Questões de Concursos Topografia

Resolva questões de Topografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q250891 | Engenharia Civil, Topografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Sobre a Geodésia e a Topografia, são corretas as afirmativas, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q528320 | Engenharia Civil, Topografia, Analista de Controle Externo, TCE AC, CESPE CEBRASPE

No levantamento topográfico, que compreende processos e operações empregados para se obter a imagem de um terreno, são usados métodos específicos, embasados em princípios matemáticos, a fim de permitir a representação tecnicamente adequada do terreno. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q485261 | Geografia, Topografia, Topógrafo, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Quantos centímetros são necessários para representar uma feição linear de 7,2 km (escala real) na escala 1:63.000 (escala cartográfica)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q484577 | Geografia, Topografia, Assistente Técnico de Defensoria, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

O método de levantamento topográfico baseado na determinação de coordenadas a partir da observação de ângulos e distâncias ou azimutes e distâncias denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q483927 | Geografia, Topografia, Topógrafo, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

O sistema Universal Transversa de Mercator (UTM), utilizado para o mapeamento sistemático brasileiro, é empregado para a confecção de produtos cartográficos por parte da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sobre o sistema UTM, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q483799 | Geografia, Topografia, Topógrafo, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Um topógrafo, contratado para determinar o desnível entre um terreno e uma mina d?água, posicionou uma mira sobre o cano de escoamento de água da mina e realizou leitura igual a 0,219. Posicionou outra mira na entrada do terreno e realizou leitura igual a 2,011. Assinale a alternativa que representa o desnível entre a mina (ré) e o terreno (vante).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q531089 | Engenharia Civil, Topografia, Analista, DPE RS, FCC

A régua graduada de 0 a 4 m, usada em nivelamento geométrico e que deve ser posicionada verticalmente sobre o ponto visado para leitura da altura entre o chão e o plano horizontal formado pela visada de nível ótico, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q541124 | Engenharia Civil, Topografia, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

No levantamento topográfico de um terreno onde será construído um novo empreendimento imobiliário, foi lançada uma área poligonal com 5 vértices. Para economizar tempo, o topógrafo determinou apenas quatro dos cinco ângulos internos: ?1=89°11?22??, ?2=72°18?30??, ?3=69°30?18?? e ?4=237°52?20??. Dessa forma, para fechar a poligonal, o valor do ângulo interno NÃO determinado no levantamento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q483158 | Geografia, Topografia, Topógrafo, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Considerando o erro gráfico de 0,2 mm, assinale a alternativa que apresenta a precisão gráfica das escalas 1:45.000, 1:120.000 e 1:230.000, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q540001 | Engenharia Civil, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à definição e à divisão da topografia, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q483064 | Geografia, Topografia, Técnico em Georeferenciamento, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

O sistema de projeção topográfica (ou sistema topográfico local) é o sistema de projeção utilizado em levantamentos topográficos pelo método direto clássico para a representação das posições relativas dos acidentes levantados, através de medições angulares e lineares, horizontais e verticais. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As projetantes são ortogonais à superfície de projeção, significando estar o centro de projeção localizado no infinito.

( ) A superfície de projeção é um plano normal a vertical do lugar no ponto da superfície terrestre considerado como a origem do levantamento, sendo seu referencial altimétrico referido ao Datum vertical brasileiro.

( ) O plano de projeção tem a sua dimensão máxima limitada a 80 km, a partir da origem, de maneira que o erro relativo, decorrente da desconsideração da curvatura terrestre, não ultrapasse 1/35000 nesta dimensão e 1/15000 nas imediações da extremidade desta dimensão.

( ) A localização planimétrica dos pontos, medidos no terreno e projetados no plano de projeção, se dá por intermédio de um sistema de coordenadas cartesianas, cuja origem coincide com a do levantamento topográfico.

( ) O eixo das ordenadas é a referência azimutal que, dependendo das peculiaridades do levantamento, pode estar orientado para o norte geográfico, para o norte magnético ou para uma direção notável do terreno, julgada importante.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q250271 | Engenharia Civil, Topografia, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

A hipótese do plano topográfico exige certa restrição no que se refere à extensão da área a ser levantada. Deste modo, a adoção da hipótese do plano topográfico implica na substituição do arco de curvatura do terreno pela tangente a este arco, cometendo assim um erro denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q483939 | Geografia, Topografia, Topógrafo, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Sobre os sistemas de coordenadas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q480890 | Geografia, Topografia

Em relação às curvas de nível é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q484919 | Geografia, Topografia, Topógrafo, TERRACAP DF, FUNIVERSA

O marco determinado por meios geodésicos, de alta precisão, que serve como referência para todos os levantamentos que venham a ser executados sobre uma determinada área do globo terrestre, é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q484266 | Geografia, Topografia, Professor do Ensino Básico, Instituto Federal de Educação, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos conceitos e princípios da altimetria, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q484205 | Geografia, Topografia, Assistente Técnico de Defensoria, Defensoria Pública do Estado de Amazonas AM, FCC, 2018

O tamanho individual do elemento de área, no terreno imageado por um satélite, que representa, em qualquer tipo de sensor, uma propriedade importante da imagem, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q838401 | Engenharia Agronômica, Topografia, Analista em Desenvolvimento Regional, CESPE CEBRASPE, 2021

Com relação à tomada, à transmissão, ao armazenamento, ao processamento e à interpretação de dados em geoprocessamento, julgue o item que se segue.

Digitalização, adequação da base de dados às propriedades cartográficas e construção de tabelas de atributos constituem operações de tratamento e de análise de dados.
  1. ✂️
  2. ✂️

19Q536564 | Engenharia Civil, Topografia, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, IADES, 2019

O levantamento topográfico é um dos primeiros serviços de uma obra e deverá conter um número de informações acerca do terreno. Na planta do levantamento planialtimétrico do imóvel, deverão constar, entre outras, informações como a identificação da(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q484698 | Geografia, Topografia, Topógrafo, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Considerando que azimute de uma linha é o ângulo horizontal que essa linha faz com a direção norte-sul, medido a partir do norte, e que rumo de uma linha é o ângulo horizontal entre a direção norte-sul e a linha, medido a partir do norte ou do sul, não ultrapassando 90°, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Um rumo de 40°18? NE equivale a um azimute de 60°52?. ( ) Um rumo de 45°15? NW equivale a um azimute de 314°45?.

( ) Um azimute de 317°34?31? equivale a um rumo de 42°25?29? NW.

( ) Um azimute 316°34?29? equivale a um rumo de 43°25?31? SW.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.