Início

Questões de Concursos Transtornos de Ansiedade

Resolva questões de Transtornos de Ansiedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


22Q1047054 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre o transtorno de pânico, preencha as lacunas abaixo.
O transtorno de pânico é caracterizado por ataques de pânico recorrentes e inesperados, seguidos por pelo menos um mês de preocupação persistente sobre ter outro ataque, ____________acerca das possíveis consequências dos ataques ou uma mudança comportamental significativa relacionada aos ataques. Os ataques de pânico são surtos abruptos de medo ou desconforto intenso que atingem um pico em poucos minutos, acompanhados por sintomas físicos e/ou cognitivos. Embora os ataques de pânico possam ser desencadeados por situações específicas, no transtorno de pânico, eles também ocorrem de forma ____________."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1028179 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Maria, 33 anos, apresenta preocupação excessiva com a possibilidade de ter uma doença grave há aproximadamente nove meses. Apesar de não apresentar sintomas físicos relevantes, ela vive convencida de que pode estar desenvolvendo uma doença grave. Ela relata aferir frequentemente seus sinais vitais, além de realizar buscas intensas por informações médicas em fontes on-line, convencida de que pode ter, por exemplo, câncer ou um distúrbio cardíaco. Maria já consultou diversos médicos e submeteu-se a inúmeros exames laboratoriais e de imagem, todos com resultados normais, mas persiste em buscar novas opiniões médicas para obter garantias de que não tem nenhum problema de saúde significativo. A intensa preocupação com a possibilidade de ter uma doença grave tornou-se o foco central da sua vida, prejudicando suas relações sociais e o desempenho no trabalho. Embora ela reconheça, em certos momentos, que suas preocupações possam ser exageradas, essa percepção não é suficiente para diminuir seu sofrimento. Nesse caso, o melhor diagnóstico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q990088 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Um menino de 10 anos é levado pela mãe ao consultório psiquiátrico devido a preocupações persistentes sobre doenças graves, como câncer ou ataques cardíacos, apesar de não apresentar sintomas físicos. Ele relata sentir-se constantemente ansioso e preocupado com sua saúde e a de seus familiares, o que interfere em suas atividades diárias e no desempenho escolar. Durante a entrevista, a mãe menciona que o menino também tem dificuldade em se separar dela, evitando situações em que estejam separados por períodos prolongados. Com esses sintomas, o psiquiatra identificou que a criança sofre de Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS).
Qual dos seguintes fatores NÃO tem sido associado ao desenvolvimento do TAS em crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q901749 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Psicoterapias: Individual, Grupal e Familiar Uma adolescente de 16 anos, residente em Queimadas, PB, foi recentemente diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada. A mãe expressa preocupação com o impacto do transtorno no desempenho escolar e nas interações sociais da filha. Quais abordagens psicoterapêuticas são indicadas para este caso, considerando a importância da intervenção familiar?

1. Terapia cognitivo-comportamental (TCC) individual, focada em reestruturação cognitiva e técnicas de relaxamento.

2. Terapia familiar para abordar padrões de comunicação e suporte emocional no ambiente doméstico.

3. Terapia de grupo com outros adolescentes que enfrentam problemas semelhantes, para desenvolvimento de habilidades sociais.

4. Psicoeducação para a família sobre a natureza do transtorno de ansiedade e estratégias de manejo.

5. Implementação de intervenções baseadas em mindfulness para reduzir os sintomas de ansiedade em geral não trazem benefícios relevantes.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1047052 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Sobre a fobia específica, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as para as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A exposição ao estímulo fóbico quase sempre provoca uma resposta de ansiedade imediata.
( ) É caracterizada por medo excessivo e irracional de um objeto ou situação específica.
( ) O medo é desproporcional ao perigo real apresentado pelo estímulo fóbico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1003737 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médicoa Psiquiatra Ambulatorial, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Eliana é uma adolescente cisgênera preta de 16 anos, com parceria fixa. Vem à consulta porque não aguenta mais se sentir tão no limite o tempo todo. Sente inquietação, dificuldade para começar a dormir, preocupação com o futuro e pensamentos catastróficos recorrentes, sempre tem medo de que o pior desfecho possível de uma situação irá ocorrer. Os sintomas já estão presentes há 1 ano, quase todos os dias. Nega comorbidades, uso de substâncias ou medicações de uso contínuo. Chegou a iniciar tratamento com Fluoxetina no passado, mas logo desenvolveu manchas vermelhas no corpo e parou por orientação de sua amiga enfermeira. Buscou novamente o psiquiatra, que lhe receitou então a Sertralina - dessa vez, sentiu que os medos e preocupações se intensificaram logo na primeira semana de uso, e decidiu parar por conta própria. Eliana, então, pede a você que arrume alguma solução para essa situação "de uma vez por todas".

Baseado na melhor evidência científica disponível, qual dos seguintes tratamentos propostos seria mais bem indicado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1084446 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Psiquiatria, SAP SP, VUNESP

Texto associado.
Utilize o quadro clínico a seguir para responder às questões de números 31 e 32.
Uma moça de 18 anos relata que há dois meses tem procurado o pronto-socorro (PS) várias vezes na semana por apresentar taquicardia, falta de ar, tremores, sudorese e tem a sensação que vai morrer. No PS já fez vários exames, inclusive eletrocardiograma e nada alterado foi encontrado. Tem ficado preocupada com a possibilidade de se sentir dessa forma e está evitando sair de casa. Além disso, relata ter muito medo de ficar em locais muito cheios, e acha que nesses locais pode ter um mal estar e não ter a quem pedir ajuda. Há um mês não entra em um shopping ou supermercado.
A hipótese diagnóstica para esse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1077685 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Psiquiatria, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Os agentes antipsicóticos, também chamados de neurolépticos, são a principal classe de tratamento para a Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos. Entretanto, tais agentes têm sido cada vez mais utilizados como adjuvantes no tratamento da depressão e da ansiedade.
Sobre os agentes antipsicóticos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1077686 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Psiquiatria, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Com base na farmacologia dos agentes antipsicóticos podemos compreender a relação entre as propriedades de ligação de cada fármaco e as suas ações clínicas.
Assinale a opção que estabelece esta relação corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1084314 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médico psiquiatra, SAP SP, VUNESP

Utilize o quadro clínico apresentado, para responder à questão.

Mulher de 32 anos considera que sempre foi uma pessoa ansiosa. Porém, há dois anos nota que sua preocupação é excessiva com relação à saúde dos filhos, ao seu desempenho no trabalho e ao futuro de sua família. Quando fica mais nervosa, chega a ter alguns sintomas físicos, tais como tensão muscular, palpitação, sudorese nas mãos e dificuldade de concentração. Nos últimos meses, seu sono tem sido entrecortado e pouco restaurador.

Trata-se de um caso de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1084028 | Psiquiatria, Transtornos de Ansiedade, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Os quadros ansiosos representam os transtornos mentais mais comuns na atualidade. O jornal O Estado de S. Paulo publicou, no dia 05 de junho de 2019, uma matéria na qual cita um dado alarmante da Organização Mundial de Saúde (OMS): o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo; um total de 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com um transtorno de ansiedade.

Sobre os quadros de ansiedade, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.