Início

Questões de Concursos Trabalho e Serviço Social

Resolva questões de Trabalho e Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q982587 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

No Brasil, a terceirização se transformou no mais importante recurso estratégico para a redução dos custos do trabalho, tanto nos serviços privados como nos serviços públicos. Nessa conjuntura, a mercantilização e a financeirização dos serviços públicos, a transformação das políticas sociais em nichos de rentabilidade para o capital modificam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q982868 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

Em relação ao debate sobre o trabalho profissional à luz das atribuições e competências das/os assistentes sociais é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1060519 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A exploração das mulheres na divisão do trabalho, numa perspectiva de gênero, impõe a discussão de como a questão social se expressa na inserção das mulheres no mercado de trabalho.

Segundo os estudiosos do tema, o crescimento da contratação de mulheres nas redes produtivas globalizadas está relacionado ao fato de esta forma de exploração do trabalho aproveitar-se das construções sociais de gênero para contratar mulheres por suporem que as mulheres
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1050461 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Historicamente, há uma expressiva vinculação das mulheres com a responsabilidade da manutenção dos problemas sociais, resultante do sistema capitalista patriarcal. Investigando essa particularidade, SOUSA et al. (2020), entre outros autores, avaliam que a fusão patriarcado-capitalismo foi se construindo como uma ferramenta central para estruturar e reproduzir as relações desiguais de sexo e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1090147 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Formação Serviço Social, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

A publicação “Assistente social no combate ao preconceito: machismo” problematiza a uniformização do que, supostamente, seria “ser mulher” ou “ser feminina”, reproduzindo estereótipos como: “mulher que é mulher usa cabelo longo”, “toda mulher quer ser mãe”, “toda mulher é sensível”, “toda mulher quer um homem para amá-la e protegê-la”, “não sou feminista, sou feminina”, dentre outras frases. Há ainda diversos exemplos de práticas machistas que são presenciadas, reproduzidas / praticadas ou sofridas por mulheres em diferentes espaços.

São exemplos de práticas machistas ou expressões corriqueiras citadas na publicação, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q1012833 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de doenças mentais relacionadas ao trabalho e do sofrimento a elas relacionado, julgue o item subsequente.

O índice de doenças mentais relacionadas ao trabalho está relacionado ao impacto das transformações do mundo do trabalho, ao ritmo laboral e às expressivas mudanças nos processos produtivos e nas relações de emprego.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q909506 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2024

Lei federal 8.662/1993 - Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Observadas as condições estabelecidas na lei, é livre o exercício da profissão de Assistente Social em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q903419 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A discussão acerca do Serviço Social e sua relação com o trabalho na sociedade atual é repleta de complexidade e significados profundos. Dessa forma, a harmonia entre a formação profissional e as demandas do mercado de trabalho é essencial para garantir a continuidade do Serviço Social, já que, como qualquer profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, sua perpetuação está atrelada a essa adaptação, sendo assim sua reprodução depende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1050458 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Falar de trabalho, hoje, remete obrigatoriamente ao teletrabalho, ao trabalho por turno, ao trabalho temporário e às formas de uberização, “individualizadas e invisibilizadas, assumindo, assim, a aparência de ‘prestação de serviços’ e obliterando as relações de assalariamento e de exploração do trabalho.”

(ANTUNES, 2020).

A precarização tornou-se uma marca do trabalho, seja ele manual ou intelectual, em países ricos ou pobres. Mas, para os países ricos, certas relações, a exemplo do trabalho informal, é uma novidade.

O trabalho sem proteção social, contemporaneamente, em alguns países centrais, foi inaugurado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1035355 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Analisando as transformações societárias contemporâneas e seus rebatimentos no Serviço Social, Netto (1996) afirma que o confronto com o conservadorismo estará posto pelas demandas do mercado de trabalho. Nesse mercado, as prioridades dos empregadores de assistentes sociais tenderão a enfatizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1050460 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Portador de caráter anti-humano e destrutivo, o capital lança sobre a sociabilidade um profundo processo de reordenamento, recriando, na velha e necessária (para o capital) exploração da força de trabalho novos contornos, cada vez mais agudos, ao passo que a lógica da intensificação do ritmo da produção se coaduna com o aprofundamento da devastação dos direitos sociais, humanos e trabalhistas.

O capitalismo contemporâneo restabelece, sob novas e agudas bases, o conflito capital-trabalho, sobretudo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1050466 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

A profissão, como uma especialização da divisão social, técnica, sexual e racial do trabalho, intervém no âmbito das relações Estado/sociedade civil, em determinado momento histórico no qual as sequelas/refrações da questão social, passam a receber uma intervenção direta e sistemática por parte do Estado. Os fundamentos da Teoria Social, entendem que o capitalismo é um sistema de produção e reprodução social que, na medida em que produz riqueza social, aumenta o contingente de miseráveis.
O Estado passa a assumir parte do ônus com a força de trabalho e o faz via políticas sociais, imprimindo uma nova racionalidade adotada no “trato” da questão social
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q962479 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Texto associado.
Texto 1


“A premissa é que o atual quadro sócio-histórico não se reduz a um pano de fundo para que se possa, depois, discutir o trabalho profissional. Ele atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do Assistente Social, afetando as suas condições e as relações de trabalho, assim como as condições de vida da população usuária dos serviços sociais.” (Iamamoto, 2008, p.19)
À luz do cenário descrito no texto 1, Raichelis (2018), ao estudar a nova morfologia do trabalho no Serviço Social, afirma que a reestruturação da produção aporta transformações no mercado de trabalho do Serviço Social, “configurando-se o exercício profissional privado, autônomo, temporário, por tarefa”, em fenômeno que pode ser denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1033291 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

A transição do capitalismo competitivo ao monopolista no Brasil deu-se a partir de dinâmicas sociais e econômicas muito distintas da experiência europeia. Essa transição foi marcada por uma forma de dominação burguesa, qualificada de “democracia restrita”, “democracia dos oligarcas” e “democracia do grande capital”, com clara dissociação entre desenvolvimento capitalista e regime político democrático. Um dos traços mais característicos dessa transição é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1055417 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Capanema PA, CONSULPLAN, 2020

Tendo como referência o trabalho do assistente social na esfera estatal, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1055037 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Sobre as formas de compreender e responder às manifestações da “questão social”, que se modificam a partir dos interesses e momentos históricos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1085097 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Especialidade Assistente Social, TJ RJ, FGV

TEXTO 1 - A partir dos anos 1970, com a primeira grande crise do capitalismo após os “30 anos gloriosos”, as proposições neoliberais ganham fôlego no mundo. Nas palavras de Netto (1996: 99): “Também o Estado burguês, mantendo o seu caráter de classe, experimenta um redimensionamento considerável. A mudança mais imediata é a diminuição de sua ação reguladora, especialmente o encolhimento de suas ‘funções legitimadoras’ (O’Connor, 1977): quando o grande capital rompe o ‘pacto’ que suportava o Welfare State, começa a ocorrer a retirada das coberturas sociais públicas e tem-se o corte nos direitos sociais (...).” Depreende-se, portanto, que as repercussões desta crise impactam diretamente os trabalhadores e amplificam a “questão social”.

Considerando a temática discutida no texto 1, sob a ótica neoliberal, a “questão social” é apreendida e representada ideologicamente como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1062844 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistência Social, TJ MS, FGV, 2024

Na análise de Yazbek (2009), na década de 1990, o Serviço Social é enredado por uma série de transformações societárias.

Tais transformações apresentam novas manifestações da “questão social” e se expressam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1048541 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

Os caminhos e descaminhos da política social no Brasil são determinados pelas particularidades da formação social brasileira, com especial atenção para o desenvolvimento do capitalismo dependente e para a edificação de um Estado autocrático condensador dos interesses das burguesias interna e externa. O caráter dependente do capitalismo brasileiro advém do fato de que a independência política não alterou a posição subordinada do país na Divisão Internacional do Trabalho, antes as transformações políticas e econômicas operadas ao longo do século XX aprofundaram essa relação.
Uma das particularidades mais perversas do capitalismo de tipo dependente consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1012832 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de doenças mentais relacionadas ao trabalho e do sofrimento a elas relacionado, julgue o item subsequente.

Os atos que exijam processo de tomada de decisões rápida, durante o exercício da profissão policial, podem sofrer interferências se o profissional estiver sob alto nível de estresse, o qual geralmente se manifesta por sintomas psicológicos e físicos, bem como pode estar associado ao aumento do uso de tabaco e álcool.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.