Questões de Concursos Urbanização brasileira

Resolva questões de Urbanização brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q938774 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP

Enchente no Rio está entre as mais fatais

dos últimos 12 meses no mundo

As enchentes no Rio de Janeiro esta semana já causaram mais mortes do que qualquer outro incidente semelhante em 2010 em qualquer parte do mundo. Nos últimos 12 meses, a inundação no Rio foi a quinta mais fatal do mundo.

Disponível em: http://www.bbcbrasil.com. Acesso em: 16 abr. 2010.

Além do grande volume de chuva, um fator de ordem socioespacial que provoca a ocorrência de eventos como o citado no trecho da reportagem é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q950357 | Geografia, Urbanização brasileira, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Com a dependência crescente por bens de consumo e o aumento da pressão sobre os recursos naturais, a relação crescimento econômico e desenvolvimento com sustentabilidade é praticamente impossível no sistema capitalista, no qual estamos inseridos. Assim, destaca-se na atualidade a importância assumida pelo parâmetro da sustentabilidade como condição para a permanência e a duração de determinada sociedade.

(Tereza C. Aguiar. Planejamento ambiental, 2016.)

A sustentabilidade, no sentido exposto pelo excerto, propõe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q939021 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP

No alvorecer do século XX, o Rio de Janeiro sofreu, de fato, uma intervenção que alterou profundamente sua fisionomia e estrutura, e que repercutiu como um terremoto nas condições de vida da população.

BENCHIMOL, J. Reforma urbana e Revolta da Vacina na cidade do Rio de Janeiro. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A.N. O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

O texto refere-se à reforma urbanística ocorrida na capital da República, na qual a ação governamental e seu resultado social encontram-se na:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q899715 | Geografia, Urbanização brasileira, Oficial de Justiça, TJ GO, IV UFG, 2024

. Acesso em: 22 ago. 2024.[Adaptado]. Qual consequência pode advir do aumento de pessoas vivendo em áreas urbanas no Brasil? "> Leia o texto a seguir.

Entre os anos de 1980 e 2023, o número de pessoas vivendo em áreas urbanas, no Brasil, passou de 65% para 88%, ocasionando uma série de consequências nas dinâmicas das cidades.

Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/planejamento-urbanocondicao-para-cidades-sustentaveis>. Acesso em: 22 ago. 2024.[Adaptado].


Qual consequência pode advir do aumento de pessoas vivendo em áreas urbanas no Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q947042 | Geografia, Urbanização brasileira, Inglês, UEG, UEG, 2019

Leia a letra de música a seguir.
Chegou o fim de semana, todos querem diversão só alegria, nós estamos no verão [...].
Milhares de casas amontoadas, Ruas de terra Esse é o morro [...].
Aqui não vejo nenhum clube poliesportivo Pra molecada frequentar, Nenhum incentivo O investimento no lazer é muito escasso O centro comunitário é um fracasso [...].
BROWN, Mano. Fim de semana no parque. Intérprete: Racionais MC´s. CD RaioS do Brasil. Zimbabwe, 1993.
A letra da música faz referência a diversos problemas relacionados à vida nas periferias, especialmente das grandes cidades. Quanto a esses problemas, verifica-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q938665 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP

Na primeira década do século XX, reformar a cidade do Rio de Janeiro passou a ser o sinal mais evidente da modernização que se desejava promover no Brasil. O ponto culminante do esforço de modernização se deu na gestão do prefeito Pereira Passos, entre 1902 e 1906. “O Rio civilizava-se” era frase célebre à época e condensava o esforço para iluminar as vielas escuras e esburacadas, controlar as epidemias, destruir os cortiços e remover as camadas populares do centro da cidade.
OLIVEIRA, L. L. Sinais de modernidade na Era Vargas: vida literária, cinema e rádio. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. (Org.). O tempo do nacional-estatismo: do início ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
O processo de modernização mencionado no texto trazia um paradoxo que se expressava no(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q947321 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia e História 2° Fase, UECE, UECE CEV, 2019

A recente complexidade assumida pela urbanização brasileira representa muito bem o conjunto de diversidades das formas e processos socioespaciais contemporâneos. Acerca desse tema, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q900515 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

O processo de urbanização verificado no Brasil após a década de 1950 é caracterizado por Santos e Silveira (2001) como uma urbanização aglomerada e concentrada. A primeira refere-se ao aumento dos núcleos com mais de 20 mil habitantes e a segunda ao aumento das cidades intermediárias, para, em um outro estágio, tornarem-se metrópoles. Na urbanização mais recente, as cidades médias passam a se destacar na dinâmica urbana brasileira.

Fonte: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e

sociedade no início do século XXI. 2001.


A respeito das cidades médias brasileira, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e em seguida marque a alternativa que traz a sequência do correto julgamento:


( ) Na rede urbana, a cidade média se articula com a dinâmica local e global, exercendo a função de intermediação. Assim, configura-se como um local que adquire uma organização de modo transitório, devendo ser modificado segundo os requerimentos da dinâmica econômica global e dos interesses locais que respondem a ela.


( ) Dentre os fatores de crescimento das cidades médias no Brasil, no final do século XX, destacam-se o processo de desconcentração industrial e o da expansão da fronteira agrícola.


( ) No contexto atual, as cidades médias brasileiras se materializam como centros de serviços dos atores hegemônicos da economia global, exercendo influência em âmbito local e global.


( ) O novo papel vinculado às cidades médias brasileiras é o de extensão de atividades do meio rural, motivado pelo desenvolvimento do meio-técnico-informacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q947399 | Geografia, Urbanização brasileira, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

Sobre Urbanização, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O processo de urbanização brasileira foi influenciado pela industrialização após a Segunda Guerra Mundial, com a formação de um mercado interno, tendo à frente as indústrias implantadas no sudeste.

II. As diferenças no ritmo da urbanização são percebidas nas disparidades econômicas regionais e na posição diferenciada que cada região ocupa na economia nacional.

III. A redução do movimento migratório da população nordestina para a região sudeste do Brasil influenciou nitidamente a polarização de Salvador, Recife e Fortaleza sobre as suas próprias áreas e seus raios de abrangência.

IV. A região Sudeste apresenta uma rede urbana complexa, com características de grande modernização das infraestruturas viárias, comunicação, bens, serviços, etc., conforme podemos observar em Curitiba cuja polarização direta abrange Ribeirão Preto, Volta Redonda, Cuiabá e Paraná.

V. A expansão das Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo estão originando a formação de uma Megalópole.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q946322 | Geografia, Urbanização brasileira, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

A década de 1980 foi marcada pelo processo que findava o mundo bipolar, cujas potências econômicas e bélicas estavam centradas em dois países: ______________________ e ________________________. O mundo socialista iniciava o seu processo de abertura com o governo de Mikhail Gorbachev, em 1989, com a política de reestruturação econômica denominada de _______________. Essa reestruturação abriu a antiga URSS ao comércio exterior, liberou os preços e as importações, liberou a moeda e reduziu o subsídio à economia interna.
Com base no texto, ASSINALE a alternativa que contém as opções corretas para preencher as lacunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q949201 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS, 2017

Responda à questão a partir da interpretação da letra da canção Despejo na Favela, de Adoniran Barbosa.

Quando o oficial de justiça chegou

Lá na favela

E, contra seu desejo

Entregou pra seu Narciso

Um aviso, uma ordem de despejo

Assinada, seu doutor

Assim dizia a ‘pedição’

“Dentro de dez dias

Quero a favela vazia

E os barracos todos no chão”

É uma ordem superior

Ô, ô, ô, ô, ô!, meu senhor! (...)

Não tem nada não

Amanhã mesmo vou deixar meu barracão

Não tem nada não, seu doutor

Vou sair daqui

Pra não ouvir o ronco do trator

Pra mim não tem ‘probrema’

Em qualquer canto eu me arrumo

De qualquer jeito eu me ajeito

Depois, o que eu tenho é tão pouco

Minha mudança é tão pequena

Que cabe no bolso de trás

Mas essa gente aí, hein?

Como é que faz? (...)

Adaptado de Adoniran Barbosa. Despejo na Favela. (1969)

O processo de mudança social no espaço urbano descrito na letra da canção pode ser associado ao contexto dos anos 60 e 70, que se caracterizou pela

I. migração do nordeste para o sudeste e pela autoconstrução de casas em áreas periféricas das grandes cidades.

II. resistência das classes populares às tentativas de modernização habitacional, com a implantação de equipamentos urbanos adequados à melhoria de sua qualidade de vida.

III. segregação residencial no espaço urbano, com expulsão das classes populares de áreas centrais e sua realocação em áreas distantes do centro da cidade.

IV. produção de vazios urbanos para a valorização dos terrenos centrais pelo mercado imobiliário, impedindo que a população de baixa renda tivesse acesso à moradia digna.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q949854 | Geografia, Urbanização brasileira, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

SOBE O NÚMERO DE MORTOS

NOS INCÊNDIOS FLORESTAIS NA GRÉCIA


Bombeiros divulgam balanço de 74 mortos e

187 feridos. Incêndio já é considerado o pior a

atingir o país em mais de uma década.


O país teve um inverno considerado seco no início deste ano, e, agora, com as altas temperaturas do verão, houve condições ideais para o fogo se alastrar. Incêndios desse tipo já ocorreram em outras ocasiões. Em agosto de 2007, dezenas de pessoas morreram quando o fogo devastou o sul grego.

Disponível em:

<https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/07/24>.

Acesso em: 4 ago. 2018.

A leitura do texto nos remete à ideia de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q936561 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

A participação social no planejamento e na gestão urbanos ganhou impulso a partir do Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001), que estabeleceu condições para elaboração de planos diretores participativos, instrumentos esses indutores da expansão urbana e do ordenamento territorial que, a princípio, devem buscar representar os interesses dos diversos segmentos da sociedade. No entanto, é notório o limite à representação dos interesses das camadas sociais menos favorecidas nesse processo. Este rumo deve ser corrigido e deve-se continuar buscando mecanismos de inclusão dos interesses de toda a sociedade.
Caderno Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS n. 11: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientese sustentáveis. Brasília: Ipea, 2019.
Qual medida promove a participação social descrita no texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q950668 | Geografia, Urbanização brasileira, Segundo Semestre, UECE, UECE CEV, 2018

Leia com atenção o seguinte enunciado: “O Ar pode ser elevado por meio da instabilidade decorrente do aquecimento superficial ou turbulência mecânica, ascensão do ar em uma zona frontal, ou elevação forçada sobre uma barreira orográfica. [...] A formação de nuvens depende da instabilidade atmosférica e do movimento vertical, mas também envolvem processos de microescala”.

Barry, Roger G. Atmosfera tempo e clima. Porto Alegre. Bookman. 2013. p.114. p.141.

Considerando o processo de formação de nuvens e precipitação, analise as seguintes afirmações:

I. A condensação tende a ocorrer com maior dificuldade em condições de ar limpo.

II. Os aerossóis exercem um importante papel nas nuvens para o início da precipitação.

III. As características das precipitações podem variar conforme o tipo de sistema de baixa pressão e seu estágio de desenvolvimento.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q951197 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

Analise o texto a seguir:

A China surpreendeu ontem ao anunciar medidas de estímulo para proteger sua economia. O pacote de incentivos que inclui redução de impostos tranquilizou os investidores. Segundo o comunicado, a política fiscal será mais “proativa” e coordenada com a política monetária. Do outro lado da disputa, o presidente norte-americano Donald Trump usou o Twitter para defender as tarifas dos EUA às importações, que, segundo ele, “são ótimas”. Ele ainda afirmou que os EUA são o “cofre que está sendo roubado”.

CORRÊA, M.; RIBEIRO, A. Pacote anti-Trump. O Globo. Economia, 26 jul. 2018, p. 19.

No texto, é abordada a seguinte situação geoeconômica e geopolítica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q979921 | Geografia, Urbanização brasileira, Cargos de Nível Alfabetizado, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

No Brasil, a partir de 1950, o crescimento de algumas cidades se intensificou. Com isso surgiram novos problemas e aqueles que já existiram aumentaram. Assinale a alternativa CORRETA sobre a urbanização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q938664 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP

De modo geral, os logradouros de Fortaleza, até meados do século XIX, eram conhecidos por designações surgidas da tradição ou de funções e edificações que lhes caracterizavam. Assim, chamava-se Travessa da Municipalidade (atual Guilherme Rocha) por ladear o prédio da Intendência Municipal; S. Bernardo (hoje Pedro Pereira) por conta de igreja homônima; Rua do Cajueiro (atual Pedro Borges) por abrigar uma das mais antigas e populares árvores da capital. Já a Praça José de Alencar, na década de 1850, era popularmente designada por Praça do Patrocínio, pois em seu lado norte se encontrava uma igreja homônima.

SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE, 2001 (adaptado)


Os atos de nomeação dos logradouros, analisados de uma perspectiva histórica, constituem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q890153 | Geografia, Urbanização brasileira, Operador de Rádio, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

. (Com adaptações). Na cidade, o " ponto="" de="" convergência"="" a="" que="" se="" refere="" o="" texto="" acima="" corresponde="" à="" área"=""> No interior da cidade, ela não está necessariamente no meio de uma determinada área geográfica e nem sempre ocupa o sítio histórico onde esta cidade se originou; ela é antes de tudo ponto de convergência, é o nó do sistema de circulação, é o lugar para onde todos se dirigem para algumas atividades, e em contrapartida é o ponto de onde todos se deslocam, para a interação das atividades aí localizadas com as outras que se realizam no interior da cidade ou fora dela. Assim, ela pode ser qualificada como integradora e dispersora ao mesmo tempo.

M. E. B. Sposito. Estruturação urbana e centralidade. In: Anais do III Encontro de geógrafos da América Latina, 1991. Internet: <observatoriogeograficoamericalatina.org>. (Com adaptações).

Na cidade, o "ponto de convergência" a que se refere o texto acima corresponde à área
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q678606 | Geografia, Urbanização brasileira, Segundo Semestre, Esamc, Esamc, 2019

Atente para os fragmentos:
Si o senhor não está lembrado Da licença de conta Que aqui onde agora está Esse adifício alto Era uma casa velha um palacete assobradado Foi aqui seu moço Que eu, Mato Grosso e o Joca Construímos nossa maloca Mais um dia nem quero lembrá Veio os homens com as ferramentas o dono mandô derrubá [...] E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim E pra esquecê nóis cantemos assim: Saudosa maloca, maloca querida
(Saudosa Maloca. Composição do paulista Adoniran Barbosa, 1951. Disponível em: https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/. Acesso em: 26 fev. 2019, às 09h30.)
São Paulo é recordista no ranking do déficit habitacional: faltam 1,3 milhão de residências. Completam a lista Minas Gerais (575 mil), Bahia (461 mil), Rio de Janeiro (460 mil) e Maranhão (392 mil). No DF, há uma carência de 132 mil moradias. Ao todo, cerca de 33 milhões de brasileiros não têm onde morar, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos. Mesmo com iniciativas do governo federal, como o programa Minha Casa, Minha Vida, o problema tem se acentuado. Especialistas em habitação traduzem os números: a falta de moradia aumenta o número de invasões e de população favelada — o índice chegou a 11,4 milhões, segundo o Censo 2010 do IBGE.
(AUGUSTO, Otávio. 33 milhões de brasileiros não têm onde morar, aponta levantamento da ONU. Publicado em 03 mai. 2018. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/05/03/interna-brasil, 678056/deficit-de-moradias-no-brasil-chega-a-6-3-milhoes-sp-tem-a-maior-defa.shtml. Acesso em: 26 fev. 2019, às 09h00.)
A análise dos excertos e dos períodos retratados nos permite assinalar como correta (s) a (s) seguinte (s) afirmativa (s): I. O problema de falta de moradia não é uma novidade no Brasil, sendo São Paulo o Estado recordista. A partir da consolidação da industrialização nos anos 1950, a região atrai pessoas de todo o país, em busca de melhores condições de vida. II. Programas como o Minha Casa, Minha Vida, têm solucionado, apenas nos Estados mais pobres do Brasil, o problema do déficit habitacional, uma vez que não são aplicados nas regiões mais ricas do país. III. O aumento do número de favelas no Brasil, bem como o de invasões a imóveis abandonados pela população sem teto, está diretamente ligado à falta de moradias.
Está (ão) correta (s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q892907 | Geografia, Urbanização brasileira, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]O desenvolvimento urbano no Brasil é caracterizado por diversos fenômenos, como as redes urbanas, a metropolização e os problemas urbanos. Qual dos seguintes fenômenos é resultado do crescimento desordenado das cidades e contribui para a formação de áreas degradadas e segregadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.