Início

Questões de Concursos Trabalho e Serviço Social

Resolva questões de Trabalho e Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1050466 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

A profissão, como uma especialização da divisão social, técnica, sexual e racial do trabalho, intervém no âmbito das relações Estado/sociedade civil, em determinado momento histórico no qual as sequelas/refrações da questão social, passam a receber uma intervenção direta e sistemática por parte do Estado. Os fundamentos da Teoria Social, entendem que o capitalismo é um sistema de produção e reprodução social que, na medida em que produz riqueza social, aumenta o contingente de miseráveis.
O Estado passa a assumir parte do ônus com a força de trabalho e o faz via políticas sociais, imprimindo uma nova racionalidade adotada no “trato” da questão social
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q962479 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Texto associado.
Texto 1


“A premissa é que o atual quadro sócio-histórico não se reduz a um pano de fundo para que se possa, depois, discutir o trabalho profissional. Ele atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do Assistente Social, afetando as suas condições e as relações de trabalho, assim como as condições de vida da população usuária dos serviços sociais.” (Iamamoto, 2008, p.19)
À luz do cenário descrito no texto 1, Raichelis (2018), ao estudar a nova morfologia do trabalho no Serviço Social, afirma que a reestruturação da produção aporta transformações no mercado de trabalho do Serviço Social, “configurando-se o exercício profissional privado, autônomo, temporário, por tarefa”, em fenômeno que pode ser denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q903419 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

A discussão acerca do Serviço Social e sua relação com o trabalho na sociedade atual é repleta de complexidade e significados profundos. Dessa forma, a harmonia entre a formação profissional e as demandas do mercado de trabalho é essencial para garantir a continuidade do Serviço Social, já que, como qualquer profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, sua perpetuação está atrelada a essa adaptação, sendo assim sua reprodução depende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1055037 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Sobre as formas de compreender e responder às manifestações da “questão social”, que se modificam a partir dos interesses e momentos históricos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1033291 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

A transição do capitalismo competitivo ao monopolista no Brasil deu-se a partir de dinâmicas sociais e econômicas muito distintas da experiência europeia. Essa transição foi marcada por uma forma de dominação burguesa, qualificada de “democracia restrita”, “democracia dos oligarcas” e “democracia do grande capital”, com clara dissociação entre desenvolvimento capitalista e regime político democrático. Um dos traços mais característicos dessa transição é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q1090147 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Formação Serviço Social, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

A publicação “Assistente social no combate ao preconceito: machismo” problematiza a uniformização do que, supostamente, seria “ser mulher” ou “ser feminina”, reproduzindo estereótipos como: “mulher que é mulher usa cabelo longo”, “toda mulher quer ser mãe”, “toda mulher é sensível”, “toda mulher quer um homem para amá-la e protegê-la”, “não sou feminista, sou feminina”, dentre outras frases. Há ainda diversos exemplos de práticas machistas que são presenciadas, reproduzidas / praticadas ou sofridas por mulheres em diferentes espaços.

São exemplos de práticas machistas ou expressões corriqueiras citadas na publicação, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q1062844 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistência Social, TJ MS, FGV, 2024

Na análise de Yazbek (2009), na década de 1990, o Serviço Social é enredado por uma série de transformações societárias.

Tais transformações apresentam novas manifestações da “questão social” e se expressam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1047796 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

As demandas por serviços sociais ou políticas sociais expressam as desigualdades econômicas, de inclusão/exclusão social, de dominação de gênero, de relações de poder e violência nos conflitos familiares, de relação com o crime, com o uso de drogas, com a enfermidade, com a precarização das condições sociais e familiares. São demandas complexas tanto por efetivação de direitos como por cuidados específicos que exigem dos profissionais a análise das relações gerais e particulares dessas condições e do poder de enfrentá‐las.

Faleiros, 2014

Para o autor, esse quadro implica em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1060514 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Uma das críticas ao conceito de Exclusão Social refere-se ao fato de que ao desenraizar as pessoas, o capitalismo as transforma em proprietários de uma única coisa – a sua força de trabalho – e, assim, vendedores dessa força de trabalho. Se ninguém se dispõe a comprá-la, isso cria um problema para elas e para a sociedade, mas de qualquer forma elas passam a ser potenciais vendedores da força de trabalho, trabalhadores à procura de trabalho. Um trabalhador à procura de trabalho é alguém que está buscando uma inserção estável nas relações sociais. O capital produz para vender e por isso não se pode falar em exclusão.
De qualquer forma, todos que estão vivos – sejam empregados, subempregados ou desempregados – estão consumindo, ou seja,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1048541 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

Os caminhos e descaminhos da política social no Brasil são determinados pelas particularidades da formação social brasileira, com especial atenção para o desenvolvimento do capitalismo dependente e para a edificação de um Estado autocrático condensador dos interesses das burguesias interna e externa. O caráter dependente do capitalismo brasileiro advém do fato de que a independência política não alterou a posição subordinada do país na Divisão Internacional do Trabalho, antes as transformações políticas e econômicas operadas ao longo do século XX aprofundaram essa relação.
Uma das particularidades mais perversas do capitalismo de tipo dependente consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1012832 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de doenças mentais relacionadas ao trabalho e do sofrimento a elas relacionado, julgue o item subsequente.

Os atos que exijam processo de tomada de decisões rápida, durante o exercício da profissão policial, podem sofrer interferências se o profissional estiver sob alto nível de estresse, o qual geralmente se manifesta por sintomas psicológicos e físicos, bem como pode estar associado ao aumento do uso de tabaco e álcool.

  1. ✂️
  2. ✂️

92Q1029237 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A questão social, como fruto da sociedade do capital, pode se apresentar nas suas mais diversas expressões, das quais pobreza e miséria são componentes, juntamente com a violência, o desemprego, a indigência, a fome, as desigualdades, a carência de políticas sociais, entre outras.
A questão social trata, portanto, de uma totalidade imbuída de outras totalidades que se expressam de forma latente no modo de produção capitalista e que detém uma base material econômica, política e social, além de ser permeada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1043174 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Inserir a relação social de sexo com a finalidade de analisar a atividade do trabalho, no que se refere a trabalho produtivo e trabalho reprodutivo, nos permite pensar de forma ampliada a produção capitalista. Analisar as relações sociais de sexo nos permite entender as características que inscrevem de modos diferentes homens e mulheres no mundo do trabalho promovendo a separação da esfera produtiva em relação a esfera reprodutiva, colocando o masculino no espaço profissional e o feminino no espaço doméstico ou de cuidado.
Porém, a coexistência de uma produção social de bens e uma produção social de seres humanos diretamente relacionados, respeitando suas distinções analíticas, ao longo da história e em determinadas condições de tempo e espaço afirmam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q900726 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

As questões sociais têm demandado aos assistentes sociais, em seus diferentes campos sócio-ocupacionais, respostas profissionais qualificadas e institucionalizadas com a finalidade de promover mudanças significativas ao contexto de vida da população usuária de seus serviços sociais.

Com base nesta afirmação, assinale a alternativa que indica corretamente os desafios que a pesquisa social apresenta para o Serviço Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q958609 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que profissionalização e trabalho são direitos estabelecidos pelas legislações, julgue os itens subsecutivos no que se refere ao trabalho do adolescente.

Os direitos trabalhistas e previdenciários são assegurados apenas ao adolescente aprendiz com idade igual ou superior a dezesseis anos.
  1. ✂️
  2. ✂️

96Q1034018 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Assistente Social, UFG, IV UFG, 2023

A questão social é constitutiva do desenvolvimento capitalista e sua supressão está condicionada à própria derrota do capitalismo. Nesse aspecto, vale ressaltar que diferentes estágios capitalistas produzem diferentes manifestações da questão social, o que irá demandar a criação de permanentes estratégias de enfrentamento pelos Assistentes Sociais no âmbito das políticas sociais. Sobre essas diferentes manifestações da questão social, podemos dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q1085097 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Especialidade Assistente Social, TJ RJ, FGV

TEXTO 1 - A partir dos anos 1970, com a primeira grande crise do capitalismo após os “30 anos gloriosos”, as proposições neoliberais ganham fôlego no mundo. Nas palavras de Netto (1996: 99): “Também o Estado burguês, mantendo o seu caráter de classe, experimenta um redimensionamento considerável. A mudança mais imediata é a diminuição de sua ação reguladora, especialmente o encolhimento de suas ‘funções legitimadoras’ (O’Connor, 1977): quando o grande capital rompe o ‘pacto’ que suportava o Welfare State, começa a ocorrer a retirada das coberturas sociais públicas e tem-se o corte nos direitos sociais (...).” Depreende-se, portanto, que as repercussões desta crise impactam diretamente os trabalhadores e amplificam a “questão social”.

Considerando a temática discutida no texto 1, sob a ótica neoliberal, a “questão social” é apreendida e representada ideologicamente como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1033297 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

É indissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas. Suas expressões condensam múltiplas desigualdades mediadas por disparidades nas relações de gênero, características étnico-raciais, relações com o meio ambiente e formações regionais, colocando em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização.

IAMAMOTTO, Marilda Vilella. O serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS. Direitos Sociais e Competências Profissionais. 2009, p. 28.

O referido conceito corresponde a uma dinâmica constitutiva do trabalho profissional de assistentes sociais e refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q1033303 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

No contexto da ditadura militar, diante do autoritarismo e das atrocidades cometidas, precisamente entre 1964-1974, a política assistencial é ampliada, burocratizada e modernizada pela máquina estatal para suavizar as tensões sociais, legitimar o regime, bem como contribuir com o processo de acumulação do capital. Sob tais bases, o enfrentamento da questão social pelo Estado deu-se pelo binômio assistência e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q1029011 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD-C), 2018, indicaram que 93% dos postos de trabalho doméstico eram ocupados por mulheres e que 67% se autodenominavam negras. Os dados da PNAD-C registraram ainda que, somente 30% na média nacional, tinham a carteira de trabalho assinada.
Com base no enunciado acima, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.