Início

Questões de Concursos Urbanização

Resolva questões de Urbanização comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q481550 | Geografia, Urbanização, Geógrafo, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Nas teorias do planejamento urbano, freqüentemente encontramos a associação entre espaço urbano e industrialização. Esses vínculos, apesar de questionáveis pelos estudos científicos contemporâneos que analisam a importância das redes urbanas formadas no período pré-industrial, precisam ser considerados quando refletimos sobre o espaço urbano pelo viés econômico. Há que se considerar que em função do modelo de desenvolvimento urbano-industrial adotado pela sociedade brasileira do século XX, na parcela mais densamente povoada do seu território, as distinções regionais tornaram-se ainda mais acentuadas. Os processos industriais geraram a concentração espacial da riqueza, dos recursos financeiros produtivos e de ramos de atividades diferenciadas. Os modelos de desenvolvimento sustentáveis, passíveis de remediar ou oferecer alternativas melhores às desigualdades e à redução dos impactos gerados pelas sociedades no espaço, ainda são desafios que não conseguimos responder completamente.

Tendo o texto acima como base, julgue os itens que se seguem a respeito do processo de urbanização nacional.

No Acre, a resistência dos seringueiros aos empreendimentos madeireiros vem gerando perspectivas diferenciadas para o extrativismo, para a reforma agrária e para a manutenção de pequenos centros urbanos que mantêm muitos dos saberes tradicionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q484077 | Geografia, Urbanização, Professor de Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), teve início uma nova fase da produção industrial. Profundas transformações ocorreram no espaço geográfico mundial durante a segunda metade do século XX, que não se restringiram ao setor industrial. Ampliou-se, nesse período, a integração entre a ciência e a produção, inaugurando a chamada revolução técnico-científico-informacional. Sobre as características da revolução técnico-científico-informacional, analise.

I. As inovações tecnológicas, rapidamente transferidas para as atividades produtivas, possibilitaram a informatização dos sistemas de produção industrial, inserindo a robotização nas linhas de montagem.

II. O trabalho das máquinas passou a substituir cada vez mais o trabalho humano, com a necessidade de reduzir os custos, resultando no desemprego sazonal.

III. Outras mudanças acompanharam essa terceira fase da Revolução Industrial, como a terceirização de atividades que não são consideradas o objetivo principal da empresa (por exemplo, manutenção de máquinas, serviços de limpeza, fornecimento de alimentos para os funcionários, segurança, entre outros serviços prestados por outras empresas ou pessoas especializadas).

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q861995 | Geografia, Urbanização, INEP, 2021

A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

BRASIL. Lei n. 11 346, de 15 de setembro de 2006.

Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 19 out. 2013.

Para atingir os propósitos da legislação citada, uma estratégia adequada é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q848886 | Geografia, Urbanização, Prefeitura de Jacaraú PB Professor de Geografia, CPCON, 2020

No Brasil, entre 1950 e 1980 foram observadas significativas mudanças no processo de urbanização, relacionadas aos padrões demográficos e econômicos, marcando a passagem do Brasil rural para o Brasil urbano. Tais mudanças, nas décadas posteriores, fizeram surgir cidades com diferentes tamanhos demográficos, estruturas e funções. Acerca do tema, analise as assertivas abaixo:
I- A rede urbana é o conjunto articulado de centros urbanos resultante de processos complexos desenvolvidos por diferentes atores sociais, com diversas características de densidade, funções que desempenham, a natureza, a intensidade e o alcance de suas interações e a forma espacial da rede. II- As cidades intermediarias não se definem apenas pelo seu tamanho demográfico e dimensões, mas também em função do seu papel nos fluxos de bens, informações, inovações, administração, entre os territórios rurais e urbanos de sua área de influência e dos outros centros e áreas menores. III- Atualmente o Brasil possuía duas metrópoles, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE -, é aquela que possui população entre 100.000 e 500.000 habitantes. IV- As cidades médias são aquelas que desempenham papéis de intermediação entre as redes urbanas, diferenciando-as de cidades de porte médio cujos critérios são definidos pelo IBGE em função de seu tamanho demográfico.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q482856 | Geografia, Urbanização, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A modernização do país, resultante do crescimento da economia urbano-industrial, produziu uma divisão territorial do trabalho, que subordina o campo à cidade, bem como as cidades menores às maiores. Estabeleceu-se, portanto, um sistema integrado de cidades em que há uma hierarquia entre elas, isto é, relações econômicas e sociais em que umas se subordinam às outras.

(Adaptado de Vesentini, J.W. Geografia)

O fragmento acima apresenta o conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q481871 | Geografia, Urbanização, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Eis o que é o espaço urbano: fragmentado e articulado, reflexo e condicionante social, um conjunto de símbolos e campo de lutas. É assim a própria sociedade em uma de suas dimensões, aquela mais aparente, materializada nas formas espaciais".

(CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989. P. 9)

No contexto do discurso acima é verdadeiro afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q113240 | Geografia, Urbanização, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.

A urbanização do Brasil liga-se, em larga medida, ao forte movimento migratório que, especialmente a partir dos anos 50 do século passado, transferiu para as cidades milhões de pessoas que se viram impelidas a abandonar o campo.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q482427 | Geografia, Urbanização, Professor, SEE SP, VUNESP

Considere as seguintes afirmações:
I. as metrópoles são a forma mais aguda do processo de concentração espacial que o capitalismo criou no século XX;
II. desde a década de 1980, as regiões metropolitanas brasileiras crescem mais que seus respectivos estados;
III. no Brasil, o processo de metropolização ocorreu de forma independente do crescimento dos setores secundário e terciário.

Está correto somente o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q482619 | Geografia, Urbanização, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as proposições sobre a urbanização.

I. A urbanização moderna é um processo centrado no binômio industrialização-urbanização e no capitalismo.

II. Nos países onde ocorreu uma rápida industrialização após a Guerra Mundial, houve intenso êxodo rural e um processo de urbanização rápida.

III. O primeiro surto de urbanização no Brasil verificou-se no século XVIII, com o ciclo do café, com o deslocamento do eixo produtivo do Nordeste açucareiro para o Sudeste.

IV. Nos países subdesenvolvidos, não existe macrocefalia urbana, porque o processo de urbanização é bastante lento.

Estão incorretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q485033 | Geografia, Urbanização, Geógrafo, IFRN, FUNCERN

A urbanização será uma das tendências demográficas mais importantes do século XXI. Entretanto, analisando com mais atenção esse fenômeno, percebe-se que a urbanização é bastante desigual, uma vez que há continentes e países muito urbanizados e outros ainda predominantemente rurais. A respeito das características do processo de urbanização, no Brasil, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q481038 | Geografia, Urbanização, Geógrafo, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos processos de industrialização e de urbanização ocorridos no país e as conseqüentes tendências de desenvolvimento da rede urbana brasileira, julgue os itens seguintes.

A urbanização brasileira pode ser caracterizada como um processo lento, em função da insuficiência de investimentos na industrialização do país.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q484501 | Geografia, Urbanização, Analista de Geografia, MPU, CESPE CEBRASPE

O planejamento territorial das áreas metropolitanas tem sido um recente objeto de preocupação dos governos. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Nos processos de planejamento territorial a dimensão social é priorizada em detrimento das demais.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q832336 | Geografia, Urbanização, Agente de Pesquisas, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

A distinção e a delimitação entre a cidade e o campo tornaram-se uma tarefa mais difícil a partir da acentuação das articulações entre esses espaços. Essa maior acentuação foi condicionada pela revolução técnico-científica, que intensificou os processos de urbanização e industrialização; promoveu o desenvolvimento do capitalismo no campo e a consequente modernização da agricultura.
Internet: >www.observatorium.ig.ufu.br> (com adaptações).
Os conceitos que melhor se aplicam às relações entre a cidade e o campo abordadas no texto são os de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q483470 | Geografia, Urbanização, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do processo de urbanização do espaço brasileiro, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q480903 | Geografia, Urbanização, Analista de Controle Externo, TCE AC, CESPE CEBRASPE

As relações que as cidades estabelecem entre si geram uma divisão territorial de funções articuladas que constitui uma rede urbana. A localização e a especialização funcional estabelecem uma hierarquia entre cidades grandes, médias e pequenas. No Brasil, em 2008, o IBGE definiu uma hierarquia urbana segundo a qual as capitais regionais são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q484838 | Geografia, Urbanização, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

O sistema de cidades constitui o arcabouço econômico, político, institucional e sociocultural de um país. A rede urbana é um conjunto de aglomerações produzindo bens e serviços junto com uma rede de infraestrutura de suporte e com os fluxos que, através desses instrumentos e intercâmbio, circulam entre as aglomerações. (Milton Santos. Da totalidade ao lugar, 2005).

No quadro urbano total a função das cidades locais está no Centro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q482711 | Geografia, Urbanização, Agente de Inteligência Prova 1, ABIN, CESPE CEBRASPE

A questão ambiental, tendo em vista suas implicações sociais, econômicas e políticas, ganhou repercussão e passou a fazer parte das políticas nacionais e do fórum de debate mundial. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Com a maior parte da população brasileira vivendo em aglomerações urbanas, a degradação da qualidade do meio ambiente urbano e dos recursos naturais tem sido motivo de conflitos e de proliferação de doenças nas cidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q483823 | Geografia, Urbanização, Analista Técnico, CBTU, CONSULPLAN

Falar em urbanização significa discutir um dos fenômenos mais importantes do mundo moderno. Vimos ao longo do século passado, pela primeira vez na história, a população urbana superar a população rural. Segundo o IBGE, hoje, mais de 80% da população brasileira vive nas cidades. São fatores relacionados com o processo de urbanização brasileira, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q485286 | Geografia, Urbanização, Analista de Sistemas, CREA TO, MSConcursos

Quando duas ou mais cidades se expandem geograficamente a ponto de formarem uma área urbanizada contínua, fica caracterizado o processo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q482855 | Geografia, Urbanização, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

A respeito do território brasileiro, sua formação e suas características sociais, julgue os itens que se seguem.

O problema da habitação popular urbana no Brasil começou na segunda metade do século XIX, com a definição de garantias legais para a propriedade privada da terra (1850), abolição da escravidão (1888) e início do êxodo rural.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.