Questões de Concursos Urbanização brasileira

Resolva questões de Urbanização brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q936279 | Geografia, Urbanização brasileira, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Brasília é a primeira cidade moderna inscrita na lista do Patrimônio Mundial. O plano da cidade, idealizado por Lúcio Costa, segue os princípios básicos da Carta de Atenas, de 1933. Uma cidade estruturada em áreas, cada qual com uma função específica (área monumental, onde se concentram os prédios da administração, área residencial, área agrária e área de lazer), separadas por vastos espaços naturais que se comunicam pelo traçado das grandes vias.

SILVA, F. F. As cidades brasileiras e o Patrimônio Cultural da Humanidade. São Paulo: Peirópolis, 2003.

A cidade apresentada foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q937606 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional a logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal "ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.

HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira.
Revista Transporte y Território, Universidade de Buenos Aires. n. 3. 2010 (adaptado).

A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q891785 | Geografia, Urbanização brasileira, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

A organização atual da população no território brasileiro mostra um reiterado padrão de aglomeração em diferentes escalas. Noventa por cento dessa população habita em meios citadinos, e mais da metade da população urbana vive em áreas metropolitanas. A urbanização no Brasil foi vertiginosa ao longo do século XX, construindo uma densa rede de cidades em cujo ápice estão localizadas as 26 regiões metropolitanas no país, encimadas pela macrometrópole, ou a city region, de São Paulo.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia histórica do Brasil: cinco ensaios, uma proposta e uma crítica. São Paulo: Annablume, 2009. (adaptado)

Historicamente, as regiões mencionadas se tornaram polo de concentração populacional devido à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q900008 | Geografia, Urbanização brasileira, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Recife, desde 2017, encabeça o ranking de cidades inteligentes no Nordeste. Além das políticas, ações e programas estão sendo desenvolvidos pela cidade no intuito de erigir uma verdadeira smart city.
ARAÚJO, Douglas da Silva; GUIMARÃES, Patrícia Borba Vilar; COSTA, Ademir Araújo da. A implantação de cidades inteligentes no Nordeste brasileiro: um breve diagnóstico. Revista de Direito da Cidade, v. 12, n. 2, p. 1084–1104, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/39957. Acesso em: 18 jul. 2024.

Como Recife está se tornando uma smart city?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q902624 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia, IFES, IF ES, 2024

Segundo a obra: “Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização” (2016, vol. 3), à medida que as cidades vão se expandindo horizontalmente, elas se tornam contínuas e integradas. Embora com administrações diferentes, espacialmente, é como se fossem uma única cidade. Esse fenômeno se torna mais evidente a partir do momento que a urbanização brasileira se tornou uma crescente contínua. Assinale a alternativa que indica tal fenômeno urbano:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q939140 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP

A Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiências, realizada, em 2006, em Nova York, teve como objetivo melhorar a vida da população de 650 milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo. Dessa convenção foi elaborado e acordado, entre os países das Nações Unidas, um tratado internacional para garantir mais direitos a esse público. Entidades ligadas aos direitos das pessoas com deficiência acreditam que, para o Brasil, a ratificação do tratado pode significar avanços na implementação de leis no país. Disponível em: http//www.bbc.co.uk. Acesso em: 18 mai. 2010 (adaptado).
No Brasil, as políticas públicas de inclusão social apontam para o discurso, tanto da parte do governo quanto da iniciativa privada, sobre a efetivação da cidadania. Nesse sentido, a temática da inclusão social de pessoas com deficiência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q881743 | Geografia, Urbanização brasileira, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A diferenciação entre zona urbana e zona rural é essencial para o planejamento territorial e o desenvolvimento econômico. Sobre esse tema, avalie as afirmativas abaixo:

1. A zona urbana é caracterizada por maior densidade populacional, infraestrutura mais desenvolvida e maior oferta de serviços públicos.
2. A zona rural, no Brasil, é predominantemente ocupada por atividades agrícolas e pecuárias.
3. O processo de urbanização no Brasil tem levado à expansão das zonas urbanas sobre áreas rurais, fenômeno conhecido como "urbanização dispersa".
4. A definição legal de zona urbana e zona rural é dada exclusivamente pelo IBGE, sem interferência dos municípios.
5. Zonas rurais no Brasil têm menor acesso a serviços de saúde e educação, o que contribuipara a migração de populações para áreas urbanas.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q895315 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com o processo de urbanização intensificado a partir dos anos de 1950 por conta das atividades turísticas na região do litoral norte paulista, Caraguatatuba passou a apresentar problemas socioespaciais.
Disponível em: http://repositorio.unitau.br/. Acesso: 15 out 2023

Como consequências da situação demográfica apresentada no texto, são identificados:

I. O forte processo migratório, dificultando a formação das condições necessárias à constituição de capital social, como a estruturação de redes de sociabilidade e promoção do diálogo com o poder público. II. O aumento da demanda por instalações e espaços de infraestrutura urbana, num ritmo superior à capacidade de atendimento oferecida pelo Estado. III. O crescimento espacial rápido e desordenado, levando às ocupações irregulares, bem como ao processo de periferização e sistemática exclusão social e econômica.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q897665 | Geografia, Urbanização brasileira, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

A política de transporte em Minas Gerais nos permite afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1011102 | Geografia, Urbanização brasileira, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, acerca das dinâmicas intraurbanas das metrópoles brasileiras.

Nas metrópoles brasileiras, os setores secundário e terciário da economia englobam atividades geradoras de empregos e impulsionadoras de migrações, atraindo a população de menor renda para bairros próximos às áreas centrais, que concentram atividades desses setores da economia.

  1. ✂️
  2. ✂️

111Q989141 | Geografia, Urbanização brasileira, Geógrafo, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A proposta de caráter experimental do IBGE, sugere nova categoria para classificar os espaços territoriais. Segundo o IBGE, essa categoria tem como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q937719 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

No século XIX, o preço mais alto dos terrenos situados no centro das cidades é causa da especialização dos bairros e de sua diferenciação social. Muitas pessoas, que não têm meios de pagar os altos aluguéis dos bairros elegantes, são progressivamente rejeitadas para a periferia, como os subúrbios e os bairros mais afastados.

RÉMOND, R. O século XIX. São Paulo: Cultrix, 1989 (adaptado).

Uma conseqüência geográfica do processo socioespacial descrito no texto é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q988554 | Geografia, Urbanização brasileira, Professor de Geografia, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A economia de Florianópolis tem se diversificado nos últimos anos, mas o turismo continua sendo um dos principais setores. Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q891095 | Geografia, Urbanização brasileira, Conhecimentos Básicos, IPEA, CESGRANRIO, 2024

O texto abaixo discute a questão das cidades e da estrutura produtiva.

As cidades integrantes de uma rede urbana se diferenciam pelos seus tamanhos populacionais, mas também, e sobretudo, em razão da oferta e da qualidade dos serviços que oferecem, como escolas, hospitais, bancos, comércio e universidades. O avanço da transição urbana a partir dos anos 1980, juntamente com a progressão da transição demográfica, diminuiu as taxas de crescimento da população. Muitas regiões e cidades, porém, aumentaram seu peso demográfico por causa dos fluxos migratórios. O contexto da crise econômica abriu então alternativas para cidades de menor porte, especialmente em razão da periferização dos centros urbanos.

CARMO, R.; CAMARGO, K. Dinâmica demográfica brasileira recente: padrões regionais de diferenciação. Rio de Janeiro: Ipea, 2018. p. 51. (Texto para Discussão n. 2.415). Adaptado.

Nesse contexto de transição, a partir da década de 1990, identifica-se o seguinte processo socioespacial específico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q911216 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“A união entre a ciência e a técnica que, a partir dos anos 70, havia transformado o território brasileiro revigora-se com os novos (...) recursos da informação, a partir do período da globalização e sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência, à técnica e à informação, torna-se um mercado global. O território ganha novos conteúdos e impõe novos comportamentos (...). É a irradiação do meio técnico-científicoinformacional (...). Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos, que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso”.
Fonte: SANTOS, Milton, SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2003 (adaptado).
Os “acréscimos técnicos” que os autores consideram na transformação do território pelo meio técnico-científico-informacional são:
I. Construções de Barragens. II. Aeroportos e Portos. III. Ferrovias, Rodovias e Hidrovias. IV. Instalações de Energia e Comunicações.
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q910406 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

A partir da Constituição de 1967 e das ações engendradas pelo Ministério do Planejamento, alguns estudos foram realizados a fim de definir e delimitar as regiões metropolitanas brasileiras e suas respectivas bases jurídico‑administrativas. Conforme Guimarães (2004), entre esses estudos devem ser destacados os realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que buscaram estabelecer alguns critérios fundamentais para a definição das regiões metropolitanas.
TRINDADE, Gilmar Alves et al. Geografia e ensino: dimensões teóricas e práticas para a sala de aula. [e‑book] Ilhéus‑BA: Editus, 2017. p. 91.
Assinale a alternativa que apresenta um critério que preconize a força dos arranjos institucionais dos municípios para a composição de uma região metropolitana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q911219 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as seguintes afirmações sobre a urbanização no contexto brasileiro:
I. Com o aumento da urbanização, a área ocupada pelas cidades se amplia, fazendo com que em determinados locais os limites entre os municípios vizinhos se confundam, fenômeno conhecido como Conurbação. II. O Estatuto da Cidade, sancionado em 2001, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. III. Nas grandes cidades do país, a degradação ambiental é promovida exclusivamente pelas classes sociais mais pobres, especialmente nas comunidades conhecidas popularmente como favelas, que respondem por mais de 80% da geração de resíduos sólidos nas metrópoles. IV. Segundo o IBGE, em 2022, havia 121,4 milhões de pessoas vivendo em concentrações urbanas, que são arranjos populacionais ou municípios isolados com mais de 100 mil habitantes. Os arranjos populacionais são formados por municípios com forte integração, geralmente conurbados.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q884402 | Geografia, Urbanização brasileira, Assistente de Educação Infantil, Prefeitura de Jandaia do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:

I - O Brasil vive um paradoxo! Com mais de 85% da população vivendo nas cidades, o país não possui um bom sistema de planejamento e gestão urbana estruturado nas escalas locais, metropolitanas, regionais e nacionais. Com uma sociedade altamente urbanizada, não há uma política nacional de desenvolvimento urbano que realmente possa ser colocada em prática através desse sistema multiescalar.
Assim,
II - A perspectiva é que não existe expectativas de melhoras nas condições de vida das pessoas que enfrentam dificuldades diárias por causa das profundas injustiças, desigualdades, precariedades e vulnerabilidades socioespaciais urbanas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

119Q989138 | Geografia, Urbanização brasileira, Geógrafo, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

A pesquisa Regiões de Influência das Cidades – Regic (IBGE), realizada a cada dez anos visa identificar e analisar a rede urbana brasileira, estabelecendo a hierarquia dos centros urbanos e as regiões de influência das cidades. Neste sentido, em 2020, a pesquisa identificou as três cidades que se tornaram metrópoles brasileiras, são elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q937722 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.

JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).

A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.