Início

Questões de Concursos Urbanização brasileira

Resolva questões de Urbanização brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q947399 | Geografia, Urbanização brasileira, História Geografia Português espanhol, URCA, CEV URCA, 2019

Sobre Urbanização, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O processo de urbanização brasileira foi influenciado pela industrialização após a Segunda Guerra Mundial, com a formação de um mercado interno, tendo à frente as indústrias implantadas no sudeste.

II. As diferenças no ritmo da urbanização são percebidas nas disparidades econômicas regionais e na posição diferenciada que cada região ocupa na economia nacional.

III. A redução do movimento migratório da população nordestina para a região sudeste do Brasil influenciou nitidamente a polarização de Salvador, Recife e Fortaleza sobre as suas próprias áreas e seus raios de abrangência.

IV. A região Sudeste apresenta uma rede urbana complexa, com características de grande modernização das infraestruturas viárias, comunicação, bens, serviços, etc., conforme podemos observar em Curitiba cuja polarização direta abrange Ribeirão Preto, Volta Redonda, Cuiabá e Paraná.

V. A expansão das Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo estão originando a formação de uma Megalópole.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q678606 | Geografia, Urbanização brasileira, Segundo Semestre, Esamc, Esamc, 2019

Atente para os fragmentos:
Si o senhor não está lembrado Da licença de conta Que aqui onde agora está Esse adifício alto Era uma casa velha um palacete assobradado Foi aqui seu moço Que eu, Mato Grosso e o Joca Construímos nossa maloca Mais um dia nem quero lembrá Veio os homens com as ferramentas o dono mandô derrubá [...] E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim E pra esquecê nóis cantemos assim: Saudosa maloca, maloca querida
(Saudosa Maloca. Composição do paulista Adoniran Barbosa, 1951. Disponível em: https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/. Acesso em: 26 fev. 2019, às 09h30.)
São Paulo é recordista no ranking do déficit habitacional: faltam 1,3 milhão de residências. Completam a lista Minas Gerais (575 mil), Bahia (461 mil), Rio de Janeiro (460 mil) e Maranhão (392 mil). No DF, há uma carência de 132 mil moradias. Ao todo, cerca de 33 milhões de brasileiros não têm onde morar, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos. Mesmo com iniciativas do governo federal, como o programa Minha Casa, Minha Vida, o problema tem se acentuado. Especialistas em habitação traduzem os números: a falta de moradia aumenta o número de invasões e de população favelada — o índice chegou a 11,4 milhões, segundo o Censo 2010 do IBGE.
(AUGUSTO, Otávio. 33 milhões de brasileiros não têm onde morar, aponta levantamento da ONU. Publicado em 03 mai. 2018. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/05/03/interna-brasil, 678056/deficit-de-moradias-no-brasil-chega-a-6-3-milhoes-sp-tem-a-maior-defa.shtml. Acesso em: 26 fev. 2019, às 09h00.)
A análise dos excertos e dos períodos retratados nos permite assinalar como correta (s) a (s) seguinte (s) afirmativa (s): I. O problema de falta de moradia não é uma novidade no Brasil, sendo São Paulo o Estado recordista. A partir da consolidação da industrialização nos anos 1950, a região atrai pessoas de todo o país, em busca de melhores condições de vida. II. Programas como o Minha Casa, Minha Vida, têm solucionado, apenas nos Estados mais pobres do Brasil, o problema do déficit habitacional, uma vez que não são aplicados nas regiões mais ricas do país. III. O aumento do número de favelas no Brasil, bem como o de invasões a imóveis abandonados pela população sem teto, está diretamente ligado à falta de moradias.
Está (ão) correta (s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q686314 | Geografia, Urbanização brasileira, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP, 2018

Acampamentos de imigrantes vindos da Venezuela foram destruídos por brasileiros em 18.08.2018, em Pacaraima (RR), na fronteira com o país vizinho, que sofre com uma crise humanitária e econômica.
(www.correiobraziliense.com.br, 18.08.2018. Adaptado.)
O excerto expressa uma ação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q892907 | Geografia, Urbanização brasileira, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]O desenvolvimento urbano no Brasil é caracterizado por diversos fenômenos, como as redes urbanas, a metropolização e os problemas urbanos. Qual dos seguintes fenômenos é resultado do crescimento desordenado das cidades e contribui para a formação de áreas degradadas e segregadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q946322 | Geografia, Urbanização brasileira, Segundo Dia, UFVMG, INEP, 2018

A década de 1980 foi marcada pelo processo que findava o mundo bipolar, cujas potências econômicas e bélicas estavam centradas em dois países: ______________________ e ________________________. O mundo socialista iniciava o seu processo de abertura com o governo de Mikhail Gorbachev, em 1989, com a política de reestruturação econômica denominada de _______________. Essa reestruturação abriu a antiga URSS ao comércio exterior, liberou os preços e as importações, liberou a moeda e reduziu o subsídio à economia interna.
Com base no texto, ASSINALE a alternativa que contém as opções corretas para preencher as lacunas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q871664 | Geografia, Urbanização brasileira, Nível Fundamental Incompleto, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

Leia os textos a seguir sobre a urbanização brasileira.

O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção à área urbana. [...] A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas, cuja oferta de emprego e de serviços, como saúde, educação e transporte, eram maiores. [...] O rápido e desordenado processo de urbanização ocorrido no Brasil irá trazer uma série de consequências, e em sua maior parte negativas. A falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora irá contribuir para a ocorrência de vários problemas.
Disponível em: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacao/urbanizacao-brasileira. Acesso em: 23 mar. 2024.

Analisando o texto sobre o processo de urbanização e as cidades brasileiras, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q949854 | Geografia, Urbanização brasileira, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

SOBE O NÚMERO DE MORTOS

NOS INCÊNDIOS FLORESTAIS NA GRÉCIA


Bombeiros divulgam balanço de 74 mortos e

187 feridos. Incêndio já é considerado o pior a

atingir o país em mais de uma década.


O país teve um inverno considerado seco no início deste ano, e, agora, com as altas temperaturas do verão, houve condições ideais para o fogo se alastrar. Incêndios desse tipo já ocorreram em outras ocasiões. Em agosto de 2007, dezenas de pessoas morreram quando o fogo devastou o sul grego.

Disponível em:

<https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/07/24>.

Acesso em: 4 ago. 2018.

A leitura do texto nos remete à ideia de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q949200 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS

Considere as afirmações a respeito do crescimento da população urbana e da modernização da sociedade brasileira nos anos 1950, que provocou importantes mudanças sociais e na cultura urbana, com a criação de novos meios de comunicação e a formação de uma cultura de massa.

I. O rádio atingiu seu apogeu com o radiojornalismo e com programas de humor, de auditório, de radionovelas e de música popular, que consagraram as “rainhas do rádio”.

II. Os festivais da canção disseminaram no Brasil, por meio da televisão, novos gêneros musicais internacionais.

III. Os primeiros canais de televisão foram criados, porém só atendiam as principais capitais, e os anunciantes preferiam investir no rádio e na imprensa.

IV. As revistas ilustradas melhoraram seus parques gráficos, ampliando o uso da fotografia em fotorreportagens sobre a modernização do País e na publicidade de eletrodomésticos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q680512 | Geografia, Urbanização brasileira, PROVA I, URCA, CEV URCA

“É uma cidade de traçado moderníssimo, com largas ruas e extensas avenidas (...) Desde trinta anos atrás é Curitiba iluminada a Luz elétrica. Outros serviços importantes foram inaugurados mais tarde: telefones, corpo de bombeiros, águas e esgotos, guarda civil, bondes elétricos ligando o centro urbano aos mais afastados bairros.” (Trecho do Amanak Laemmert, de 1922, sobre a cidade de Curitiba, In: Revista Nosso Século, v. 4, p. 43.)
Sobre o processo de modernização das cidades brasileiras nos primeiros trinta anos do século XX, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q951394 | Geografia, Urbanização brasileira, Primeira Fase OAB, UEL, COPS UEL, 2018

Leia o texto a seguir.

O Aqüífero Guarani constitui-se em um sistema hidroestratigráfico Mesozóico, formado por sedimentos flúviolacustres de idade Triássica (Formação Pirambóia) e por depósitos de origem eólica de idade jurássica (Formação Botucatu). É a denominação formal dada ao reservatório de água subterrânea doce, pelo geólogo Danilo Anton em homenagem à nação Guarani que habitou essa região. Trata-se de um Aqüífero transfronteiriço que se estende por quatro países: Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Adaptado de ZANATTA, L. C. et. al. Qualidade das águas subterrâneas do Aqüífero Guarani para abastecimento público no Estado de Santa Catarina. XV Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, Natal, 2008.

Com base nos conhecimentos sobre o Aquífero Guarani e águas subterrâneas, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q938664 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP

De modo geral, os logradouros de Fortaleza, até meados do século XIX, eram conhecidos por designações surgidas da tradição ou de funções e edificações que lhes caracterizavam. Assim, chamava-se Travessa da Municipalidade (atual Guilherme Rocha) por ladear o prédio da Intendência Municipal; S. Bernardo (hoje Pedro Pereira) por conta de igreja homônima; Rua do Cajueiro (atual Pedro Borges) por abrigar uma das mais antigas e populares árvores da capital. Já a Praça José de Alencar, na década de 1850, era popularmente designada por Praça do Patrocínio, pois em seu lado norte se encontrava uma igreja homônima.

SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE, 2001 (adaptado)


Os atos de nomeação dos logradouros, analisados de uma perspectiva histórica, constituem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q950090 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2018

Como anfitriã da Copa do Mundo de futebol de 2018 e pela longa tradição na política, na economia e na cultura internacional, a Rússia chama a atenção da opinião pública mundial. Atente ao que se diz sobre as características desse país e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Ao contrário do período que se estendeu de 1922 a 1991, quando a Rússia comandava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e se apresentava como uma superpotência mundial, o presente momento é de ostracismo geopolítico. ( ) Embora a população russa seja relativamente grande, sua densidade demográfica é baixa devido ao enorme tamanho do país, sendo a região da Sibéria a mais povoada. ( ) Não há muitos grupos étnicos diferentes na Rússia e isso explica, no país, a maior tolerância para com homossexuais e imigrantes africanos. ( ) A atuação russa na busca por maior influência política internacional é efetiva, como demonstra, entre outros, a suspeita de ingerência na última eleição dos Estados Unidos e o apoio dado ao regime de Bashar al-Assad, na Síria.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q943510 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2021

De acordo com recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021), a população brasileira chegou aos 213,3 milhões. Destes, 21,9%, isto é, 46,7 milhões, estão concentrados em 17 municípios com mais de 1 milhão de habitantes; enquanto que 14,8%, isto é, 31,6 milhões, concentram-se em 3.770 municípios com menos de 20 mil habitantes cada. Quanto às Regiões Metropolitanas, o estudo apontou que, juntas, as 28 regiões metropolitanas, mais as regiões integradas de desenvolvimento e as aglomerações urbanas com mais de 1 milhão de habitantes somam mais de 100 milhões de habitantes, o que equivale a 47,7% da população brasileira. Considerando-se tal estrutura da distribuição populacional, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q938662 | Geografia, Urbanização brasileira, PPL, ENEM, INEP

O enclave supõe a presença de “muros sociais” internos que separam e distanciam populações e grupos de um mesmo lugar. Tais muros revelam as grandes contradições e discrepâncias presentes nas cidades brasileiras. É aqui que o território merece ser considerado um novo elemento nas políticas públicas, enquanto um sujeito catalisador de potências no processo de refundação do social.
KOGA, D. Medidas de cidades: entre territórios de vida e territórios vividos. São Paulo: Cortez, 2003.
No contexto atual das múltiplas territorializações, apontadas no fragmento, a formação de enclaves fortificados no espaço urbano é resultado da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q897665 | Geografia, Urbanização brasileira, Professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Brasília de Minas MG, COTEC, 2024

A política de transporte em Minas Gerais nos permite afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q943251 | Geografia, Urbanização brasileira, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

As características do processo de urbanização brasileiro se expressam na paisagem urbana de nossas cidades e metrópoles e são decorrentes de vários fatores, dentre os quais se encontra o intenso êxodo rural que se processou nas cidades com a industrialização tardia e modernização das atividades. Considerando-se o caráter tardio da industrialização e a modernização das atividades econômicas nas cidades e também no campo, a evolução da população urbana no Brasil e no Ceará, respectivamente, só ultrapassou a rural nos recenseamentos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q946655 | Geografia, Urbanização brasileira, Geografia e História, UECE, UECE CEV, 2019

A respeito dos novos sistemas técnicos de comunicação e transporte de pessoas e mercadorias, bem como das novas articulações em redes urbanas no Brasil, e a atuação e importância das políticas de desenvolvimento territorial do Estado brasileiro, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q891785 | Geografia, Urbanização brasileira, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

A organização atual da população no território brasileiro mostra um reiterado padrão de aglomeração em diferentes escalas. Noventa por cento dessa população habita em meios citadinos, e mais da metade da população urbana vive em áreas metropolitanas. A urbanização no Brasil foi vertiginosa ao longo do século XX, construindo uma densa rede de cidades em cujo ápice estão localizadas as 26 regiões metropolitanas no país, encimadas pela macrometrópole, ou a city region, de São Paulo.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia histórica do Brasil: cinco ensaios, uma proposta e uma crítica. São Paulo: Annablume, 2009. (adaptado)

Historicamente, as regiões mencionadas se tornaram polo de concentração populacional devido à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q988554 | Geografia, Urbanização brasileira, Professor de Geografia, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A economia de Florianópolis tem se diversificado nos últimos anos, mas o turismo continua sendo um dos principais setores. Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q900008 | Geografia, Urbanização brasileira, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Recife, desde 2017, encabeça o ranking de cidades inteligentes no Nordeste. Além das políticas, ações e programas estão sendo desenvolvidos pela cidade no intuito de erigir uma verdadeira smart city.
ARAÚJO, Douglas da Silva; GUIMARÃES, Patrícia Borba Vilar; COSTA, Ademir Araújo da. A implantação de cidades inteligentes no Nordeste brasileiro: um breve diagnóstico. Revista de Direito da Cidade, v. 12, n. 2, p. 1084–1104, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/39957. Acesso em: 18 jul. 2024.

Como Recife está se tornando uma smart city?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.