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Questões de Concursos Treinamento e Desenvolvimento

Resolva questões de Treinamento e Desenvolvimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


171Q317247 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário, TRE BA, FCC

O processo de Treinamento inicia-se quando

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172Q837982 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ́ “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.

O treinamento e o desenvolvimento são ações voltadas para o crescimento profissional do funcionário e precisam estar alinhados ao trabalho desempenhado na organização.

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173Q260034 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico Judiciário Área Administrativa, TSE, CONSULPLAN

Texto associado.

A dificuldade em encontrar pessoal qualificado pode
servir de estímulo para profissionalizar a gestão de pessoas
(...). Desde 2010, a formação de pessoal qualificado tornou-se
a principal preocupação de um empresário dono de uma rede
de hotéis. Até 2014, esse empresário deve investir pouco mais
de 1 milhão de reais para treinar o pessoal necessário para
manter seus planos de expansão. O dinheiro será usado num
programa de treinamento interno de funcionários que
ocupam cargos como de governantas e chefes de recepção.
Selecionei quem tem mais potencial para liderar equipes, diz
o empresário. Esses funcionários terão aulas de finanças e
marketing, entre outras disciplinas. Esse empresário está
recorrendo às próprias fileiras devido à dificuldade em
encontrar gente preparada (...). Em alguns casos levei três
meses para encontrar o profissional que eu procurava (...).
Não posso correr o risco de parar de crescer por falta de
gente, disse ele.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado
)

 

De acordo com o texto, constitui-se em uma competência básica, para que o funcionário seja selecionado para participar do treinamento interno o

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174Q317512 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Analista de Recursos Humanos, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

A administração de recursos humanos se torna cada dia mais relevante para o bom desempenho de uma organização. Com relação a alguns aspectos dessa administração, julgue os itens subseqüentes.

Uma das vantagens do treinamento no local de trabalho é a de ter um custo mais baixo e uma de suas desvantagens é que, algumas vezes, exige que o local de trabalho seja desorganizado para a realização das atividades de treinamento.

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175Q193694 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Agente Administrativo, MEC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, que tratam de administração de
material, administração de recursos humanos e administração
financeira.

A redução do número de funcionários de um setor da organização ou o número excessivo de queixas não podem ser considerados indicadores de necessidade de treinamento do pessoal desse setor.

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176Q865590 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Auxiliar Legislativo, Câmara de Venâncio Aires RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Chiavenato (2020), a avaliação dos resultados do treinamento pode ser feita em três níveis: avaliação no nível organizacional, avaliação no nível de recursos humanos e avaliação no nível das tarefas e operações. Nesse sentido, são resultados que o treinamento deve proporcionar no nível das tarefas e operações:
I. Melhoria da qualidade dos produtos e serviços. II. Melhor atendimento ao cliente. III. Redução do índice de acidentes. IV. Redução do absenteísmo.
Quais estão corretos? 
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177Q918030 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Subsede, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Carla, assistente organizacional em um Conselho Regional, está contribuindo na organização de um programa de capacitação voltado à disseminação e ao registro do conhecimento entre os colaboradores. O objetivo é garantir que as práticas internas estejam alinhadas aos padrões determinados pelo Conselho. Durante a fase de planejamento, ela identificou que alguns colaboradores têm dificuldades em compartilhar conhecimentos técnicos específicos, enquanto outros não estão familiarizados com as ferramentas de registro de informações. Qual das seguintes ações é considerada a mais indicada para garantir a efetividade do programa de capacitação e a disseminação do conhecimento?
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178Q884228 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Assistente de Recursos Humanos, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Sobre a execução e a avaliação das atividades de treinamento, é CORRETO afirmar que
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179Q917984 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Assistente de Contas a Receber, CRP 3ª Região BA, Consulplan, 2025

Em uma organização pública, observou-se que os funcionários estavam confusos com as atribuições de seus cargos. Como resposta, o gestor de pessoas decidiu realizar um estudo detalhado sobre o trabalho, buscando identificar e listar as competências essenciais exigidas para cada cargo e determinar as necessidades de treinamento dos colaboradores. Esse processo envolveu a análise minuciosa das atividades realizadas e os requisitos específicos para o bom desempenho de cada função. Com base no caso hipotético apresentado, a análise desenvolvida pelo gestor de pessoas é a de:
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180Q964550 | Psicologia, Treinamento e Desenvolvimento, Psicologia do Trabalho, TRF 4ª REGIÃO, FCC

No nível organizacional, o treinamento é um dos meios de aumentar a eficácia organizacional. Nesse nível, ele deve proporcionar resultados como:
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181Q972576 | Psicologia, Treinamento e Desenvolvimento, Psicologia, TJDFT, CIEE

É correto afirmar que a integração do planejamento de RH com o planejamento estratégico da empresa tem como finalidade
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182Q888591 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Oficial Administrativo, Câmara de Cocal do Sul SC, Unesc, 2024

É possível afirmar que um dos aspectos essenciais na gestão dos recursos humanos é o(a):

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183Q1020523 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Administração Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

Para CHIAVENATO (2003) são objetivos educacionais em treinamento de pessoas:
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184Q964548 | Psicologia, Treinamento e Desenvolvimento, Psicologia do Trabalho, TRF 4ª REGIÃO, FCC

As técnicas de treinamento desenhadas para mudar atitudes, desenvolver consciência de si e dos outros, e desenvolver habilidades interpessoais são consideradas técnicas de treinamento orientadas para
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185Q1051420 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Independente do tipo de ação — treinamento, educação ou desenvolvimento —, o programa instrucional a ser compartilhado com os alunos deverá conter objetivos de aprendizagem, sequência de ensino-aprendizagem, métodos, estratégias e recursos didático-pedagógicos e critérios de avaliação.

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186Q1061529 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativos a avaliação de desempenho, desenvolvimento e treinamento de pessoal e gestão por competências.

Os treinamentos generalistas são os mais recomendados para que sejam supridas as macroperspectivas de uma organização e alcançados os resultados estratégicos almejados.
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187Q1051434 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

A modelagem comportamental é estruturada a partir dos princípios do autogerenciamento e da estruturação positiva, que são postos em prática a partir do estabelecimento, pelo próprio participante, de objetivos, prazos e mecanismos de autorreforçamento e auto-observação.

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188Q1051433 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

É possível distinguir coaching e mentoring a partir dos objetivos destas duas atividades: enquanto a primeira visa ao desenvolvimento de habilidades e ao aumento do desempenho no trabalho, a segunda almeja o desenvolvimento de carreira no longo prazo.

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189Q1056584 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Auxiliar Administrativo, CORE PE, CONSULPLAN, 2023

O objetivo do treinamento das competências humanas é desenvolver comportamentos, modificando as atitudes negativas e transformando-as em positivas, beneficiando tanto o indivíduo quanto a organização. Considerando que, aliadas às competências conceituais e técnicas, algumas competências comportamentais são essenciais para que um profissional chegue ao cargo de gestor e se mantenha nele, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Filmes e exercícios de dramatização são ferramentas que podem desenvolver competências comportamentais de um profissional para o cargo de gestor.
( ) Energia, rapidez, extroversão, poder de influência e capacidade de assumir riscos e de tomar decisões sob pressão são algumas características comportamentais requeridas para os gestores.
( ) Motivação é uma competência conceitual que visa despertar a curiosidade e o interesse do colaborador.
( ) O objetivo dos programas de treinamentos comportamentais é aperfeiçoar as habilidades técnicas dos colaboradores.
A sequência está correta em
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190Q1051422 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Área Organizacional, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Se, com determinada ação de treinamento visa-se, ao final, tornar os aprendizes capazes de elaborar mapas organizacionais de competências individuais, então são apropriadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: exposição oral dialogada e casos de ensino.

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