Questões de Concurso Transformações Químicas elementos químicos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q949086 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Grupo 4, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Seja uma carga elétrica colocada em repouso em uma determinada região. Considere as seguintes afirmações: I - Na presença unicamente de um campo elétrico, a carga se moverá na direção paralela a esse campo. II - Na presença unicamente de um campo magnético, a carga se moverá na direção perpendicular a esse campo. III - Na presença de uma diferença de potencial elétrico, a carga irá se mover necessariamente no sentido do maior para o menor potencial. Marque a única alternativa correta

12 Q939518 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

O cromato de chumbo (PbCrO4) representa um importante pigmento de coloração amarela, sendo pouco solúvel em água. Para a sua obtenção, é realizada a reação do acetato de chumbo (PbAc2, Ac = acetato) com o cromato de sódio (Na2CrO4), como representado abaixo:
Na2CrO4(aq) + PbAc2(aq) → 2 NaAc(aq) + PbCrO4(s)

A reação de obtenção do PbCrO4 é classificada como:

13 Q876436 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Agente de Serviços Operacionais, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:

O processo ......................... da química visa a combinação de um agente químico específico com a mistura inflamável (vapores liberados do combustível e comburente), a fim de tornar essa mistura não inflamável.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

14 Q679745 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Prova 02, UEMG, UEMG, 2019

Nos garimpos, o mercúrio (Hg) é usado para separar ouro das impurezas. Quando entra em contato com a água dos rios, o mercúrio causa uma séria contaminação: é absorvido pelos microorganismos, que são ingeridos pelos peixes pequenos, e estes são devorados pelos peixes grandes utilizados na alimentação humana. Com o auxílio da tabela periódica, podemos prever que um elemento com comportamento semelhante ao do mercúrio é:

15 Q944425 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Uma equipe multidisciplinar, formada por geólogos, por biólogos e por antropólogos, está revelando uma parte pouco conhecida da História do Brasil, no Rio de Janeiro. A análise dos restos de um cemitério de escravos mostra que os trabalhadores que vinham forçados para o Brasil não vieram todos de uma mesma região, mas de lugares muito diferentes dentro da África.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão por uma análise química. Eles pegaram o esmalte dos dentes para descobrir mais sobre a origem dos escravos. O esmalte é a camada externa do dente, formada quase exclusivamente por minerais, e essa composição permanece inalterada durante a vida desse dente. Por isso, ela diz muito sobre a infância de uma pessoa. Os pesquisadores escolheram o elemento químico estrôncio para fazer essa leitura. “O estrôncio é um elemento químico que tem grande afinidade com o cálcio”, explicou um dos pesquisadores. O cálcio é um mineral importante na composição dos ossos e dos dentes, logo o estrôncio também é abundante no corpo humano.
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/analise-quimica-indica-que-escravos-vieram-de-varios-pontos-da-africa.html. Adaptado.
Considere a seguinte afirmativa: “O estrôncio é um elemento químico que tem grande afinidade com o cálcio”. Essa afinidade se justifica porque

16 Q939329 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

Na mitologia grega, Nióbia era a filha de Tântalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos. Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tântalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois.

KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 (adaptado).


A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a

17 Q939517 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Os implantes dentários são suportes metálicos posicionados cirurgicamente no osso maxilar, abaixo da gengiva, para posicionar corretamente as raízes dentárias. Por se tratar de um material leve, resistente e que apresenta mínima rejeição, o titânio (Ti) foi adotado como o principal material para a realização dos implantes dentários. Considerando que o número atômico do Ti é 22, como se apresenta sua distribuição eletrônica?

18 Q899216 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Química, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

Em um laboratório foram feitas cinco experiências para a reação do brometo de t-butila (CH3)3CBr com o íon hidróxido, a 55oC. Os dados das cinco experiências foram coletados. De acordo com as experiências 1, 2 e 3, em cada uma delas a concentração de OH é a mesma e a concentração de (CH3)3CBr é variada. Quando a concentração de (CH3)3CBr é dobrada, a velocidade dobra e quando a concentração de (CH3)3CBr é triplicada, a velocidade triplica. Nas experiências 1, 4 e 5, a concentração de (CH3)3CBr é a mesma e a variação da concentração de OH não provoca nenhum efeito sobre a velocidade.

(CH3)3CBr + OH → (CH3)3COH + Br

Considerando os dados apresentados, a lei de velocidade para a reação é:

19 Q944424 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Vestibular, UEMA, UEMA, 2022

Durante aproximadamente 400 anos de colonização do continente americano, a produção de açúcar foi a principal e mais rentável atividade agroindustrial. Havia milhares de engenhos espalhados pelas colônias portuguesas, dentre as quais, o Brasil, visto com condições favoráveis para o cultivo da planta.
A cana produzida aqui era cultivada em monocultura, em grande escala, e tinha o escravismo como base das relações sociais de produção. Os escravos, primeiramente indígenas, e, posteriormente africanos, cultivavam, cortavam e levavam a cana ao engenho, onde ela era moída e o caldo era fervido, até formar uma garapa, para ser cristalizada e dar origem aos torrões de açúcar (sacarose), exportados para a Europa.
https://www.ecycle.com.br/cana-de-acucar/. Acessado em 15 de fevereiro de 2022. Adaptado.
A classificação da formação, a partir da condensação dos glicídios, dos torrões de açúcar, produzidos aqui, desde o Brasil Colônia, e a sua respectiva justificativa estão contempladas na seguinte opção:

20 Q678786 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Em relação às propriedades periódicas dos elementos e suas consequências, é correto afirmar que
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.