Início

Questões de Concursos Trabalho e Serviço Social

Resolva questões de Trabalho e Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q841457 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Analista Ministerial Serviço Social, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Tendo em vista as transformações societárias no que diz respeito às condições e relações de trabalho, espaços socio-ocupacionais, e atribuições do assistente social, julgue o item que se segue.
As mudanças identificadas nos diferentes campos de atuação do assistente social ao longo das últimas décadas têm gerado repercussões de ordem econômicas, assim como consequências na correlação de forças, o que causa impacto diretamente na classe trabalhadora.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q842160 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Residência Multiprofissional Serviço Social, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da categoria trabalho, julgue o item subsequente.

O trabalho, atividade ontológica, outorga humanidade ao ser social, taxa determinado status perante a transfiguração da natureza e, por consequência, a sua inevitável e pronta transformação enquanto ser social.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q845562 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Analista Ministerial Serviço Social, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

   A pobreza é parte de nossa experiência diária. Os impactos destrutivos das transformações em andamento no capitalismo contemporâneo vão deixando suas marcas sobre a população empobrecida: o aviltamento do trabalho, o desemprego, os empregados de modo precário e intermitente, os que se tornaram não empregáveis e supérfluos, a debilidade da saúde, o desconforto da moradia precária e insalubre, a alimentação insuficiente, a fome, a fadiga, a ignorância, a resignação, a revolta, a tensão e o medo são sinais que muitas vezes anunciam os limites da condição de vida dos excluídos e subalternizados na sociedade.

Maria Carmelita Yazbek. Classes subalternas e
assistência social. 9.ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando as diferentes expressões da questão social e suas formas de enfrentamento pelo serviço social, bem como o conceito de cidadania, julgue o item subsecutivo. 
O serviço social, na contribuição com a transformação social, deve aprofundar a noção de cidadania social, que abrange a integralidade do ser humano e a complexidade da sociedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q839879 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  Constatam-se algumas tendências problemáticas de referenciais teórico-metodológicos desenvolvidos no âmbito da relação do Serviço Social com as organizações, os movimentos e as lutas sociais. 

DURIGUETTO, M. L. Movimentos sociais e Serviço Social no Brasil pós-anos 1990: desafios e perspectivas. In: ABRAMIDES, M. B.; DURIGUETTO, M. L. (Orgs.). Movimentos sociais e Serviço Social: relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014, p. 177-194, com adaptações.  

Acerca do tema do texto, julgue o item a seguir.

A permanência do messianismo na atuação junto aos movimentos e às lutas sociais potencializa o alcance da intervenção profissional, reafirmando seu estatuto assalariado.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q844020 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, AL AP Analista Legislativo Assistente Social, FCC, 2020

Para compreender as transformações do mundo do trabalho se faz necessário circunscrevê-las na dinâmica do capitalismo. Sobre essa relação capital/trabalho, Marilda Iamamoto, em seu livro Trabalho e Indivíduo Social (2001), afirma que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q843766 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de Capim PB Assistente Social, FACET Concursos, 2020

Conforme Iamamoto (2011), são desafios contemporâneos do Serviço Social no âmbito da formação e do exercício profissional as seguintes alternativas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q842339 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  A precarização do trabalho é um processo constitutivo do novo metabolismo social que se manifesta na reestruturação produtiva do capital e na formação do Estado neoliberal no Brasil. 

ALVES, Giovanni. Trabalho e reestruturação produtiva no Brasil neoliberal: precarização do trabalho e redundância salarial. In: Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 12, n. 2, dez. 2009, p. 188-197, com adaptações.  

Em relação às feições do capitalismo neoliberal e considerando o texto motivador, julgue o item a seguir.

A reforma neoliberal, a partir do governo Collor, significou alterações substantivas na dinâmica da economia brasileira, embora não tenha afetado a forma de ser do mercado de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q842335 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  Sendo o Serviço Social regulamentado como uma profissão liberal e dispondo o (a) assistente social de relativa autonomia na condução do exercício profissional, tornam-se necessários estatutos legais e éticos que regulamentem socialmente essa atividade. 

IAMAMOTO, M. V. Serviço social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010, com adaptações. 

No que concerne à condição do (a) assistente social como trabalhador assalariado, julgue o item a seguir.

A força de trabalho do (a) assistente social contém as contradições típicas de toda mercadoria entre trabalho concreto e trabalho abstrato, que preside a sociabilidade capitalista.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q840510 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  Na formação social brasileira, um dos traços típicos do desenvolvimento capitalista consistiu precisamente em que se deu sem realizar as transformações estruturais que, noutras formações, constituíram as suas pré-condições. 

NETTO, J. P. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996, com adaptações. 

Quanto à formação social, política e econômica do Brasil, julgue o item a seguir.

O padrão produtivo com base no latifúndio da monocultura extensiva, tendo em vista a exportação, permaneceu hegemônico desde o período colonial, dando o tom e o lugar que o Brasil ocupou na divisão internacional do trabalho capitalista.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q844215 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Prefeitura de Capanema PA Assistente Social, CONSULPLAN, 2020

Tendo como referência o trabalho do assistente social na esfera estatal, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q845501 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, AL AP Analista Legislativo Assistente Social, FCC, 2020

Assistentes sociais convivem cotidianamente com as consequências econômicas, políticas e culturais das transformações agravadas pela crise, cujos impactos sobre a questão social em suas novas configurações e expressões se revelam nos espaços institucionais de atuação. Portanto, se constitui como desafio profissional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q840435 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  As transformações sociais, econômicas e políticas, que ocorreram a partir do século 16 na chamada Europa moderna, expressaram-se na forma de crises nos diversos âmbitos da vida material, cultural e moral. O avanço do capitalismo como modo de produção dominante na Europa Ocidental foi desestruturando, com velocidade e profundidade variadas, tanto os fundamentos da vida material como as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema. Marx, Durkheim e Weber, em suas respectivas abordagens teórico-metodológicas, debruçaram-se na tentativa de explicar o referido contexto. 

 QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002, com adaptações.  

Considerando o texto apresentado a respeito das matrizes clássicas do pensamento social, econômico, filosófico e político, julgue o item a seguir.

A ocorrência de uma crise econômica ou de mudanças súbitas nas crenças vigentes em uma sociedade, segundo Weber, podem impedi-la de cumprir sua função reguladora, disciplinar e, desse modo, a condição de anomia vir a tornar-se normal.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q840522 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, SES DF, IADES, 2020

  O estudo aprofundado das relações entre trabalho produtivo e improdutivo, manual e intelectual, material e imaterial, bem como a forma assumida pela divisão sexual do trabalho, a nova configuração da classe trabalhadora, entre vários outros elementos, permitiram recolocar e dar concretude à tese da centralidade da categoria trabalho na formação societal contemporânea. 

ANTUNES, Ricardo. Perenidade (e superfluidade) do trabalho: alguns equívocos sobre a desconstrução do trabalho. In: SILVA, J. F. S. da. [et. al.] (Orgs.). Sociabilidade burguesa e Serviço Social. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2013. (Coletânea Nova de Serviço Social), p. 15-27. 

No que concerne ao trabalho como categoria fundante da sociabilidade humana, julgue o item a seguir.

A cada tempo histórico, as sociedades, mediante as relações de produção e reprodução social, foram capazes de atender às demandas pela produção de bens socialmente necessários por meio do trabalho como elemento fundante da sociabilidade humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q906006 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Enquanto traço marcante do movimento de transição ao capitalismo, a pobreza pré-industrial caracterizada como decorrente da escassez de recursos, desdobra-se no âmbito da economia capitalista como uma miséria ampliada em meio à abundância produtiva generalizada.
Sob os imperativos produtivos do capital, os desdobramentos sociais se refletem no alargamento da superpopulação relativa de trabalhadores que compõe o segmento mais atingido e fragilizado de um duplo movimento inerente à ordem capitalista que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1030136 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Ao analisar a nova morfologia do trabalho no Serviço Social, Raichelis (2018) afirma que, no âmbito do mercado de trabalho, observa-se a ampliação de processos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1020686 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, EBSERH, VUNESP, 2020

O Serviço Social é perpassado por lutas coletivas que imprimem à profissão características específicas e reconhecidas socialmente, que de certa maneira condicionam a prática profissional. As ações profissionais não podem ser compreendidas sem se levar em conta as relações concretas da sociedade. Sendo assim, as reflexões sobre a historicidade da profissão, possibilitam a vinculação com seu presente que cotidianamente é criado e recriado com a construção e incorporação de saberes, a mobilização e recuperação do passado e a produção e experimentação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q890268 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Domingos Martins ES, Instituto Access, 2024

Tomando por base a referência bibliográfica de Iamamoto, O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional (2009), considere as seguintes afirmativas:

I. O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho.
II. O Serviço Social é uma profissão regulamentada por lei.
III. O Serviço Social dispõe de um Código de Ética Profissional, e o vigente é de 1993.
IV. O assistente social vende sua capacidade de trabalho para entidades empregadoras de diferentes naturezas jurídicas.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q960796 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O exercício profissional do assistente social realiza-se pela mediação do trabalho assalariado. Sobre a relação entre o Serviço Social e as instituições, analise as afirmativas a seguir. I. A base de sustentação da relativa autonomia no trabalho profissional do assistente social encontra-se no atendimento das requisições institucionais. II. Verifica-se uma tensão entre projeto profissional, que afirma o assistente social como um ser prático-social dotado de liberdade e capacidade teleológica e a condição de trabalhador assalariado. III. O Estado é o maior empregador dos assistentes sociais, atribuindo uma característica de servidor público a esse profissional. Dentre os elementos que incidem sobre o trabalho profissional nos espaços sócio-ocupacionais das instituições públicas encontra-se a burocracia. IV. A relação que o assistente social estabelece com o seu objeto de trabalho – as situações problemas, tal como se expressam na vida dos sujeitos com os quais trabalha – dependem do prévio recorte das políticas definidas pelos organismos empregadores, que estabelecem demandas e prioridades a serem atendidas. Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q945073 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

O fundo público envolve a capacidade que o Estado tem de mobilizar recursos, principalmente tributos, para realizar intervenções em políticas públicas, englobando as políticas econômicas e sociais, o que permite alterar ou conservar a realidade socioeconômica do país. O fundo público, em particular a sua face mais visível, o orçamento público, é determinante para a acumulação do capital e a reprodução social no modo de produção capitalista, espelhando as contradições entre as classes sociais e a correlação de forças políticas na sociedade.
SALVADOR, E. Disputa do fundo público em tempos de pandemia no Brasil. Textos e Contextos. Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 1-158, 2020 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fundo público participa diretamente do processo de rotação do capital, tendo em perspectiva o processo de reprodução capitalista como um todo.
PORQUE
II. As prioridades dos fundos públicos são pagar os juros e amortizar as dívidas públicas, além de assegurar a rotatividade do capital em momentos de crise.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q945084 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, MEC, INEP, 2022

A sistematização de dados é, sem dúvida, um passo preliminar e necessário para o processo de construção do conhecimento. Para o Serviço Social, o processo de sistematização da prática permite: identificar e problematizar as condições do exercício profissional, os fenômenos existentes, selecioná-los e classificá-los, identificar suas características, as dificuldades, as lacunas, a necessidade de aprofundamento teórico para melhor compreendê-los, e adotar determinado referencial que possibilite interpretá-los.
GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL – CFESS/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL – ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília, 2009 (adaptado).

Acerca do debate da produção do conhecimento no exercício profissional, avalie as afirmações a seguir.
I. Na organização do trabalho da(o) assistente social, o processo interventivo deve ser anterior ao processo investigativo.
II. No processo de intervenção da(o) assistente social, é importante o conhecimento de técnicas de coleta de dados quantitativos e qualitativos.
III. Os indicadores sociais de domínio público podem ser entendidos como dados relevantes para o planejamento das intervenções profissionais do Serviço Social nos campos de atuação.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.