Início

Questões de Concursos Urbanístico

Resolva questões de Urbanístico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q719624 | Arquitetura, Urbanístico, Técnico Municipal, Prefeitura de Vila Velha ES, CESPE CEBRASPE

O parcelamento do solo urbano tem por finalidade precípua ordenar o espaço urbano. Com base na legislação que trata do uso do solo urbano, julgue os itens a seguir.

Antes de ser submetido à aprovação pelo município, todo projeto de loteamento em área metropolitana deverá ser examinado e aprovado pelo poder estadual.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q716293 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, TERRACAP DF, FUNIVERSA

Assinale o termo ou a expressão a seguir que se refere à divisão de um território em zonas, objetivando a preservação e a recuperação do equilíbrio ecológico do meio ambiente, pela fixação dos usos mais adequados do solo para cada zona e declaração de usos desconformes ou não permissíveis em cada uma delas ou em todo seu território.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q719071 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, UFPB PB, IDECAN

A largura da calçada pode ser dividida em três faixas distintas de uso. Analise-as.

I. Faixa de serviço: serve para acomodar o mobiliário, os canteiros, as árvores e os postes de iluminação ou sinalização. Nas calçadas a serem construídas, recomenda-se reservar uma faixa de serviço com largura mínima de 0,70 m.

II. Faixa livre ou passeio: consiste no espaço de passagem da área pública para o lote. Esta faixa é possível apenas em calçadas com largura superior a 2,00 m. Serve para acomodar a rampa de acesso aos lotes lindeiros sob autorização do município para edificações já construídas.

III. Faixa de acesso: destina-se exclusivamente à circulação de pedestres, deve ser livre de qualquer obstáculo, ter inclinação transversal até 3 %, ser contínua entre lotes e ter, no mínimo, 1,20 m de largura e 2,10 m de altura livre.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q719923 | Arquitetura, Urbanístico, Urbanista, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2017

Ao projetar a escada principal de uso coletivo de um edifício na cidade de Salvador, o arquiteto, em respeito às normas relativas à execução de obras desse Município, utilizou a ?fórmula 2h+p = 0,62m a 0,64 m, onde h é a altura do degrau, com máximo de 0,18m e p o piso, não podendo este ser inferior a 0, 27m?.

Assinale a opção que indica o número de degraus e de patamar(es) intermediário(s), se este for o caso, sabendo que a escada deverá ter lances retos, duas mudanças de direção e altura a vencer de 3,06m.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q720408 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, IFAP AP, FUNIVERSA

Os equipamentos urbanos são parte integrante da dinâmica da vida urbana. Entre os diversos equipamentos urbanos existentes nas cidades, assinale a alternativa que apresenta aqueles que são classificados como elementos de descanso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q718354 | Arquitetura, Urbanístico, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas de transporte coletivo, julgue os itens a seguir. O planejamento dos sistemas de transporte coletivo visa suprir a demanda existente em determinada área, sem alterar os perfis de deslocamento e as tendências de crescimento verificadas nos modais envolvidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q717067 | Arquitetura, Urbanístico

A sustentabilidade de um sítio urbano requer um difícil equilíbrio entre o que os humanos precisam de um sítio para morar com conforto e o que a natureza nos permite de alteração. Para isso são requeridos pré-requisitos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q719906 | Arquitetura, Urbanístico, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas de transporte coletivo, julgue os itens a seguir. As características estruturais e operacionais da rede de transporte devem, tanto quanto possível, compatibilizar-se com as peculiaridades socioeconômicas e espaciais da região atendida.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q720434 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, IFTO, 2017

A identificação do espaço urbano pressupõe conhecer quais as partes da forma e o modo como se estruturam nas diferentes escalas. A estrutura urbana é constituída pela superposição ou imbricação dessas várias partes. Assinale a alternativa correta, em que se encontram relacionados apenas elementos morfológicos do espaço urbano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q718479 | Arquitetura, Urbanístico, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

O ?monumento? se constitui como elemento morfológico urbano individualizado. Analise as afirmativas a seguir, referentes ao monumento, considerando V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) Não mantém seu potencial na composição da cidade, após a perda do seu significado utilitário.

( ) Caracteriza a área ou o bairro, tornando-se polo estruturante da cidade.

( ) É um dos fatores urbanos que melhor persistem no tecido urbano e resistem a transformações.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q717496 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, COSANPA PA, FADESP, 2017

O projeto urbanístico também precisa ser subsidiado pelos princípios do Conforto Ambiental, por necessidades diversas que vão desde a racionalização do uso e consumo energético, passando pela qualidade do ar e da água, pelo controle de enchentes e pela humanização da paisagem urbana. Pensando no clima do Nordeste Paraense, marque a alternativa correta quanto à relação entre forma do parcelamento urbano e diretrizes de conforto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q720038 | Arquitetura, Urbanístico, Agente Técnico, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

Assinale a alternativa correta acerca dos Bens Culturais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q718860 | Arquitetura, Urbanístico, Analista Administrativo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Para o entendimento da paisagem urbana, é essencial o reconhecimento de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q718990 | Arquitetura, Urbanístico, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

A urbanização de uma gleba para fins de moradia é um processo de intervenção no espaço, que cria áreas de múltiplos usos, tanto públicas como privadas. Este tipo de projeto deve prever uma distribuição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q715844 | Arquitetura, Urbanístico, Especialista, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, o Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda de sustentabilidade urbana com 12 eixos temáticos, um conjunto de indicadores associados a essa agenda e um banco de referência com casos práticos nacionais e internacionais, disponíveis na plataforma cidadessustentaveis.org.br. O eixo “Planejamento e Desenho Urbano” tem como objetivo reconhecer o papel estratégico do planejamento e do desenho urbano na abordagem das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e da saúde, para benefício de todos.

Diante do exposto, pode-se dizer que o eixo “Planejamento e Desenho Urbano” favorece:

I. o ordenamento e desenvolvimento urbano no interior dos espaços construídos, com a recuperação dos ambientes urbanos degradados, assegurando densidades urbanas apropriadas;

II. o aproveitamento dos recursos e fenômenos naturais no planejamento urbano;

III. a setorização funcional dos bairros, estimulando a criação de bairros com funções e usos específicos, dando prioridade para a vocação turística dos centros das cidades.

Está correto somente o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q718268 | Arquitetura, Urbanístico, Técnico de Nível Superior, Tribunal de Justiça nbsp MS, PUC PR, 2017

O planejamento contemporâneo da paisagem nas cidades ultrapassa a dimensão estética, incorporando soluções de problemas associados à água, ao clima e à ecologia urbana de forma geral. Estratégias que abrangem esses conteúdos promovem espaços públicos mais estimulantes e uma imagem local associada ao equilíbrio ambiental. Nesse contexto de tratamento paisagístico, são medidas consideradas sustentáveis
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q718014 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, COSANPA PA, FADESP, 2017

Sobre o papel da vegetação e a qualidade urbanístico-ambiental, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q718552 | Arquitetura, Urbanístico, Arquiteto, TJ MG, FUMARC

Leia atentamente as alternativas abaixo e classifique-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

( ) Os chamados Planos de Conjunto, numa segunda-fase do urbanismo brasileiro (1930-1965), assistem ao aparecimento de ferramentas de zoneamento e levam em consideração boa parte da cidade e não somente uma parte dela. Procuram integrar assim todo o território municipal e buscam uma ligação maior entre o centro e os bairros.

( ) O Plano de Avenidas de Prestes Maia para São Paulo, elaborado em 1930, tratava sobre vários aspectos do sistema urbano, tais como as estradas de ferro e o metrô, continha uma legislação urbanística, e buscava o embelezamento urbano e a habitação. Entretanto, o destaque foi mesmo o plano de avenidas, que possuía um caráter monumental. Este pode ser considerado como um exemplo perfeito dos chamados Planos de Desenvolvimento Integrado, que caracterizam o período que vai de 1875 até 1930.

( ) Podemos destacar entre as principais características dos chamados Planos de Desenvolvimento Integrado (1965- 1971): o distanciamento entre as propostas contidas nos planos, por um lado, e as possibilidades de que essas propostas sejam efetivamente implementadas, por outro; o conflito entre propostas cada vez mais abrangentes, e estruturas administrativas cada vez mais segmentadas e especializadas; dificuldades e indefinições quanto à aprovação dos planos, uma vez que até então estes eram da alçada do Executivo e, a partir da incorporação de leis e recomendações das mais diversas naturezas, passaram a ser também da alçada do Legislativo.

( ) Segundo Flávio Villaça, “A terceira fase (Planos de Desenvolvimento Integrado) é marcada pela incorporação de outros aspectos aos planos, além daqueles estritamente físico-territoriais, tais como os aspectos econômicos e sociais. Quanto mais complexos e abrangentes tornavam-se os planos, mais crescia a variedade de problemas sociais nos quais se envolviam e com isso mais se afastavam dos interesses reais da classe dominante e portanto das suas possibilidades de aplicação”.

Marque a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q719650 | Arquitetura, Urbanístico, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV, 2017

Em antítese à designação de ?Urbanismo Moderno?, surgiu uma nova maneira de pensar a arquitetura e o urbanismo, rotulada de ?Novo Urbanismo?, que apresenta como característica a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q717649 | Arquitetura, Urbanístico, Analista Administrativo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

A respeito da drenagem sustentável das águas pluviais, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.