Questões de Concursos Urbanização brasileira

Resolva questões de Urbanização brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q892907 | Geografia, Urbanização brasileira, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]O desenvolvimento urbano no Brasil é caracterizado por diversos fenômenos, como as redes urbanas, a metropolização e os problemas urbanos. Qual dos seguintes fenômenos é resultado do crescimento desordenado das cidades e contribui para a formação de áreas degradadas e segregadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q949200 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS, 2017

Considere as afirmações a respeito do crescimento da população urbana e da modernização da sociedade brasileira nos anos 1950, que provocou importantes mudanças sociais e na cultura urbana, com a criação de novos meios de comunicação e a formação de uma cultura de massa.

I. O rádio atingiu seu apogeu com o radiojornalismo e com programas de humor, de auditório, de radionovelas e de música popular, que consagraram as “rainhas do rádio”.

II. Os festivais da canção disseminaram no Brasil, por meio da televisão, novos gêneros musicais internacionais.

III. Os primeiros canais de televisão foram criados, porém só atendiam as principais capitais, e os anunciantes preferiam investir no rádio e na imprensa.

IV. As revistas ilustradas melhoraram seus parques gráficos, ampliando o uso da fotografia em fotorreportagens sobre a modernização do País e na publicidade de eletrodomésticos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q943070 | Geografia, Urbanização brasileira, Prova de Conhecimentos Gerais, UECE, UECE CEV, 2021

A questão urbana brasileira expõe o drama de um país que ainda possui um déficit habitacional milionário, segundo pesquisa recente da Fundação João Pinheiro (FJP, 2020), que constatou, para o ano de 2019, um déficit habitacional de 5,876 milhões de moradias, o que representa 8% dos domicílios existentes no país. Considerando a urbanização brasileira e o drama social da falta de moradias, avalie as seguintes proposições:
I. A urbanização brasileira caracteriza-se por um gradiente socioeconômico marcado por profundas desigualdades e disparidades socioespaciais, com verdadeiros abismos sociais entre a camada mais pobre e a mais rica da população. II. A lógica da desordem espacial reflete a histórica falta de planejamento urbano e/ou inadequada execução da política urbana, o que resulta em cidades mal providas de infraestruturas, mobilidade urbana, meios de consumo coletivos e equipamentos sociais. III. A história da habitação no país só tem conhecido, até o presente momento, dois grandes programas habitacionais: o Banco Nacional da Habitação (BNH) e o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), e em que pesem suas limitações, contradições e problemas, foram programas que conseguiram sanar o déficit habitacional entre as camadas mais pobres da população. IV. O encarecimento do preço da terra, a valorização desigual do espaço urbano, a periferização da população de baixa renda, a baixa remuneração da classe trabalhadora e o descaso com políticas habitacionais e urbanas de cunho social por parte dos governantes agravaram os componentes do déficit habitacional, expondo as mazelas históricas da urbanização brasileira em pleno século XXI.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q938540 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP

Mediante o Código de Posturas de 1932, o poder público enumera e prevê, para os habitantes de Fortaleza, uma série de proibições condicionadas pela hora: após as 22 horas era vetada a emissão de sons em volume acentuado. O uso de buzinas, sirenes, vitrolas, motores ou qualquer objeto que produzisse barulho seria punido com multa. No início dos anos 1940 o último bonde partia da Praça do Ferreira às 23 horas.

SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult, 2001 (adaptado).

Como Fortaleza, muitas capitais brasileiras experimentaram, na primeira metade do século XX, um novo tipo de vida urbana, marcado por condutas que evidenciam uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q949039 | Geografia, Urbanização brasileira, Segundo Semestre, Univille, ACAFE, 2017

A agropecuária sempre exerceu, ao longo da história, papel de destaque na economia brasileira.

Sobre essa atividade econômica é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q943252 | Geografia, Urbanização brasileira, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

A periodização espacial é de inestimável importância para a ciência geográfica, pois se o espaço geográfico é acumulação desigual de tempos, conforme afirmou Milton Santos, compreender a sucessão do tempo no espaço a partir da materialidade e do dinamismo do meio geográfico é primordial. Neste sentido, Santos divide, não de forma estanque, a história do território brasileiro em três períodos, os quais denomina de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q951394 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeira Fase OAB, UEL, COPS UEL, 2018

Leia o texto a seguir.

O Aqüífero Guarani constitui-se em um sistema hidroestratigráfico Mesozóico, formado por sedimentos flúviolacustres de idade Triássica (Formação Pirambóia) e por depósitos de origem eólica de idade jurássica (Formação Botucatu). É a denominação formal dada ao reservatório de água subterrânea doce, pelo geólogo Danilo Anton em homenagem à nação Guarani que habitou essa região. Trata-se de um Aqüífero transfronteiriço que se estende por quatro países: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Adaptado de ZANATTA, L. C. et. al. Qualidade das águas subterrâneas do Aqüífero Guarani para abastecimento público no Estado de Santa Catarina. XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, Natal, 2008.

Com base nos conhecimentos sobre o Aquífero Guarani e águas subterrâneas, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q943251 | Geografia, Urbanização brasileira, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

As características do processo de urbanização brasileiro se expressam na paisagem urbana de nossas cidades e metrópoles e são decorrentes de vários fatores, dentre os quais se encontra o intenso êxodo rural que se processou nas cidades com a industrialização tardia e modernização das atividades. Considerando-se o caráter tardio da industrialização e a modernização das atividades econômicas nas cidades e também no campo, a evolução da população urbana no Brasil e no Ceará, respectivamente, só ultrapassou a rural nos recenseamentos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q871664 | Geografia, Urbanização brasileira, Nível Fundamental Incompleto, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Leia os textos a seguir sobre a urbanização brasileira.

O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção à área urbana. [...] A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas, cuja oferta de emprego e de serviços, como saúde, educação e transporte, eram maiores. [...] O rápido e desordenado processo de urbanização ocorrido no Brasil irá trazer uma série de consequências, e em sua maior parte negativas. A falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora irá contribuir para a ocorrência de vários problemas.
Disponível em: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacao/urbanizacao-brasileira. Acesso em: 23 mar. 2024.

Analisando o texto sobre o processo de urbanização e as cidades brasileiras, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q898322 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Leio o excerto abaixo:

"A ideia de que as cidades brasileiras não foram planejadas é falsa. As cidades foram, sim, planejadas. O que vimos ao longo da história, porém, foi um crescimento da população urbana que não foi acompanhado no mesmo ritmo por infraestruturas e serviços capazes de atender a esse contingente. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento se deu em alguns momentos sem a devida prioridade ao que deve ser o foco do planejamento urbano: o uso e a ocupação do território urbano de forma eficiente e sustentável."
Fonte: https://www.wribrasil.org.br/noticias/historia-da-urbanizacaobrasileira

O processo de urbanização no Brasil transformou a estrutura social e econômica do país, especialmente após a industrialização. Em relação a esse processo, assinale a afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q680512 | Geografia, Urbanização brasileira, PROVA I, URCA, CEV URCA, 2017

“É uma cidade de traçado moderníssimo, com largas ruas e extensas avenidas (...) Desde trinta anos atrás é Curitiba iluminada a Luz elétrica. Outros serviços importantes foram inaugurados mais tarde: telefones, corpo de bombeiros, águas e esgotos, guarda civil, bondes elétricos ligando o centro urbano aos mais afastados bairros.” (Trecho do Amanak Laemmert, de 1922, sobre a cidade de Curitiba, In: Revista Nosso Século, v. 4, p. 43.)
Sobre o processo de modernização das cidades brasileiras nos primeiros trinta anos do século XX, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q943510 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

De acordo com recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021), a população brasileira chegou aos 213,3 milhões. Destes, 21,9%, isto é, 46,7 milhões, estão concentrados em 17 municípios com mais de 1 milhão de habitantes; enquanto que 14,8%, isto é, 31,6 milhões, concentram-se em 3.770 municípios com menos de 20 mil habitantes cada. Quanto às Regiões Metropolitanas, o estudo apontou que, juntas, as 28 regiões metropolitanas, mais as regiões integradas de desenvolvimento e as aglomerações urbanas com mais de 1 milhão de habitantes somam mais de 100 milhões de habitantes, o que equivale a 47,7% da população brasileira. Considerando-se tal estrutura da distribuição populacional, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q938662 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP

O enclave supõe a presença de “muros sociais” internos que separam e distanciam populações e grupos de um mesmo lugar. Tais muros revelam as grandes contradições e discrepâncias presentes nas cidades brasileiras. É aqui que o território merece ser considerado um novo elemento nas políticas públicas, enquanto um sujeito catalisador de potências no processo de refundação do social.
KOGA, D. Medidas de cidades: entre territórios de vida e territórios vividos. São Paulo: Cortez, 2003.
No contexto atual das múltiplas territorializações, apontadas no fragmento, a formação de enclaves fortificados no espaço urbano é resultado da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q950090 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

Como anfitriã da Copa do Mundo de futebol de 2018 e pela longa tradição na política, na economia e na cultura internacional, a Rússia chama a atenção da opinião pública mundial. Atente ao que se diz sobre as características desse país e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Ao contrário do período que se estendeu de 1922 a 1991, quando a Rússia comandava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e se apresentava como uma superpotência mundial, o presente momento é de ostracismo geopolítico. ( ) Embora a população russa seja relativamente grande, sua densidade demográfica é baixa devido ao enorme tamanho do país, sendo a região da Sibéria a mais povoada. ( ) Não há muitos grupos étnicos diferentes na Rússia e isso explica, no país, a maior tolerância para com homossexuais e imigrantes africanos. ( ) A atuação russa na busca por maior influência política internacional é efetiva, como demonstra, entre outros, a suspeita de ingerência na última eleição dos Estados Unidos e o apoio dado ao regime de Bashar al-Assad, na Síria.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q937623 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001


A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como conseqüência a expansão das áreas periféricas pelo(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q678906 | Geografia, Urbanização brasileira, Cursos Técnicos, IFPR, FUNTEF PR, 2019

Podemos dizer que habitação é o lugar de moradia, onde as pessoas vão construir a sua história. Em relação a esse processo, podemos afirmar que, no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q946655 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

A respeito dos novos sistemas técnicos de comunicação e transporte de pessoas e mercadorias, bem como das novas articulações em redes urbanas no Brasil, e a atuação e importância das políticas de desenvolvimento territorial do Estado brasileiro, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q937830 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração no ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos.

BAENINGER, R. Cidades e metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos arranjos regionais. Disponível em: www.sbsociologia.com.br. Acesso em: 12 dez. 2012 (adaptado).

Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a)


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q686314 | Geografia, Urbanização brasileira, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2018

Acampamentos de imigrantes vindos da Venezuela foram destruídos por brasileiros em 18.08.2018, em Pacaraima (RR), na fronteira com o país vizinho, que sofre com uma crise humanitária e econômica.
(www.correiobraziliense.com.br, 18.08.2018. Adaptado.)
O excerto expressa uma ação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q891097 | Geografia, Urbanização brasileira, Conhecimentos Básicos, IPEA, CESGRANRIO, 2024

O texto a seguir trata da urbanização brasileira.

No Brasil, verificam-se recentes transformações ocorridas nas relações entre os territórios urbanos, bem como no perfil demográfico, produtivo e funcional dos municípios. Além das áreas de concentração de população, o IBGE também identifica os chamados arranjos populacionais, agrupamentos de dois ou mais municípios com forte integração populacional, assim como municípios isolados, com população superior a 100 mil habitantes, que, juntos, conformam concentrações urbanas. O Ipea define aglomerações urbanas como aquelas “formadas por áreas urbanizadas integradas – logo funcionalmente complementares” e que podem ser constituídas por espaços urbanizados contínuos e descontínuos. Constatam-se mudanças na morfologia urbana, apoiadas no predomínio do automóvel, nas tecnologias de informação e na localização de empresas e moradias em locais mais distantes, que vêm provocando uma “metropolização expandida”, ou seja, uma expansão territorial metropolitana que resulta em mudança completa na estrutura, forma e função das metrópoles.

MOURA, R.; PÊGO, B. Aglomerações urbanas no Brasil e na América do Sul: trajetórias e novas configurações. Rio de Janeiro: Ipea, 2016. p. 8. (Texto para Discussão n. 2.203). Adaptado.

Essa metropolização expandida é comprovada pela configuração de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.