Questões de Concursos Urgência e emergência

Resolva questões de Urgência e emergência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q139825 | Enfermagem, Urgência e emergência, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AM, FGV

A realização imediata de reanimação cardiopulmonar - RCP em uma vítima de parada cardiorespiratória - PCR, ainda que apenas com compressões torácicas no pré-hospitalar, contribui para o aumento das taxas de sobrevivência.

Considerando o protocolo da American Heart Association (AHA) a respeito das condutas de ACLS, incluindo as mudanças realizadas em 2010, analise as afirmativas a seguir:

I. As novas diretrizes minimizam a importância de checar o pulso por profissionais de saúde treinados, considerando que pode ser uma detecção difícil mesmo para provedores experientes, principalmente quando a pressão arterial está muito baixa. Quando for executada, a checagem não pode levar mais que 10 segundos.

II. A sequência para atendimento recomendada para um socorrista é que ele inicie as compressões torácicas antes da ventilação de resgate. A antiga sequência A-B-C (Vias Aéreas -Boa ventilação - Compressão Torácica) passa a ser C-A-B.

III. Quando uma via aérea permeável for estabelecida, as compressões torácicas externas devem ser feitas ininterruptamente a uma frequência de 100 compressões por minuto e as ventilações, a uma frequência de 8 a 10 ventilações por minuto.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q364716 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Entre diversas situações de urgência que requerem a assistência de enfermagem, é de especial importância o parto. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma mulher com 37 semanas de gestação tenha dado luz a um bebê com índice Apgar igual a 4. Com esse índice, o bebê classifica-se como intensamente deprimido, necessitando de reanimação imediata.

  1. ✂️
  2. ✂️

183Q247259 | Enfermagem, Urgência e emergência, Técnico de Apoio Especializado, DPE RS, FCC

Para responder às questões de números 49 a 51, tenha como base as Diretrizes da American Heart Association 2010.

Há um adulto não responsivo e sem respiração. A manobra de ressuscitação cardiopulmonar deve ser iniciada se o profissional de saúde verificar e não sentir o pulso em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q843725 | Enfermagem, Urgência e emergência, Multiprofissional em Terapia Intensiva Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 24 anos de idade envolveu-se em um acidente de carro, no qual sofreu fraturas expostas de fêmur e de tíbia do lado direito. Quando chegou ao pronto-socorro (PS), estava alerta, hemodinamicamente estável, com escala de coma de Glasgow de 15. O alinhamento inicial da fratura foi realizado no PS, e a tomografia de corpo inteiro não revelou demais lesões. Uma hora depois, o paciente foi encaminhado ao centro cirúrgico para fixação externa dos ossos fraturados. Durante a cirurgia, a SatO2 estava em 100%, com um FiO2 = 40%, e todas as outras variáveis permaneceram estáveis durante todo o procedimento com abordagem cirúrgica, que durou três horas e teve o alinhamento completo das extremidades ósseas. O paciente foi, então, conduzido à unidade de terapia intensiva (UTI) ainda intubado e ventilado mecanicamente. Estava com cateter de pressão arterial invasiva (PAI). Os anestésicos intravenosos foram gradualmente reduzidos até a suspensão completa. Duas horas depois, o SatO2 diminuiu ligeiramente e foi observada anisocoria. Uma tomografia computadorizada de urgência da cabeça demonstrou um edema cerebral difuso e a herniação das tonsilas cerebelares. Com base nos achados clínicos e radiológicos, bolus repetidos de intravenosos de manitol e corticoide foram administrados com o objetivo de reduzir a pressão intracraniana, que estava elevada. Posteriormente, foi aberto protocolo e confirmada morte encefálica. Naquele momento, constataram-se FC = 89 bpm, SatO2 = 91%, FR = 20 irpm e PA = 80 mmHg x 60 mmHg.

Considerando esse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir. 
Nesse paciente a utilização do manitol foi correta, tendo em vista a pressão intracraniana aumentada.
  1. ✂️
  2. ✂️

185Q842132 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Santiago do Sul SC Enfermeiro, FUNDATEC, 2020

Parada cardiorrespiratória (PCR) constitui uma situação de emergência, segundo Diretrizes da American Heart Associatios (2015). Assinale a alternativa correta referente aos procedimentos e atendimento prestados durante uma PCR.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q844501 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Capim PB Enfermeiro, FACET Concursos, 2020

A contenção física nos casos de atendimento de urgência e emergência frente a distúrbios psiquiátricos tem indicação restrita às situações em que for o único meio disponível para prevenir dano imediato ou iminente ao paciente e/ou aos demais. Sobre contenção física é incorreto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q143988 | Enfermagem, Urgência e emergência, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE CEBRASPE

As diretrizes da AHA (American Heart Association) 2010 para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergência (ACE) se baseiam em um processo internacional de avaliação de evidências, com significativas alterações em relação a AHA 2005. Segundo as novas diretrizes preconizadas na AHA 2010, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q842377 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Enfermeiro, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. A Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão. Essa política busca qualificar a saúde pública no Brasil e desencorajar as trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários, no âmbito da saúde. Atualmente, a PNH se faz presente e está inserida em todas as políticas e programas do SUS. II. As queimaduras térmicas são provocadas por fontes de calor como o fogo, líquidos ferventes, vapores e objetos quentes. As queimaduras químicas, por sua vez, são provocadas por substância química em contato com a pele, roupas e excesso de exposição ao sol. Já as queimaduras por eletricidade são provocadas por descargas elétricas. III. Antes do início do uso do diafragma, é necessário a realização do exame pélvico para a escolha do tamanho adequado desse utensílio, que poderá ser feito através de sua medição. O procedimento de mensuração do diafragma deve ser iniciado com a introdução dos dedos indicador e médio na vagina até que se toque o fundo de saco posterior, marcando-se a distância entre este e o sub-púbis com o polegar da mesma mão. O diafragma deve ser colocado até 2h antes da relação sexual, devendo ser retirado de 6 a 8 horas depois da última relação sexual.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q146451 | Enfermagem, Urgência e emergência, Analista Judiciário Enfermagem, TRT 13a Região, FCC

No Manejo da Ressuscitação Cardiopulmonar de um indivíduo adulto em parada cardiorrespiratória, a I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013) recomenda que:

I. Em ritmo de fibrilação ventricular/ taquicardia ventricular sem pulso a prioridade deve ser a desfibrilação o mais precoce possível; contudo, para ritmo de assistolia, a desfibrilação piora ainda mais o seu prognóstico.

II. Em qualquer ritmo de parada cardíaca, a primeira droga a ser utilizada deve ser um vasopressor.

III. Uma vez que não existe tamanho ideal recomendado de pá para a desfibrilação, deve-se utilizar o tipo de pá que estiver disponível.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q845820 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Areal RJ Guarda Parques, GUALIMP, 2020

Os casos de hemorragia interna são também de muita gravidade, devido ao grau de dificuldade de sua identificação por quem está socorrendo. (FIOCRUZ, 2003, p. 73) O socorrista só NÃO deve suspeitar de hemorragia interna se o acidentado estiver envolvido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q845847 | Enfermagem, Urgência e emergência, Tecnico de Enfermagem, CESPE CEBRASPE, 2020

No acolhimento em unidade básica de saúde, a gestante deverá ser encaminhada à urgência/emergência obstétrica caso apresente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q842564 | Enfermagem, Urgência e emergência, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 73 anos de idade, hipertenso, diabético e cardiopata está hospitalizado na unidade de clínica médica de um hospital de grande porte em Brasília. Durante a hospitalização, foi submetido a cateterismo cardíaco em decorrência do respectivo motivo de internação, infarto agudo do miocárdio. A acompanhante do paciente chega ao posto de enfermagem e comunica ao enfermeiro que o paciente não responde a comando. O profissional rapidamente avalia o paciente e constata parada cardiorrespiratória (PCR).

Com relação a esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Com relação à marcação do tempo, para PCR com um ritmo não chocável, é aceitável administrar-se a epinefrina assim que for possível.

  1. ✂️
  2. ✂️

193Q251096 | Enfermagem, Urgência e emergência, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

O técnico de enfermagem é solicitado para atender um trabalhador no refeitório da instituição. No local, ele imediatamente relaciona a situação com obstrução grave de via aérea por corpo estranho, pois o indivíduo ainda consciente apresenta-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q839948 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Enfermeiro, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga), entre outros. Se a queimadura atingir 30% do corpo de uma criança ela corre sério risco de morte. Já em adultos, o risco de morte apenas existe se a área atingida for superior a 45%. II. Os acidentes automobilísticos e os casos de violência urbana são grandes causadores de vítimas de trauma. Sendo assim, o enfermeiro e a sua equipe devem evitar envolver-se na recepção de pacientes nessas condições, evitando, também, agir conforme os direcionamentos de atendimento pré-hospitalar e hospitalar ao trauma. Esse é outro fator que destaca a importância e o papel da enfermagem em urgência e emergência hospitalar. III. A indicação da descontaminação gastrintestinal depende da substância ingerida, do tempo decorrido da ingestão, dos sintomas apresentados e do potencial de gravidade do caso. Habitualmente, o procedimento se divide em duas etapas: a realização da lavagem gástrica seguida da administração do carvão ativado. Para a realização da lavagem gástrica, deve-se utilizar sonda nasogástrica de grande calibre, em adultos de 18 a 22 e em crianças de 10 a 14, mantendo o paciente em decúbito lateral esquerdo para facilitar a retirada do agente tóxico e diminuir a velocidade do esvaziamento gástrico para o intestino. É necessário infundir e retirar sucessivamente o volume de Soro Fisiológico 0,9%, recomendado de acordo com a faixa etária, até completar o volume total recomendado ou até que se obtenha retorno límpido.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q843109 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Salva Vidas, CESPE CEBRASPE, 2020

Salva-vidas foi chamado para atender, ainda dentro da água, vítima que se encontrava afogada e inconsciente em local bastante profundo.
Nessa situação hipotética, depois de alcançar a vítima utilizando equipamento flutuante (boia) e verificar parada respiratória, o salva-vidas deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q144030 | Enfermagem, Urgência e emergência, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 2a, FCC

As alterações clínicas e os respectivos tipos de choque estão corretamente associados com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q845426 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Araçoiaba PE Técnico de Enfermagem, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A drágea é uma forma farmacêutica muito semelhante ao comprimido. Ela é revestida por um material resistente, composto por açúcar e corante, que impede a degradação do princípio ativo em porções iniciais do trato digestório, melhorando, assim, sua liberação entérica. Além disso, esse revestimento também é usado para facilitar a deglutição e evitar sabor e odor característicos do medicamento.

II. Na reanimação cardiopulmonar em pacientes adultos, as compressões torácicas devem ser realizadas com uma frequência de 100 a 120 compressões por minuto e com profundidade de, no mínimo, 5 cm (evitando compressões com profundidade maior que 6 cm).

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q831686 | Enfermagem, Urgência e emergência, Prefeitura de Jacinto Machado SC Enfermeiro, PS Concursos, 2021

Para indivíduos com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico-- epidemiológico, clínico-imagem ou clínicolaboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após __________ do início dos sintomas OU após __________ com dois resultados RT-qPCR negativo, desde que passe ___________ de resolução de febre sem uso de medicamentos anti-térmicos e melhora clínica importante, mediante avaliação médica. Complete as lacunas acima com a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q846401 | Enfermagem, Urgência e emergência, Guarda Municipal, GUALIMP, 2020

Para parar a hemorragia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q141273 | Enfermagem, Urgência e emergência, Analista Judiciário Enfermagem, TRF 2a, FCC

O enfermeiro do ambulatório é chamado, às pressas, por um grupo que presenciou o início da convulsão do colega. Durante a crise convulsiva, as ações prioritárias no atendimento imediato da vítima incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.