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Questões de Concursos Treinamento e Desenvolvimento

Resolva questões de Treinamento e Desenvolvimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q101153 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial
e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em
mais investimentos em formação e capacitação de pessoal.
Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e
aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

A avaliação de desempenho do trabalhador no cargo, após o treinamento, tem por objetivo avaliar o grau de satisfação inicial do treinando com o treinamento e com as condições do treinamento.

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112Q316780 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento

Com referência ao levantamento de necessidade de treinamento, analise as afirmativas a seguir.

I. Necessidades de treinamento são as carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz.

II. A análise organizacional é realizada a partir do diagnóstico de toda a organização, para verificar os aspectos da missão, da visão e dos objetivos estratégicos que o treinamento deve atender.

III. A análise dos recursos humanos é um diagnóstico a partir do perfil das pessoas, para determinar quais os comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências necessários para que as pessoas possam contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

IV. A análise da estrutura de cargos, que é realizada a partir do exame dos requisitos e especificações dos cargos, visa a determinar quais são as habilidades, destrezas e competências que as pessoas deverão desenvolver para desempenhar adequadamente os cargos.

V. A análise do treinamento, realizada a partir dos objetivos e metas que deverão ser utilizados como critérios para avaliação da eficiência e eficácia do programa de treinamento.

Estão corretas as afirmativas

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113Q99220 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os conceitos e as dimensões da educação corporativa
e a distância, julgue os itens que se seguem.

Uma das diferenças entre o setor de treinamento e desenvolvimento e a educação corporativa é o foco da aprendizagem: o primeiro enfatiza o aprimoramento de habilidades técnicas e funcionais e o segundo prima pela cultura organizacional.

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114Q318248 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Por treinamento entende-se o processo pelo qual são ensinados habilidades e conhecimentos relacionados com o trabalho. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.

O treinamento pode assumir algumas configurações básicas nas organizações, tendo em vista a participação da assessoria e de órgãos de linha. Para que haja responsabilidade de linha e função do staff, a situação mais desejável é o modelo centralizado, em que o levantamento de necessidades, a programação e a avaliação de resultados ficariam com a assessoria, e a execução, com a linha.

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115Q103114 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Psicologia, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas
organizações.

As necessidades de treinamento representam lacunas de habilidades requeridas para o desempenho no trabalho, independentemente das condições organizacionais e do nível de motivação das pessoas.
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116Q100956 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No processo de capacitação de servidores de uma organização, os conteúdos programáticos, o número de servidores capacitados, bem como as notas obtidas pelos servidores na avaliação são dados utilizados pelo analista administrativo para, com base nas normas de avaliação e treinamento e no regulamento interno sobre capacitação da empresa, emitir o certificado e o histórico dos servidores egressos. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos à gestão de processos.

Histórico dos egressos constitui exemplo de entrada.

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118Q253072 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico Judiciário Área Administrativa, TSE, CONSULPLAN

Texto associado.

A dificuldade em encontrar pessoal qualificado pode
servir de estímulo para profissionalizar a gestão de pessoas
(...). Desde 2010, a formação de pessoal qualificado tornou-se
a principal preocupação de um empresário dono de uma rede
de hotéis. Até 2014, esse empresário deve investir pouco mais
de 1 milhão de reais para treinar o pessoal necessário para
manter seus planos de expansão. O dinheiro será usado num
programa de treinamento interno de funcionários que
ocupam cargos como de governantas e chefes de recepção.
Selecionei quem tem mais potencial para liderar equipes, diz
o empresário. Esses funcionários terão aulas de finanças e
marketing, entre outras disciplinas. Esse empresário está
recorrendo às próprias fileiras devido à dificuldade em
encontrar gente preparada (...). Em alguns casos levei três
meses para encontrar o profissional que eu procurava (...).
Não posso correr o risco de parar de crescer por falta de
gente, disse ele.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado
)

 

O treinamento possibilita mudanças no comportamento dos funcionários. Em relação ao texto, o treinamento propiciará qual mudança no comportamento dos funcionários da rede de hotéis?

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119Q318388 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento

O comprometimento dos gestores com a área de treinamento é imprescindível, declara José Carlos Ramalho, diretor de RH da empresa Foco S/A. Anualmente, solicito aos gerentes que as necessidades de treinamento sejam a partir de indicadores a priori. Como exemplos de indicadores a priori, ele destaca
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120Q247227 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico Científico Administração, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As exigências feitas pelas organizações estão aumentando e os
candidatos devem estar dentro das qualificações exigidas por elas para
evitar maiores problemas, como, por exemplo, uma rápida demissão.
O papel do administrador de recursos humanos no processo de
recrutamento e seleção é importante para a empresa, para que os
mecanismos adequados sejam utilizados e provejam os melhores
resultados com impacto positivo na organização. Acerca dos processos
de recrutamento, seleção e movimentação de pessoal, julgue os itens
seguintes.

A rotação de pessoal é diagnosticada pelo cálculo do percentual resultante das admissões e dos desligamentos em relação ao número médio de empregados de uma organização, em determinado período de tempo. A implantação do plano de cargos e salários e de uma política de benefícios pode contribuir valiosamente para a redução da rotatividade.

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121Q241396 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.

A técnica de instrução programada é a mais adequada à capacitação profissional com ênfase no relacionamento instrutor-instruendo, ou professor-aluno.

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122Q217692 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a treinamento e
desenvolvimento.

Durante a escolha dos participantes de treinamento, devem ser consideradas duas condições, a prontidão e a motivação, uma vez que estas afetam o sucesso dos eventos de treinamento.

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123Q245866 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico de Administração, Petrobras, CESGRANRIO

Foi solicitado ao técnico administrativo que realize as ações relativas à aprendizagem autodirigida de um funcionário recém-contratado. Caberá ao técnico

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124Q102812 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Recursos Humanos, CVM, ESAF

A etapa do diagnóstico das necessidades e dos problemas de treinamento é chamada de Levantamento das Necessidades de Treinamento e podem ocorrer em três diferentes níveis de análise a saber:

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125Q217834 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a treinamento e
desenvolvimento.

A análise da pessoa nos programas de treinamento consiste em determinar os indivíduos que necessitam do desenvolvimento de competências.

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126Q99565 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Treinamento pode ser definido como qualquer procedimento, de iniciativa organizacional, com o objetivo principal de ampliar a aprendizagem dos membros da organização. Considerando a importância do treinamento para o sucesso organizacional, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de impacto de treinamento implica a mensuração da aquisição de conteúdos ministrados em ações de aprendizagem no trabalho.

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127Q149570 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCC

Em termos de treinamento e desenvolvimento, é natural que os gestores de pessoas se utilizem do crescimento exponencial da tecnologia da informação e de novas tecnologias que estão surgindo no mundo dos negócios. Entre elas encontramos a prática do Workshop que é uma reunião de pessoas que possuem objetivos

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128Q317108 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Administrador, Petrobras, CESPE CEBRASPE

No que se refere às organizações de aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

É correto afirmar que o aprendizado nas organizações tende a ser mais efetivo quando realizado em grupos, especialmente quando estes surgem por consenso, e nas situações em que exista atração entre as pessoas do grupo.

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129Q246934 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico Científico Administração, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As organizações, cada vez mais, acreditam e apostam no potencial
e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que colabora para
que haja investimento no desenvolvimento dos profissionais e
constantemente recursos são viabilizados para que eles possam
manter-se capacitados. Com relação a treinamento,
desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações,
julguem os itens que se seguem.

A avaliação de treinamento no nível de reação envolve comprovar a mudança de comportamento das pessoas treinadas no local de trabalho, como, por exemplo, se estão colocando em prática um novo método de trabalho abordado durante o treinamento.

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130Q151232 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Trata-se de técnica de treinamento que é empregada em círculos de controle de qualidade (CCQ). O coordenador do grupo apresenta um determinado problema e o objetivo é fazer com que o grupo participe e que isso leve a uma coesão grupal para solução. A motivação do grupo é a própria participação para a solução de casos. Esta técnica de treinamento é denominada

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