Início

Questões de Concursos Urbanização

Resolva questões de Urbanização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q482125 | Geografia, Urbanização, Geógrafo, ELETROBRÁS, NCE

A Região Centro-Oeste tem sido receptiva aos novos avanços da urbanização. Enquanto no século XIX ela carecia de uma rede articulada de cidades, na atualidade sua população urbana supera a média nacional e a de outras regiões como o Sul e o Nordeste. Essa receptividade decorre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q484687 | Geografia, Urbanização, Agente de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca da integração da indústria à estrutura urbana no Brasil, julgue os próximos itens. O território brasileiro dispõe de áreas onde a globalização é absoluta, ou seja, áreas nas quais a produção, a circulação, a distribuição e a informação atendem aos interesses de grandes empresas multinacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

103Q482452 | Geografia, Urbanização, Técnico, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

A abordagem geossistêmica nos estudos de questões ambientais e de gestão urbanas é relevante, porque adota as seguintes ênfases, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q482907 | Geografia, Urbanização, Geógrafo, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo de urbanização brasileiro e dos aspectos socioambientais sustentáveis, julgue os itens a seguir.

O Brasil, até meados da década de 1940, era composto por uma sociedade rural, com mais de 70% da população vivendo fora das áreas urbanas, situação que foi rapidamente invertida com a entrada do capital-industrial no país, a partir da década de 1950.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q484048 | Geografia, Urbanização, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Pode-se afirmar que, ao longo da maior parte do Século XX, a aplicação do Paradigma Fordista-Tay-lorista estruturou a lógica dos processos de produção fabril, a organização espacial da produção de bens e mercadorias e a divisão internacional do trabalho em quase todo o mundo. Esse paradigma se fundamentou, basicamente, na divisão técnica do trabalho nas linhas de produção e montagem, na utilização intensiva do trabalho repetitivo, especializado e semiqualificado e, em especial, na padroni-zação da produção. Nesse sentido, o espaço geográfico da produção se caracterizava, normalmente, pelas grandes concentrações industriais em grandes cidades, normalmente localizadas próximas aos locais de exploração das matérias-primas ou próximas às ferrovias, rodovias ou portos de exportação. No final do Século XX, uma revolução de caráter técnico-científico foi modificando profundamente esses padrões de organização e localização. O conceito de produção massificada e em série foi sendo substituído pelo conceito de produção flexível, com a diversificação de produtos e modelos, voltados a diferentes tipos de consumidores e mercados. O trabalho intensivo, repetitivo e em série vem sendo reestruturado, agora com a utilização de processos sofisticados de automação, utilização de força de trabalho polivalente e altamente qualificada e na estruturação de novos espaços produtivos, com pro-fundas modificações no espaço da produção e da circulação em todo o mundo. Esse novo paradigma, chamado de Paradigma da Produção Flexível, levou à organização de um meio geográfico bastante distinto do anterior, sendo chamado, nesse novo contexto, de meio técnico-cien-tífico-informacional.

As características a seguir relacionam-se à estruturação desse meio técnico-científico e informacional, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q481344 | Geografia, Urbanização, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

O plano diretor é um dos instrumentos mais importantes para o planejamento em áreas urbanas, cujo objetivo é disciplinar o uso e ocupação do solo e preservar a qualidade de vida da população. A aplicação de técnicas de geoprocessamento é extremamente útil para o planejamento municipal porque possibilita

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q483928 | Geografia, Urbanização, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à divisão internacional do trabalho e seu impacto na reestruturação mundial dos territórios e na formação do espaço da acumulação global, julgue o item a seguir. As transformações da produção fordista — produção em massa — para a produção flexível fortalecem a hierarquia urbana, devido à valorização do capital local e da regulação social.
  1. ✂️
  2. ✂️

108Q482408 | Geografia, Urbanização, Geógrafo, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos processos de industrialização e de urbanização ocorridos no país e as conseqüentes tendências de desenvolvimento da rede urbana brasileira, julgue os itens seguintes.

Atualmente, observa-se a aceleração do ritmo de crescimento urbano das metrópoles nacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

109Q482355 | Geografia, Urbanização, Professor, SEE SP, VUNESP

Para Scarlato, 1996, o processo de urbanização brasileira, que se desenvolveu desde a consolidação das relações capitalistas de trabalho, quando o trabalhador teve que negociar no mercado imobiliário sua moradia, acabou gerando no interior de cada cidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q482485 | Geografia, Urbanização, Agente de Inteligência Prova 1, ABIN, CESPE CEBRASPE

A distribuição espacial da indústria no Brasil tem passado por transformações em decorrência da evolução das infra-estruturas de transporte e comunicação. Acerca dessa dinâmica instaurada, julgue os próximos itens.

Uma das conseqüências da desconcentração espacial da indústria no Brasil foi a aceleração do crescimento das metrópoles nacionais, o que promoveu as invasões urbanas e a criação de periferias nas cidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q484973 | Geografia, Urbanização, Geógrafo, IBGE, CESGRANRIO

A complexidade do processo de urbanização no Brasil ajuda à compreensão da formação territorial do País e exige reflexões sobre as cidades-gêmeas. Acerca dessas cidades, considere as análises a seguir.

I - Trata-se de adensamentos populacionais, cortados pela linha de fronteira, seja esta seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura.

II - Não existe correspondência entre o número de cidades-gêmeas e a extensão da linha de fronteira com cada país. Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul concentram o maior número dessas cidades, por exemplo.

III - A disposição geográfica das cidades-gêmeas e o seu tamanho urbano são equivalentes, sendo essa simetria resultante da ação intencional de agentes institucionais como militares e eclesiásticos.

Está(ão) correta(s) a(s) análise(s) que se apresenta(m) em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q481015 | Geografia, Urbanização, Geógrafo, MI, NCE

A urbanização brasileira, diferentemente da urbanização européia, não é uma decorrência direta da industrialização. No caso brasileiro, o crescente processo de urbanização deveu-se principalmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q482906 | Geografia, Urbanização, Geógrafo, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos processos de industrialização e de urbanização ocorridos no país e as conseqüentes tendências de desenvolvimento da rede urbana brasileira, julgue os itens seguintes.

No processo de urbanização brasileira, a capacidade que a economia urbana tem de gerar emprego foi superior ao número de migrantes que chegaram às cidades em busca de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

114Q482219 | Geografia, Urbanização, Geógrafo, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Nas teorias do planejamento urbano, freqüentemente encontramos a associação entre espaço urbano e industrialização. Esses vínculos, apesar de questionáveis pelos estudos científicos contemporâneos que analisam a importância das redes urbanas formadas no período pré-industrial, precisam ser considerados quando refletimos sobre o espaço urbano pelo viés econômico. Há que se considerar que em função do modelo de desenvolvimento urbano-industrial adotado pela sociedade brasileira do século XX, na parcela mais densamente povoada do seu território, as distinções regionais tornaram-se ainda mais acentuadas. Os processos industriais geraram a concentração espacial da riqueza, dos recursos financeiros produtivos e de ramos de atividades diferenciadas. Os modelos de desenvolvimento sustentáveis, passíveis de remediar ou oferecer alternativas melhores às desigualdades e à redução dos impactos gerados pelas sociedades no espaço, ainda são desafios que não conseguimos responder completamente.

Tendo o texto acima como base, julgue os itens que se seguem a respeito do processo de urbanização nacional.

A implantação do Pólo de Camaçari, na Bahia, favoreceu o crescimento de cidades com mais de 20 mil habitantes e reduziu a densidade demográfica das faixas litorâneas, o que contribuiu para a fixação das populações tradicionais em suas atividades e locais de origem.

  1. ✂️
  2. ✂️

115Q482076 | Geografia, Urbanização, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O desenvolvimento da industrialização em todo o mundo tem concorrido para a expansão das manchas urbanas, e as populações que aí vivem são particularmente afetadas por três tipos de fenômenos decorrentes das alterações do clima urbano:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q484542 | Geografia, Urbanização, Tenente, Polícia Militar MA, CESPE CEBRASPE, 2017

O vertiginoso processo de urbanização no Brasil deu origem, em poucas décadas, a centros urbanos de todo porte, que, espalhados pelo país, passaram a ordenar os fluxos de pessoas, mercadorias, informações e capitais no território brasileiro, configurando uma complexa rede geográfica de cidades.

Com relação ao texto apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

As cidades que apresentam maior grau de complexidade socioeconômica e polarizam todo o território brasileiro e parte da América do Sul são as metrópoles nacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

117Q484497 | Geografia, Urbanização, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 214 a 218, referentes às políticas de desenvolvimento vinculadas às questões habitacional, infraestrutural e ambiental urbanas no Brasil. A zona (ou área) especial de interesse social, no zoneamento urbano, faz-se o instrumento mais visado, nos planos diretores, para orientação de políticas habitacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q484813 | Geografia, Urbanização, Analista Técnico, CBTU, CONSULPLAN

A urbanização é um fenômeno relativamente recente no mundo. Em 1850, pouco mais de 1% da população mundial vivia nas cidades. Atualmente, mais da metade da população mundial reside nas cidades. No Brasil, esse fenômeno passou a ocorrer, principalmente, após a 2ª guerra mundial. Esse crescimento urbano pode gerar um fenômeno conhecido como Deseconomia de Aglomeração. Assinale a alternativa que NÃO apresenta característica(s) de uma deseconomia de aglomeração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q485334 | Geografia, Urbanização, Geografia, IF PI, IF PI

OS DESAFIOS DA ERA DO LIXO

A urbanização trouxe progresso e melhorou a vida da humanidade, mas deixou muita sujeira pelo caminho. A questão de nosso tempo: o que fazer com o espantoso – e quase inevitável – volume de detritos das grandes cidades de modo a transformá-lo em riqueza. (Os Desafios da Era do Lixo. Revista Sustentabilidade. Edição Especial. Ano 44. São Paulo: Editora Abril, dezembro 2011, p. 18).

Após a leitura do texto acima, analise os itens abaixo sobre a questão do lixo no Brasil:

1 Na metade dos municípios brasileiros, os detritos são despejados nos chamados aterros controlados. Ou seja, em áreas a céu aberto onde os resíduos são despejados sem nenhum tipo de impermeabilização.

2 Em muitas cidades do Brasil, existem lixões ou pontos clandestinos em que os detritos são jogados sem tratamento, ameaçando a saúde dos catadores e da população em geral com a contaminação dos solos e dos cursos de água.

3 Os estados brasileiros de Alagoas, Pará e Piauí lideram o ranking negativo do número de áreas urbanas com lixões. Nesses estados, os lixões são o destino de mais de 90 % dos seus resíduos sólidos e não existem aterros controlados.

4 No tocante à coleta seletiva, a taxa em nosso país é ínfima – só as capitais dos estados do centro-sul do Brasil praticam esse sistema de coleta de resíduos sólidos.

5 Nos principais centros urbanos do Brasil, se o problema do lixo já tivesse sido resolvido, a maioria de sua energia elétrica poderia ter como fonte o biogás, constituído basicamente por metano e dióxido de carbono liberados por detritos.

6 A partir da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, todas as capitais foram obrigadas a construir aterros sanitários até o dia 31/12/2010. No aterro sanitário, o depósito de lixo obedece a uma série de normas e procedimentos ambientais.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q861994 | Geografia, Urbanização, INEP, 2021

Em uma cidade no nordeste da Austrália, as temperaturas desérticas chegam a atingir 48,8 ºC. Em razão desse clima que chega a ser insuportável, tanto no verão quanto no inverno (temperatura extremamente fria), moradores decidiram construir suas casas embaixo da terra. Dentro de antigos lugares que serviam para escavação de opala, um tipo de minério, os habitantes podem viver na sombra e com água fresca. Ninguém precisa de ar-condicionado ou sistemas de aquecimento, já que a temperatura se mantém em um nível agradável.

Disponível em: https://estilo.catracalivre.com.br.

Acesso em: 10 jul. 2015 (adaptado).

No texto, a adoção dessa forma de ocupação do espaço tem como causa a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.