagógico da escola requer fortalecer a concepção de planejamento de ensino à luz da perspectiva dialética resultante da interação efetiva entre a escola e o contexto social. Nessa perspectiva, o planejamento de ensino como tarefa docente reafirma-se como processo reflexivo, coletivo, integrado, flexível e contextualizado para além de seus elementos estruturantes e não como documento burocrático, obrigatório e formal.

Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2 /index.php/rec/article/view/45583. Acesso em: 4 jan. 2024.(adaptado).

Considerando essa perspectiva sobre o planejamento de ensino, avalie as afirmações a seguir.

I. Deve ser entendido como um instrumento capaz de intervir em uma situação real para transformá-la.

II. Numa perspectiva crítica e transformadora fornecerá ao docente maior segurança para sua prática educativa no sentido de acolher as exigências, os problemas e desafios que ocorrem na sala de aula, na escola e na comunidade em geral.

III. Constitui uma forma de o professor ter seu trabalho valorizado e compartilhado, contribuindo para sua profissionalização docente.

IV. Como elemento estruturante, os objetivos são formulações que advém das intencionalidades.

V. É um recurso que contribui para a organização do trabalho pedagógico com a finalidade de orientar a prática docente de forma que a mesma não modifique sua condução.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q887853 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Professor Ensino Fundamental 1ª a 4ª Série, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Qual das seguintes opções melhor descreve a relação entre o planejamento pedagógico e o ambiente de aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q897365 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

O instrumento do processo de planejamento participativo que tem a capacidade de levantar, no empírico, a temática a ser trabalhada como ação prático-reflexiva é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.