Questões de Concursos Transformações Químicas e Energia

Resolva questões de Transformações Químicas e Energia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1089321 | Química, Transformações Químicas e Energia, Químico, UFRGS, FUNDATEC, 2025

Analise as assertivas a seguir sobre processos endotérmicos e exotérmicos e suas relações com entalpia, energia de ligação e equilíbrio químico:

I. Em uma reação exotérmica, a energia total liberada na formação das novas ligações nos produtos é menor do que a energia necessária para quebrar as ligações dos reagentes.

II. A variação de entalpia (ΔH) é uma medida da energia trocada sob pressão constante; portanto, ΔH < 0 caracteriza processos exotérmicos e ΔH > 0 caracteriza processos endotérmicos.

III. Em um sistema em equilíbrio químico, um aumento de temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação endotérmica, conforme o princípio de Le Chatelier.

IV. A dissolução do cloreto de amônio (NH₄Cl) em água é um processo endotérmico, pois a energia exigida para romper as interações iônicas e as ligações de hidrogênio é maior que a energia liberada na solvatação dos íons.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1090204 | Química, Transformações Químicas e Energia, Formação em Química, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Quando as soluções contendo íons prata e íons cloreto são misturadas, ocorre a precipitação do sal, conforme descrito na equação química a seguir.

Ag+(aq) + Cl (aq) → AgCl (s) ∆H = –65 kJ

Considere que foram misturados 50 mL de uma solução de íon prata 0,1 mol/L com 100 mL de uma solução de íon cloreto 0,1 mol /L.
Quantos quilojoules de calor são liberados quando a reação entre os íons envolvidos se finaliza?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.