Questões de Concurso Transtornos de Personalidade

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q908984 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

O paciente X foi encaminhado para atendimento no CAPS com prévio diagnóstico de Transtorno de Personalidade Paranoide (TPP). Este transtorno é caracterizado e diagnosticado quando se fazem presentes, pelo menos, 4 (quatro) sintomas/características cumulativamente.

Um(a) destes(as), e que se mostra com destaque, é:

12 Q960743 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Sobre transtornos de personalidade, assinale a afirmativa INCORRETA.

13 Q969125 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Psicólogo, TJPE, IBFC, 2017

A Psicopatologia refere-se ao estudo tanto dos estados mentais, quanto à manifestação de comportamentos que podem indicar um estado “anormal”. Levando-se em consideração os transtornos apresentados no DSM – 5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), relacione os Tipos de transtornos aos Critérios diagnósticos correspondentes, e assinale a alternativa que apresenta corretamente essa relação.

Tipos de transtornos:

(I) Transtorno da Personalidade Paranoide.

(II) Transtorno da Personalidade Dependente.

(III)Transtorno da Personalidade Esquizóide.

(IV)Transtorno da Personalidade Histriônica.

Critérios diagnósticos:

(A) Desconforto em situações em que não é o centro das atenções.

(B) Tem dificuldades em tomar decisões cotidianas sem uma quantidade excessiva de conselhos e reasseguramento de outros.

(C) Não deseja nem desfruta de relações íntimas, inclusive ser parte de uma família. Quase sempre opta por atividades solitárias.

(D) Suspeita, sem embasamento suficiente, de estar sendo explorado, maltratado ou enganado por outros.

Assinale a alternativa correta

14 Q960737 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Alguns padrões de comportamento disfuncional prejudicam a atuação social sem depressão ou delírios. Entre eles estão os transtornos de personalidade, que geram comportamentos perturbadores, inflexíveis e duradouros que prejudicam socialmente o indivíduo. Um grupo desses transtornos expressa ansiedade como sensível temor à rejeição, que predispõe o introvertido ao transtorno de personalidade esquiva. Um segundo grupo exprime comportamentos excêntricos, como o distanciamento emocional típico do transtorno de personalidade esquizoide. Um terceiro grupo exibe comportamentos dramáticos ou impulsivos, como o chamativo transtorno de personalidade histriônica e o autofocado e autoinflado transtorno de personalidade narcisista. No entanto, as categorias de transtornos de personalidade não são nitidamente distinguíveis e provavelmente serão revistas no próximo DSM.” (Clark, 2007; Widiger e Trull, 2007.) Mesmo que demasiadamente interligados através das características deveras semelhantes, a respeito de transtorno de personalidade analise as afirmativas a seguir. I. O transtorno de personalidade mais problemático e intensamente pesquisado é o transtorno de personalidade antissocial. A pessoa (antes chamada de sociopata ou psicopata) é tipicamente um homem cuja falta de consciência se torna evidente antes dos 15 anos de idade, quando ele começa a mentir, a roubar, a brigar ou a demonstrar um comportamento sexual irrefreável. Cerca da metade dessas crianças torna-se um adulto antissocial – incapaz de manter o emprego, irresponsável como cônjuge e como pai, e agressivo, senão criminoso. II. Alguns estudos detectaram os sinais precoces de comportamento antissocial em crianças ainda dos 3 aos 6 anos de idade (Caspi et al. 1996; Tremblay et al. 1994). Meninos que mais tarde se tornaram adolescentes agressivos ou antissociais tendiam, enquanto crianças, a ter sido impulsivos, desinibidos, indiferentes a recompensas sociais e pouco ansiosos. III. O meio e a genética interferem no resultado do sujeito com transtorno de personalidade. A falta de medo, se canalizada em direções produtivas, pode levar ao heroísmo corajoso, a uma vocação para a aventura ou a um desempenho atlético estelar; todavia, carecendo de senso de responsabilidade social, a mesma disposição pode produzir um frio manipulador ou assassino (Lykken, 1995). Estão corretas as afirmativas

15 Q960754 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Um cientista, 39 anos, foi encaminhado para tratamento, após seu retorno de excursão a trabalho na Antártica onde havia parado de cooperar com os outros, havia se isolado em seu quarto e começado a beber sozinho. Órfão aos 4 anos, foi criado por uma tia até os 9 anos e, na sequência, recebeu cuidados de uma governanta indiferente. Na universidade destacou-se em física; o xadrez era o único meio pelo qual mantinha contato com os colegas. Em toda sua vida subsequente, não teve amigos próximos e preferia atividades solitárias. Até antes de partir para a Antártica, havia se saído muito bem em suas pesquisas em física. Agora, alguns meses após seu regresso, estava consumindo pelo menos uma garrafa de bebida de alto teor alcoólico por dia e seu trabalho estava deteriorando. Agia de modo independente e distante e era difícil atuar de forma eficaz. Não conseguia explicar a irritação de seus colegas em razão de seu distanciamento na Antártica e parecia indiferente à opinião dos outros. Não aparentava precisar de nenhuma relação interpessoal, embora se queixasse de tédio e em um momento da entrevista ficou triste, expressou vontade de visitar seu tio na Alemanha, o único parente vivo.” De acordo com o caso clínico, assinale o diagnóstico correto.

16 Q1010117 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos transtornos de personalidade e ao transtorno de conduta antissocial, julgue o item que se segue.

Os transtornos de personalidade são diagnosticados com base em alterações episódicas de comportamento, limitadas a períodos de crise emocional intensa.

17 Q1010119 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos transtornos de personalidade e ao transtorno de conduta antissocial, julgue o item que se segue.

A aplicação da escala PCL-R (psychopathy checklist revised) é condição essencial para o diagnóstico formal de transtorno de conduta antissocial.

18 Q1010116 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos transtornos de personalidade e ao transtorno de conduta antissocial, julgue o item que se segue.

Indivíduos com transtorno de conduta antissocial podem reincidir em atos ilícitos, estando a reincidência muitas vezes associada a dificuldades em processos de controle de impulsos e a uma baixa resposta a intervenções punitivas ou reabilitativas.

19 Q1010118 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Médico Psiquiatra, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação aos transtornos de personalidade e ao transtorno de conduta antissocial, julgue o item que se segue.

As relações interpessoais de indivíduos com transtorno de personalidade narcisista são comumente estáveis e harmoniosas, dada a sua autoconfiança, que torna prescindível a aprovação externa.

20 Q1000489 | Psicologia, Transtornos de Personalidade, Especialidade Psicologia, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Assinale a alternativa correta sobre os critérios diagnósticos do transtorno de personalidade paranoide, de acordo com o DSM-5.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.