Questões de Concursos Transtornos Relacionados a Substâncias

Resolva questões de Transtornos Relacionados a Substâncias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11Q888188 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Classe C, UFS, AOCP, 2024

Dentre as drogas lícitas, o álcool ganha destaque, pois seu uso e abuso são amplamente disseminados. Estudos indicam que o álcool induz tolerância e síndrome de abstinência. A respeito disso, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Tolerância está relacionada à necessidade de consumir quantidades progressivamente maiores da substância para produzir o mesmo efeito desejado ou intoxicação.
II. A síndrome de abstinência gera sintomas como arrepio, câimbra e náuseas e decorre do aumento do consumo da substância.
III. Tolerância está relacionada a se embriagar com doses únicas e rapidamente, tendo efeitos colaterais de náuseas, vômitos, diarreia, perda de memória.
IV. Síndrome da abstinência é causada quando o uso do álcool é reduzido paulatinamente, gerando sintomas agradáveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q907240 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

O transtorno mental caracterizado pelo descontrole no uso de substâncias psicoativas, gerando alterações no comportamento e acionando o sistema de recompensas cerebral, recebe o nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q902591 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Médico Clínico Geral, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Homem, 25 anos, solteiro, universitário e morando com os pais. Segundo informações de familiares (mãe e irmão), recentemente passou por situações estressantes (término de um namoro de seis anos e a perda do emprego) e tem o hábito de fumar maconha diariamente. O paciente vem apresentando sintomas como delírios, alucinações, pensamento e fala desorganizados, bem como comportamento motor estranho e inadequado (incluindo catatonia). A partir dessas informações, a hipótese diagnóstica desse paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q972327 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

As drogas são substâncias capazes de produzir alterações nas sensações

I. físicas.

II. psíquicas.

III. emocionais.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q972460 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE

Com relação à psicoterapia em intervenções na Dependência Química, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Dentro das psicoterapias, nos deparamos com várias propostas interventivas com diferentes referenciais teóricos e modalidades: a cognitivo-comportamental, a prevenção de recaída, a terapia motivacional, a psicodinâmica, a terapia individual, a de grupo e a de família. Esta última vem ganhando força na área do tratamento de dependentes de drogas no Brasil.

( ) As intervenções breves também chamam atenção para a importância de detectar precocemente o problema na rede básica de atenção à saúde, pois, muitas vezes, a pessoa está em fase intermediária do problema e dificilmente buscará tratamento em um serviço especializado para drogas. Vários resultados com intervenções breves apontam que estas não são menos efetivas do que as intervenções mais longas, principalmente se a pessoa ainda não desenvolveu a dependência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q901746 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Transtornos Mentais Orgânicos e Decorrentes do Uso de Substâncias Psicoativas Um paciente de 45 anos, residente em Queimadas, PB, é admitido no hospital com confusão mental, alucinações visuais e tremores. O histórico médico revela consumo excessivo de álcool por mais de 20 anos. Após a avaliação clínica, o diagnóstico inicial de delirium tremens é considerado. Quais abordagens diagnósticas e terapêuticas são mais adequadas para este paciente?


1. Realização de exames laboratoriais para avaliar disfunções hepáticas e eletrólitos.

2. A administração imediata de benzodiazepínicos deve ser analisada com cautela, pois em geral não apresenta bons resultados.

3. Monitoramento contínuo em uma unidade de terapia intensiva (UTI) para prevenção de complicações graves.

4. Implementação de medidas de suporte nutricional, incluindo tiamina para prevenir a síndrome de Wernicke-Korsakoff.

5. Início de um programa de reabilitação alcoólica assim que o paciente se estabiliza clinicamente.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q972329 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Com relação ao abuso de substâncias químicas lícitas e ilícitas, analise as assertivas abaixo.

I. As bebidas alcoólicas e o cigarro são dois exemplos de drogas ilícitas no Brasil, isto é, a venda desses produtos não é permitida por lei para menores de 18 (dezoito) anos.

II. As drogas ativam ou desativam certos neurotransmissores do sistema nervoso central e podem atuar de três formas: como depressoras, estimulantes ou perturbadoras.

III. Os efeitos fisiológicos das drogas estão associados ao metabolismo específico de cada uma, mas está comprovado que o constante uso de todas elas leva a várias doenças, além de causar a dependência já mencionada.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q969127 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicólogo, TJPE, IBFC, 2017

GRECO FILHO (2009) afirma, com relação ao uso de drogas: “Nasce a toxicomania de um conflito psicológico não resolvido de inadaptação social que podemos enquadrar entre uma das causas básicas já referidas. Este conflito, chamado de primário, se resolvido, representa a superação e a permanência na normalidade. O conflito primário não resolvido, sobre o qual incidem circunstâncias desencadeantes, gera neurose com manifestações de autogratificação ou autopunição.” (p. 35). Analise, de acordo com o autor, as afirmações abaixo:

I. O combate ao uso indevido de drogas necessariamente não pode limitar-se à eliminação de um fator etiológico.

II. Dentre as saídas autopunitivas, isoladas ou concomitantes, encontra-se a prática de delitos para o desafogo da neurose.

III. Podemos classificar as medidas de combate à narcomania em medidas preventivas, terapêuticas e repressivas.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q972458 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE

Com relação à abordagem do paciente usuário de drogas, caracteriza-se como componente social de vulnerabilidade, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1010217 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicólogo Clínico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à psicopatologia, julgue o item a seguir.

Insônia, agitação psicomotora e náusea ou vômito são sintomas que podem estar presentes tanto na abstinência de opioides como na abstinência de sedativos, hipnóticos ou ansiolíticos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.