Questões de Concursos: Trabalho noturno

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Trabalho noturno. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q139466 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRT 6a Região, FCC

Sendo o trabalho noturno mais penoso ao trabalhador, merece proteção especial consistente em

42 Q455003 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista do Ministério Público, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE

À luz da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e do entendimento dos tribunais superiores, julgue os itens a seguir, referentes a aspectos pertinentes ao contrato de trabalho. O empregado que ocasionalmente trabalhar no período das 20 h de um dia até às 8 h do dia seguinte terá direito ao recebimento do adicional noturno, inclusive com relação às três últimas horas trabalhadas.

43 Q453103 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 1a, FCC

A legislação do trabalho dedica especial atenção às normas de tutela do trabalho, em especial quanto a sua duração. Nesta seara, conforme previsão legal e da jurisprudência sumulada do TST,

44 Q453660 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Procurador, PGE AM, FCC

O horário noturno do empregado urbano é das

45 Q251841 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 2a REGIÃO, FCC

Considere:
I. Ana Clara labora no período noturno na empresa privada S, sendo que sua empregadora, não considerando a hora noturna reduzida, paga o adicional noturno com acréscimo de 50% sobre a hora diurna.

II. Douglas é empregado rural e labora na agricultura das 21:00 de um dia às 5:00 horas do outro, recebendo o adicional noturno em razão desse labor.

III. Daniela laborava no período noturno de trabalho na empresa privada Z, tendo sido transferida para o período diurno de trabalho, o que implicou perda do direito ao adicional noturno.

IV. Joana, empregada urbana, labora em horário misto, abrangendo período diurno e noturno, recebendo o adicional noturno por todo o período laborado.
Está correto o que consta APENAS em

46 Q451490 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Administrador, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Cada um dos seguintes itens apresenta uma situação hipotética acerca da jornada de trabalho e do trabalho noturno, seguida de uma assertiva a ser julgada. Como empregado de uma grande rede de supermercados, um trabalhador cumpria jornada de 7 horas, com 1 hora de intervalo, que se encerrava às 23 horas e 30 minutos. Nessa situação, por laborar em jornada inferior ao limite máximo previsto em lei, esse trabalhador não deve receber o adicional noturno.

47 Q451953 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Com relação às disposições para a proteção do empregado e alteração do contrato de trabalho, julgue os itens que se seguem.

A transferência do trabalhador para o período diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno.

48 Q452017 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

À luz dos princípios do direito trabalhista, julgue os itens a seguir.

O trabalhador que labora das dezoito horas de um dia às oito horas do dia seguinte, com uma hora de intervalo, terá de receber adicional noturno sobre as horas trabalhadas entre as vinte e duas e as oito horas, pois, nesse caso, há prorrogação da hora noturna, bem como de seu adicional.

49 Q451154 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos direitos trabalhistas. O vigia noturno que cumpra jornada de trabalho entre 19 h de um dia e 7 h do dia seguinte faz jus ao adicional noturno somente até às 5 h da manhã.

50 Q452484 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao trabalho noturno, julgue os itens subsequentes. Caso um empregado trabalhe das 22 h às 7 h da manhã, receberá como hora noturna, com acréscimo de 20% o trabalho realizado entre as 22 h e as 5 h da manhã e como hora normal o trabalho após 5 h até as 7 h.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.