Início

Questões de Concursos Urgência e emergência

Resolva questões de Urgência e emergência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q141671 | Enfermagem, Urgência e emergência, Analista Judiciário Enfermagem, TRE PR, FCC

A Portaria nº 1600/11 reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências, institui a Rede de Atenção às Urgências e seus componentes, no Sistema Único de Saúde. Cabe ao componente Sala de Estabilização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q368778 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Primeiros socorros são condutas iniciais que devem ser rapidamente tomadas, visando atenuar ao máximo os danos sofridos por pessoas acidentadas ou mesmo garantir sua sobrevida. Com relação aos primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

Antes de proceder ao atendimento propriamente dito, o socorrista tem por obrigação garantir a sua segurança, para não correr o risco de produzir mais vítimas.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q362955 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Docas PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

Sempre que possível, o acidentado, se estiver consciente, deverá ser colocado de lado, para evitar-se que se sufoque caso venha a apresentar episódio de vômito.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q253981 | Enfermagem, Urgência e emergência, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 7a Região, FCC

No atendimento em situações de intoxicação, são procedimentos prioritários indicados em casos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q368980 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Primeiros socorros são condutas iniciais que devem ser rapidamente tomadas, visando atenuar ao máximo os danos sofridos por pessoas acidentadas ou mesmo garantir sua sobrevida. Com relação aos primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

Em situações de emergência, a primeira atitude a ser tomada é pedir ajuda a qualquer pessoa para que esta contate os serviços de resgate.

  1. ✂️
  2. ✂️

127Q841745 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Santiago do Sul SC Enfermeiro, FUNDATEC, 2020

Deu entrada na unidade de saúde um paciente com rebaixamento de sensório. Ele apresenta abertura ocular ao chamado, obedece a comandos simples, emite sons incompreensíveis, e ambas as pupilas encontram-se isofotorreagentes. A pontuação desse paciente, segundo escala de coma de glasgow atualizada, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q844071 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Bagé RS Técnico de Enfermagem, FUNDATEC, 2020

Durante um atendimento de emergência, o paciente encontra-se inconsciente e com respiração ausente. A conduta do profissional da saúde é a checagem de um pulso central. Nesta situação, qual artéria é mais indicada para o profissional realizar a verificação da presença de pulso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q365104 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O atendimento inicial aos acidentados, por ser crítico para a evolução do trauma, deve ser realizado por profissional com preparo e conhecimento. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Em condições normais, a verificação do pulso pode ser realizada mediante palpação da artéria radial, em ponto localizado na porção lateral do antebraço ou no punho. Entretanto, caso seja necessário mobilizar o paciente com trauma, deve-se preterir essa artéria e dar preferência à verificação do pulso carotídeo.

  1. ✂️
  2. ✂️

130Q657311 | Enfermagem, Urgência e emergência, FADESP, 2020

O Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) no Sistema Único de Saúde (SUS), elaborado pelo Ministério da Saúde (2013), aponta diretrizes para a implantação da RUE, dentre as quais está/estão a(s) seguinte(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q366256 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Com relação ao atendimento de vítimas de queimaduras, julgue os itens a seguir.

O paciente é considerado de alto risco no que se refere à aquisição de infecções devido à perda da barreira tegumentar, se forem constatadas a presença de tecidos necróticos na área queimada e a imunossupressão decorrente da lesão térmica.

  1. ✂️
  2. ✂️

132Q145389 | Enfermagem, Urgência e emergência, Analista Judiciário Enfermagem, TRT 9a REGIÃO, FCC

O choque distributivo ocorre quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q247519 | Enfermagem, Urgência e emergência, Técnico de enfermagem do trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

No atendimento a uma vítima que tenha sido atingida acidentalmente por ácidos ou álcalis, o procedimento imediato é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q367605 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Docas PA, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

Ao examinar o acidentado, o socorrista deverá, prioritariamente, verificar a consciência, a respiração, a presença de sangramentos e a possível existência de envenenamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

135Q841763 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Capim PB Enfermeiro, FACET Concursos, 2020

Paciente é encontrado em solo, com suspeita de trauma e indicação de imobilização de coluna vertebromedular que necessita ser posicionado em prancha longa ou outro dispositivo de transporte e/ou necessite de avaliação do dorso. Para a correta imobilização em prancha rígida dessa vítima analise as afirmativas abaixo:
I. O comando para as ações de mobilização deve partir do profissional 1 que efetua a estabilização manual da cabeça. II. O paciente deve ser transportado na maca e com cintos de segurança afivelados. III. Variações na técnica não podem ser consideradas mesmo que o princípio da rolagem em bloco com estabilização e alinhamento da coluna sejam mantidos.
Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q369205 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Entre diversas situações de urgência que requerem a assistência de enfermagem, é de especial importância o parto. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os principais sinais e sintomas apresentados por uma mulher com hemorragia, no terceiro trimestre de gestação, que marcadamente caracterizam quadro de deslocamento prematuro de placenta são sangramento vaginal, abdome depressível fora das contrações, possibilidade de palpação dos contornos fetais e provas de coagulação dentro dos limites da normalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

137Q247707 | Enfermagem, Urgência e emergência, Técnico de enfermagem do trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

O álcool etílico hidratado combustível é um produto conhecido genericamente como etanol. Essa substância tem como ingredientes água e gasolina, o que a torna perigosa à saúde humana. Em caso de ingestão, lesões gástricas graves com repercussões para fígado e pâncreas podem ocorrer.

Caso a ingestão desse produto venha a ocorrer, qual é a medida de primeiros socorros pertinente, estando a vítima consciente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q246347 | Enfermagem, Urgência e emergência, Técnico de Apoio Especializado, DPE RS, FCC

Para prestar atendimento a uma vítima durante a crise convulsiva, deve-se

I. segurar firmemente pernas e braços da vítima para impedir os movimentos convulsivos a fim de reduzir danos em virtude dos espasmos musculares.

II. proteger a cabeça do paciente com algo macio sob a mesma.

III. afastar objetos e condições que representem riscos, orientando às pessoas que se mantenham afastadas.

IV. afrouxar as roupas da vítima e remover adornos.

As ações que devem ser tomadas frente a esta situação estão descritas corretamente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q840881 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Três Palmeiras RS Técnico de Enfermagem, FUNDATEC, 2020

O traumatismo cranioencefálico apresenta um alto potencial para ocasionar lesões neurológicas graves e severas. Ocorre frequentemente entre a população jovem adulta, com alto índice de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo. São sinais indicativos de lesão intracraniana, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q657132 | Enfermagem, Urgência e emergência, FADESP, 2020

De acordo com o Ministério da Saúde (2013), dentre as estratégias prioritárias na Rede de Atenção à Urgência e Emergência destacam-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.