Questões de Concursos: Transformadores de potencial

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Transformadores de potencial. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q785984 | Engenharia Elétrica, Transformadores de potencial, Técnico Judicário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca de transformador de corrente (TC) e transformador de potencial (TP), julgue os itens a seguir.

Se, nos dados de placa de um TP, consta que o mesmo apresenta classe de exatidão 0,3, então, é correto afirmar que esse TP deve ter sido projetado para serviços de proteção.

22 Q789642 | Engenharia Elétrica, Transformadores de potencial, Especialista em Gestão de Telecomunicações, TELEBRAS, CESPE CEBRASPE

Em subestações há para-raios, transformadores de potencial (TPs) e transformadores de corrente (TCs), entre outros equipamentos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Em sistemas com tensão nominal maior ou igual a 138 kV, são preferíveis TPs do tipo capacitivo aos do tipo indutivo.

23 Q787351 | Engenharia Elétrica, Transformadores de potencial, Engenheiro, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Com relação aos transformadores de potencial (TPs) dimensionados para alimentar um medidor de kWh e um medidor de kVArh, julgue os itens a seguir.

Nesse tipo de aplicação, os TPs têm que ser ligados somente entre uma fase e outra. A conexão entre uma fase e o neutro, embora utilizada para alimentar relés de proteção em serviços de medição, provoca erros que ficam acima do especificado em norma.

24 Q789918 | Engenharia Elétrica, Transformadores de potencial, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Com relação aos transformadores de potencial (TPs) e aos transformadores de corrente (TCs), julgue os itens a seguir.

Caso determinado TP tenha potência térmica igual a 1.000 VA, então a máxima potência aparente que esse TP pode fornecer sem exceder seu limite de elevação de temperatura especificado em função de sua isolação será igual a 250 VA — 25% da potência térmica.

25 Q784249 | Engenharia Elétrica, Transformadores de potencial, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em uma indústria de confecções, foi solicitado um teste em um transformador para determinar as perdas no núcleo. O transformador possui 600 espiras no enrolamento primário e, operando em vazio, foi submetido a uma tensão nesse enrolamento de 200 V. Com um wattímetro, verificou-se que a potência consumida foi de 100 W, com uma corrente circulando no enrolamento igual a 2 A. Os dados do fabricante indicam que a resistência do enrolamento primário é igual a 0,5 ?. A potência de perdas no núcleo do transformador, em watts, e o fator de potência do transformador a vazio são iguais, respectivamente, a

26 Q789446 | Engenharia Elétrica, Transformadores de potencial, Analista Judiciário, TRT 8a, FCC

No transformador, o uso de núcleo laminado com isolação elétrica entre as chapas tem como objetivo

29 Q785323 | Engenharia Elétrica, Transformadores de potencial, Técnico de Operação e Controle, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

Um transformador de potência é utilizado para alimentar um circuito radial, ao qual estão conectadas algumas cargas. A respeito da operação desse equipamento, julgue o item abaixo.

O transformador de potência projetado para atender um circuito radial pode ser substituído por um transformador de corrente e por um transformador de potencial, adequadamente ligados, porque as cargas em circuitos radiais, em geral, são de baixas potências.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.