Questões de Concursos Trabalho noturno

Resolva questões de Trabalho noturno comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q255199 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 23a REGIÃO, FCC

Com relação ao trabalho noturno:
I. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 30% pelo menos, sobre a hora diurna.

II. A hora do trabalho noturno será computada como de cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

III. Considera-se noturno o trabalho executado entre as vinte e uma horas de um dia e as quatro horas do dia seguinte.
Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q455003 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista do Ministério Público, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE, 2018

À luz da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e do entendimento dos tribunais superiores, julgue os itens a seguir, referentes a aspectos pertinentes ao contrato de trabalho. O empregado que ocasionalmente trabalhar no período das 20 h de um dia até às 8 h do dia seguinte terá direito ao recebimento do adicional noturno, inclusive com relação às três últimas horas trabalhadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q453103 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 1a, FCC

A legislação do trabalho dedica especial atenção às normas de tutela do trabalho, em especial quanto a sua duração. Nesta seara, conforme previsão legal e da jurisprudência sumulada do TST,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q251841 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 2a REGIÃO, FCC

Considere:
I. Ana Clara labora no período noturno na empresa privada S, sendo que sua empregadora, não considerando a hora noturna reduzida, paga o adicional noturno com acréscimo de 50% sobre a hora diurna.

II. Douglas é empregado rural e labora na agricultura das 21:00 de um dia às 5:00 horas do outro, recebendo o adicional noturno em razão desse labor.

III. Daniela laborava no período noturno de trabalho na empresa privada Z, tendo sido transferida para o período diurno de trabalho, o que implicou perda do direito ao adicional noturno.

IV. Joana, empregada urbana, labora em horário misto, abrangendo período diurno e noturno, recebendo o adicional noturno por todo o período laborado.
Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q453660 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Procurador, PGE AM, FCC

O horário noturno do empregado urbano é das

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q451490 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Administrador, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Cada um dos seguintes itens apresenta uma situação hipotética acerca da jornada de trabalho e do trabalho noturno, seguida de uma assertiva a ser julgada. Como empregado de uma grande rede de supermercados, um trabalhador cumpria jornada de 7 horas, com 1 hora de intervalo, que se encerrava às 23 horas e 30 minutos. Nessa situação, por laborar em jornada inferior ao limite máximo previsto em lei, esse trabalhador não deve receber o adicional noturno.
  1. ✂️
  2. ✂️

47Q451953 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Com relação às disposições para a proteção do empregado e alteração do contrato de trabalho, julgue os itens que se seguem.

A transferência do trabalhador para o período diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q452017 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

À luz dos princípios do direito trabalhista, julgue os itens a seguir.

O trabalhador que labora das dezoito horas de um dia às oito horas do dia seguinte, com uma hora de intervalo, terá de receber adicional noturno sobre as horas trabalhadas entre as vinte e duas e as oito horas, pois, nesse caso, há prorrogação da hora noturna, bem como de seu adicional.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q451154 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos direitos trabalhistas. O vigia noturno que cumpra jornada de trabalho entre 19 h de um dia e 7 h do dia seguinte faz jus ao adicional noturno somente até às 5 h da manhã.
  1. ✂️
  2. ✂️

50Q455567 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista Portuário III, Empresa Maranhense de Administração Portuária MA, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem de acordo com a legislação e a jurisprudência trabalhista. Conforme entendimento pacífico do Tribunal Superior do Trabalho, será considerado como uma hora noturna qualquer período de sessenta minutos de trabalho que for realizado pelo portuário no horário de dezenove horas de um dia a sete horas do dia seguinte.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q455330 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Advogado, CRM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Conforme entendimento majoritário do Tribunal Superior do Trabalho, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q452484 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao trabalho noturno, julgue os itens subsequentes. Caso um empregado trabalhe das 22 h às 7 h da manhã, receberá como hora noturna, com acréscimo de 20% o trabalho realizado entre as 22 h e as 5 h da manhã e como hora normal o trabalho após 5 h até as 7 h.
  1. ✂️
  2. ✂️

53Q452700 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Considere as assertivas abaixo a respeito do adicional noturno.

I. O adicional de periculosidade não deve compor a base de cálculo do adicional noturno em razão da vedação da dupla incidência de adicionais.

II. O adicional noturno integra a base de cálculo das horas extras prestadas no período noturno.

III. Cumprida integralmente a jornada no período noturno e prorrogada esta, não será devido o adicional quanto às horas prorrogadas.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q451787 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista de Recursos Humanos, CONAB, FJPF

A hora do trabalho noturno será computada como de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q452545 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Técnico de Segurança do Trabalho, CEB DF, EXATUS PR

De acordo com a CLT, artigo73, entende-se como trabalho noturno urbano o trabalho executado entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q451269 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista Organizacional, PRODEST ES, CESPE CEBRASPE

Paulo foi aprovado em concurso público e assinou contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho. No primeiro dia de trabalho, sua jornada foi até as 23 horas.

Considerando a situação hipotética acima descrita e com base na legislação trabalhista e previdenciária, julgue os itens a seguir.

Paulo não realizou trabalho considerado noturno, que, nos termos da lei, é o trabalho executado no período entre as 24 horas de um dia e as 6 horas do dia seguinte.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q454496 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Administrador, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes acerca da jornada de trabalho e do trabalho noturno.

Considere a seguinte situação hipotética.

Laborando como motorista de ônibus, José cumpria jornada das 21 horas às 5 horas do dia seguinte, com 15 minutos de intervalo, de terça-feira a domingo, folgando sempre às segundas-feiras.

Nessa situação, além de horas extras, José fará jus à percepção de adicional noturno, sobre todas as horas trabalhadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q454271 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Analista em CampT Júnior, MCT, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética a respeito de trabalhos em condições insalubres e perigosas, das regras legais que informam a duração da jornada de trabalho e do labor em período noturno, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Nélio prestava serviço como frentista em posto de gasolina, cumprindo jornada no horário de 15 h às 23 h, com 1 hora de intervalo. Nessa situação, por trabalhar 7 horas diárias, em seis dias da semana, Nélio não fará jus à percepção de adicional noturno.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q451351 | Direito do Trabalho, Trabalho noturno, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, DPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a alteração, suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho. O TST tem admitido a supressão do adicional noturno quando o empregador transfere, por mútuo consentimento, o empregado do horário noturno para o período diurno.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.