Questões de Concursos Urbanização brasileira

Resolva questões de Urbanização brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q1011103 | Geografia, Urbanização brasileira, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, acerca das dinâmicas intraurbanas das metrópoles brasileiras.

Os condomínios fechados, tanto de configuração territorial horizontal quanto vertical, se apresentam como uma nova forma de segregação socioespacial, a partir da criação de novos valores urbanos relacionados a interesses imobiliários, violência urbana e segurança.

  1. ✂️
  2. ✂️

122Q936550 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

A vida das pessoas se modifica com a mesma rapidez com que se reproduz a cidade. O lugar da festa, do encontro quase desaparecem; o número de brincadeiras infantis nas ruas diminui — as crianças quase não são vistas; os pedaços da cidade são vendidos, no mercado, como mercadorias; árvores são destruídas, praças transformadas em concreto. Por outro lado, os habitantes parecem perderna cidade suas próprias referências. A imagem de uma grande cidade hoje é tão mutante que se assemelha à de um grande guindaste, aliás, a presença maciça destes, das britadeiras, das betoneiras nos dão o limite do processo de transformação diária ao qual está submetida a cidade.
CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado).
No contexto das grandes cidades brasileiras, a situação apresentada no texto vem ocorrendo como consequência da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1011101 | Geografia, Urbanização brasileira, Manhã e Tarde, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, acerca das dinâmicas intraurbanas das metrópoles brasileiras.

As áreas centrais das metrópoles brasileiras, espaços de concentração de serviços e de funções urbanas, têm sofrido processos de reconfiguração e refuncionalização em razão da constituição de novas centralidades e dinâmicas no processo de desenvolvimento típico metropolitano.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q993176 | Geografia, Urbanização brasileira, Recenseador, IBGE, IBADE, 2019

Cada Setor Censitário recebe uma classificação de acordo com suas características geográficas. Deste modo, estabeleça a correta correspondência da coluna I com a coluna II.
Coluna I
1. Área urbana de alta densidade de edificações 2. Área urbana de baixa densidade de edificações 3. Núcleo Urbano 4. Aglomerado rural 5. Área rural (exclusive aglomerado)
Coluna II
( ) Área urbana com baixa densidade de edificações, processos de expansão urbana, áreas verdes desabitadas, entre outras ( ) Área de uso rural caracterizada pela dispersão de domicílios e pela presença usual de estabelecimentos agropecuários. ( ) Aglomerações urbanas separadas das cidades e vilas em menos de 1km ou que, superando essa distância, apresentem características urbanas (loteamento, conjuntos habitacionais e condomínios). ( ) Área urbana com alta densidade de edificações. ( ) Caracterizam-se pelo caráter aglomerado de domicílios, normalmente distantes entre si não mais que 50 m, e separados da franja das cidades e vilas em mais de 1 km, com a exceção aplicada aos núcleos urbanos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1000345 | Geografia, Urbanização brasileira, Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

As Regiões Metropolitanas e as Aglomerações Urbanas são recortes instituídos por lei complementar estadual, de acordo com a determinação da Constituição Federal de 1988, visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum (IBGE, 2024). No que se refere à maior Região Metropolitana (RM) brasileira em números populacionais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q993671 | Geografia, Urbanização brasileira, Supervisor de Coleta e Qualidade, IBGE, CESPE CEBRASPE, 2021

Setembro passou Outubro e Novembro Já tamo em Dezembro Meu Deus, que é de nós, Meu Deus, meu Deus Assim fala o pobre Do seco Nordeste Com medo da peste Da fome feroz [...] Sem chuva na terra Descamba Janeiro, Depois Fevereiro E o mesmo verão Meu Deus, meu Deus Entonce o nortista Pensando consigo Diz: “isso é castigo não chove mais não” [...] Agora pensando Ele segue outra tria Chamando a famia Começa a dizer Meu Deus, meu Deus Eu vendo meu burro Meu jegue e o cavalo Nós vamos a São Paulo Viver ou morrer [...] Em um caminhão Ele joga a famia Chegou o triste dia Já vai viajar Meu Deus, meu Deus A seca terrível Que tudo devora Lhe bota pra fora Da terra natá [...]
Patativa do Assaré. Triste partida. Internet:<www.letras.mus.br> .
Os trechos da poesia de Patativa do Assaré apresentados remetem à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.