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Questões de Concursos Treinamento e Desenvolvimento

Resolva questões de Treinamento e Desenvolvimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q150028 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCC

A programação de um treinamento deve levar em consideração: quem; como; em que; onde e quando treinar. No processo de treinamento, a decisão quanto à estratégia a ser adotada deve ser trabalhada na etapa de

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32Q318469 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Por treinamento entende-se o processo pelo qual são ensinados habilidades e conhecimentos relacionados com o trabalho. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.

Alguns métodos populares de treinamento no emprego incluem rotação de cargo e substituição de tarefas.

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33Q102748 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Recursos Humanos, CVM, ESAF

Em programas de estagiários e trainees, o tutor é responsável pelo monitoramento, acompanhamento e aconselhamento do estagiário/trainee no dia a dia de sua participação no programa. A contribuição do tutor é abrangente e decisiva. Entre as manifestações mais evidentes de seu papel, marque a única incorreta.

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34Q259633 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico Judiciário Área Administrativa, TSE, CONSULPLAN

Texto associado.

A dificuldade em encontrar pessoal qualificado pode
servir de estímulo para profissionalizar a gestão de pessoas
(...). Desde 2010, a formação de pessoal qualificado tornou-se
a principal preocupação de um empresário dono de uma rede
de hotéis. Até 2014, esse empresário deve investir pouco mais
de 1 milhão de reais para treinar o pessoal necessário para
manter seus planos de expansão. O dinheiro será usado num
programa de treinamento interno de funcionários que
ocupam cargos como de governantas e chefes de recepção.
Selecionei quem tem mais potencial para liderar equipes, diz
o empresário. Esses funcionários terão aulas de finanças e
marketing, entre outras disciplinas. Esse empresário está
recorrendo às próprias fileiras devido à dificuldade em
encontrar gente preparada (...). Em alguns casos levei três
meses para encontrar o profissional que eu procurava (...).
Não posso correr o risco de parar de crescer por falta de
gente, disse ele.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado
)

 

O processo de treinamento de funcionários é diferente do processo de desenvolvimento. O treinamento constitui-se em um processo educacional de

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35Q101382 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação a desenvolvimento e avaliação de RH, julgue os itens seguintes.

Os passos preliminares para a preparação de um programa de treinamento e desenvolvimento são: avaliação das necessidades, definição dos objetivos do treinamento, seleção dos princípios de aprendizagem, delimitação do conteúdo do programa.

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36Q99081 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No processo de capacitação de servidores de uma organização, os conteúdos programáticos, o número de servidores capacitados, bem como as notas obtidas pelos servidores na avaliação são dados utilizados pelo analista administrativo para, com base nas normas de avaliação e treinamento e no regulamento interno sobre capacitação da empresa, emitir o certificado e o histórico dos servidores egressos. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos à gestão de processos.

Conteúdo programático constitui exemplo de fornecedor.

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37Q254231 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico Judiciário Área Administrativa, TSE, CONSULPLAN

Com relação ao treinamento nas organizações, analise.

I. É o processo de ensinar aos novos colaboradores as habilidades básicas para desempenho em seus cargos.

II. É o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática.

III. Está relacionado com as habilidades futuras exigidas pelo cargo.

Assinale

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38Q316681 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento

O presidente de uma ONG de atuação internacional quer adotar o Scorecard de RH como ferramenta para gerenciar os recursos humanos como ativos estratégicos, evidenciando sua contribuição para o sucesso na realização da missão da organização. O presidente quer selecionar indicadores relativos à dimensão eficiência de RH, do Scorecard de RH.

Entre os indicadores dessa dimensão estão:

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39Q243974 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.

Na avaliação de um programa de treinamento no nível organizacional, deve-se verificar a elevação dos conhecimentos dos servidores.

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40Q318513 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico em Recursos Humanos, Companhia Imobiliária de Brasília DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere a administração de recursos humanos e comportamento organizacional, julgue os itens subseqüentes.

Exposição oral, discussão em grupo e estudo de caso são estratégias a serem utilizadas em treinamentos.

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41Q100641 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Psicologia, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas
organizações.

A sequência de ensino, os meios e as estratégias instrucionais são elementos importantes para a execução de um treinamento.
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42Q318628 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Analista, Prefeitura de Campinas SP, IMES

O treinamento para trazer benefícios às pessoas e às organizações, em termos amplos, deve contemplar em primeiro lugar:

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43Q103720 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os conceitos e as dimensões da educação corporativa
e a distância, julgue os itens que se seguem.

A educação a distância prescinde do papel do professor por ser um processo mediado por tecnologia, necessitando apenas de materiais bem elaborados e de bons instrumentos de direcionamento das tarefas a serem realizadas.

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44Q102985 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Recursos Humanos, CEAGESP, VUNESP

Sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas, assinale a alternativa correta.

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45Q149955 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

A execução do treinamento pode ser feita em diferentes locais. A esse respeito considere os itens a seguir:

I. No próprio local de trabalho do colaborador. O treinamento é executado onde o funcionário trabalha e enquanto trabalha.

II. Na empresa, mas fora do local do trabalho.

III. Fora da empresa. O treinamento é executado numa instituição externa.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

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46Q318487 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico da Área Instrumental do Governo, Secretaria de Administração do Estado do Mato Grosso MT, CESPE CEBRASPE

A administração de recursos humanos conta com atividades que, se realizadas de maneira eficaz, podem contribuir sensivelmente para o alcance dos objetivos organizacionais. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes. A avaliação de desempenho, por ser geralmente subjetiva, não deve ser utilizada para o levantamento de necessidades de treinamento.
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48Q101417 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de
ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens
subsecutivos.

Os objetivos de ensino devem ter como referência a legislação, os conteúdos produzidos historicamente e as expectativas e necessidades da sociedade e devem ser executados em conjunto.

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49Q317840 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Analista, Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte MG, FUMARC

Como assinala Chiavenato (1999), o Research Committee of the American Society of Training and Development relaciona 11 técnicas para o levantamen-to das necessidades de treinamento entre as quais se situam as técnicas relacionadas abaixo, EXCETO:

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