Início

Questões de Concursos Urbanização brasileira

Resolva questões de Urbanização brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q678934 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeira Fase OAB, FUVEST, FUVEST, 2019

Em Barcelona, em 2012 e 2013, a cada 15 minutos uma família recebia ordem de despejo. Desde então, o panorama da habitação mudou totalmente. “(...) Estamos assistindo uma onda de especulação imobiliária (...) que agora se foca no aluguel”, explica Daniel Pardo da Associação de Moradores para um Turismo Sustentável. “Este fenômeno pôs em marcha um processo acelerado e violento de expulsão de inquilinos”, acrescenta. Onde a pressão da especulação imobiliária internacional e a indústria do turismo causaram um aumento substancial nos preços dos aluguéis, os catalães têm hoje de gastar mais de 46% dos seus salários com o aluguel. Para os jovens até os 35 anos, a taxa de esforço aumenta até os 65% (...). “Não queremos que os habitantes de Barcelona sejam substituídos por pessoas com maior poder de compra”, diz a porta‐voz do Sindicato dosInquilinos. Só emBarcelona, 15 fundos de investimento imobiliário possuem 3.000 apartamentos.

“Os habitantes querem a sua cidade de volta”. Reportagem de Ulrike Prinz para o Goethe‐Institut Madrid. Maio/2018. Adaptado.


Os conceitos que explicam as dinâmicas urbanas descritas no excerto são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q943515 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

Leia atentamente o seguinte excerto atinente à urbanização brasileira e ao seu centro de gravitação econômico-financeira:

“No passado, [esta cidade] sempre esteve presente no país todo: presente no Rio um dia depois, em Salvador três dias depois, em Belém dez dias depois, em Manaus trinta dias depois. Hoje [esta cidade] está presente em todos os pontos do território informatizado brasileiro ao mesmo tempo e imediatamente”.

Milton Santos. A urbanização brasileira. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2008, p. 103.

A partir da leitura do excerto acima, compreende-se que a “metrópole onipresente”, em questão, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q939625 | Geografia, Urbanização brasileira, Vestibular Segundo Semestre, IF Goiano, INEP, 2019

“[...] ...Estou residindo na favela. Mas se Deus me ajudar hei de mudar daqui. Espero que os políticos estingue [sic] as favelas.”
(JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2004. p.160)
A partir dos estudos sobre os reflexos do crescimento urbano desordenado, constata-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q950540 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

Tarifa sobre aço pode causar 'recessão profunda', alerta diretor-geral da OMC

Em meio à tensão gerada pelo anúncio do presidente americano, Donald Trump, que pretende impor tarifas sobre as importações de aço e de alumínio nos EUA, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) disse que os estados-membros da entidade devem impedir "a queda dos primeiros dominós" de uma guerra comercial. Segundo o dirigente, a política de "olho por olho nos deixará todos cegos, e o mundo em depressão profunda".

Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/tarifa-sobre-aco-pode-causar-recessao-profunda-alertadiretor-geral-da-omc-22457430> Acesso em: 20 de mar, 2017.

A referida recessão comercial entre os países membros da OMC com o anúncio do aumento das tarifas sobre o aço e sobre o alumínio pelo governo americano se relaciona ao fato de que ela pode

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q950382 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro Exame, UERJ, UERJ, 2018

Para a remoção de um esmalte, um laboratório precisa preparar 200 mL de uma solução aquosa de propanona na concentração de 0,2 mol/L. Admita que a densidade da propanona pura é igual a 0,8 kg/L.

Nesse caso, o volume de propanona pura, em mililitros, necessário ao preparo da solução corresponde a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q947512 | Geografia, Urbanização brasileira, Nível Médio, IFPR, IF PR, 2018

Apesar de sua enorme extensão territorial, o Brasil é dividido em poucas regiões, sendo a divisão oficial feita pelo IBGE. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q936175 | Geografia, Urbanização brasileira, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial, e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua, configurando densas regiões urbanizadas.

MOURA.R.Arranjos urbano-regionais no Brasil: especificidades e reprodução de padrões. Disponível em: www.http://www.ub.edu.Acesso em: 11 fev. 2015


O resultado do processo geográfico descrito foi o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q939023 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP

A crise do modelo de desenvolvimento brasileiro, perverso e excludente, foi marcada, especialmente, pela concentração de renda. As consequências dessa agravante são observadas por alguns problemas caóticos, como gastos infinitos com segurança pública, vias saturadas e mal planejadas, poluição hídrica e aglomerados urbanos sem infraestrutura.

SOUZA, J. A. et. al. Ocupação Desordenada. In: Revista Conhecimento Prático Geografia, abr. 2010 (adaptado).

No espaço urbano brasileiro, vêm se agravando os problemas socioambientais relacionados a um modelo de desenvolvimento que configurou formas diversas de exclusão social. Uma ação capaz de colaborar com a solução desses problemas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q905966 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O processo de urbanização teve início no Brasil em 1950, impulsionado pela industrialização, que desempenhou um papel fundamental na migração da população das zonas rurais para as áreas urbanas. Esse processo migratório é popularmente chamado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q949093 | Geografia, Urbanização brasileira, Grupo 4, PUC RJ, PUC RJ, 2018

As ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação), segundo a legislação brasileira vigente desde 2007, são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, e zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. Marque a opção a seguir que NÃO CORRESPONDE a uma característica dessas zonas no país.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q937424 | Geografia, Urbanização brasileira, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

O combustível mineral constitui tal vantagem para a indústria que as fábricas e dependências deveriam forçosamente, segundo parece, agrupar-se em torno das bacias hulhíferas. No início do século XX, foi assim que se repartiu o trabalho. As cidades industriais espremem-se na vizinhança das minas: a população nelas amontoa-se em multidões densas sobre um solo enegrecido pelos resíduos do carvão, sob um céu fuliginoso onde se busca em vão discernir o sol.

RECLUS, E. O homem e a terra: a indústria e o comércio. São Paulo: Expressão e Arte; Imaginário, 2011.


Uma mudança na produção dos espaços ocorrida no contexto apresentado foi a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q944892 | Geografia, Urbanização brasileira, Vestibular Estadual 2024, UERJ, UERJ, 2023

AVENIDA BRASIL - TUDO PASSA, QUEM NÃO VIU? (1994)


De lá pra cá, daqui pra lá

Eu vou

Com meu amor, vou viajando

Nessa Avenida

Pela faixa seletiva

No sufoco dessa vida

Tudo passa, quem não viu?

Uma confusão de coisas

Assim é a Avenida Brasil

Linha Vermelha vem cortando a Maré

É a bailarina da cidade

Ziguezagueando eu vou

Outra vez com a Mocidade

Do importado à carroça

O contraste social

Nesse rio de asfalto

O dinheiro fala alto

É a filosofia nacional

Sou passageiro da alegria

O meu destino é o prazer

Passo por ela todo dia

E hoje ela passa por você

(...)

DIOGO DA VIOLA, JEFINHO e JORGE GANNEM

galeriadosamba.com.br


Analisar o território da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, é analisar uma cidade de contrastes e seus caminhos, os sentidos de sua ocupação. Desde sua inauguração, na década de 1940, houve momentos de aceleração e inércia, tal como acontece no percurso das pessoas que por ali transitam de trem, de ônibus, de van, de mototáxi, automóveis ou, até mesmo, carroças. Cumprindo o papel estratégico para o qual foi traçada, a Avenida facilitou o tráfego rumo ao “centro da cidade”, ou para “fora” dela, para os subúrbios, para outras cidades do Grande Rio, ou para outros destinos. Assim, funcionou como importante eixo impulsionador da ocupação da área por indústrias, estabelecimentos e negócios urbanos nos anos 1940/1950.

Adaptado de TORRES, Pedro. “Avenida Brasil − tudo passa, quem não viu?”: formação e ocupação do subúrbio rodoviário no Rio de Janeiro

(1930-1960). Revista Brasileira de Estudos Urbanos Regionais, São Paulo, 2018.


Tanto o samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel quanto o trecho do artigo acadêmico registram algumas mudanças ocorridas no território da Avenida Brasil ao longo dos anos. Tais mudanças se relacionam com o processo de urbanização da então capital da República.

Um objetivo e um impacto socioeconômico associados à construção e à expansão da Avenida Brasil, nos anos 1940 e 1950, estão indicados, respectivamente, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q943334 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2021

Considerando os limites conceituais da cidade para a compreensão do processo de urbanização contemporâneo, assinale a afirmação verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q939021 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP

No alvorecer do século XX, o Rio de Janeiro sofreu, de fato, uma intervenção que alterou profundamente sua fisionomia e estrutura, e que repercutiu como um terremoto nas condições de vida da população.

BENCHIMOL, J. Reforma urbana e Revolta da Vacina na cidade do Rio de Janeiro. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A.N. O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

O texto refere-se à reforma urbanística ocorrida na capital da República, na qual a ação governamental e seu resultado social encontram-se na:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q936035 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP, 2019

O consumo da habitação, em especial aquela dotada de atributos especiais no espaço urbano, contribui para o entendimento do fenômeno, pois certas áreas tornam-se alvos de operações comerciais de prestígio com a produção e/ou a renovação de construções, diferente de outras porções da cidade, dotadas de menor infraestrutura. SANTOS, A. R. O consumo da habitação de luxo no espaço urbano parisiense. Confins, n. 23, 2015 (adaptado).
O conceito que define o processo descrito denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q946708 | Geografia, Urbanização brasileira, Vestibular, UNESP, VUNESP, 2019

O processo de desmetropolização, observado no Brasil desde o final do século XX, é caracterizado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q939291 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes “lentas”, com o ritmo muito mais rápido do comércio e das finanças de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependências de curto e longo alcance não podem mais ser separadas umas das outras.

BRENNER, N. A globalização como reterritorialização. Cadernos Metrópole, n. 24, jul.-dez. 2010 (adaptado).

A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos ressaltada no texto explica-se pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q948197 | Geografia, Urbanização brasileira, Língua Inglesa, IF Sul RioGrandense, INEP, 2018

Leia as afirmações abaixo, sobre as bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul.

I - O Rio Grande do Sul possui cinco bacias hidrográficas principais: Bacia Hidrográfica do Guaíba, Bacia Hidrográfica do Uruguai, Bacia Hidrográfica Litorânea, Bacia Hidrográfica do Jacuí e Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas.
II - As bacias hidrográficas possuem problemas ambientais conforme as suas características naturais, forma de ocupação e atividades econômicas predominantes.
III - Dentre os problemas ambientais comuns às principais bacias hidrográficas, estão o despejo de efluentes nas águas, a ocorrência de estiagens e enchentes e o assor am nto dos cursos d’água p la retirada da vegetação ciliar.
IV - O despejo de efluentes industriais nos cursos d’água, os altos índic s d poluição do ar por fontes fixas e também por veículos, a grande produção de resíduos urbanos e industriais e o transporte de cargas perigosas, que representam risco à contaminação do solo e da água, são os principais problemas ambientais da Bacia Hidrográfica do Uruguai.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q943333 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2021

No que concerne às atuais dinâmicas territoriais e econômicas que estruturam a rede urbana brasileira, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q938774 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP

Enchente no Rio está entre as mais fatais

dos últimos 12 meses no mundo

As enchentes no Rio de Janeiro esta semana já causaram mais mortes do que qualquer outro incidente semelhante em 2010 em qualquer parte do mundo. Nos últimos 12 meses, a inundação no Rio foi a quinta mais fatal do mundo.

Disponível em: http://www.bbcbrasil.com. Acesso em: 16 abr. 2010.

Além do grande volume de chuva, um fator de ordem socioespacial que provoca a ocorrência de eventos como o citado no trecho da reportagem é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.