Questões de Concursos Transtornos Relacionados a Substâncias

Resolva questões de Transtornos Relacionados a Substâncias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21Q1010217 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicólogo Clínico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à psicopatologia, julgue o item a seguir.

Insônia, agitação psicomotora e náusea ou vômito são sintomas que podem estar presentes tanto na abstinência de opioides como na abstinência de sedativos, hipnóticos ou ansiolíticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q972459 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE

Sobre dependência química, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Hoje, dentro de uma visão pós-moderna da evolução do conceito de dependência, há a questão do consumo e de problemas que podem ir tanto de nenhum até o pesado, entendendo isso como um continuum e não mais como uma visão unitária da questão.

( ) As intervenções clínicas incluem tratamentos comunitários, internações, fármacos e psicoterapias. Dentro das propostas psicoterapêuticas existem diferentes modalidades de intervenção: individual, grupal e familiar.

( ) Atualmente, é reconhecida a importância da inclusão da família no tratamento para dependentes, porém a cultura de tratamento enfatiza mais a família do que o usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q989025 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicólogo, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

João, de 65 anos, foi encontrado perambulando pelas ruas da cidade, estava agitado, gritando e gesticulando, apresentava ferimentos e estava com a roupa suja e rasgada, testemunhas afirmaram que João fora atropelado. Foi levado ao Pronto Atendimento de um Hospital Geral e, após medicado e hidratado, passou por acolhimento no plantão psicológico. João referiu fazer uso diário de álcool, não sabia dizer há quantos dias estava na rua, mas indicou o nome da esposa e dos filhos, conseguiu informar seu endereço. Pode-se hipotetizar que o quadro apresentado por João é compatível com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q972215 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

De acordo com Formigoni, a dependência de drogas de abuso é considerada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1024871 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Adenor, 54 anos, procura o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas), pois deseja parar de fumar, sendo prescrita para ele bupropiona.

Uma contraindicação a essa prescrição é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q972206 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

De acordo com Formigoni, em relação ao fenômeno da tolerância ao efeito da droga de abuso, assinalar a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q964535 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Psicologia do Trabalho, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Eduardo Kalina e colaboradores afirmam, na obra Drogadição Hoje ? indivíduo, família e sociedade, que, independentemente de padecer de uma psicose processual ou de um quadro de psicose tóxica, todo drogadito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1016320 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Especialidade Psicologia, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à psicopatologia e às técnicas psicoterápicas, julgue o item que se segue.

Fala arrastada, marcha instável e prejuízo na memória são sinais que podem estar presentes na intoxicação por ansiolíticos ou hipnóticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q1033574 | Psiquiatria, Transtornos Relacionados a Substâncias, Psiquiatria da Infância e Adolescência, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 60 anos sem história de doença psiquiátrica prévia ou de alterações cognitivas, encontra-se na emergência em coma por intoxicação alcoólica aguda.
A melhor conduta inicial é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1001116 | Psicologia, Transtornos relacionados a substâncias, Grupo Psicologia, EBSERH, FGV, 2025

Marcelo é médico intensivista em um grande hospital público e trabalha, sob grande pressão, com pacientes críticos. Em uma ocasião, padecendo de dores de cabeça e estressado, com um longo plantão pela frente, Marcelo se prescreveu um opioide que lhe trouxe imediato alívio e sensação de grande bem-estar.
Marcelo passou a fazer uso eventual, mas foi paulatinamente intensificando o uso, a ponto de forjar receitas na tentativa de despistar o controle da farmácia do hospital para obter mais comprimidos da substância.
Sobre a situação que Marcelo atravessa, é correto apontar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.