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Questões de Concursos Treinamento e Desenvolvimento

Resolva questões de Treinamento e Desenvolvimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


91Q98994 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Treinamento pode ser definido como qualquer procedimento, de iniciativa organizacional, com o objetivo principal de ampliar a aprendizagem dos membros da organização. Considerando a importância do treinamento para o sucesso organizacional, julgue os itens que se seguem.

Em nível organizacional, o treinamento pode gerar, entre outros resultados, satisfação de clientes, inovação, mudanças e ganhos de competitividade.

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92Q318456 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento

A avaliação dos resultados do treinamento pode ser feita em três níveis, a saber,

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93Q837142 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, CRP MS Assessoria Técnica, Instituto Quadrix, 2021

Segundo Salas, as organizações sabem que, para serem viaveis e competitivas nesta ́ “planície”, elas precisam ser coleções de habilidades adaptáveis em sua força de trabalho e ter empregados, executivos e gestores com conhecimentos e habilidades atualizados. Com base nas teorias e nas políticas de desenvolvimento organizacional, julgue o item.

Os elementos que compõem o sistema de treinamento, desenvolvimento e educação são a avaliação de necessidades, o planejamento, a execução e a avaliação, que mantêm entre si trocas constantes de informações e resultados.

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94Q316866 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento

Para que a adoção da gestão por resultados seja exitosa, é preciso saber como o processo realmente funciona e se ele é de fato adequado para atingir os objetivos propostos. Sobre as características da gestão por resultados, analise as afirmativas a seguir.

I. A chave para todo o processo é o foco nos procedimentos, porque os resultados dependem da eficiência das etapas realizadas.

II. A liderança sendo mais participativa faz com que a responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos seja de todos.

III. Na gestão por resultados, os diferentes setores trabalham com autonomia e devem definir os procedimentos adequados para chegar ao resultado desejado.

Está correto o que se afirma em

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95Q198296 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Agente Técnico Legislativo Especializado Psicologia, AL SP, FCC

As técnicas de treinamento orientadas para o conteúdo são desenhadas para a transmissão de conhecimento ou informação, como a técnica de

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96Q101208 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No processo de capacitação de servidores de uma organização, os conteúdos programáticos, o número de servidores capacitados, bem como as notas obtidas pelos servidores na avaliação são dados utilizados pelo analista administrativo para, com base nas normas de avaliação e treinamento e no regulamento interno sobre capacitação da empresa, emitir o certificado e o histórico dos servidores egressos. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos à gestão de processos.

O analista administrativo constitui exemplo de mecanismo.

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97Q148860 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A avaliação objetiva de um programa de treinamento é de responsabilidade do

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98Q150909 | Psicologia, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 4a, FCC

O levantamento de necessidades de treinamento é a primeira etapa do treinamento e corresponde ao diagnóstico preliminar do que deve ser feito, podendo ser efetuado em três diferentes níveis de análise: da organização total; dos recursos humanos e

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99Q243593 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, referentes a desenvolvimento e treinamento de pessoal.

Na etapa de levantamento de necessidades de treinamento, identificam-se as necessidades de capacitação a serem satisfeitas - passadas, presentes ou futuras.

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100Q218860 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Pedagogo, MPE SP, VUNESP

A necessidade de formação continuada nas organizações está entre o nível de eficiência atual e o nível de eficiência desejada. O objetivo principal da formação continuada dos profissionais, nas organizações, é eliminar essa diferença. Sendo assim, a primeira etapa é:
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101Q100194 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Treinamento pode ser definido como qualquer procedimento, de iniciativa organizacional, com o objetivo principal de ampliar a aprendizagem dos membros da organização. Considerando a importância do treinamento para o sucesso organizacional, julgue os itens que se seguem.

Na etapa de planejamento instrucional, decide-se a forma de desenvolvimento do treinamento e selecionam-se as pessoas da organização que dele participarão.

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102Q317852 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Encarregado de Recepção, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Uma das principais áreas das organizações, a administração de recursos humanos é responsável por questões relativas à avaliação de desempenho, administração de salários, treinamento e tantas outras atividades que se tornam cada dia mais imprescindíveis para as organizações atuais. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.

O processo de treinamento envolve basicamente sua programação, a fim de que possa atender às necessidades da organização e sua conseqüente implementação, não havendo preocupação com o levantamento de necessidades de treinamento, que pode levar muito tempo.

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104Q317136 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento

As opções a seguir apresentam razões para o sucesso da gestão por resultados, à exceção de uma. Assinale-a.
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105Q153909 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

A programação de treinamento requer um planejamento que envolve alguns procedimentos, tais como:

I. uma abordagem ampla que envolva todas as necessidades diagnosticadas.

II. a divisão do trabalho em módulos ou ciclos.

III. a definição dos objetivos gerais da empresa.

É correto apenas o que se afirma em

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106Q132738 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca de educação nas empresas.

Em um treinamento, entre os tipos de mudança de comportamento esperados, a transmissão de informações é encarada como o tipo mais difícil e complexo.
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107Q192649 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Administrador, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Ao assumir a gerência de qualidade de uma organização,
Maria pretende criar uma auditoria de processos gerenciais, que
avaliará a conformidade das atividades desenvolvidas pelos
diversos setores componentes da organização. Para compor sua
equipe, Maria decidiu recrutar pessoalmente cada colaborador, por
meio de seleção externa, pois acredita que, de modo geral, as
pessoas não são responsáveis e não gostam de trabalhar. Visando
atrair colaboradores para o cargo, ela oferecerá as melhores
gratificações financeiras da organização. Os futuros auditores de
processos terão uma rotina muito bem delineada e serão avaliados
semestralmente pelas chefias imediatas. Os aspectos da avaliação
julgados deficientes serão objeto de capacitações.

Com referência a essa situação hipotética e ao tema por ela
evocado, julgue os próximos itens.

O indicador de necessidade de treinamento utilizado pela gerência de qualidade é um indicador a priori.
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108Q318095 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Analista, Prefeitura de Campinas SP, IMES

O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto em estágios de:

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109Q151134 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

O principal propósito da técnica de treinamento de sensibilidade é

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110Q101153 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial
e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em
mais investimentos em formação e capacitação de pessoal.
Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e
aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

A avaliação de desempenho do trabalhador no cargo, após o treinamento, tem por objetivo avaliar o grau de satisfação inicial do treinando com o treinamento e com as condições do treinamento.

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